sexta-feira, 3 de abril de 2015

FADM BOMBARDEIAM GUERRILHEIROS DA RENAMO EM MARINGUE E GUIJA

Numa reuniao realizada em Marco em que partiparam altas patentes das FDS com destaque para o CMGFA, comandante da marinha, o comandante geral da policia e tres generais zimbabweanos, foram estudados varios mecanismos para "acabar definitivamente" com a renamo e eliminar Dhlakama. A confusao de Chimoio era parte dos varios planos tracados naquela importantissíma reuniao mas valeu a maxima contencao de Dhlakama que evitou que o pior acontecesse.
A onda de provocacoes que visa sobretudo enervar a renamo para "disparar em Maputo" e assim emperrar o acordo Dhakama-Nyusi nao terminou por aqui. Com efeito, no dia 31 de Marco passado as forcas da frelimos aproximaram se alguns KM da base da Renamo em Maringue e bombardearam com artilharia pesada (B11, morteiros pesados, etc) mas foram dadas ordens aos guerrilheiros para nao responder ao ataque.
Ja na "frente sul" as coisas ocorrem de uma forma um pouco diferente. Na verdade a presença dos militares da renamo em Guija e outros dístritos da zona sul e do conhecimento do "governo" da frelimo. Saimone Macuaiana e Antonio Muchanga tornaram isso publico. Acontece que o grosso dos homens da renamo posicionados sao comandos e portanto deslocam se frequentemente em busca de mantimentos e agua. Na passada terca ou quarta feira parte dos homens foi a um mercadinho local fazer compras e o facto chegou aos ouvidos das autoridades que trataram de comunicar Maputo que despachou para que 4 viaturas cheias de tropas armadas com metralhadoras, bazucas, morteiro 60 e 82, etc. Mas quando as tropas da frelimo chegaram ao local fizeram um trabalho de inteligencia e ficaram a saber que os homens da renamo estavam posicionados perto de uma lagoa e avancaram em direccao ao local. Acontece que a movímentacao do numeroso grupo de tropas de Nyusi foi dectetado pelos comandos de Dhlakama que se encetaram imediatamente manobras de aproximação e cerco. Quando as fadm estavam a alguma distância da area provavel do acampamento dos homens comecaram a bombardear com tiros cegos de roquetes e obuses ao mesmo tempo que o comandante dos comandos da Renamo liga para Dhlakama para comunicar a situação e pedir permissão para repelir o ataque. Dhlakama pediu encarecidamente que nada fizessem a menos que estivessem em perigo imediato de vida. Depois de varios minutos de disparos cegos de roquetes e obuses e nao tendo os homens da Renamo ripostado ao fogo, os FADM sairam do local a toda velocidade tendo deixado no terreno 7 carregadores de ak47.
Ja que o principal objectivo e diabolizar e desactreditar a Renamo, a imprensa ao serviço da frelimo se encarregou em enganar a opinião pública com mentiras de toda sorte. Foi assim aquando das eemboscadas em Muxungue onde a imprensa lambe bota anunciava com grande estardalhaço os "ataques da Renamo" quando na verdade o governo transportava tropas em autocarros civis e a Renamo procurava interditar a passagem dessas tropas. 
Como se pode concluir, o ante projecto das autarquias provinciais so sairá por via armada.

Unay Cambuma
Like · Comment · 

Sem comentários: