segunda-feira, 13 de abril de 2015

Celso Correia, ‘chairman’ do BCI, é referido nos documentos do Wikileaks como cúmplice do tráfico. 13 Dez 2010

EMPRESAS
13 DEZ 2010


EUA envolvem Parceiro da CGD e do BPI no tráfico de droga
FILIPE ALVES13 Dez 2010

Celso Correia, ‘chairman’ do BCI, banco da Caixa e do BPI, é referido nos documentos do Wikileaks como cúmplice do tráfico.

O presidente do conselho de administração do banco BCI, que tem a Caixa e o BPI como principais accionistas, é uma das personalidades referenciadas pelos diplomatas dos Estados Unidos como estando envolvidas no tráfico de droga em Moçambique. A alusão a Celso Correia é feita num telegrama que foi enviado ao Departamento de Estado pela embaixada norte-americana em Maputo e divulgado pelo ‘site' Wikileaks.

No documento, datado de 28 de Janeiro e assinado pelo então encarregado de negócios dos EUA em Maputo, Todd Chapman, Celso Correia é identificado como "testa de ferro" no âmbito de uma teia de corrupção e de tráfico de droga envolvendo as mais altas figuras do Estado moçambicano, incluindo o presidente da República Armando Guebuza, o seu antecessor Joaquim Chissano e a ex-primeira-ministra Luísa Diogo. Segundo o diplomata dos Estados Unidos, estes altos responsáveis serão cúmplices de Mohamed Bashir Suleman e Ghulam Rassul Moti, tidos como os maiores traficantes de droga do país.

O papel de Celso Correia no alegado esquema denunciado por Todd Chapman tem a ver com o facto de a sua empresa ser responsável pela gestão do porto de Nacala. Esta infra-estrutura "infame por permitir a entrada de droga vinda do Sudoeste Asiático, foi recentemente atribuída a Celso Correia, da Insitec, uma companhia de fachada de Guebuza", escreveu Todd Chapman, referindo que a partir de então os subornos dos traficantes deixaram de ser pagos aos responsáveis locais para passarem a ser entregues a dirigentes de topo da Frelimo.

Citando um empresário conhecedor da realidade moçambicana, Chapman descreveu Celso Correia como um "rapaz de 30 anos sem experiência profissional nem curso superior, mas que demonstra grande lealdade para com Guebuza".

Celso Correia é ‘chairman' do BPI por ser presidente da Insitec, que em 2007 comprou 18% do banco à SCI (empresa que tinha Armando Guebuza entre os seus accionistas). O restante capital está distribuído pela CGD (51%), BPI (30%) e vários pequenos accionistas (1%). Fontes em Moçambique explicaram ao Diário Económico que terá sido a CGD que financiou a Insitec para que esta comprasse a participação no BCI aos anteriores sócios moçambicanos, por um valor de 50 milhões de dólares.

Governo de Moçambique desmente

Contactadas pelo Diário Económico, fontes oficiais do BPI e da Caixa não quiseram fazer comentários. Também o BCI e a Insitec não quiseram comentar. O Diário Económico tentou contactar Celso Correia, através das assessorias de imprensa do BCI e da Insitec, mas não foi possível obter esclarecimentos até ao fecho da edição.
Já o Governo de Moçambique desmentiu, através de um comunicado, as informações tornadas públicas pelo WikiLeaks. "Essas informações não têm qualquer base de sustentação e atentam contra a imagem, o prestígio e o bom nome do Estado moçambicano e dos seus dirigentes", refere.




314 SHARES
0LEITORES ONLINE

COMENTÁRIOS


"O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".
EMPRESAS
16 ABR 2014


Zara recorre de condenação de escravidão no Brasil
MARIA ANA BARROSO

O gigante mundial de retalho foi condenado na segunda-feira por trabalho escravo na subcontratação de oficinas de costura.
213 SHARES
0LEITORES ONLINE
EMPRESAS
16 ABR 2014


Smartphones com sistema antirroubo em 2015
ECONÓMICO

Equipamentos vão passar a ter sistema de gestão à distância em caso de roubo ou perda.
44 SHARES
0LEITORES ONLINE
EMPRESAS
16 ABR 2014


A plataforma de perfuração de petróleo que anda
REUTERS

Pode não parecer, mas esta plataforma de perfuração de petróleo faz coisas que poucas conseguem: anda.
19 SHARES
0LEITORES ONLINE





TRENDING NOW
EMPRESAS
16 ABR 2014


Greve de 30 mil na China afecta produção da Nike e Adidas
PAULO ZACARIAS GOMES

A greve de milhares de trabalhadores na fábrica da Yue Yuen em Dongguan, China - que reclamam melhores remunerações e regalias - entrou hoje no terceiro dia e está a afectar a produção de calçado desportivo das marcas Nike e Adidas.
123 SHARES
0LEITORES ONLINE

Adidas espera impulso nas vendas com Mundial do Brasil
PIB da China cresceu 7,4% no primeiro trimestre
EMPRESAS
16 ABR 2014


Dividendos das telecoms europeias caíram 50% em cinco anos
MARIA ANA BARROSO

As cinco maiores operadoras da zona euro vão pagar 7,66 mil milhões este ano, face a 16 mil milhões em 2009.
11 SHARES
0LEITORES ONLINE
EMPRESAS
16 ABR 2014


Semapa colocou 150 milhões em obrigações com procura a duplicar a oferta
RUI BARROSO

A procura por estes títulos com maturidade a cinco anos foi mais do dobro da oferta, com os investidores a colocarem ordens de 309,2 milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pela entidade que gere a bolsa portuguesa, a NYSE Euronext.
6 SHARES
0LEITORES ONLINE





Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Sem comentários: