domingo, 12 de abril de 2015

Directora Geral do INATER acusada de receber salário "chorudo"





A Directora Geral do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), Ana Manuel Matusse Dimande, está ser acusada por funcionários daquela instituição pública, de estar a implementar uma tabela salarial que favorece a ela própria e a outros membros da direção, violando uma directiva conjunta assinada pelos Ministros das Finanças e dos Transportes e Comunicações.

Segundo escreve o semanário Savana, na edição de hoje, num despacho conjunto assinado em Setembro do ano passado, os antigos ministros das Finanças Manuel Chang, e dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, introduziram uma nova tabela salarial para os cargos da direção Geral e das delegações regionais do INATTER, tornando claro que não seriam pagos "outros abonos ou remunerações", fora daqueles que estão previstos no referido Despacho Conjunto.

O Despacho Conjunto estipulava em 168 mil meticais o salario base para a Directora Geral, acrescido de 16 mil meticais de renda de casa, um subsídio de telefone de 7 227 meticais e 10 mil meticais para despesas de representação.

Com base na nova tabela salarial, a Directora Geral devia auferir um total de 201 227 meticais antes de quaisquer descontos. Mas ao aplicar o novo salario de 168 mil meticais, acrescido indevidamente dos 120% e 60%, o seu salario bruto passa para 470 400 meticais.

De acordo com o mesmo jornal, os funcionários que denunciaram esta situação acusam a Directora Geral igualmente de má gestão, incluindo a não canalização das suas receitas do INATTER para a Recebedoria da Fazenda, facto que obrigou a Tesouraria emitir pagamentos de salários através de cheques bancários e não via e-SISTAF como mandam as leis da função Pública.

Sem comentários: