sexta-feira, 17 de abril de 2015

Al-Qaeda toma aeroporto no Iémen


Incidente acontece alguns dias depois de um líder de topo do grupo Ibrahim al-Rubaish ter sido morto num ataque aéreo no país.

Por: Redação / SS - atualizada às 16:13    |   ontem às 15:51
A organização talibã Al-Qaeda tomou o controlo do maior aeroporto no sul do Iémen, esta quinta-feira, segundo a Associated Press.

Para já não há informações quanto ao registo de vítimas.

O incidente acontece alguns dias depois de um líder de topo do grupo Ibrahim al-Rubaish ter sido morto num ataque aéreo no país.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos reconheceu na semana passada que aAl Qaeda tem avançado no terreno no Iémen. «Vimos grandes progressos no terreno», admitiu Ashton Carter.

As condições de segurança têm-se agravado nos últimos meses no Iémen.

Por um lado, as milícias houties, que já tomaram a maior cidade do país e capital, Sanaa, contestam o governo e procuram combater as forças governamentais.  A Arábia Saudita lançou uma operação militar, com vários ataques aéreos, que envolve «mais de dez países», para defender o Presidente iemenita, contestado pelos rebeldes. 

Depois, para além da crise interna,  o Iémen vê-se a braços com a presença de células terroristas ligadas à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico. Um atentado do Estado Islâmico a duas mesquitas fez mais de 100 mortos a 20 de março. 

A insegurança no país foi o motivo pelo qual os EUA decidiram retirar o seu pessoal do Iémen 

Outro efeito desta instabilidade é o aumento do preço do petróleo, que por sua vez, influencia os mercados 

Sem comentários: