segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dhlakama endurece aviso à Frelimo


“Se não for a bem, será a mal” (‪#‎canalmoz‬)

Diz que já se instalou em Sofala, para esperar pelo parlamento.


População pressiona Dhlakama, diz que está a perder paciência de esperar por mais tempo e exige acção concreta.

Beira (Canalmoz) – O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, disse no sábado, na Beira, que está a par de alguma agitação no partido Frelimo, que visa influenciar a maioria parlamentar na Assembleia da República para reprovar o seu projecto de autarquias provinciais depositado naquele órgão. Mas diz também que não está preocupado com isso e aconselhou a população a não ficar preocupada, porque “se não for a bem, será a mal”. Dhlakama diz que, caso a Frelimo reprove o projecto-de-lei, vai “governar à força”.
Num comício bastante concorrido, na Beira, o presidente da Renamo apelou para que a Frelimo desista da ideia de reprovar o seu projecto, para não se correr risco de o país entrar naquilo a que chamou “ingovernabilidade”. Dhlakama diz que é imperioso que o projecto passe por consenso, para evitar mais problemas.
O presidente da Renamo disse que está satisfeito, porque o povo não está a embarcar na campanha que vem sendo feita contra a Renamo, segundo a qual, com o projecto, aquele partido pretende dividir o país. “Nós não vamos dividir nenhum país. Somente estamos a exigir governar regiões em que ganhámos, porque roubaram nas eleições. Queremos governar onde o povo nos confiou”, disse.
Dhlakama avisou, no caso de o projecto não ser aprovado: “Eu, Dhlakama, irei formar Governo à força, mesmo que até se precise de usar um plano ‘B’ de chegarmos ao poder sem que a Frelimo aprove”, referiu.
Dhlakama mostrou-se confiante num bom desfecho deste assunto, porque, segundo disse, “a própria Frelimo sabe que não ganhou as eleições passadas. Levou o poder à força, coadjuvada pelo Conselho Constitucional”.
Dhlakama diz que vai permanecer em Sofala por um tempo, à espera da aprovação do projecto-de-lei pelo parlamento, e espera que, até Abril, os dirigentes indicados pela Renamo comecem a tomar posse. Hoje, segunda-feira, o presidente da Renamo tem um encontro com professores do ensino superior e organizações da sociedade civil para explicar como é que será o seu Governo. (José Jeco, na Beira)



Fernando Chiconela O tal povo de que Dlakama fala, so cabe na cabeca dele. nao conheco pessoas que querem GUerra.

Abdul Latif Mussagi Mas porque é que não lhe entregam a metade do bolo que ele tem por direito? Se ganhou 6 a 4!! Entrega la o homem para vermos se diminui o escravismo político.

Helio Filemone Inguane Mozambique tem 11 provincias... entao seria 6 a 5

Abdul Latif Mussagi a 11 fica para mdm como caridade.


Gosto · 1 · 9 h

Hermenegildo Elias Cambula Se as eleições realizadas fossem provinciais isso teria acontecido sem stresses, mas foram gerais


Rassul Chale ele nao é democrata mais sim o pai da democracia entao escolhes se ele é democrata ou nao? pra mim ele é democrata

Dercio Felisberto Simone Ele é Dlakama.

Rassul Chale eu sei

Bernardino Macome Antonio Para mim, ele e Anti- democratico.

Rassul Chale xtas a kerer dizer k ele n lutou e luta para os seus diretos nem???

Bernardino Macome Antonio Ate pode ter lutado segundo o k dizes, contudo os discursos inflamatorios e divisionistas, a falta de respeito as instituicoes democraticas, etc. Nao caracterizam um ser democratico.

Rassul Chale ante-democrata diria eu k sao akeles k antes de se debater o assunto no seu determinado local ja chumbaram. ok ele faz discursos inflamatorios e divisionistas pork se ele é k entrgou a entidad superior para averguar o seu caso e antes ja foi chumbado mesmo sabendo k outr usou diplomacia politica sem k utilize a violencia. se formos a ver kem ker brinkar de fogo é o outro e nao ele n sei se t fiz perceber??

Bernardino Macome Antonio Epah, esperemos pelos proximos dias. Ainda vai correr muita tinta.


Cadeira Pedro Deny O velho Dlakama nao sabe oke lhe spera.
Gosto · Responder · 5 · 11 h

Cristina Ussene Quem é pela paz e Democracia quererá a paz. Deus nos afaste da guerra violência como tem acontecido noutros países como Quénia Nigéria etc. Abençoe Moçambique e faça descer sobre ele o teu filho Ressuscitado JESUS para que todos Mocambicanos enveredam pela via de Paz e concórdia. Basta de sofrimento. Te pedimos Senhor. Amen!
Gosto · Responder · 3 · 10 h


Jose Manuel Sim senhora agora você vai dizer isso aus filhos daqueles que a frelimo matou as mães as mulheres e vai ouvir se eles querem ou não querem justiça a esses tinhosos. Assassinos da frelimo

Bernardino Macome Antonio Jose Manuel, esqueceu de tambem falar daqueles que a renamo matou em Muxungue? Ou se fez de esquecido.

Brighton Joseph Wilton Moyana por isso k ,,aja a quem tem mais forxa,prk entre ox dois..ninguem prexta...um gajo sempre comi xima cm peixe seco..por isso k n tenho a ver...os k acumularam riqueza e cruptx k tao preucupadx...kkkkk,,tao f##ddox

Deviz Ngaleza Asusse Mas porque remeteu o projecto sabendo que sem ou com aprovacao irias governar a forca???
Estamos a espera e desta vez xtou ciente que nao iras escapar.
Gosto · Responder · 3 · 9 h

Eugénio Soares Mandlate Muitos comentaristas sao jovens dos seus 18anos, conhecem a guerra através dos filmes, meus irmaos pergumtem aos mais velhos como foi aguerra dos 16 anos e deixem de aplaudir...
Gosto · Responder · 3 · 9 h

Francisco Cosme Valentim Concordo, grupo de crianças que não sabem o que é verdadeira miséria

Tommy Do Lapis Pode me dar uma metralhadora para eu cobrir esta regiao onde me encontro. 
Gosto · Responder · 3 · 10 h

Gilson Pai De Azagaia O Governo e a Oposição não se deferem, comem todos no mesmo prato e tudo está como eles querem. DESDE JANEIRO, ANDAVA A FALAR QUE IRIA CRIAR SEU GOVERNO, MAS ATÉ ONTEM AINDA NAO OUVI NEM UM GOVERNINHO CRIADO PELO MENOS NUMA PROVINCIA PEKENA COMO TETE.
Gosto · Responder · 2 · 10 h

José Luís Tete é pqueno em que sentido seja claro??? parece nso conhecer moçambique real.


Ismael Muhave Sim ele é democrata em 100%, se nao fosse isto seria um absmo p carramba cm afrelimo.
Gosto · Responder · 2 · 11 h

Hermenegildo Elias Cambula Não confundir democrata e ditador crônico com máscara de democrata
Gosto · 1 · 7 h

Cassinelle Miuqaoj Ditador crônica para mim são aqueles que validam eleições sem editais não haja. Hermenegildo

Francisco Cosme Valentim Na Renamo nao há sucessão nem ou todos nao tem capacidade. Mudem mentes belicistas

Ali Juhute Os verdadeiros democratas são frelos, fazem de tudo para não sair do poder. VERDADEIROS DEMOCRATAS AFRICANOS.
Gosto · Responder · 2 · 11 h

Paulo Guta Concordo

Hermenegildo Elias Cambula Também concordo kkkkkkkkk

Nassone Pedro Tongai nessa guerra quem sera vitima?como podera identificar os membros e simpatizantes da renamo?
Gosto · Responder · 2 · 11 h

ChambalMilton Alma de Ouro Que xunbem para governar a forca se nao vai governar a fraqueza. e' melhor ele aumentar o exercito, aumentar armas e aranjar um bom esconderijo porque akeles cotas vao xunbarem o desejo dele. akeles nao tem medo da guerra. 26 anos k lutaram, 10 cm osportugueses e 16 cm eles, nao lhes asusta isso. k reative as bases e aumente as peticoes no exterior. ca deste lado estamos a cmprar sapas e calcoes para corermos de um lado para o outro. ele e eles sao ambiciosos e gananciosos! coitado do povo!
Gosto · Responder · 2 · 11 h

Cassinelle Miuqaoj Kkkkkkkkkk VC é um psicopata mesmo. Perdem tempo a escreverem merdas porque não foste em muxungue no ano passado eu que perdi meu primo lá nunca e esqueçam minha família vou mobilizar a partir de já que existem psicopata s que dizem estão preparados a confiar em nos jovens.

ChambalMilton Alma de Ouro filho da puta, vai lamber teu cu!


ArliNdo PedRo NhoEla RalPh Quando Vai Inciar essa guerra pah eu tenho minha Arma
Gosto · Responder · 2 · 11 h

Benjamim Jose Guerra de quem?? Por acaso ele falou d querer guerra??
Gosto · 2 · 11 h

ArliNdo PedRo NhoEla RalPh isso nao ê da sua conta

Hamilton Guerra Não fazes a mínima ideia do que é de facto uma GUERRA.Andas a ver muitos filmes e estas com miolos fora do lugar.
Gosto · 1 · 10 h

Bartolomeu Chichava Hamilton não desça ao nível deste pois poderás ser confunfido com ele.

Benjamim Jose Kkkk nao e da minha conta... Claro k e. Pk sei k a minha familia e a d outras pessoas vao sofrer caso haja guerra. Pra vce nao sei..

ArliNdo PedRo NhoEla RalPh "O importante não é viver, mas viver bem."


Bernardino Macome Antonio Coitadinho deste menininho, so conheca a guerra nos filmes de facto.


Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves otimo garoto isso é o q eu esprava mexmo arma arma vamos nao ha recua ja o povo cansou de ser usado a fovor de estupides de coruptos fica em sofala ate novas ordens e ao por o seu govrno deve iniciar dai em sofala e deve impedir esta chama de unidade q inicia no norte amanha antes de pasar save pork nao stsmos a ver a dita unidade nacinal é uma pouca vergonha para o povo moz
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Hidiel Da Silva Macuacua Esse cota esta morrer aos poucos
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Maldonado Pedro Januario este djaka nao esta bem da cabeça hora diz k ama a paz hora diz que vai governar a força e esta força inclui guerra que matará você que vai no comicio dele.
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Hermenegildo Elias Cambula Há pessoas k não pensam nisso primeiro

Aquino Silvestre Quando teremos um Moçambique com uma paz duradoura? Dhakama tem que ser desarmado, faz 40 anos neste lengalenga, triste...
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Diamantino Daniel Nacua so me da graxa de rir pelas piadas que o dhlakama e os seus apostolos jornalistas publicam.pergunto_me eu,sera que ha povo com fome de guerra?quem aprova as leis nao se trata da frelimo pelo que eu saiba.mas ja oixo reclamaxoes do velho raibani dizendoque a frelimo esta encitando esforxos para reprovar a proposta submetida pela renamo.ora,ora.pergunto mais,quem tem a maioria no parlamento?o tal que tem tera o poder de decidir.nada de ameaxas porque quando existir guerra as balas nao teram chip para identificar membros de um ou outro partido.por isso antes de agitarmos aguas turvas temos que nos precaver do cheiro que se vai exalaar.
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Regalado Onofre Nós devemos agradecer este grande filho, por sacrificar que hoje Moçambique é país democrático.

Hermenegildo Elias Cambula Talvez agradecer por ter acabado com gado do cota não guerra k fez

Ennyrick Larsson Dhlakama vai la dormir

Bernardino Macome Antonio As ameacas, discursos inflamatorios e incendiarios nao vao ajudar em nada sr Dhlakama, quanto muito abrir se a um braco de ferro por aqui. Seria tempo este, de Dhlkama tentar buscar concensos e nao tentar meter medo a quem quer que seja. Essa estrategia, nao SERVE...


Paito Oliveira Massada So espero k venha a acontecer aquilo que nós vimos na guerra dos 16 anos.

Dayano Aiuba É isso q querias dizer?


Nelito Da Mara BT bem.vindos.a.party(festa)

Zacarias Valoi Baloi Um democratico temp linguajem a de clerigo, explica o povo uma justa causa com civismo sempre arrogancia. Ele ta' estragar jovens como estes que insultam a frelimo que libertou o povo .... Dlhakama nao e' bom professor ele faz isto sabe k nao vai governar quer manipular jovens que hoje academicamente estao sendo formados para servir o povo a serem rebeldes .... Por isso a ideia deste sanguinario quer estragar a juventude em nome da democracia.. Abandonem a ideia deste homem vao as faculdades deixem de guardar galinha com ovos podres nao se espera de nada dele...

Zacarias Valoi Baloi Dlhakama nao e' democrata mas sim, demonio, carasco, tribalista, saudosista do colonialismo de ivo fernando e de orlando cristina .... Ambicioso do poder democratico .

Osvaldo Samo Esses políticos estão a transformar esse pais num pais bipartidário. Acredito eu que nem a frelimo nem a renamo esta certo. Ambos estão sendo movidos por interesses meramente individuas e não do povo. Agora estão a negociar as nossas vidas olhando apenas para os seus interesses e não os novos( o povo)

Emigildo Fernando Fernando A frelimo ja foi cortado cabexa cm cm djakama@,ate hj ficam assuxtado cm djakama quem e ele pha pra todo moz tremer

Manuel Chataica Fombe Caros,nao k keremos a guerra.mas se tivermos k sacrificar algo pa alcansar nossos objectvo,vamos em frente

Wilson Junior Mukavely Mukavely Viva renamo nota 100 nao pode recuar essa e oportunidade

Coronel Juvenal Muthombene E desta vez que havera uma verdadeira luta entre a Frelimo e os a Renamo com seus apoiantes . E pode eclodir uma guerra popular contra o regime da Frelimo. A maioria esta com Dlakama .

G-papsi Uma Empreza ficou pikeno prA pra partido

Joaquim Francisco Chunguane Será que esse líder é um democrata?



Jacob Matola PAZ PAZ E PAZ é o que todo ser vivo merece e é direito de todos.

Horacio Antonio Huela Ckota Dhlaka, pode se enforcar pork os ckotas da Fre nao aprovar e se nervar vai atacar Nyusi no gabinete como te atacavam em Sadunjira fugindo sem manda se voce e homem!

Dwenga Vasco Paz a todos os partidos.

Eduardo B. Vanunda Vanunda Suka djaka.. ninguem tem medo

Dercio Felisberto Simone Nao havia necexidad d remeter sabendo k irias governar mexmo a forxa é so xprimentar pa ver oq t xpera.

Araújo Johane Tomás saboroso demais

Wilson Junior Mukavely Mukavely To a gostar kota santunjira vai virar maputo os guerrilheiros ja cercaram os pontos estrategicos mpt cidade estrada witbank e aeroporto internacionas pra nao permitir a fuga desses lambebotas com armas peasada sao comando da guerrilha.forca cota

Wilson Junior Mukavely Mukavely Cota dhlaka to agostar. o poder nao se conkista so arranca se acaba devez com esse macacos da frelixo

Gonçalves Ussene O G40 em Acção.

Americo Chemane o projecto ja ta reprovado atencao povo mocambicano

Paulo Guta Saco vasio não fica d pé

Eugénio Soares Mandlate Muitos comentaristas sao jovens dos seus 18anos, conhecem a guerra através dos filmes, meus irmaos pergumtem aos mais velhos como foi aguerra dos 16 anos

Eugénio Soares Mandlate Muitos comentaristas sao jovens dos seus 18anos, conhecem a guerra através dos filmes

Nando Mais os caes frelos tem Dias contados

Leonardo Muchiguere nao sou da frente e nem da renamo muito mesnos do mdm, mas acredito que quando as rajadas da Akm 47 comexarem e o calibre 50 com seus gritos, muitos de voces que agitam por estarem emocionados serao os primeiros a sairem peloas ruas a marcharem pela paz...nunca confiar nestes politicos ou democratas como querem que chamam....
Gosto · Responder · 2 · 9 h

Jose Manuel Cambada de burros vivem vendo um pais sendo sacado eles a enrriquecer roubando e ainda falao mal do único que dedicou toda sua vida para vos dar liberdade mesmo assim a frelimo vai matando pessoas e vocês apoiao a frelimo burros do canudo
Gosto · Responder · 2 · 10 h

Norberto Fernando por mim e todo akele qui le na bíblia portanto o reinicio da guerra violenta em moz nunca será surpressa pois já está predito no livro de mateus 24 e apocalipses ou revelação. também por não querer ceder por parte da frelimo idem está predito na bíblia de q homem domina o homem pra seu sofrimento. so no governo de jesus e qui reinara a verdadeira paz
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Paulo Vasco Zionjo Eu vejo atrazo pah

Liédson Araújo Marthisen A Paz custa dinheiro. Por favor senhores governantes dao ao Dlakama o que ele merece. Ele tem dinheiro se nao o povo ek vai sofrer, sei o que eh Guerra.

Salomao Fernando Simango Este mundo vai acabar a ser governado pelo partido do poder...

Leonel Zacarias Domingos Cumbana Para nao estava claro da politica editoral do canal moz cujo profissionais tanto admirava mas confesso que estou desiludido.

Dinisjose Sabao Muita atenção irmãos.guerra só semeia desgraça. Dê ao sésar a parte k o cmvem..

Sergio Manuel eu tenho muniçoes falta arma quem me oferece? Ja não quero esperar até parlamento decidir quero agir hoje, kakaka kkkk força dhlakama abana esses corruptos e egoístas da Frelimo ja roubaram muito chega agora è a vez de povo...

Nhamuche Nhamuche Epah! Todos falam muito, ninguém diz nada. Sois uns patetinhos..!

Rui Jose Tou com medo...bem sabemos o que funciona em Mpçambique é arrancar o poder... mas no meio de tudo quem sofre é a população..... por favor paz...paz,,,paz o consenso é a melho solução de momento

Sergio Fernando Cebola O bicho vai pegar..................
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Danilo Junior Melhor eles chumbarem o projecto pra governar a forxa

Ilídio Bata Sim é, mais usa a justiça e não há iniquidade...
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Gosto · Responder · 1 · 9 h



11 h · 


Homens armados da Renamo e tropas governamentais confrontam-se no Guijá (‪#‎canalmoz‬)

Renamo diz que o governador de Inhambane tem dado ordens às tropas governamentais para perseguirem os homens armados da Renamo.

Maputo (Canalmoz) – Homens armados da Renamo e as tropas das Forças Armadas de Defesa de Moçambique confrontaram-se militarmente na tarde da passada quinta-feira e no sábado na lagoa de Mpunze, localidade de Nhabondze, no posto administrativo de Nalazi, distrito do Guijá, na província de Gaza.
Ao “Canalmoz”, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Gaza, Jeremias Langa, disse que o ataque da noite de quinta-feira, não causou vítimas e foi realizado por homens da Renamo contra uma posição militar das FADM.
Mas o porta-voz da Renamo, o deputado António Muchanga, disse que quem disparou foram as FADM.
“Não corresponde à verdade o que a Polícia diz. O que aconteceu é que as FADM têm estado a perseguir os homens da Renamo, como denunciámos anteriormente. Como naquela zona há falta de água, as tropas do Governo foram acampar naquela lagoa, onde sabiam que os homens da Renamo buscam água”, disse António Muchanga.
O porta-voz da Renamo acrescentou que, quando as suas forças chegaram ao local, depararam com os homens das FADM e decidiram recuar para evitar confrontos.
“Só que, depois de os homens da Renamo se retirarem, as FADM começaram a disparar morteiros, bazucas e outro tipo de armamento, colocando as populações em pânico”, acrescentou António Muchanga.
Os militares voltaram a cruzar-se no sábado, tendo as tropas governamentais disparado morteiros, sem no entanto receberem resposta dos homens armados da Renamo.
A Renamo, através do seu presidente, Afonso Dhlakama, disse, no sábado, que devido às perseguições de que estão a ser alvo as suas tropas, estas poderão dentro em breve alcançar Maputo, numa tentativa de evitar choques com as tropas governamentais.
Fontes das FADM em Gaza disseram ao “Canalmoz” que as posições das tropas governamentais começaram a ser montadas recentemente, com o objectivo de travar o avanço dos homens armados da Renamo para o Sul, concretamente para Maputo.
Segundo as mesmas fontes, um grupo de cerca de 150 homens idos de Mabote, na província de Inhambane, chegaram há dias ao Guijá, tentando progredir mais para o Sul. Acrescentam as fontes que houve negociações com o comandante do grupo, tendo estes recuado.
Ainda segundo as mesmas fontes, na semana passada apareceu um “novo comandante muito mau, não quer ouvir nada, apenas diz que quer cumprir com a missão que lhe foi incumbida”, que é de alcançar Maputo.
Há duas semanas, a Renamo veio confirmar a presença das suas forças no Guijá, Chibuto e Chigubo, na província de Gaza, justificando que estavam próximos de atravessar os rios Limpopo e Incomáti em progressão para o Sul, para evitar choques com as tropas governamentais. (Bernardo Álvaro)



José de Matos Portanto, a ser verdade, o que a Policia e alguma comunicaçao social noticiaram, nao corresponde a verdade!
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Bernardino Macome Antonio Como tambem pode nao ser verdade o que Muchanga disse.


Augusto Maguidi Dos Anjos Portanto uki a policia segue atraz dus soldados da renamo...pelo k vejo eu nunca ouvi k homens armados da renamo atacaram populaxao....sment exs intervenientex da frelimo eki fazem acontecer
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos De facto os soldados da FRELIXO é k atacam a RENAMO pra depois culparem o Dlhakama sem nessessidade. Mas esse governo pha?

Bernardino Macome Antonio Claudio, esteve no terreno , para afirmares com toda certeza, quem atacou a quem?
Gosto · 1 · 9 h

Walter Drakizzy Gove com Razão Berbardino

Bernardino Macome Antonio Nada de provocacoes em ambos lados. Nos o POVO pedimos paz. A guerra, deve passar apara a historia. Na guerra, nao ha vencedores antecipados, tudo pode acontecer.

Manuel Juma Aprendi k a melhor forma d combater o crime e' pressuadir,por mim se e' verdade o k o governador esta a dar as ordem ta meter mta agua,e eu nao m espacto,o eleco formado por guebuza sao problematicos,so fala da paz mas dentro deles como pessoas nao tem paz,,,este e' uma situacao k abri o ON n fegao a gas e so falta o fosforo e alguem diz deixa m procurar sabendo k o perigo sera maior

Sergio Baloi Sergio kikiki alguns comentarios

Leonel Armindo Lion Be Ainda nao viram nada, experimentem chumbar o nosso projecto....ai sim, verao total massacre!



Maurilio Oliveira Os politicos africanos e talvez, os mocambicanos, precisam vir ao Brasil fazer um curso intensivo de politica e democracia. Aqui os políticos, não admitem corrupção e se revesam no poder para quem todos possam tirar proveito, levantando o mínimo de suspeita

Hélio Saudaçoes A leitura que faço desse cenário é que a Frelimo esta insegura e nervosa com a aproximação dos super comandos da Renamo à Maputo. Daí a precipitação.

Walter Drakizzy Gove Mas vcs n vêm q o q esse Muchanga diz n faz sentido ?? abram-la um pouco vossas mentes paa

Vicente Martinho E bom quremis morrermos todos nos estamos cansados vermos os ricos a nos colonizar veja oque E salario minimo


Raul Alfredo Nhagumbe Voce é quem quer morrer. Não cordar ai em sua casa? Os seu trapos são suficientes para se enforcar.

Dromen Dos Santos Junior Vão se foder carambas , pensam k nós somos animais k Kuando alguém entende vai matar.

Castro Betane De mal a pior. K haja soluxao o mas breve possivel pork amanha pod ser muito tarde.

Boby Shmurd cao k ladra nao morde

Salomao Fernando Simango A verdade esta com vosco,...

Joao Domingos Joao De volta a guerra


Hamilton Guerra O Governo tem meios e mecanismos para evitar um conflito armado. Entretanto, ao invés de usar esses instrumentos prefere fazer jogo de cintura, como se as vidas do povo não tivessem valor. Em 1977 foi assim em 2012 idem.
Gosto · Responder · 2 · 10 h

Salimo Kapwepwe Saide Saide A Renamo ja nos mostrou k nao tem vontade e
nada nesse pais s nao a guerra,para k essas movimentacoes de homens armados kndo o governo espera deles para integralos na vida social!agora sao absurdas as declaracoes de Muchanga prk as FD
M tem o dever defender esse territorio.Aconselho a Renamo para k tome a consciencia k a guerra n tem escolha mesmo os seus membros serao afectados.

Hamilton Guerra Sr. Salimo A RENAMO está cobrando o que lhe merece. O recurso à força é que não existe vontade do outro lado. O problema é de alguns se acharem mais donos deste país do que a maioria. Se tu não evitares uma guerra vais ter que negociar para termina-la e arcar com as consequências. Foi assim na guerra dos 16 anos, na guerra doa 10 anos, e a recente terminada. VAMOS APELAR AO BOM CENSO AO INVÉS DAR RAZÃO A UNS E CULPAR OS OUTROS. SOMOS TODOS MOÇAMBICANOS E MERECEMOS A PAZ
Gosto · 



11 h · 


Após uma semana de interrupção
Governo e Renamo retomam negociações políticas (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O Governo e a Renamo anunciaram, no domingo, que vão retomar hoje, segunda-feira, as negociações, que estiveram interrompidas por uma semana, a pedido da Renamo.
Segundo apurou o “Canalmoz”, as partes deverão discutir, antes da ordem do dia, os confrontos registados na quinta-feira e no sábado da semana passada entre as tropas governamentais e as da Renamo, devido à disputa sobre a lagoa de Mpunze, na localidade de Nhabondze, no distrito do Guijá, na província de Gaza.
Por outro lado, deverão apreciar o relatório dos peritos militares do Governo e da Renamo resultante da habitual reunião das sextas-feiras entre estes e o Comando Central da EMOCH. Neste ponto, deverá ser esclarecido se há consenso entre as partes sobre a permanência, como comandante da EMOCHM, do coronel zimbabweano Nelson Munjaranji, que foi colocado pelo Governo a dirigir interinamente a missão internacional de observadores militares, cujo mandato foi prorrogado por mais 60 dias.
As negociações políticas entre o Governo e a Renamo terminaram a ronda anterior, há duas semanas, com mais um impasse sobre os mesmos pontos em divergência, que são as questões militares e a despartidarização do aparelho de Estado.
Nessa ronda, as partes analisaram o relatório dos peritos militares, a implementação do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, a reestruturação da EMOCHM e a despartidarização do aparelho de Estado.
Da análise do relatório dos peritos militares resultou que, na sequência da saída da EMOCHM de alguns países, o coronel zimbabweano Nelson Munjaranji, afecto à sede da missão, passaria a dirigir o Comando Central.
Os peritos militares propuseram a movimentação de oficiais nas subunidades, para dar consistência aos locais onde se prevê maior trabalho no processo de enquadramento, integração e reinserção social e económica dos homens da Renamo, concretamente a província de Sofala.
Segundo foi dado a conhecer, todas as subunidades têm peritos militares estrangeiros.
O Governo já disse que não tem objecção em relação a essas propostas, enquanto a Renamo preferiu ir fazer consultas internas no partido, consultas essas que continuam até hoje.
Mas o Governo acabou por decidir que, até que haja consenso, o coronel zimbabweano vai dirigir interinamente a EMOCHM.
Os observadores militares do Zimbabwe na EMOCHM têm sido considerados, pela Renamo, como espiões, razão pela qual existem muitas desconfianças sobre esses oficiais.
O Comando Central da EMOCHM tinha como comandante o brigadeiro Therego Tseretse, do Botswana, que era coadjuvado por quatro oficiais, sendo dois estrangeiros e dois nacionais.
A Renamo insiste na necessidade de existência de um fundo de integração, uma exigência que é recusada pelo Governo, pois considera que “nenhum cidadão moçambicano precisa de fundo de integração quando é incorporado ou integrado nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique e na Polícia da República de Moçambique, porque, a partir do momento de integração, passa a ter uma remuneração”.
O Governo diz que não vê razões para que, neste processo de integração, haja fundo de integração.
A Renamo insiste ainda, como pré-condição para iniciar o processo de implementação do Acordo de Cessação das Hostilidades, que haja partilha de responsabilidades nas funções de chefia e de comando das FADM. (Bernardo Álvaro)



Bernardino Macome Antonio O povo espera solucoes praticas neste dialogo, senhores membros das duas delegacoes. Please
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Até k fim comentar coisa boa. hoje acordou bem, acho eu.

Bernardino Macome Antonio Sempre estive bem, so que nao me simpatizo com a forma que este jornal aborda as informacoes: Todas CONTRA governo7Frelimo.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Sr. Bernardino Macome, diga-me uma coisa, achas k o canalmoz, xta a inventar toda essa informação k nos traz cada dia k passa? Só o jornal notícias, domingo, diário e público é k falam a verdade não é?

Bernardino Macome Antonio Mas sera possivel, num pais com mais de 24 milhoes de habitantes, apenas os eram serem do mesmo partido? Sera que para si na renamo, no mdm, pt, verdes, pimo tudo corre as maravilhas nada corre errado? o que me espanta todos dias tem algo a dizer ou da frelimo ou do governo, dai que concluio que sim sao fofocas.

Wilson Junior Mukavely Mukavely Nada de entregar os guerrilheiros se nao acabamos contgo macuiane
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Wilson Junior Mukavely Mukavely Macuiane nao pode entregar a lista favor
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Isaias Adelino Joao Joao falem de coisas boas, pois faz bem a alma. nao vivam endiabrados. mocambique tambem tem coisas boas.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Porke é k não tiram esse peixe seco nas negociações Pa?

Bernardino Macome Antonio E porque nao tiram Macuiane?

Cláudio Vilanculos Vilanculos Sr. Bernardino, kem xta a deficultar lá nas negociações é o governo não é macuiane.

Bernardino Macome Antonio Para mim e a Renamo que nao quer entregar as listas


Helio Fernandes Benzema Esses nada fazem em prol da paz so vao tomar cafe. No centro d conferencias Joaquim Chissano.

Reinaldo Xavier Manhiça Essas negociaçoes q nao soluçoes

Consulo Burramo Meus senhores estamos cansados com esta vossa politica aque em Mocambique e que nunca ira encher prato de orfaos nem desamparados quando comesarem com o barulho das vossas armas que agora usam para nos assaltar.da qui a pouco o povo Mocambicano vai deixar de adorar politica para adorar Allah.



11 h · 


Moçambique com um dos piores sistemas de Educação em África (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Um inquérito do Banco Mundial sobre a Educação em Moçambique, apresentado na semana passada em Maputo, indica que o país tem o índice mais baixo de competência dos professores, comparado com outros cinco Estados africanos avaliados no âmbito do inquérito sobre os Indicadores de Prestação de Serviços (IPS) do sector da Educação, um programa que é desenvolvido pelo Banco Mundial, o Consórcio de Pesquisa Económica Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento.
“Do grupo de sete países que participaram na nossa análise, Moçambique tem, na competência dos professores, o nível mais baixo”, disse Ezequiel Molina, pesquisador e economista do Banco Mundial, durante a apresentação do inquérito sobre os Indicadores de Prestação de Serviços do sector da Educação, citado pela Lusa.
Segundo o estudo, a pontuação média dos professores moçambicanos no teste de Língua, Matemática e Pedagogia foi de 29%, o pior desempenho, em comparação com o Quénia, a Tanzânia, a Nigéria, o Togo e o Uganda. O sétimo país constante do IPS, o Senegal, não foi analisado nos testes de competência.
No teste da Língua, os docentes moçambicanos identificaram apenas dois em vinte erros, e no de Matemática apenas 65% conseguiram subtrair 86-55.
“Em resumo, os alunos moçambicanos estão em desvantagem na qualidade do serviço que recebem, em comparação com os seus pares noutros países do IPS, o que se traduz em resultados significativamente menores do seu desempenho”, conclui o estudo, assinalando que, à semelhança dos seus professores, os estudantes deste país tiveram também a pior pontuação nos testes, com uma média de 24%, em comparação com uma média de 53% nos outros Estados.
Apesar de considerar que Moçambique tem investido na eficiência do sistema educacional, Ezequiel Molina considera necessário mais apoio à classe profissional dos professores, salientando que é preciso também actualizar as competências dos pedagogos, para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
“Os professores não podem ensinar sem saber, e as crianças não podem aprender sem professores competentes”, afirmou Ezequiel Molina.
O estudo demonstra que Moçambique teve um fraco desempenho no que respeita à presença dos professores na sala de aulas, indicando que, em visitas não anunciadas, 45% estavam ausentes, uma situação agravada também pela falta de comparência dos próprios directores das escolas.
“O resultado é que os alunos apenas recebem uma média de uma hora e 41 minutos de ensino por dia”, segundo o documento, ou, “em 190 dias de aulas, apenas recebem, de facto, 74 dias de aulas”.
Associado à falta de competências e à ausência dos professores, o estudo destaca também a alta taxa de absentismo dos alunos nas escolas moçambicanas.
“Apesar de termos, em média, mais de 40 alunos matriculados por turma, apenas 17% deles comparecem às aulas”, disse Ezequiel Molina, referindo que o absentismo é mais frequente no Centro e no Norte de Moçambique, onde a situação da Educação é pior.
Apesar dos problemas apresentados, o pesquisador considera que Moçambique está num bom caminho, destacando que, comparativamente com os outros Estados, o país dispõe de mais equipamentos, o que facilita o processo de ensino e aprendizagem.
“Quase 75% das escolas que foram analisadas tinham os materiais necessários, os alunos tinham cadernos e canetas, e 69% das crianças tinham livros escolares”, afirmou.
O pesquisador sugere que Moçambique intensifique acções para melhorar o sector da Educação, esperando que, nos próximos dois anos, o país registe melhorias nos problemas apontados.
“O nosso objetivo é divulgar estes dados para que os países em estudo possam melhorar o sector da Educação”, disse.
A pesquisa, que foi realizada entre Março e Junho do ano passado, abrangeu 1006 professores e 1731 alunos de 200 escolas moçambicanas.
O IPS é um programa desenvolvido pelo Banco Mundial, o Consórcio de Pesquisa Económica Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento, cujo objectivo é analisar a qualidade da prestação de serviços básicos nos países africanos. (Redacção)


Paulo Baulene Hummmmm....! Esses pesquisadores perguntaram aos docentes o porque deste baixo aproveitamento? O salario é baixo e o custo de vida é tão alto, como que este professor vai ter moral de ensinar condignamente? Este mesmo professor é exigido um aproveitamento de 100% nas classes sem exames e 89% nas classes com exame. Este mesmo professor é chamado de improdutivo no fim do dia enquanto é ele que organiza e recebe os ilustres governantes nas suas visitas. Tambem.....chega....! Não posso falar muito.

Pedro Francisco E' fruto de pessimas politicas educacionais ,passagems automaticas ,pressao de percentagens aos docentes ,pessimos salarios ,nomeacao de directores por confianca politica nao tecnica ,como consequencia muitos directores sao incompententes ,porque nao foram nomeados por merito ,mais sim demerito

Lizele Isaque Isaque Isso que faltva somente
Gosto · 1 · 11 h

Carlos Pinto De acordo


Arsenio Massango Montaram um sistema de educação sem engrenagem, depois apontagem as culpas aos docentes e aos alunos. Saibam que apontam voces aos outros com um dedo e outros tantos dedos apontam a si mesmo, como o grande culpado. Como é que os mesmos professores que eram considerados bons ontem, hoje são péssimos? Desaprenderam?
Gosto · Responder · 4 · 11 h

Alberto Mussana Os nossos governantes estao felizes porque puseram o pais analfabeto. Viva o governo da frelimo.
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Nelson Bene Jo Ai! Isso dueu,da pra mudar um pouco.mas a culpa nao esta centralizada no professores e alunos embora que os dois tenham por um lado uma culpa, o "IPS" sabe muito bem de quem e a culpa
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Isaias Nyamunda “Os professores não podem ensinar sem saber, e as crianças não podem aprender sem professores competentes”, afirmou Ezequiel Molina
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Salazar Picardo Que dispobilize tal estudo



Nelson Cataca mas tbem avaliam so mil profexorx e dizem k a maioria d pais nao sabem ensinar, sao faltosos. . .vao paxear longe exes do bnko mundial pa . .
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Julio Lacitela Nelson, na sua bagagem academica aprendeste ESTATISTICA? Parece zue nao.
Gosto · 1 · 11 h

Nelson Cataca um estudo so é valido se analisar mais que a metad da populaxao em causa! mil nem chegam ao numer d um distrito

Mateus Francisco Navaia Nélson não é verdade o que defendes. A Estatística tem regras (amostragem) e são válidas para toda população em estudo.
Gosto · 2 · 10 h

Nelson Cataca É uma kestao de logika e nao de repetixao. exemplo: moz tem por ai 130 distritos, eu analiso apenas 30, seria logico atribuir os resultados pa tdo pais???? So s eu kiser ferar o pais tod né . 


Idalino Uache So agora e k viram isso?

Abilio Manel Frelimo é fez é qi Faz

Vania Manuel Tenda Eu entendo de estatisticas, se calhar houve problema de amostra, alem disso tomaram em cosideraçäo todas varuaveis estatisticas? Eu nao concordo.

Gilson Pai De Azagaia Se um dia eu for professor, aluno nao vai passar sem me dar dinheiro, pok o salario é uma miseria!

Enio Jorge Malema Saudades da era do papa Samora

Mateus Francisco Navaia Educação tem muitos problemas que não cabem neste espaço e com o actual currículo veio agravar a situação e quase ninguém se empenha, há total relaxamento, 90% dos professores afectes nas zonas rurais, vivem em péssimas condições.

Atalino Cuamba Concordo contigo meu caro amigo,o professor vive mal,o k espera de um professor k viaja 20 km de tractor,come mal,dorme mal,nao tem acesso a informaxao,a educaxao requer um debate muito profundo e algo muitos esquecem,no campo e na cidade a aprendizagem nunca ira' ocorrer da mesma forma,no campo ,o professor para ensinar a cie'ncia primeiro tem k ensinar o aluno a falar a lingua Portuguesa,a minha sobrinha k so' vai a escolinha fala melhor portugues do k um aluno k vive no campo mas k esta a fazer 7 classe.

Flavio Moises As más condições d vida nao servem p justificar a ignorancia do professor. Se aprendou enquando esteve n cidad com boas condições no pode desaprender por falta d condições. A questão é investir na formçao do professor

Flavio Moises Um velho adagio diz "nao adianta correr atraz das borboletas porque elas fogem, cuide apenas do seu jardim que as borboletas virao"


Aello Campos Miranda Nao é da minha conta

Bernardo Mahara Concordou com o comentario do Pedro Francisco. A culpa é do proprio sistema educacional implantado no pais. Esses profs sao do sistema d passagem automatica .
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Salazar Picardo Pessoalmente, gostaria de ver este relatório e completo, incluindo os instrumentos de recolha de dados e os referidos textos. Muitas . Onde posso encontrar?

Luis Ribeiro as pessoas que devem Zelar pela educação em moz tem os filhos a estudarem fora de país ou nas escolas internacionais

Arlindo António Chiuiane Nhantumbo Hà muitas questôes omissas.O professor é o culpado do colapso do sistema.Muita hipocrisia.Aliâs o Banco Mundial nâo se revè no colapso do sistema.Quem defende os cortes no sector pùblico?Vamos analisar os factos com seriedade.Parece o cenàrio de caça às bruxas.

Adriano Felix Penso que ainda não houve quem apontasse o professor como causa do colapso de todo o sistema. Os estudos, até aqui, revelaram haver problemas de competência psicopedagógica na maioria da classe. E se aceitarmos isto como verdade, saberemos a seguir que...Ver mais

Armando Mazoio Mazoio Antes peço perdao em especial aos editores do canal de Moçambique, espanta-me a capacidade desse jornal de falar mal de tudo. Tudo esta errado, todos sao ladroes sera mesmo?um bom avaliador diz o que esta errado e o que bom, ser jornalista nao e usar o jornal para chamar nomes, faltar respeito ao próximo,é triste ver tanto fel, veneno contra tudo quanto é dirigente, meus amigos kadaf, saddan hussen, mubarrak e outros eram ditadores e ladroes na visao do ocidente, hoje os libios os irraquianos pensam da mesma maneira? Duvido muito, mais poderia dizer,mas acho que é suficiente apenas terminar por dizer ninguem vai ter e puder e deixar o seu filho, irmão a passar fome sempre vai ajudar.

Inacio Salatiel Salatiel Mas essa agencia, fez aonde tal pesquisa ? Por outro lado, a qualidade n s alcanca somente pelos materiais mas, a partir das motivacoes d prof e muito mais...! 
K se faca uma revolucao n educacao d k andar a s evocar cd pretextos.

Atalino Cuamba Mas uma vez a pesquisa peca por refutar a culta para um u'nico grupo de profissional,o mesmo k aconteceu ao quao das declaraxoes da Graxa Machel,eu sou docente e sinto na pele todos os ploblemas k esse sector tem,desde o curriculo,professores,governo e muito mas,aqui em Moz existem localidades k por mas k o professor seja bom,pode tornar se num autentico burro,disculpem-me a expressao,eu sou da opiniao de k o pai'z todo esta' podre e doente,sabem o k o director da minha escola faz?pork ele nao tem nenhuma formaxao como gestor ,k resultodos vces esperam dum professor k foi formado para ensinar englesh mas k este nao esta' a englesh esta' a dar cadeiras do curso de regular?se quiserem boa qualidade e' melhor investirem deixarem de falarem muito enquanto nao cativam as pessoas.

Carlos Pinto A culpa de quem???

Nelson Bene Jo Educacao em mozambique.a minha pergunta e quando q iniciou fracaso na educacao?

Nelson Joquim Por onde anda professor,Choveque,Contino,Sumula,Niconte, Augusto para responder isso?.

Zulficar Mahomed Quém é o candidato à condecoração ?

Mercio Goenha Se não fizermos uma introspecção perante estes resultados, Moçambique será um País de empregados só para servir os País que sabem algo a mais do que nós. Oohh, sorry, já esta acontecer.

Azarias Felisberto Nelson Catana ,o que seria uma pesquisa no teu entender? O numero de escolas ,professores e alunos avaliados é suficiente para tirar a conclusao. Eu trabalho com as escolas a 4 anos ,e no distrito os professores aparecem e dao aulas quando querem .o proprio professor tem défice no processo de ensino e aprendizagem. Aqui é normal um aluno da 5¤classe nao saber escrever o proprio nome . Em suma falta de claros criterios de seleçao e supervisao para os docentes
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Eduardo Tai Dos Muchangos Azarias, mais cuidado com as analises que fazes. Os resultados das pequisas que fazes APENAS NAS ESCOLAS, não podes os ter como como conclusivos. Ja foste as direcções distritais e provinciais? Ao ministério ja? Ja foste a s escolas nos dias de reuniões pra ver se os encarregados de educação aos menos se preocupam com os seus educandos? Ja viste que horas seus vizinhos menores de idade dormem, mesmo sabendo que terão teste no dia seguinte? Já procuraste questionar as competências dos ministros? Já foste aos centros de formação de professores pra avaliar a qualidade de formação de professores? Se estás realmente preocupado com a educação no geral, procure olhar no sistema como um todo.
Gosto · 1 · 2 h · Editado

Azarias Felisberto Mano Eduardo Tai Dos Muchangos, tenho ido sim , ( Magude, Moamba,Manhiça, Matituine .BILENE, guija) na va optica a pespuisa seria valida se tivesse abrangido escolas todo país? Nao achas que em cinco escolas ja podemos saber avaliar a situação . Eu trabalho no distrito e posso provar tudo o que digo.

Laurinda Sabonete Muito neptismo a nivel das Instituicoes publicas, da nisso. Os cargos nao sao assumidos pela competencia, mas sim, pela confianca e amizade(Neptismo).

Mapamo Chesco Samo Tudo o que é barato tràs consequência e o ambicioso morre rapido.quanto é que recebe um basico após 3o dias,e o governo para ser doado tem que apresentar 98'/. Aos patroes. É assim q s planta o analfabeto escolado.

Cunhas Mucavel Ja se esperava este tipo de análise, os doadores ditaram os critérios para poderem apoiar a educação , introduzirão as passagens automáticas, querião ver o nr crescente nos relatórios sem se preocupar com a qualidade e hoje viraram, estão a criticar, enquanto foram eles que fragilizaram o nosso ensino

Manuel Jeque Francisco ONDE VAMOS MOÇAMBIQUE?

Sem comentários: