quarta-feira, 15 de abril de 2015

As vezes a Renamo não sabe jogar no seguro.


Desconhecimento da teoria/princípio "win-win"
As vezes a renamo nao sabe jogar no seguro.
A renamo votou contra o programa quinquenal do governo (PQG), e fara o mesmo com o Orcamento geral (OGE), e a mesma renamo espera que a frelimo vote (obrigatoriamente) a favor o seu ante-projecto das "regioes automaticas"? alias, " Autarquias Provincias?
Assim a renamo vai chumbar todas as propostas do governo, mesmo sendo boas vai chumbar? so porque eh governo da frelimo?
Apenas uma reflexao.
  • 3 people like this.
  • Affonso Guerreiro Nada a ver.
    4 hrs · Like
  • Orlando Chirrinze Elabore um pouco mais, compatriota Affonso Guerreiro
    4 hrs · Like · 1
  • José de Matos Nao tem nada a ver, o Orçamento, o PQG e o PES sao instrumentos de governaçao, nao é anormal a Oposiçao reprovar esses instrumentos! No caso do PQG, a Oposiçao apontou algumas lacunas! 
    A questao da proposta da Renamo é do interesse nacional, de modo algum pode ser reprovada antes de ser estudada, como alguns da Frelimo fizeram!
    3 hrs · Like · 2
  • Orlando Chirrinze O caso do PQG não é de interesse nacional, meu caroJosé de Matos?
    2 hrs · Like
  • José de Matos é do interesse nacional mas é a proposta de um Governo, e neste caso foram apontadas graves lacunos!
    é errado estarmos a ligar as duas coisas, fica a ideia de que estao a sugerir que a Renamo devia aprovar os instrumentos, mesmo sem qualidade, e em contrapartida a Frelimo aprovaria a proposta da Renamo!
    Absurdo!
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Orlando Chirrinze É o princípio de win-win. 
    Na escola, nas dissertações e teses, aponta-se as irregularidades, dá-se recomendações mas nem por isso se reprova o estudante (a não ser que se trate de irregularidades insanáveis, o que não parece ser o caso das irregularidades levantadas pela oposição em relação ao PQG). 

    Considerando que, em muitos aspectos, a proposta da Renamo é inconstitucional (desde a forma de designação dos presidentes dos conselhos, a articulação com os órgãos locais do Estado e as autarquias já existentes nas províncias, etc), ao invés de sugerir alterações a bancada da FRELIMO pode usar o mesmo método, que é de apontar tais inconstitucionalidades e, no fim, chumbar o documento. Que tal? Seria uma medida para o mesmo peso, não?
    2 hrs · Like
  • José de Matos Pois, mas a inconstitucionalidade é um argumento ambiguo e polemico! A verdade é que, ao contrario do que muitos diziam, a proposta da Renamo vai mesmo ser estudada e discutida! Se nao esta bem, entao a Frelimo vai ter de propor melhorias! O facto é que, independentemente da Renamo, o caminho é mesmo a deascentralizaçao!
    Quanto ao PQG, foram apresentadas lacunas, na AR e em derbates, e vejo que foi aprovado sem corrigirem as lacunas! Ja agora, podemos questionar se o anterior plano foi bem aplicado, pois continuamos com os mesmos problemas em varias areas.
    Portanto, trata-se de um Palno, que em democracia funcional pode ser reprovado, bem como o OE e o PES.
    A proposta da Renamo nao serve apenas termporariamente, trata-se de uma mudança radical na estrutura politica !
    2 hrs · Like · 1
  • Francisco Pedro Chipe Chipe Também quem vai morrer não é gente do facebook mesmo...queria ver se fosse aquele cidadão pacato das zonas recondidas q sofre na pele quando hostilidades...já existe destralização até em países mais ricos nós.Qual é o medo afinal?
    2 hrs · Like
  • Orlando Chirrinze Se reconhece que se trata de uma mudança radical (a proposta da Renamo), então ela deve ir a referendo! Todas as matérias que alteram substancialmente o nosso ordenamento jurídico, afecta a estrutura administrativa e a forma de governação, ou mexe com os direitos e liberdades dos cidadãos, devem ser submetidas a referendo, diz a CRM. Curiosamente, a Renamo finge que não sabe disso, sr. José de Matos!
    2 hrs · Like
  • José de Matos Orlando, e porque a Frelimo nao propos referendo em vez de dizer qu evai reprovar, ainda antes de conhecer o projecto? Se for a referendo, de certeza que o projecto nao sera aprovado? 
    A opiniao de muitos juristas, é que o Projecto nao fere a CRM! E se fere ou tem lacunas, pode haver consenso em melhorias! Agora o que nao podem é reprovar sem estudarem nem apresentarem melhorias1
    2 hrs · Like
  • Francisco Pedro Chipe Chipe Não ha nada q nao se altera quando quero se evitar algo maior. Quem faz a lei é o homem.Ha muita coisa aq q anda fora da lei,mas a gente deixa passar ou finge q na vê também.kikiki nós queremos é estabilidad
    2 hrs · Like
  • Orlando Chirrinze Talvez a FRELIMO ainda vá a tempo de propor o referendo, quando o projecto estiver a ser discutido em sede própria. Neste momento a FRELIMO ainda não conhece tal projecto. Não nega que ela, a FRELIMO, se antecipou ao projecto, mas isso é jogo político. Quando a se será aprovado ou não, só o resultado do referendo pode responder (ao que a Renamo há-de vir, caso seja reprovado, lamentar-se é dizer que a FRELIMO cometeu fraude). 
    Em relação aos juristas, sei que teve acesso às conclusões do Ordem dos Advogados!
    2 hrs · Like
  • José de Matos Exactamente, Francisco,cansei-me de ver a Lei ser usada como desculpa para varias coisas, a Lei nao pode ser vista como barreira!
    2 hrs · Like
  • Orlando Chirrinze Francisco Pedro, acha correcto termos que acomodar interesses de um partido para garantirmos a estabilidade? Não é assim que se constrói um país.
    2 hrs · Like
  • José de Matos Orlando, e eu nem sequer vou citar Cistac! E mais uma vez, se legalmente a proposta levanta problemas, entao vao ter de melhorar e arranjar consensos, nao podem reproval so porque nao serve os interesses de um Partido e de uma elite!
    2 hrs · Like
  • Affonso Guerreiro Orlando Chirrinze, ir a referendo naquelas zonas? Bem, tenho quase certeza do resultado. Os *curiosos* mostram a tendência.

    Agora, sugerir que a RENAMO devia dar um sim ao PQG para por isso a FRELIMO (que já disse que vai reprovar), aprovar o ante-projecto.. Lol..
    Sem falar da razäo da criaçäo do ante-projecto, que é bem diferente das do PQG.
    2 hrs · Like · 1
  • Rui Neves Eu penso que o referendo era o mais adequado, sob o risco de se estar a tomar decisoes em nome do Povo que na verdade nao vao ao encontro das aspiraçoes desse mesmo Povo.
    1 hr · Like
  • Lá, na Assembleia da República, a Renamo não está sendo humilde para com a inofensiva Frelimo. Depois de chamar de «ilegal» o Governo que a Frelimo sustenta com que moral vai exigir dela que lhe aprove o seu anti-projecto?
    Like · Comment · 

Sem comentários: