terça-feira, 24 de março de 2015

"Vi que o avião não ia atravessar a montanha", diz testemunha


Hoje às 15:07
Uma testemunha que viu hoje o avião da companhia Germanwings pouco antes de se despenhar afirmou à agência noticiosa Efe disse ter ficado muito surpreendido pelo facto de o aparelho voar a baixa altitude numa zona muito montanhosa.
 
"Apenas estranhei o facto de que a essa altitude [o avião] não conseguiria atravessar a montanha", indicou por telefone Sébastien Giroux, responsável por uma serralharia no município de Prads-Haute-Bléone.
O avião despenhou-se perto da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains, no sul de França.
Giroux disse que não viu fumo nem ouviu ruídos estranhos antes da queda do aparelho, um Airbus A320 da companhia alemã Germanwings com 150 pessoas a bordo e que efetuava a rota entre Barcelona (Catalunha, Espanha) e Düsseldorf (Alemanha).
A testemunha referiu que não presenciou o momento exato do acidente, que ocorreu às 10:47 hora local (9:47 horas em Portugal continental), e precisou que também não escutou o impacto, que ocorreu a cerca de dez quilómetros do local onde se encontrava.
Guarda nacional francesa (Gendarmerie), através da sua conta oficial na rede social Twitter, pediu hoje a todos os habitantes da região que não se aproximem do local do impacto, PARA evitar o bloqueamento das estradas e permitir o rápido acesso das equipas de resgate.
Para além de ter ativado o plano SATER, um dispositivo específico em caso de acidente com aviões, o Executivo francês anunciou uma célula interministerial de crise que inclui os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve, e da Ecologia, Ségolène Royal, e o secretário de Estado dos Transportes, Alain Vidalies, que ainda hoje se devem deslocar à zona.

Sem comentários: