domingo, 12 de abril de 2015

Fazer política: Carta aberta ao Ministro da Educação, Jorge Ferrão






Fazer política

Compartilho, bem impressionado epla sua qualidade crítica, uma carta aberta escrita por Francisco Wache Wache. É uma interpelação ao ministro da educação que revela como é possível, em Moçambique, criticar de forma bem educada e defender os interesses colectivos dum grupo sem necessariamente pôr em causa o que faz de nós uma comunidade política. Só falta que estes interesses sejam devidamente representados para que sejam mais facilmente articulados politicamente. Só que isso só virá quando a nossa oposição no parlamento tiver acabado o seu namoro com agendas fúteis (apartidarização e autonomia) e quando a oposição no interior do partido no governo estiver farta de fazer pugilismo de sombra.





Carta aberta ao Ministro da Educação, Jorge Ferrão

Nós, os professores, não queremos ser milionários
Senhor Ministro, tenho acompanhado atentamente o seu trabalho, desde que ascendeu ao cargo de Ministro de Educação e Desenvolvimento Humano. Diga-se, tem sido um trabalho, até agora, excelente. Há, de facto, necessidade de reflectirmos sobre o rumo que a nossa Educação está a tomar. Tenho aplaudido bastante algumas conclusões a que tem chegado sobre os problemas que enfermam a Educação, daí que tenho sido o seu fã incondicional.
Na quinta-feira, acompanhei atentamente o seu discurso no Parlamento. E como de costume, fiquei emocionado ao ouvir que sabe falar com propriedade sobre os problemas que enfermam a nossa Educação. Mas também ouvi, com muita tristeza, a firmação de que “em nenhuma parte do mundo o professor é milionário”.
Ora, o Senhor Ministro, sendo professor, sabe que o problema do professor Moçambicano não é ter um salário milionário. Não sei por que motivos este infeliz enunciado atravessou o seu discurso, que estava a ser magnífico. É possível, é o que penso, que um dos seus assessores, mal-intencionado, é claro, tenha colocado este enunciado sem a sua anuência, porque não o vejo como um pensamento genuíno seu, mas de uma pessoa que nunca foi professor de verdade, de uma pessoa que nunca soube o que é deixar crianças em casa, para ir trabalhar, sem pão. De uma pessoa que nunca sentiu a dor de ver um homem da EDM a vir corta-lhe a energia o da FIPAG a cortar-lhe água por não ter conseguido pagar estas despesas no tempo previsto. A pessoa que atravessou este enunciado no seu discurso não sabe a dor de um professor que vê a sua casa de adobe a cair por causa da chuva; não entende a humilhação que passa o professor ao ir a um agiota comprar dinheiro para conseguir viver com a família até ao fim do mês; nunca passou a noite sem dormir por pensar onde conseguir um dinheirozito, para levar o seu filho, enfermo, a um bom hospital, a um bom médico; não sabe o que é pedir a um aluno 50.00MT para apanhar táxi-mota, para voltar a sua casa, no dia em que a sua aula termina as 22:55 H, enfim, a pessoa que colocou este trecho no seu discurso não nos conhece, não nos entende.
Senhor Ministro, nós os professores, quando falamos que o nosso salário é baixo, não queremos, com isso, dizer que queremos ser milionários. Estamos, isso sim, Senhor Ministro, a dizer que o nosso salário não nos permite ser bons educadores; o nosso salário não nos permite ter uma vida decente; não nos permite que trabalhemos tranquilos. Não pedimos o muito, estamos a pedir o suficiente. Não queremos ser milionários, Senhor Ministro, queremos, apenas, ter uma casa e alimentação condignas, queremos dar uma educação condigna aos nossos filhos, queremos conseguir pagar a água que bebemos e a energia que usamos para planificar as aulas anoite. Os que nasceram para ser milionários, que continuem a ser milionários, nós só queremos uma vida condigna, só isso.




Nito Alves Simione Muito, bem Prof. o que confunde a muitos de nossos compatriotas tem sido a simplicidade e falta de clarividência com que olham e percebem a sua realidade, muitos se contentam com óbvio, mas nem sempre o óbvio se mostra o mais correcto. Muita pena quando ter um olhar diferente denota um mal entendido, de alguém que em si mesmo sequer consegue achar o seu lugar, não se conhece, não faz sua auto critica, logo difícil se torna pensar o Moçambique diferente que almejamos, preferem ficar nessa sombra maldita se gladiando feito tolos, julgando que o escovismo os fará ascender sem fim e o labebotismo os conservara seus lugares conquistados com tamanha mediocridade e ignorancia Prof. Elisio Macamo, ficou bem elaborada esta reflexão....parabéns pela critica Wache Wache....agora vamos ver se na próxima aparição o Senhor ministro se retrata....quem sabe ao menos poderá ler sua carta, ou tal assessor no minimo se escondera para ler e reler e se inspirar para elaborar nova apresentação pensando de facto o professor moçambicano.


Lenon Arnaldo Mera infelicidade no meio de tanta felicidade (o esforço que Ministro está fazer para solucionar os problemas da classe), entende - se e é de perdoar, pois, não acredito alguém tenha escrito por ele, ainda assim fosse, leu antes de ir ao parlamento, logo, reflecte a sua vontade se calhar sem intenção de criar mal estar a quem fosse.


Elisio Macamo admiro simplesmente a ausência de boçalismo e o profundo e genuino amor pela profissão que o autor da carta evidencia, Lenon Arnaldo. políticos sérios prestam atenção a este tipo de interpelação.



Clayton Johnam Professor porque que julga que os temas de autonomia e apartidarização fazem parte de uma agenda fútil?


Clayton Johnam Professor porque que julga que os temas de autonomia e apartidarização fazem parte de uma agenda fútil?


Elisio Macamo porque mesmo resolvidos (se forem) não fazem parte daquilo que realmente conta. e o que conta é que alguém pegue nos assuntos dos professores e os problematize politicamente. esses outros assuntos distraiem-nos do essencial.


Marcelo Tavares Momade Na ultima intervençao do ministro da educaçao que assiste na stv a quando das seminarios de reflexao sobre a educaçao, o ministro disse " em nenhum pais do mundo os professores sao formados para serem milionarios". A pessoa que escreveu o discurso dele, apenas quis ilustrar o pensamento do ministro.


Erasmo Mussane Caro Prof. Elisio Macamo, surpreendo-me pela admiração de qualidade da crítica que o senhor constatou na missiva acima referenciada. Contudo, compreendo que haja razão suficiente da sua parte para tomar esse posicionamento, o professor Elisio Macamo é também professor.
Não me apraz considerar críticos de qualidade aos indivíduos que ousam proferir “ tenho sido o seu fã incondicional” muito menos considerar coerente o enunciado como “ é possível, é o que penso, que um dos seus seus assessores, mal-intencionado, é claro, tenha colocado esse enunciado sem a sua anuência, porque não o vejo como um pensamento genuíno seu, mas de uma pessoa…”. 
Com todo respeito, essa forma de criticar não me revela boa educação mas sim uma espécie de eufemismo tendencioso que denuncia a falta de virtudes e a consequente fraqueza do espirito critico.
Na carta sobre tolerância Locke escreve “ dai-me mais a liberdade de conhecer, exprimir e argumentar segundo os ditames da minha razão/consciência”. O ministro é um erudito, com certeza sabe muito bem falar de acordo com a sua razão. Ele também sabe que, como Locke diz, “ uma crítica bem formulada fortifica o saber do homem”. Enfim, o professor francisco tentou a sua maneira defender a causa da colectividade mas não a fez de forma exaustiva, provocou um desmaio a crítica e manchou, sob o meu ponto de vista, a comunidade politica porque acusou os assessores do governo de serem mal-intencionados.


Alcídes André de Amaral Foi profundo isso... Lembro de um professor amigo meu que me disse: "na educação, se você quiser ser recto vai passar fome" (isso ele queria justificar o seu acto e dos demais de "corromper"). Eu não disse nada! Fiquei calado. Não sabia o que lhe dizer. "Deixei andar!". Não sei se errei... Mas esta classe, sofre! É uma delas que sofre.


Andre Mahanzule Shei por favor chefes não arranhem os professores pq numa casa onde ha fome todos gritam e ninguém tem razão. Sexa Dr Ferrão, Ministro da Educação e Desenvolvimento humano pf não nos manche a festa ainda a começar. Muitas vezes o q o homem tira da boca torna-o impuro. A mim também doeu esta. Defacto prof os q nasceram para serem milionários sejam mas aos demais moçambicanos, sejam criadas condições dignas de sobrevivência. Meu Deus!

Eusébio A. P. Gwembe Decidiste abrir boca?

Francisco Wache Wache esta doeu-me muito. Parece que as pessoas quando sobem a altos cargos esquecem-se de onde vieram. quem lhes disse que queremos ser milionarios?

Eusébio A. P. Gwembe Pela boca morre o peixe. Não vale a pena inocentá-lo. Enquanto não se explica melhor é o progenitor da triste frase.

Francisco Wache Wache hahahahah, nos os professores sabemos falar, sobretudo quando temos a nocao de que a pessoa a quem nos dirigimos, possui poderes. de facto, entende-se o que eu quis dizer ao inocenta-lo, kakakak

Chifundo Angela Gift Mtambo Mas sera que nao temos o direito.nem de sonhar em ser milionarios?,,,,,estou muito triste

Francisco Wache Wache verdade, estes pronunciamentos ferem-nos bastante

Chifundo Angela Gift Mtambo Muito mesmo...sinto me muito magoada ate agora..

Francisco Wache Wache estas a ver como e dificil ser professor nem? ainda dizem que nao nascemos para ser ricos


Mariamo Camilo Falou bonito e disse tdo!

Francisco Xavier Boaventura Couve Ate que enfim ver o mestre a criticar algo que os servidores do povo menospresam! Bravo MA. Avante!

Lucrécia Mahumane Estou plenamente de acordo, espero que a sua voz seja ouvida e mude alguma coisa, Senhor Professor!

Francisco Wache Wache os governantes sempre sao arrogantes, por natureza. Estou a penas tentar dizer-lhes o que nos vai na alma.

Aniceto Antonio Manuel Napancane Chocou-me bastante akele discurso,afinal das contas sao os proprios diregentes que fragilizam o trabalho docente.Entao nós os professores morreremos pobres?

Francisco Wache Wache porque noao nascemos para sermos ricos, segundo o ministr

Aniceto Antonio Manuel Napancane Ja xkeceu k ele passou nas maos desse pobre professor ate ao cargo d ministro.

Valente Chissulo Sobre uma verdade como esta, nada mais a dizer. Subscrevo

Francisco Wache Wache e muita pena que o senhor ministro nao conheca, na verdade, os nossos problemas

Joaquim Jose Maningue Cumbe INTERESSANTE O POSICIONAMENTO D SR. MINISTRO. VIVER INDIGNAMENTE Ė TIPICO DO PROFESSOR. VAMOS A ISSO...

Regina Machel Bravo, bravo, vou partilhar.

Regina Machel Senhor Francisco Wache Wache deixa-me partilhar porque esta carta precisa circular.

Francisco Wache Wache E Regina Machel, e muita dor junta, os nossos dirigentes nao nos entendem, as vezes

Regina Machel "As sempre" MA "as sempre".

Francisco Wache Wache kakakak, as sempre, gostei, afinal, continuas a mesma Regina Machel de sempre.

Regina Machel Sempre igual a mim mesma.

Liliana Manjate também irei partilhar, pois é um texto bastante emocionante!

Elvídio Concelho Augusto Emocionante e veraz! É assim mesmo, quando a gente engole, engole, engole..., acaba vomitando. Até que há sentimentos [como a dor que nos causou ao ouvir aquelas palavras] que a própria escrita não é capaz de representar. Quem é professor, de vocação, sentiu ao ouvir aquela simples frase que vai ser sempre lembrada, até que se aprove um salário condigno, justo ao professor.

Francisco Wache Wache mas e isso meu amigo Elvídio Concelho Augusto, nao sabem o que anda na nossa alma. sabem levar o aluno para ir ver onde vive o presidente e possuem vergonha de levar o aluno par ir onde vive o professor, porque sabem que e pobre, muito pobre.


Lourindo Artur Sim sr. acho que eles não nos percebem mesmo. No dia que eles sairem dos escritórios altamente equipados para darem aulas a 65 alunos de baixo da árvore, saberão o quão trabalho existe... Não disse mais nada..

Francisco Wache Wache lutar, lutar, lutar sem arma, ate que um dia alguem nos de o devido valor, ate que saibam que a base de um desenvolvimento sustentavel, maisdo que a agricultura, mas do que a industrializacao, e o proprio professor, mentor das mentes.

Chifundo Angela Gift Mtambo E muito triste...para um professor como eu ouvir alguem a dizer isso......enfim.....

Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Quem la sabe que esta carta nos ajude o ministro a vir redimir-se publicamente, acho que não seria estranho!.

Francisco Wache Wache nao seria mesmo. acho que nos deve desculpas publicas.

Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela O seu melhor amigo, pode ser por qualquer motivo seu inimigo!

Francisco Wache Wache heheheheheh, deve ser o que esta a acontecer agora. eu adoro ouvir Jorge Ferrao, como ministro. mas desta vez foi longe demais\.

Regina Machel Eu também o admiro muito. Continuo admirando só tou triste com ele..

Alexandrina Cambula Bastante chocante o pronunciamento. Pena é não termos onde e como fazer chegar a nossa dor e humilhação. Mas tenho plena certeza que alguém o tenha mandado dizer aquilo para desmentir certas coisas que já disse a nosso favor..

Regina Machel Eu queria muito que ele lesse esta carta, muito mesmo...

Francisco Wache Wache eu vou enviar o texto para alguns jornais. esta nossa dor ele vai ouvir, espero que eu nao seja eu o crucificado, mas que ele vai saber isto, aah garanto-te, ja estou a fazer tudo o que esta ao meu alcance para ele ler..

Alexandrina Cambula É que no meio de tantas coisas ninguém está a gostar de só ele fazer bonito.

Raquel Matholo Em primeiro lugar, vou partilhar!.

Francisco Wache Wache por isso acho que alguem mal intecionado comolocou aquela parte no discurso dele. como nao le, porque e muito, ele lovou assim para o parlamento. E o que eu acho.

Francisco Wache Wache nao e possivel a mesma pessoa ter discursos contarditorios. o que nos habituou a dizer, nao e o que foi dizer ao parlamento.

Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Os Assessores têm a tarefa de manter informado o seu chefe! Não receie que o Prof Ferrão vai ter acesso a esta carta!.

Alexandrina Cambula Tramaram e bem. Este é o verdadeiro país do pandza. Todos sabemos muito bem que coisas de tramar é o que eles sabem bem fazer..

Raquel Matholo Bravo! Fabuloooso! É isso mesmo! Nem mais, nem menos!....

Francisco Gaita Quem tem o direito de ser milionário é o presidente, os seus filhos, os seus cunhados, as suas cunhadas, as suas irmãs, os seus concunhados, os seus primos, os seus sobrinhos, as suas esposas, etc. Menos o professor. Bem dito. Professores, chegou a nossa hora, basta de humilhações que caracteriza este governo desde a sua ascensão, e nem passam 6 meses....

Alexandrina Cambula Agora, o que falta é descobrir quem é o Xiconhoca, sabotador dos que o ensinaram a escrever para hoje estragar o trabalho de quem é sensível com a nossa causa. Esse, não merece respirar o mesmo que nós respiramos..


Gaffür Omar Hüssëïn Aplausos, excelente discurso 

Muanesse Omar Prontos!
Espero que a mensagem seja acatada da melhor maneira possivel..

Olga Bota Senhor Ministro antendei as nossas súplicas.

Ser - Huo O Sr ministro foi pornograficamente infeliz com aqueles palavroes - entenda-se palavrão o mesmo que palavra grande. Mas, melhor que esta carta se perca nalguns gabinetes antes do dia D, o dia em que aquele conclave se pronunciar sobre o aumento salarial na 'pública'..

Francisco Wache Wache se este recado do ministro esta a prepara o terreno sobre o que vao dizer sobre os salarios. sera de novo miseria, advinho..

Francisco Wache Wache enviei ja a carta ao vice ministro da Educacao, o Prof. Ngunga. mas nao tenho o email do Ministro. se alguem tiver, favor de enviar par o meu inbox.

Mace Quessa Espero que a devida pessoa que deva ouvir e ler esta carta o enconrre assim como está escrita. que discurso cruel, ate parece que existem pessoas condenadas a viver na miseria. Bem dito e escrito, MA!

Oreste Muatuca Muatuca Voces nao percebem nada. FARINHA DO MESMO SACO. É o que são todos esses aí. Só sabem “bujardar”. Em Moçambique e em África, não há vergonha na cara de pessoas que a poderiam ter. O dia que esse tal vier a pedir o que vocês denominam de desculpas públicas, então serei no mesmo dia um grande milionário. Se Deus tivesse dó de nós, acabava de vez esta porcaria de mundo que já me cansou de sofrer e, mais do que isso, de ouvir gozos de pessoas sem escrúpulos.

Oreste Muatuca Muatuca Zezinho, um músico, escritor e sacerdote brasileiro, canta: “é preciso pescar diferente que o povo já sente que o tempo chegou…” mas eles não percebem. Muitos sábios dizem: “tudo que tem princípio tem fim”, eles também não percebem isso. Se acham acima de tudo e todos. O que fizemos, nós moçambicanos para merecer esse terrorismo todo? Vão fazendo e falando. Esse tipo de gente verá justiça de quem tem mais poder sobre todos. Ah, sim, verá…

Oreste Muatuca Muatuca Eu também admiro quem o admira, mas eu admiro com pontos de exclamação e de interrogação ao mesmo tempo. Ou seja, com bastante espanto…

Francisco Wache Wache essa gente e sempre assim. estava a comer farelo connosco, agora subiu, esqueceu-se ja nos ensulta

Raquel Matholo Subscrevo todas as suas palavras, Dr Oreste Muatuca Muatuca
12 h · Gosto · 1

Domingos Adriano Optima visao Dr Francisco Wache Wache. GOSTEI

Diolinda Orlando Bem falado mestre
8 h · Gosto · 1

Angelino Cipriano Isto é assim: neste belo governo, sai um furo e entra um buraco. Lambibotismo. Mas fazer o que!? Deixemos eles ficaram ricos. Merecem! Bem dito sr . ministro.
Idaia Bia Adange partilhou uma publicaçãoa sentir-se aborrecida com Ivone Gatias e 19 outras pessoas.
Esta carta deve chegar aos ouvidos do senhor ministro, as suas palavras foram um insulto ao professor.


Francisco Wache Wache ja enviei a carta ao vice-ministro, sei que vai fazer chegar ao seu ministro



Liliana Manjate partilhou uma publicação..
Emocionante!!

Eusébio A. P. Gwembe Decidiste abrir boca?

Francisco Wache Wache esta doeu-me muito. Parece que as pessoas quando sobem a altos cargos esquecem-se de onde vieram. quem lhes disse que queremos ser milionarios?
Eusébio A. P. Gwembe Pela boca morre o peixe. Não vale a pena inocentá-lo. Enquanto não se explica melhor é o progenitor da triste frase.


Francisco Wache Wache hahahahah, nos os professores sabemos falar, sobretudo quando temos a nocao de que a pessoa a quem nos dirigimos, possui poderes. de facto, entende-se o que eu quis dizer ao inocenta-lo, kakakak


Chifundo Angela Gift Mtambo Mas sera que nao temos o direito.nem de sonhar em ser milionarios?,,,,,estou muito triste
Francisco Wache Wache verdade, estes pronunciamentos ferem-nos bastante.


Chifundo Angela Gift Mtambo Muito mesmo...sinto me muito magoada ate agora...


Francisco Wache Wache estas a ver como e dificil ser professor nem? ainda dizem que nao nascemos para ser ricos


Mariamo Camilo Falou bonito e disse tdo!



Francisco Xavier Boaventura Couve Ate que enfim ver o mestre a criticar algo que os servidores do povo menospresam! Bravo MA. Avante!

Lucrécia Mahumane Estou plenamente de acordo, espero que a sua voz seja ouvida e mude alguma coisa, Senhor Professor!


Francisco Wache Wache os governantes sempre sao arrogantes, por natureza. Estou a penas tentar dizer-lhes o que nos vai na alma.
Aniceto Antonio Manuel Napancane Chocou-me bastante akele discurso,afinal das contas sao os proprios diregentes que fragilizam o trabalho docente.Entao nós os professores morreremos pobres?

Francisco Wache Wache porque noao nascemos para sermos ricos, segundo o ministr


Aniceto Antonio Manuel Napancane Ja xkeceu k ele passou nas maos desse pobre professor ate ao cargo d ministro.


Valente Chissulo Sobre uma verdade como esta, nada mais a dizer. Subscrevo


Francisco Wache Wache e muita pena que o senhor ministro nao conheca, na verdade, os nossos problemas



Joaquim Jose Maningue Cumbe INTERESSANTE O POSICIONAMENTO D SR. MINISTRO. VIVER INDIGNAMENTE Ė TIPICO DO PROFESSOR. VAMOS A ISSO...


Guilhermina Mulungo Aulas que terminam as 22h55??? Hummm tambem nao precisava exagerar neh? Sinceramente as pessoas nao sabem o que querem, nao podemos fazer as coisas porcausa de fome tem que ser por prazer senao nao vai dar certo.



Luis Morais Macaripe Guilhermina Mulungo, com o prazer não se paga água, luz, renda de casa, não se sustenta filhos, e muito menos compra no supermercado. Só o dinheiro pode fazer isso. Não se pede muito, mas sim o necessário...!!


Tome Romao Esse k admira aulas terminar 22:55h nao é prfssor esse.


Guilhermina Mulungo Que opte por outra profissao, se o problema e ganhar dinheiro. O melhor e discutir esse tipo de assunto em forum proprio, parece que se levantou uma revolucao porque comecou-se a debater a questao da qualidade de ensino que nao esta boa. Deveria-se pensar em arranjar solucoes e nao atirar pedras que em nada ira resolver o problema. Se eu ganho pouco tenho que gerir aquele pouco, o Ministro nao e culpado porque o professor se meteu com o agiota, nao tem dinheiro p comprar pao opte pela mandioca ou batata doce, multiplique o pouco que tem pondo uma banca a vender doces no quintal pra aumentar a renda, nao acho que seja vergonha isso. Muitos de nos crescemos com dificuldades e nem por isso perdemos a nossa dignidade.


Guilhermina Mulungo Tome Romao nunca fui professora mas fui estudante, nao me lembro de ter saido as 22h55 nalgum momento. A ultima aula p mim terminava as 22h15. Espero bem que nao sejas professor porque a escrever k e prfssor coitados dos alunos...!!!

Tome Romao Guilhermina as suas aulas iniciavam k horas pra terminar as 22:15.


Guilhermina Mulungo A escreveres assim, nao vou perder meu tempo consigo Tome Romao tenha um bom domingo...

Luis Morais Macaripe Guilhermina Mulungo, vou deixar que sejam eles (os que pertencem ao Ministério da Educação) a te responderem sobre aquilo que o ministro deles disse, e isso que acabas de dizer agora....!! Para que o debate não fique monopolizado...




Augusto Benz Olha guilhermina me espanta teu xpanto pelas 22:55h te compartilho nha speriencia d 23:50h. Curso noturno up beira em 2007/8 p piorar numas salas k tavam na piscina do goto (Beira) num mercado a esta hora coitado dos docentes k nem carros tinham... Pezando boleias d estudantes


Guilhermina Mulungo E normal ter boleias de estudantes e acho eu que nao e vergonha para ninguem isso Augusto Benz. Pelo menos aqui em Maputo nunca saimos a essa hora e eu estudei numa Universidade Publica, mesmo saindo as 22h15 por varias vezes os alunos que tinham viaturas davam boleia aos professores que nao as possuiam sem problema nenhum, assim como aos colegas era normal.


Augusto Benz Oky pois as boleias vao e vem (normal) mas o teu espanto das 22:15 p 23:50 imagine este docente k procura um salario condigno e nao milionario. ha d facto muita discrepancia nos salarios nos licenciados d varios sectores k ate imagine k todos pautassem em outras profissoes diferentes da motriz k ë o professorado.



18 min ·




2 h · 


Guilhermina Mulungo Aulas que terminam as 22h55??? Hummm tambem nao precisava exagerar neh? Sinceramente as pessoas nao sabem o que querem, nao podemos fazer as coisas porcausa de fome tem que ser por prazer senao nao vai dar certo.
1 h · Gosto · 1

Luis Morais Macaripe Guilhermina Mulungo, com o prazer não se paga água, luz, renda de casa, não se sustenta filhos, e muito menos compra no supermercado. Só o dinheiro pode fazer isso. Não se pede muito, mas sim o necessário...!!

Tome Romao Esse k admira aulas terminar 22:55h nao é prfssor esse.

Guilhermina Mulungo Que opte por outra profissao, se o problema e ganhar dinheiro. O melhor e discutir esse tipo de assunto em forum proprio, parece que se levantou uma revolucao porque comecou-se a debater a questao da qualidade de ensino que nao esta boa. Deveria-se pensar em arranjar solucoes e nao atirar pedras que em nada ira resolver o problema. Se eu ganho pouco tenho que gerir aquele pouco, o Ministro nao e culpado porque o professor se meteu com o agiota, nao tem dinheiro p comprar pao opte pela mandioca ou batata doce, multiplique o pouco que tem pondo uma banca a vender doces no quintal pra aumentar a renda, nao acho que seja vergonha isso. Muitos de nos crescemos com dificuldades e nem por isso perdemos a nossa dignidade.

Guilhermina Mulungo Tome Romao nunca fui professora mas fui estudante, nao me lembro de ter saido as 22h55 nalgum momento. A ultima aula p mim terminava as 22h15. Espero bem que nao sejas professor porque a escrever k e prfssor coitados dos alunos...!!!

Tome Romao Guilhermina as suas aulas iniciavam k horas pra terminar as 22:15.

Guilhermina Mulungo A escreveres assim, nao vou perder meu tempo consigo Tome Romao tenha um bom domingo...
1 h · Gosto · 1

Luis Morais Macaripe Guilhermina Mulungo, vou deixar que sejam eles (os que pertencem ao Ministério da Educação) a te responderem sobre aquilo que o ministro deles disse, e isso que acabas de dizer agora....!! Para que o debate não fique monopolizado...

1 h · Gosto · 1

Augusto Benz Olha guilhermina me espanta teu xpanto pelas 22:55h te compartilho nha speriencia d 23:50h. Curso noturno up beira em 2007/8 p piorar numas salas k tavam na piscina do goto (Beira) num mercado a esta hora coitado dos docentes k nem carros tinham... Pezando boleias d estudantes

Guilhermina Mulungo E normal ter boleias de estudantes e acho eu que nao e vergonha para ninguem isso Augusto Benz. Pelo menos aqui em Maputo nunca saimos a essa hora e eu estudei numa Universidade Publica, mesmo saindo as 22h15 por varias vezes os alunos que tinham viaturas davam boleia aos professores que nao as possuiam sem problema nenhum, assim como aos colegas era normal.
56 min · Gosto · 1

Augusto Benz Oky pois as boleias vao e vem (normal) mas o teu espanto das 22:15 p 23:50 imagine este docente k procura um salario condigno e nao milionario. ha d facto muita discrepancia nos salarios nos licenciados d varios sectores k ate imagine k todos pautassem em outras profissoes diferentes da motriz k ë o professorado.


3 h · 

Manuel J. P. Sumbana, aqui tens a resposta sobre o discurso do Ministro.




Eusébio A. P. Gwembe Um discurso falhado
2 h · Gosto · 1

Tony Ciprix Sao nossos colegas, Eusébio A. P. Gwembe que nos lançam sacarsmos. Quando sobem!
2 h · Gosto · 2

Eusébio A. P. Gwembe Infelizmente, esquecem-se que a chefia não é profissão, Tony Ciprix. Uma infeliz tentativa de querer frustrar expectativas, num país em que uma única pessoa ganha mais de 150 salários mínimos.
2 h · Gosto · 2

Tony Ciprix Há muitos a ganharem, injustamente, 150 salários mínimos, enquanto para nós vêem com discursos moralistas. Espero e tenho Fé que o PR terá ponderaçao e sabedoria para nao frustrar quem nele confiou e espera boas realizacoes.


3 h · 

Partilho esta carta aberta do Francisco Wache, ao ministro de Educação e Desenvolvimento Humano, pela convicção da coerência e humildade com que se discerne o texto desde a primeira palavra ao ultimo sinal de pontuação.





5 h · 

Os professores não foram feitos para ser milionários

Sanito Maria Olga Jorge Isto mostra, mais uma vez, que a classe de professores e muito desprezada neste pais.
4 h · Gosto · 2

Ablegado Machava Gostei ilustre..


18 h · 

Um aviso a proclamação da precarização do trabalho docente! Afinal eles sabem que passámos e mal e farão de tudo para que a vida continue assim. Só faltava essa.

Haquilene Daniel Galimoto Afirmativo, o discurso nao passou d uma ridicularizaçao da classe docente. É mais triste ainda qndo tais palavras saem da boca do chefe maximo dos professores q actualmente vive e goza d mordomias.



Benedito Mulaze partilhou uma publicação na cronologia deBonifacio Guambe.




Raramente faço share de posts, mas como eu quero ser Bilionário - não o Billionaire dos relógios e fatos - aqui abro uma excepção para esta missiva, de uma mano de labuta para o ministro que quer ferar os Milionários. Como dizia o pai da nação, a luta continua.



Remane Abudo partilhou a publicação de Francisco Wache Wachea sentir-se Solidário com os professores emAlgures.

Eco dos lesados com o discurso do Prof. Jorge Ferrão - Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano..


Anísio Palma não há com não concordar com Francisco Wache, aquelas palavras vindo do representante mais alto da educação só podem chocar aos professores e criar um mau estar ainda maior tendo em conta que já há muito se fala numa greve silenciosa no ministério que ele mesmo dirige.

Francisco Wache Wache apenas queremos uma vida condigna. nao pretendemos ser nem ricos, nem milionarios, e isso que o ministro deve entender

Anísio Palma o ministro foi bastante infeliz nas palavras que usou e isto só vem reforçar aquilo que tornou-se pratica nas instituições, a falta de respeito e exclusão do professor na esfera social

Anísio Palma Recordo-me agora de um episódio em que professores precisavam de uma casa e, por sinal existia uma disponível e que pertencia ao governo do distrito, quando foi feito o pedido a resposta da administradora foi: a casa e' para funcionários do estado. Os professores não o são?

Francisco Wache Wache e esse rosto que o professor possui: pobre e marginal. como obter bons resultados?

Remane Abudo Somente digo, um discurso infeliz e que nunca deveria vir de quem veio. Mesmo eu nao sendo professor em exercício, senti bastante, porque o grosso da minha família são professores e sei o que ganham, e até na ATM vão uma e única vez por mês fazendo um e único levantamento de cinco mil meticais, e as quinhentas e centavos ficam para manter a conta, e o salário acaba logo no momento que entra. E quando eles concorreram para o ensino superior nunca me disseram que queriam ser milionários. Somente aguardo a fonte do Ministro Ferrão para me dizer donde buscou essa inverdade, que eles cursam o superior, somente para serem milionários.

Francisco Wache Wache bravo RemaneAbudo

Anísio Palma Nas primeiras semanas deu impressão que tinha uma missão clara de mudar a educação para melhor mas parece-me que não vai mudar nada, pelo menos ao que tange a melhoria das condições dos recursos humanos.

Remane Abudo Se se pensar que a qualidade de ensino irá se resolver somente alocando meios as escolas e abdicar-se dos problemas dos fazedores das mentes destas crianças, então é uma missão infrutífera, e logo é uma história para boi dormir e cinco anos depois cá estaremos para justificarmos erros.

Francisco Wache Wache e isso. estou a perder aos poucos a minha esperanca nele. depositei toda a minha nele, mas ja comecou a me desapontar

Francisco Wache Wache Verdade Ramadane Abudo. o que aidanta dar-me uma bata nova para tapar a minha pobreza?

Anísio Palma A lei que ele pretende rever/revisitar e' para proibir os professores de fazer o ensino superior?

Anísio Palma Por que pelas suas palavras da' a impressão que tem uma aversão aos professores que entraram como primários e procuraram elevar os seus níveis.

Remane Abudo Eu fui um dos apolofistas dele, até baixei a biografia académica dele e postei no meu mural como forma de deixar claro a bagagem profissional que ele trazia. Mas pareci-me que perdi a viagem.

Remane Abudo É obvio Anísio Palma, eu também assim percebi.

Francisco Wache Wache O ministro devia ser jugado por defamar o professor, esta anos colocar numa situacao de vulneraveis. um ministro assim, nao se identifica com a nossa causa, devia ser dimitido

Anísio Palma devia demitir-se por reconhecer que errou mas isso não acontece por estas bandas.

Francisco Wache Wache sobretudo por nos defamar

Amisse Omar Tem ministérios que o salário é pior que da educação, mas professores sempre achando-se de vitimas...

Remane Abudo Mano Amisse Omar, vamos nos centrar no debate em referência que é: declarações de S.Excia Ministro da Educação, sendo "o professor so pensa em fazer ensino superior para ganhar como milionário, em nunhuma parte do mundo o professor tem salário milionário, apud Jorge Ferrão. Este é que é o fundo do debate neste post. Se estiver equivocado corrijam-mem Anísio Palma e Francisco Wache.

Anísio Palma Esse e' o ponto em questão.

Francisco Wache Wache nao. Amisse Omar. cada qual luta pela sua classe, a carta foi escrita para o ministro da educacao, nao para qualquer outro ministerio. a policia por sua vez vai dizer o que lhes passa na alma, os enfermeiros tambem. aqui estamos apenas a dizer o que nos vai na alma, os problemas da nossa classe, so isso, o resto e resto.








Ramilo Da Cila Faduwek merece partilhar

Mario Xavier Kamanguene O professor é muito precisado no tempo das eleições depois disso fack you

Mario Xavier Kamanguene Voce professor o seu problema é de ser conduzido mesmo que esteja mal conduzido.

Ramilo Da Cila Faduwek menos à mim mas outros k vive na base do medo mlaka ndi mlaka

Mario Xavier Kamanguene Voce professor so consegue tirar do livro para a lunos,mas para analisar da sua propria situaçao,nada;e o governo Moçambicano sabe muito bem os seus pontos fracos por isso continua a lhe enganar porque voce nao sabe revendicar,voce nao saber manifestar so sabe ensinar o que é greve,o que é manifestaçoes mas voce nunca e nem sabe como se manifesta kkkkk

Mario Xavier Kamanguene Tu que diz que es professor quando vais aparecer, abertamente ao governo dizer basta!dizer quero salario digno?sem me satisfazer as minhas preeocupacoes nada de aulas essa semana!afinal ser professor é ser trabalhador do ESTADO? pensei que fosse funcionario do ESTADO?


Mario Xavier Kamanguene So com....com o quem?tem medo de dizer "SO COM A RENAMO" KKKKKKKK

Ramilo Da Cila Faduwek ñ sei dizer pk política ñ sou activo são,farinha do mesma saco prefiro ficar no ndi canto

Mario Xavier Kamanguene Agora so com...?

Ramilo Da Cila Faduwek Jab rastafara mulungu sambas a minha religião é pra o bem estar do ser humano sem intrigas love,peace and unity

Mario Xavier Kamanguene Kodi ndiwe rasta?

Ramilo Da Cila Faduwek zoona zake essa é a minha escolha ñ ten como big

Mario Xavier Kamanguene Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rasta faray never ..........








7 min · 


Parabéns Colega. Colocação bastante oportuna. Vale dedicar ao Professor. Abracao.


Pobre do pobre professor!




53 min · 


PROFESSORES NASCERAM PARA SEREM POBRES







Inoque Comia Quero honestamente, com elevada honra, parabenizar o seu excelente discurso. repito, excelente discurso! sou professor de gema, vivo 100% o sofrimento de um professor em Moçambique, se minto que o digam os colegas de giz. Quero com isso dizer...o problema do professor, nao é só grave, é péssimo. como viver em 30 dias, com família a receber o magro salário? como ter motivação de trabalho se não há condições aceitáveis de salário? como ensinar uma criança a pensar k o próprio professor não tem onde dormir e o k comer? em fim...sao diversas análises em volta disto. o certo, primeiro, é dar salário aceitável ao professor. se no minimo o peofessor de ultimo classificado ganhasse 7000mt seria bom.


Alguns se emocionam e cometem gafos sem se aperceber....





Sabino Caetano Estao a condenar e julgar a unica pessoa que esta preocupado
30 min · Gosto · 1

Augusto Benz Pois ë aplaudimo-lo mas xtragou tbm




E preciso reflectirmos sobre o impacto dos nossos discursos sob pena de sermos rejeitados por uma coisa ínfima

Mateus Bonifacio Sitoe O salario do Ministro nao é Milionario? Quando o Assunto é DINHEIRO, dizem que o Pais nao tem dinheiro, ora o Professor nao deve ser Milionario, é coisa pra o Bói dormir. PENSEI QUE O GOVERNO DE NYUSSSI seria melhor, mas é tudo pra piorar a vida do cidadão trabalhador. Em Que parte do Mundo o DEPUTADO SERVE-SE DO POVO? Em que parte do Mundo a minoria aufere Salarios milionarios em detrimento da Maioria( PROFESSORES, ENFERMEIROS E POLICIA). Mudem os vossos discursos sob o risco de Perderem até os Poucos camaradas que vos restou na Frelimo!



Iassine Joao Ituiriua NAO DA PARA ACEITAR



















Benedito Mulaze partilhou uma publicação na cronologia deAugusto Fernando Magaia.




Chifundo Angela Gift Mtambo partilhou a publicação deFrancisco Wache Wachea sentir-se pensativa.
So quem e professor entende...nao e nosso sonho sermos milionarios..apenas ter o suficiente....e acredito que e isso que todos professores querem.....

Liudy Luy Chocu me saber de tal Pronunciamento .... vou partilhar quem sabe um amigo de meu amigo é amigo do Senhor Ministro e lhe chega o teu grande pensamento em nome de Todos Professores que não querem ser milionários mas sim ter um salário que nos faça ser mais professores do que somos!!!

Chifundo Angela Gift Mtambo Faca isso mae....e chocante mesmo

Hermenegilda Muianga Olha,palavras sabias q demonstram o k o prof é, o engracado disso tdo e k a maior parte dos dirigentes ja foi professor e n demoram esquecer. Daqui a nada ouviremos palavras tais como" o prof nao prodduz dinheiro ", esquecem se que para que se produza o tal dinheiro dependem do prof,enfim,ao prof so se cobra e nunca se diz obrigado
21 h · Gosto · 1

Hermenegilda Muianga Queremos ter orgulho da nossa profissao e nao vergonha por sermos tao marginalisados.


Sem comentários: