terça-feira, 14 de abril de 2015

A OJM está a saque: 5 viaturas estão na posse exclusiva do Secretário-geral e seus familiares

8 hrs · 

A OJM está a saque

Partilho hoje o relatório do Conselho Jurisdicional à VI Sessão do Comité Central da OJM.
Quando ontem partilhei a sua resolução, há quem me chamou de mentiroso. E também há quem disse que o relatório foi discutido e aprovado com unanimidade e aclamação.
Ora para quem for a ler o relatório todo, chegará a conclusão que não havia nada a aclamar unanimamente senão mesmo levar a direcção toda a cadeia.
O relatório detectou crimes puníveis nos termos da lei e, tal como disse ontem, a liderança só não caiu porque o compadrio foi mais forte. Alguns exemplos, que vão encontrar no relatório.


Na página 5 do relatório pode se ler que o secretariado da OJM adquiriu 5 viaturas para o beneficio exclusivo e pessoal dos membros do secretariado sem planificação e aprovação pelo comitê central, deixando de fora as actividades de extrema importância política e previamente aprovadas pelo órgão. Pior que isso, três das 5 viaturas estão na posse exclusiva do Secretário-geral e seus familiares, nomeadamente Ford Ranger, GWM e Toyota Hilux, pode se ler no relatório.

Mais de 4 milhões de meticais em gastos não devidamente justificados ou autorizados, para além de aproximadamente 40 mil meticais claramente não justificados.

O que mais me preocupa a mim não é necessariamente os dinheiros. Que comam se os memebros da OJM pouco se importarem por isso. O que mais me preocupa é o facto de alguns membros da Comissão Política da Frelimo ter ilegalmente destituido a anterior liderança para em substituição montarem lá a actual. A menos que fosse para melhorar.
O relatório é claro ao dizer que as actividades não foram cumpridas. Os planos foram ignorados; as incompatibilidades abundam e a disciplina voou pela janela. A OJM está a saque.
É este relatório que dizem que foi aprovado por unanimidade e aclamação? EM vez de aprova-lo, não seria melhor terem deixado o lugar à disposição para permitir que outros levassem o barco a bom porto? O que a direcção da actual OJM vai fazer até o fim do seu mandato não será melhorar mas sim apagar as pistas incriminatórias de todo dano feito.
E é por isso que partilho este relatório. Para que todos saibam e não se esqueçam do seu legado.


PDF File
ONEDRIVE.LIVE.COM



80 people like this.


Cristina Ussene Mas Moçambique tem muito dinheiro. Todo lado se descansa porque? Que tipo de africanos somos nós?
8 hrs · Like · 2

Cristina Ussene Queria dizer desbanjar dinheiro.

Eusebio Jose Obrigado grande Egidio Vaz

Egidio Vaz Pelo menos ficamos a saber o que de facto estavam a fazer eles. O resto, que não nos engane mais! Afinal toda a luta era mesmo para aceder ao tacho e não ao trabalho! Valha-me Deus.
8 hrs · Like · 6

Elecas António xiiii .....o herdeiro e sempre o herdeiro. Nasceu e ja rouba como o pai.... Será que esses sao mesmo os futuros deste país????

Eusebio Jose Acho que e altura de mudarem de nome para OJF, nao me sinto representado numa organizacao q tdo gira em torno de um partido,sou apartidario...

Julio Lacitela Qual é o seu problema Egidio Vaz? Se um grupo decide assaltar um banco como se chama a comunhao na decisão? Nao sera por UNANIMIDADE e ACLAMAÇÃO? Come on!!!
8 hrs · Like · 3

Eusébio A. P. Gwembe Futuros líderes da nação no viveiro.
8 hrs · Like · 3

Egidio Vaz Julio Lacitela, sim, será mesmo por unanimidade e aclamação. De facto.
8 hrs · Like · 1

Egidio Vaz Qual é o seu posicionamento Eusébio A. P. Gwembe perante esta evidente quebra dos valores do partido Frelimo?
8 hrs · Like · 1

Jorge Matine Egidio Vaz, eu gostei muito do relatorio pela qualidade e responsabilidade como foi redigido. Leio todos os dias relatorios de empresas publicas e organizacoes da SC, fico satisfeito em ver uma organizacao de jovens e politica assumir tamanha responsabilidade na exposicao dos factos, porque nao conheco a vida interna da organizacao nao vou comentar os conteudos mas este tipo de documentos e accoes sao um passo importante para uma cultura politica mais responsavel. O ano passado fui a uma assembleia geral de uma associacao de classe de grande renome no país e o relatorio do conselho fiscal era de longe muito pobre e nulo comparado com este. so posso encorajar que a OJM cultive e incentive maior competencia e responsabilidades a orgaos como estes.
8 hrs · Edited · Like · 10

Manuel Paulo A. Cossa Faltam aqui os comentários de duas pessoas que estiveram no Halley e alegaram mentira tudo o que o caro Egidio Vaz postou ontem! Pelo tempo desta postagem (22min) penso que ainda estão a inventar algo!
8 hrs · Like · 7

Egidio Vaz Jorge Matine, obrigado pelo comentário...Por mim, também poderiam ser mais incisivos em relação as recomendações. Em todo caso, foram heroicos.

Jorge Matine Compreendo o teu ponto Egidio Vaz, mas isso depende tambem de dinamicas que so a organizacao domina. Nao acho que foram heroicos mas sim foram responsaveis e disciplinados no cumprimento das suas competencias.

Dércio Ernesto Onde será que anda o Mutenda?
8 hrs · Like · 2

Egidio Vaz Dércio Ernesto pa, o Mendes Mutenda é habitante desta terra. Ele ainda vive!
8 hrs · Like · 4

Álvaro Xerinda País a saque

Álvaro Xerinda Infelizmente algum já venderam suas almas ao diabo
8 hrs · Like · 1

Cristina Ussene 90% dos jovens são materialistas não tenhamos dúvidas. Não querem sacrifícios como os pais passaram. O mundo todo esta assim.
8 hrs · Like · 1

José Luís esta organizaçao nem deve-se chamar OJM, ja nao se adequa a realidade actual- multipartidarismo. eles tem duas opçoes: 1. OJF- organizaçao da juventude da frelimo ou 2. liga juvenil da frelimo- LF. mesmo caso é extensivo a OMM...qanto ao relatorio nada me surpreende.
8 hrs · Like · 2

José Luís esta organizaçao nem deve-se chamar OJM, ja nao se adequa a realidade actual- multipartidarismo. eles tem duas opçoes: 1. OJF- organizaçao da juventude da frelimo ou 2. liga juvenil da frelimo- LF. mesmo caso é extensivo a OMM...qanto ao relatorio nada me surpreende.
8 hrs · Like · 2

Faquira Antonio Manenja Os advogados da causa própria de ontem voltem ao debate.

Raúl Salomão Jamisse Mas bem bem quem acha Moçambique um país pobre não sabe o que os bem posicionados fazem e como vivem e alguns conceitos como pobreza, falta de alimentos não passa de uma preguiça no pensar e ou falta de olhos para ver o desenvolvimento...God damn

Ercílio Fernandes Bechardas Estou a ter dificuldades em baixar o relatório...mas vou tentando, estou curioso.

Mugabe Zito Esta de parabéns a tal CJN, agora fico muito preocupado com os comentários de ontem (das 2 pessoas) que há um dado momento pensei que tinham razão - quando te chamaram de mentiroso...foi isto que dizem que foi aprovado... meu Deus... Quiseram te ganhar por cansaço Egidio Vaz. Mas digo uma coisa, precisamos deste tipo de informação do que acontece na nossa politica. Agora estou também a me recordar de um dado porta voz que defendeu algo no comité central último e depois saiu como um gatinho molhado...

Ercílio Fernandes Bechardas Opa, já consegui...agora mbora explorá-lo. Até já.

Tambour Tchômbwane Cuco Contra factos não há argumentos mano. Espero para ver eles rebatendo este post como o fizeram ontem.
Obrigado Egidio Vaz pela informação

Kemmbo Mazithemba Filho de peixe sabe nadar.

Ercílio Fernandes Bechardas Já li. Realmente, não há motivos para que o Relatório da OJM tenha sido aprovado por unanimidade e aclamação. A ser verdade o que escrevem os membros do Conselho Jurisdicional o que se passa nesta Organização é grave!
7 hrs · Like · 2

Egidio Vaz Pois Ercílio Fernandes Bechardas. São em tenra idade artistas do mal. É grave.
7 hrs · Like · 5

Eusébio A. P. Gwembe Vaz, penso que a própria OJM possui instrumentos legais para se autodisciplinar. Do mesmo modo que foram capazes de elaborar um relatório revelando estes aspectos deviam ter a coragem para ir além de simples recomendações sob risco de a organização ser pequena em relação aos indivíduos.
7 hrs · Like · 4

Egidio Vaz Perfeito Eusébio A. P. Gwembe. Percebi. Intelligenti pauca.

Elvino Dias Hoje o Mutenda nao fala
7 hrs · Like · 2

Tomas Humbe Pequenos tubaroes igualzinho tubaroes grandes.
7 hrs · Like · 3

Jorge Matine Ercílio Fernandes Bechardas, agora os membros do CC aprovaram por aclamação, isso perante tantas irregularidades mesmo nao sabendo qual foi o contraditorio apresentado pelo secretariado, acho mesmo esquisito.
7 hrs · Like · 1

Nathaniel Mucavele E não é que ganhou mais credibilidade...

Nathaniel Mucavele Mutenda não está para dizer algo?

Flavio Santos Matsimbe Vaz, esperamos pelas reacçoes do Mendes Mutenda e da Anchia depois de muito esforço feito na tentativa de tapar o sol com a peneira, afinal de que lado reside a verdade?
7 hrs · Like · 2

Ercílio Fernandes Bechardas Pois, Jorge Matine, repara só a que conclusão chegou o Conselho Jurisdicional: "As constatações acima apresentadas ancoram na má aplicação de fundos, gestão patrimonial e abuso de poder, atropelos aos Estatutos e Directivas, comportamentos desviantes, o que teve impacto significativamente negativo ao nível da Organização e com implicações para o nosso glorioso Partido FRELIMO." Sinceramente não entendo como foi aprovado o tal relatório. Definitivamente, não é com esta gente que eu quero contar no futuro como dirigentes do País!...

Cronico Hugo Real Sinceiramente ainda nada se fez

Tony Simon II Acho que o Mendes devia dizer algo,penso eu!!
7 hrs · Like · 1

Denilsio Hilario Eu sou 100% da frelimo! Entretanto onde estão os camaradas que estavam activos nas respostas ontem?

Papy Muchanga Isso é apenas 10% o muito foi omitido onde um ladrao confessa é porque muita coisa ele nao disse! Egidio Vaz esse deve ser o rascunho nao acredito que seja o aclamado por unanimidade é crime. Ha lugar para demissao em massa.

Eusebio Jose Nao chorem por Mutemba, esta a ler tdo vai aparecer com algum argumento

Carlos Cardoso Trist que alguns defedem com unhas e dente as verdade , tentando destorcer a opiniao publica ! Mas esquecem k a verdade nao morre solteira mas sim casado com os k nela comugam!


Hortencio Lopes Com todas as constatacoes relatadas neste relatorio, se esta organizacao fosse seria penso que o secretariado seria destituido imediatamente.
6 hrs · Like · 1

Tiago Antonio Julinho Julinho Obrigado Egidio Vaz pela coerência e coragem

Tome Mutombo matenda e Anchia Talapa estamos a espera do vosso sinal.

Isaias Jaime Massango ja varias vezes fui convidado para ser membro da OJM e quase mais quase mesmo que me filiava na altura quem comandava era o Embaixador Zacarias cupela.

Ercilio Manhique Eu estive por aqui, ví, lí e percebí. Paz


Egidio Vaz Samuel Chacate, eu conheço o teu raciocinio. Contestas a exposição deste documento "interno" e condenas a minha fonte. Mais do mesmo.
5 hrs · Like · 1

Flavio Santos Matsimbe Amigos, acabo de entrar em com o ilustre, diz que a sua apariçao está condicionado a um novo rosto e nova identidade.

Nelson Junior Será que realmente a maioria do Povo Moçambicano está interessada neste braço direito da Frelimo chamado OJM?....O que voces deveriao saber,é quem pagou na organizaçao deste evento...A Frelimo?...O Estado Moçambicano?...a propria OJM?...O Nuysi fala constantemente da Uniao Nacional....mas,permite que uma organizaçao juvenal seja ela essencialmente da Frelimo...conclusao: temos a OJM,que é da Frelimo,uma outra da Renamo..;e provavelmente uma outra do MDM

Nelson Junior PS!....A organizaçao da JUventude Moçambicana deveria ser neutra politicamente....mas,como é sabido em Moçambique nada se faz sem misturar com a politca...;e assim,gera toda esta corrupçao que nao tem fim....

Milton Chembeze Flávio Matsimbe... como isso é impossivel, o homem vai ficar na toca hibernando?

Augusto Manuel EM MOCAMBIQUE PRECISAMOS REBELDES COMPETENTES E NAO CONFORMISTAS CORRUPTOS E LADROES. O que se esperava deles se guiados por uma corja de corruptos e ladroes?

Abilio Manuel Cuamba Caros. nao vejo o espanto do sumisso dos defensores da ideia de que correu tudo bem no encontro da OJM em gaza; estaria eu espantado se aparecessem tao rapdidamente, a nao ser que para pedido de desculpas ou melhores esclarecimento sobre o conteudo do documento ou dar mais informacoes sobre quais foram as explicacoes do secretariado...
4 hrs · Like · 1

Nito Ivo Coisas de vergonha so!


Nacer Choy Estou muito indignado com este relatório. Como uma organização vai omitir uma informação tão importante como está. 

PS: Situação política do país

Massada Comissario Moçambique real

=========================================================================================================================================================================================================================



Sobre a reunião do Comitê Central da OJM

Ao longo do fim-de-semana, a organização da juventude moçambicana, OJM, braço juvenil do partido Frelimo, reuniu-se em Xai-xai, longe do olhar dos jornalistas, em mais uma Sessão do Comitê Central. No final do encontro, os jornais noticiaram que a liderança da organização mereceu mais um voto de confiança, permitindo-a concluir o mandato, atém Novembro deste ano.
Em mais um exercício de escamoteamento da verdade e controlo do dano, a liderança da OJM conseguiu com relativo sucesso calar e fazer calar qualquer entusiasmo de debate público sobre a pertinência deste encontro e seu potencial na mudança da liderança.
É que para além do facto de a liderança da organização ter lá chegado graças a uma ilegalidade brutal e grotesca protagonizada pela liderança do Partido Frelimo ao remover a força e de forma verbal a anterior liderança, a actual liderança revelou-se percursora dos hábitos e práticas danosas, típicas de piratas em pleno assalto ao tesouro. Tive acesso a toda documentação e resoluções do encontro e hoje apenas partilho a resolução do Conselho Jurisdicional, que é o órgão mais importante responsável pela produção de um relatório muito cáustico. 
• Na verdade, a manutenção da actual liderança foi aparentemente de novo imposta, graças a alguns padrinhos e compadres de alguns filhos cujos parentes são membros da Comissão Política da Frelimo.
• A manutenção de Pedro Cossa foi assegurada pelo representante da Frelimo a reunião, uma vez que a organização e seus membros reprovaram os relatórios submetidos a apreciação pelos membros.
• Os relatórios submetidos pelo secretariado foram todos eles chumbados não só porque revelaram graves e insanáveis irregularidades como também são de muito má qualidade.
• Ainda não está bem definida a data de Novembro como sendo a do I Congresso. Uma Sessão Extraordinária do Comité Central deverá ser convocada para se debruçar sobre outros temas pendentes, uma vez que a agenda não foi esgotada. 
Se forem a ler a resolução que anexo neste pequeno post chegarão a conclusão dos principais problemas detectados nos relatórios submetidos. Em resumo eis as principais constatações:
• Gestão danosa dos recursos financeiros e patrimoniais da organização
• Não observância das regras e procedimentos administrativos na gestão dos fundos
• Falta de comunicação entre os diferentes tipos de órgãos e entre os membros 
• Não observância da directiva para eleições internas da organização para sanar questões relativas a incompatibilidades etc.
• Não cumprimento dos planos de actividades
• E por fim, a resolução exige uma auditoria.
O relatório que tenho é simplesmente sombrio. E, tal como expresso nesta resolução, chegará as mãos da liderança do Partido para o conhecimento.
Ou seja, Pedro Cossa e sua camarilha foram chumbados em sede própria, mas safaram-se por hora por causa de um sistema de apadrinhamento que ele e seus mais próximos correligionários gozam em sede da Comissão Política do Partido Frelimo. Mas não vai durar tanto.

PS: Eu interesso-me pela OJM porque sendo ela viveiro do futuro político da Frelimo, precisa dar o exemplo de boas práticas e não comportar-se como canteiro da mediocridade e corrupção. A actual liderança tomou de assalto e está a estragar a organização. Não sou eu que está a dizer. São os relatórios por eles próprios produzidos.
O Mendes Mutenda pode agora desmentir este documento e chamar-me de mentiroso. Ele que não sendo membro do Comitê Central da OJM fez-se a Xai-xai e de lá lançou impropérios a minha pessoa, num evidente esforço de tentar descredibilizar-me recorrendo a mentira e ao gatekeeping. Tenha a palavra amigo.


111 people like this.


Ariel Sonto Tiku 15....

Ivano Chissengue Kkkkkkkkkk. Estao a profissionalizar se esses para quando chegar a vez deles de governar, conhecerem os cilindarados esquemas de corrupcao deste partido.

Rafael Ricardo Dias Machalela Mendes Mutenda não virá aqui...

Jossias Ramos Temo que ele não venha reagir, o meu patrício Mendes Mutenda, gosta de defender o indefensavel, quando o assunto eh procura de lugar na bicha para saciar o umbigo. E, depois, da última tentativa (no post dele de ontem), desesperada de ganhar um lugar a frente da bicha (aliás, ele eh humano) temo mesmo que ele não venha reagir a esta pastagem.

Kemmbo Mazithemba uma mao externa molesta os miudos. haaa...

Alberto Peter Tosh Não virá esse daí, faz parte de toda nulidade em formato humano que coze naquele calderão partidário com o mesmo tempero da arrogância que pariu os actuais homens fortes do mesmo.

Linda Fernando Realmente nao es de falar pelas costas.

Mendes Mutenda Egidio Vaz , não tente atrapalhar pessoas. Você é especialista nisto. O documento que postas é a resolução final, moção ou o quê? Vamos por pontos e espero que a pessoa que lhe deu essas informações ainda sonha num plano C. já que todo ódio pelo actualsecretariado foi deitado abaixo depois de debates frutuosos que uma organização juvenil fê-lo, com abertura, Critica, unidade Critica e coesão.
1- Mentiste que o evento realizou-se longe da imprensa. Como é que a STV reportou o evento tanto para o jornal da Noite de Sábado como o encerramento e que saiu no jornal de ontem deste Domingo.
2- Mentiste que os relatórios foram chumbados. Durante os debates os membros do CC da OJM (seu dever) deram sugestões para melhoramento de certos documentos. A Moção que aprova o relatório de actividade de 2014 foi aprovada na unanimidade.
3- O Primeiro Congresso da OJM vai ser realizado em Novembro. Apenas falta indicar o local (que em breve será conhecido).
Nota: as pessoas que lhe deram a informação de que o actual secretário-geral iria “cair” na sessão do comité central da OJM, são as mesmas que ainda acreditam neste plano C, já que o A e B falharam. 
A luta continua…

Anchia Safina Talapa Meu irmão, como lhe tenho dito sempre, antes de escrever , certifique-se da veracidade da informação que recebe, todos os relatórios e informes foram aprovados por unanimidade, puxe bem orelhas do seu informador par alhe esclarecer.
A única coisa que vai se discutir com o partido é em relação às nossas teses e a marcação de datas para realização das sessões para eleição de novos secretários provinciais que foram eleitos deputados. 
Como é que afirmas que os relatórios foram chumbados se já fizemos a convocação ao congresso? 
Haverá sim uma extraordinária duas semanas antes do congresso para aprovar-mos as teses que serão aprovadas no congresso.

Jose Alexandre Faia E ASSIM SE VAO FORMANDO OS NOVOS GATUNOS DESTE PAIS ....

Egidio Vaz Mendes Mutenda, se você não entende do valor juridico de uma resolução, então não serei eu a dize-lo. 
Segundo, Novembro tem 30 dias. O Congresso acontecerá ao longo de todo mês? E aonde? Se estes dois elementos ainda faltam tem coragem de dizer que já foi decidido?
Você tem acesso aos relatórios? Eu tenho e falo do que li, do que consta dos documentos oficiais.
PS: A diferença entre eu e você é que você esteve no local e não nos debates enquanto eu estive ha 300 km. Porém, cada um de nós tem acesso a informação a partir dos actores de lá. Eu tenho a vantagem de mostrar documentos e você a desvantagem em alicerçar seus argumentos no ataque ad himinen e na interpretação tendenciosa do que escrevo. Se achas que ódio é tudo o que um homem precisa para falar então estamos tramados. Não se pode informar, dar uma versão alternativa dos factos? Tenho que esperar pelo porta-voz inoficial da OJM? Eu não sei ler?

Anchia Safina Talapa Eu estive em todos os debates ,

Egidio Vaz Obrigado Anchia Safina Talapa pelo esclarecimento. Mendes Mutenda ouviste o que a tua chefe disse? Haverá sim uma sessão extraordinária. Quem está a mentir aqui és tu meu irmão. E não eu.

Mendes Mutenda Egidio Vaz, kakakakakaka ja entendeste o objectivo da sessao extraordinaria? edita la a duracao curta que avancaste. participei na ora de votacao final. estava na sala. ninguem me disse. testemunhei. todos os documentos foram aprovados na uninimidade.

Anchia Safina Talapa A extraordinária é somente para aprovação dos documentos que vão ao congresso e não ao que o seu texto se refere, se secretariado vai até ao termo do seu mandato que será no congresso de 25 a 29 de Novembro do corrente ano

Mendes Mutenda Egidio Vaz, seu informador 'e terrivel kikikiki.... a mentira tem perna curta

Elvino Dias Afinal Mendes Mutenda nao eh "jornalista", eh militante activo da OJM? Promiscuidade jornalistica nesse pais.

Anchia Safina Talapa O Mendes esteve sim na votação de todos os documentos , incluindo essa resolucao que nao sei quem fez chegar ate asi, só não esteve na apresentação dos relatório do conselho de jurisdição

Egidio Vaz Anchia Safina Talapa, eu escrevi "Uma Sessão Extraordinária do Comité Central deverá ser convocada para se debruçar sobre outros temas pendentes, uma vez que a agenda não foi esgotada". E mantenho taxativamente o meu texto. Não quero me deixar influenciar por qualquer fanfaronice. Se até lá discutirem apenas isso então voltarei a este post e pedir-vo-ei desculpas.

Anchia Safina Talapa Não temos nada pendente todos os pontos de agenda foram discutidos, a situação dos secretários provinciais que são deputados é previsto na directiva do partido sobre eleições internas, por isso remetemos o assunto ao partido.

Custódio João Sabonete Mano Egidio Vaz e mano Mendes Mutenda, muita calma nesta hora.

Egidio Vaz Custódio João Sabonete, eu estou calmo. Não tenho nada a perder. O Mendes tem razão de estar agitado. Tem interesses por proteger. Hehehe. Não me custa pedir desculpas pela falsa informação. Mas custa-lhe calar-se perante evidencias. Vai tentar sempre por algum sal ou água de acordo com a necessidade.

Carlos Cardoso Seguindo os pasos dos Cotas !

Anchia Safina Talapa Isso mesmo Custódio João Sabonete, meus dois manos, acertem-se

Isaias Jaime Massango gostaria de saber junto a da Anchia talapa do mendes mutenda para qundo a a OJM e manjacaze concretamente las localidades de chidenguele madender chizavane porqu lá nao se fazem sentir parece me que a OJM so enxiste nas capitais provinciais e na sede dos distritos

Mendes Mutenda Egidio Vaz, foste apanhado kikikikikikikikikikiki... bom dia , boa semana de trabalho.

Ayrton Cassamo Isaias, muito bom ter essa vontade, já se aproximou a OJM em Gaza?

Anchia Safina Talapa Mais mano Egidio Vaz,a informação é mesmo falsa

Isaias Jaime Massango ja sim meu irmao mas a ha falta de vontade veja que até criamos uma sala de informatica uma equipa de futebol e mais outras actividades para os joves puderm terem uma oucupação nos final de semana.mais tudo foi por àgua abaixo por falta de apoio.

Anchia Safina Talapa Isaias Jaime Massango, obrigada pela informação, vamos saber o que se passa por lá, estivemos de visita a Manjacaze a um mês e estas questões não foram levantadas. É membro da OJM? porque só podemos ir verificar a veracidade e aproximar -se a direcção do Distrito se for de um membro da OJM que reside nesse Distrito

Lifoco Lago OJM ou OJF?

Anchia Safina Talapa Isaias Jaime Massango, é membro , se sim ,vamos trocar contactos para falarmos ,

Egidio Vaz O que é falso Anchia Safina Talapa? O docuemnto que partilhei? O meu texto baseia-se não apenas neste documento como no relatório do Conselho Jurisdicional. Ilucide-nos


Egidio Vaz Mendes Mutenda, felizmente todos os que conseguem ler esta conversa são alfabetizados. Vão baixar o docuemtno que partilhei e vão ler. E vão chegar às suas conclusões. Eu não posso recomendar seguir as regras e procedimentos administrativos se não for necessário. Ou seja, se você cumpre com as regras não precisa de nenhum orgão recomendar ou recordar-te para cumprir. Se as contas de uma organização batem certo, não precisa de nenhuma recomendação para a necessidade de fazer boa gestão dos orçamentos. Se você cumpre com o plano de actividades não rpecisa que ninguem lhe lembre a cumprir com os planos. Não nos faça de todos nós de burros. Está escrito e podemos ler.

Anchia Safina Talapa Mano, fiz um esclarecimento , e o mano agradeceu, esperemos pelo primeiro congresso da OJM

Egidio Vaz Quando a presença da STV eu não disse e passoa citar "Em mais um exercício de escamoteamento da verdade e controlo do dano, a liderança da OJM conseguiu com relativo sucesso calar e fazer calar qualquer entusiasmo de debate público sobre a pertinência deste encontro e seu potencial na mudança da liderança.". Não disse que não houve imprensa. Você também como jornalista e gatekeper, estava la para garantir que tudo acontecesse como queriam.

Mendes Mutenda Egidio Vaz, ate ao congresso. espero lhe la.

Egidio Vaz Obrigado Anchia Safina Talapa. O meu agradecimento continua em relação aoesclarecimento

Anchia Safina Talapa Phleypon Tauzene Chimui, não entendi , mano Vaz, por acaso mudamos de assunto aqui no nosso debate?

Egidio Vaz Mendes Mutenda, se a liderança da OJM me convidar poderei ir. As minhas custas claro. E com todo gosto

Egidio Vaz Não nao. O Assunto é mesmo OJM so Anchia Safina Talapa. Só OJM. Vamos debater a juventude. Este é o objectivo. Debate são...

Mendes Mutenda he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he... valeu. penso ja chegamos a um consenso. de que o PRIMEIRO CONGRESSO 'e o proximo desafio.


Anchia Safina Talapa Nepotismo em relação a que? E esta a falar de quem amigo Phleypon Tauzene Chimui

Anchia Safina Talapa E esse já é um outro debate , Phleypon Tauzene Chimui, proponho que o faça no seu mural e não fazer aproveitamento do mural do meu mano

Isaias Jaime Massango nao sou menbro da OJM mais simpatizo com os ideiais da OJM e penso que deveria apostar mais em jovens das localidades eu so da localidade de chiednguele e conheço muitos jovens com vontade de fazer algo. mais falta esta aproximaçao da direcçaõ mais eustou disposto a debater este assunto .

Egidio Vaz Caros colegas, o debate aqui deve se circunscrever sobre a OJM. Queremo-la tal como outras, forte e prestativa. É sobre isso apenas. Não resvalemos o debate a outros temas. É mau

Mendes Mutenda Anchia Safina Talapa, penso que o essencial foi dito. Até ao Congresso da OJM. Estamos juntos. O trabalho nos aguarda…

Isaias Jaime Massango tá certo Egidio concordo consigo .

Anchia Safina Talapa Phleypon Tauzene Chimui, a mim não me serve, sou filha de quem sou, e me orgulho por isso, mais sempre trabalhei pelo partido e pela organização, desde os 5 anis estive na continuador e de lá fui a OJM, onde cresci e aprendo tidos os dias, se for o meu caso devo lhe confessar que não se trata de nepotismo,a carapuça a mim não servi, estou no associativismo e na OJM, não por influência mais porque gosto, Nepotismo seria se eu não estivesse lá desde a base a trabalhar

Phleypon Tauzene Chimui Tenho dito... ate novembro

Egidio Vaz Eu tenho na Anchia Safina Talapa, como grande trabalhadora, talvez dos poucos exemplos de jovens mulheres engajadas na política, dentro da Frelimo. Não é disto que estou a dizer ou a tratar aqui. O teu empenho é reconhecido mana. Está fora de questão. E lembre, que não é primeira vez que digo isso aqui e em qualquer lugar

Isaias Jaime Massango Anchia talapa irei aproximar me da OJM paras mais informaçoes e obrigado pela dica bom trabalho

Anchia Safina Talapa Não é para si mano Vaz, é para o jovem Phleypon Tauzene Chimui, que quer nos distrair

Elecas António caro amigo Egídio Vaz e sempre bom dar razão a um ignorante pra que nao te crie problemas. O senhor Mendes sabe doque esta a se falar. Se cuide Mendes se nao podes ser um futuro ditador da sua família ou mesmo de muitos mocambicanos . Procura entender a verdade que vem dos outros. Egidio Vaz

Phleypon Tauzene Chimui Hehehehehe.... ate Novembro... no Congresso


Phleypon Tauzene Chimui Em momento algum quis colocar em causa a dedicaçao e empenho da camarada Anchia Safina Talapa, se me fiz assim perceber as minhas sinceras desculpas irma... A luta continua

Nildo Guambe Peço aos jornalistas e fazedores de opinião publica para k dê INFORMACAO e nao ESPECULACAO

Nelson Junior Essas organizaçoes (OJM,OMM,etc etc,..) criadas na era comunista da Frelimo deveriao ser extintas...Duma parte voces dizem que vivem numa democracia-doutra parte,voces mantêm estas organizaçoes comunistas....Isto se verifica com os vossos dirigentes e lideres politicos....falam de democracia mas pensam como ditadores e comunistas...senhores,assim nao!!!!.....

Nacer Choy A única coisa que eu fui feliz ouvir desta vez foi ter ouvido os Médias a reconhecerem que a OJM é o braço juvenil do partido Frelimo. Isso deve ficar bem claro. E não continuar a se chamar OJM. Porque há tantos jovens como de chinde. Mugovola. Panda até das zonas urbanas que não se identificam com a organização. Acredito que além de estarem lá a sonharem quem será o próximo a ser nomeado para o cargo X/Y devia preocuparem se é uma coesão nacional da juventude porque o conceito da palavra OJM não apanha nenhum enquadramento nacional nos verdadeiros jovens que batalham dia a dia. Por isso sugiro que seja por um sufrágio universal e direto nas urnas assim como o fizemos com o camarada presidente Nhusy aí os jovens sabem que o mesmo é legítimo e não essa brincadeira de amigos. Talvez o parlamento juvenil sim.

Edson Lino Viva mano Egidio Vaz. Os debates em sede do comitê central da OJM foram de muita abertura. Na verdade, houve critica-unidade-crítica com o fim único de ver a OJM a liderar as agendas juvenis. Todos os relatórios e outros informes foram aprovados por unanimidade, após debates construtivos.

Edson Lino Em sede do comitê central da OJM, por unanimidade os membros mostraram a sua admiração pela camarada Anchia Safina Talapae encorajaram a prosseguir com os trabalhos e servir de exemplo a todas as mulheres filiadas na OJM. Eu admiro a força e energia desta camarada.

Nelson Junior Ps!...No tempo colonial havia uma organizaçao chamada Mocidade Portuguesa..a Frelimo inventou a OJM...tudo isto com um só objectivo de controlar a juventude...e divider para reinar...O outro diz que trouxe a democracia em Moçambique-mas qual é diferença entre ele e o Mugabe???....Alguem me diz que os debates na OJM foram de grande abertura...será?....entao perguntem como é que os vossos lideres se enriqueceram...e a filha do ex-presidente transformou-se numa bilionaria....senhores,parem com estas brincadeiras de mau gosto-

Edson Lino Nelson Junior, focalize-se no post do Egidio Vaz por favor. Racionalidade encoraja-se para alguns.

Nito Ivo A actual direcção da OJM foi imposta para satisfazer as pretensões de Guebuza de concorrer para um terceiro mandato. Paunde, principal executivo de Guebuza nesta aspiração precisa de jovens altamente manipulaveis pelo que teve que sacudir Basílio Muhate e colocar alguém movido a remote. Tratou-se da mais gritante violação dos estatutos da OJM desde que esta organização foi fundada. De todo modo, o que ficou eh força de soda, um castelo cujos pilares (Guebuza e Paude) estão corroidos. Mas o problema não é somente desta direcção da OJM (que com ela vários abutres jovens se acoplaram) é mais profundo que isso, é a própria juventude. Ainda que com esses problemas todos a OJM continua a ser a melhor escola para os dirigentes do amanha nao porque produz qualidade mas porque nenhuma outra organização o faz.

Imerson Lucas O tempo dira' quem esta com a razao.....

Crespim Mabuluko Contra factos não há argumentos. Não disse nem vi nada fui

Nelson Junior Senhor Edson Lino,quer que eu comente somente sobre a OJM?...Mas,a OJM é uma orgaizaçao do seculo XX....Moçambique precisa de organizaçoes com mentalidades de sec.XXI...e nao organizaçoes que sao celulas da Frelimo e cheias de lambebotas....se mencinei a OMM,é porque tambem esta organizaçao apresenta as mesmas caracteristicas da OJM....é uma questao de ver "the big picture"....

Antonio Jossias Uqueio Uqueio Sera que Mendes esta a ver tudo isto? kiiikikikiki

Manuel Dias OJM ou OJF ??? OMM ou OMF ??? Nao acham que ja se devia mudar a sigla, ou entao realmente representar Jovens / Mulheres de moçambique nao do partido.

Manuel Dias Agora é so politica, discursos e mais discursos: Académicos, jornalistas, funcionarios so fazem politica e nao trabalham. O pais esta a 40 anos a ir para o fundo do poço, um autentico golpe de estado pelo estado.

Avestino Augusto Fundai Isso nao e da minha conta


Carlos Lopes Sr Celio Mabjaia tem toda razão, devemos chamar as coisas pelos seus próprios nomes. 
OMF,
OJF.

Pois se não deverá ser extensível a todos moçambicanos o que não é.

Geraldo Mandlate Organizacoes como estas nao podem ter outra coisa importante a debater fora de 'SUCESSAO' na lideranca. Os seus membros vivem celebrando apenas a SUBIDA ou TOMBO das liderancas. Se amanha declarar se que OJF, digo OJM o que pode mudar em Moçambique? Nao questionam politicas erradas do governo. Sao ensinados a aplaudirem a mediocredade.

Geraldo Mandlate CORRECAO:Se amanha declarar se que OJF, digo OJM ja nao existe que pode mudar em Moçambique?

Hilario Afonso Tomo Nao entendo nada do que esta se trata...continuem voces que entende!Sera que estou incluso na OJM,OJF,OMF oque significa tudo isso?expliquem me por favor

Enoque Macandza sendo ela viveiro do futuro político da Frelimo, precisa dar o exemplo de boas práticas e não comportar-se como canteiro da mediocridade e corrupção.
23 hrs · Like · 1

Egidio Vaz Tenho mais informação a dar.
22 hrs · Like · 2

Egidio Vaz Qual é o relatório que foi aprovado por unanimidade? Amanhã irei publicar o relatório completo. Parece que estão abusar da minha paciência
21 hrs · Like · 2

Kissane Chivite O viveiro do futuro politico do pais e um indicador forte de que caminhamos pra um precipício político no país, e a possos galopantes nos aproximamos a história da Líbia em que os camaradas menosprezam a força do povo e a sua união, a independência não foi almejada com meia duzia dos camaradas porém esta força menosprezada e que junta uniu as energias e fez com que a liberdade fosse alcançada, a titularidade do mérito deste feito foi tomada pelos mentores escolhidos pelo povo aparentemente para organizar este assalto aos portugueses, não se pode hoje ignorar essa união das mentes escravizadas

Carlos Lopes Qual unanimidade qual carapuça, alguma vez lá naquela turma houve unanimidade ou simplesmente houve obrigatoriedade. 
Conte histórias dessas aos miúdos de palmo e meio.
20 hrs · Like · 1

Augusto Santos O papo é sempre o mesmo: Saimos mais fortes e maos coesos (entenda-se quase nos matavamos la dentro mas como temos interesse entao vamos fingir que está tudo bem). Até eu ja sei...

Gomes Foloma Compatriotas, o debate eh muito bom, forca ilustre Egidio Vaz pelas suas analises, pois, a democracia reside na FRELIMO e suas organizacoes de massas, e apelar ao Comite de Verificacao da JOTA pa continuar com seu papel. E tambem ao secretariado da JOTA muita Forca, porque so quem nao Trabalha ºe que nao Falha.

Gimésio Teodoro Cândido Egidio Vaz, nutro muito respeito. Sem duvida tem construido uma das maiores de debate no seu mural abordando varios temas sobretudo relacionados com o Governo do dia e tudo a sua volta. Mas se calhar, o problema esteja ai. É que todas as atençoes estao viradas para A FRELIMO e o seu Governo, trazendo aqui erros, elogios, etc... (isso é bom). Mas estamos a esquecer aqui muita coisa relacionada com a oposiçao. O Senhor Egidio, nunca abordou aqui por exemplo (pelo o que sei) porquê que desde a morte de André Matsangaíssa (primeiro lider da Renamo), e Dhlakama tomou o poder nunca mais mudou de presidente e nunca houve outro candidato naquele partido... Sera que nao existe alguem capaz de suceder o Dhlakama dentro daquele partido? E em contra partida a FRELIMO mudou 4 vezes de liderança e sempre com mesmo adversario. Sera que a liberdade de expressao, transparencia, a ridicularizaçao dos cidadaos, sucessivas irregularidade nos processos eleitorais que o Lider da Renamo tanto fala sao observados dentro deste partido? Que provas temos? Fala-se amiguismo, padrinhamento e familiaridade dentro da OJM e na Renamo e no MDM? O Dhlakama nao colocou a sua sobrinha para ser Chefe da Bancada da Renamo no Parlamento e Presidente da Liga da Juventude do mesmo partido? E o Daviz?? Ide... Qual foi a nossa reaçao? Reflectido nisso cheguei a conclusao que os partidos do nosso país funcionam como propriedade de alguns. Ate vale pena a FRELIMO funciona como propriedade de algumas familias, dai que temos que concordar que tem maior possiblidade de beneficar muitas familias atraves da linhagem que temos. Enquanto que a Renamo e o MDM funcionam como propriedades de uma pessoa so, so beneficia a uma unica familia. Agora surge uma outra pergunta, o que esperar de lideres dessa natureza? Na eventualidade de escolhermos um deles (lideres da oposiçao) como presidente da Republica, nao corremos o risco de termos um Governo recheado de familiares? Alias, parece-me que o lider da Renamo nao quer deixar o poder dentro do Partito, nao corremos o risco de ter um presidente que nao quer deixar o poder tal igual Guebuza (como se expeculou)? E entende tambem que a media tem poder de influenciar a opiniao da populaçao, facilmente podem manipula-los. Vamos discentralizar o bebate Egidio VazEgidio Vaz, nutro muito respeito. Sem duvida tem construido uma das maiores de debate no seu mural abordando varios temas sobretudo relacionados com o Governo do dia e tudo a sua volta. Mas se calhar, o problema esteja ai. É que todas as atençoes estao viradas para A FRELIMO e o seu Governo, trazendo aqui erros, elogios, etc... (isso é bom). Mas estamos a esquecer aqui muita coisa relacionada com a oposiçao. O Senhor Egidio, nunca abordou aqui por exemplo (pelo o que sei) porquê que desde a morte de André Matsangaíssa (primeiro lider da Renamo), e Dhlakama tomou o poder nunca mais mudou de presidente e nunca houve outro candidato naquele partido... Sera que nao existe alguem capaz de suceder o Dhlakama dentro daquele partido? E em contra partida a FRELIMO mudou 4 vezes de liderança e sempre com mesmo adversario. Sera que a liberdade de expressao, transparencia, a ridicularizaçao dos cidadaos, sucessivas irregularidade nos processos eleitorais que o Lider da Renamo tanto fala sao observados dentro deste partido? Que provas temos? Fala-se amiguismo, padrinhamento e familiaridade dentro da OJM e na Renamo e no MDM? O Dhlakama nao colocou a sua sobrinha para ser Chefe da Bancada da Renamo no Parlamento e Presidente da Liga da Juventude do mesmo partido? E o Daviz?? Ide... Qual foi a nossa reaçao? Reflectido nisso cheguei a conclusao que os partidos do nosso país funcionam como propriedade de alguns. Ate vale pena a FRELIMO funciona como propriedade de algumas familias, dai que temos que concordar que tem maior possiblidade de beneficar muitas familias atraves da linhagem que temos. Enquanto que a Renamo e o MDM funcionam como propriedades de uma pessoa so, so beneficia a uma unica familia. Agora surge uma outra pergunta, o que esperar de lideres dessa natureza? Na eventualidade de escolhermos um deles (lideres da oposiçao) como presidente da Republica, nao corremos o risco de termos um Governo recheado de familiares? Alias, parece-me que o lider da Renamo nao quer deixar o poder dentro do Partito, nao corremos o risco de ter um presidente que nao quer deixar o poder tal igual Guebuza (como se expeculou)? E entende tambem que a media tem poder de influenciar a opiniao da populaçao, facilmente podem manipula-los. Vamos discentralizar o bebate Egidio Vaz
8 hrs · Like · 1

Sem comentários: