segunda-feira, 30 de março de 2015

Veteranos da Frelimo transformam sonho de Guebuza em pesadelo (‪#‎canalmoz‬)

9 h · 

4.a Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo
Veteranos da Frelimo transformam sonho de Guebuza em pesadelo (‪#‎canalmoz‬)

Filipe Nyusi foi eleito presidente da Frelimo. Do total de membros que estiveram presentes na sala apenas dois votaram nulo.

Maputo (Canalmoz) – Armando Guebuza já não é presidente do partido Frelimo, tomando assim a porção do seu próprio veneno, cuja receita foi apresentada na passada quinta-feira. O seu sonho de transformar a vida dos outros em pesadelo não só não se concretizou, como foi obrigado a viver o pesadelo de ver as ideias dos “barulhentos e perturbadores” a triunfarem. Para o seu lugar foi eleito Filipe Nyusi, que acumula com as funções de Presidente da República.
A informação de que Guebuza ia abandonar o cargo foi dada pelo porta-voz da Frelimo, Damião José, o mesmo que disse que a sucessão não seria tratada na reunião, numa tentativa de minimizar e descredibilizar todo um clima de saturação que transpirava cá para fora. Damião José chegou ontem a ser comparado com o ex-ministro da Informação do Iraque, que afirmava que tudo estava tranquilo, quando os tanques norte-americanos já estavam a desfilar nas ruas de Bagdad.
Guebuza não só deixa a Frelimo como deixa também o cargo de presidente da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional. Abandona o partido depois de uma vaga de pressão interna que levou membros influentes da Frelimo a virem publicamente contestar a bicefalia. Dentro e fora, a disposição bicéfala, com Guebuza na presidência do partido Frelimo e Nyusi na Presidência da República, fazia com que o primeiro fosse visto como bloqueio para as iniciativas do segundo. Nyusi foi eleito por 98,4% dos 222 membros do CC. Houve dois votos em branco e um nulo.
“Colocou à disposição dos membros do Comité Central o cargo de presidente da Frelimo e da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional”, disse Damião José. Esta é a versão de Damião José e de alguns membros encobridores, que não querem que seja público que Guebuza foi forçado a renunciar.
Mas era notória a intenção de Guebuza em continuar. Na passada quinta-feira, Guebuza proferiu um discurso intimidatório contra todos os que defendiam a sua saída, chegando a apelidá-los de “barulhentos e perturbadores”. O ponto da sucessão não estava agendado. Mas, no decurso da sessão, um membro influente no partido Frelimo levantou a questão da sucessão, que aos poucos foi ganhando adeptos na sala. Perante esse cenário, Guebuza não teve outra alternativa senão renunciar, cumprindo-se assim a tradição do partido Frelimo, conforme aconteceu com Joaquim Chissano.
Nyusi foi o único candidato e conseguiu 98,4% dos votos. Houve dois votos em branco e um nulo.
Com a queda de Armando Guebuza da direcção máxima do partido Frelimo abre-se a possibilidade de uma remodelação no secretariado. É uma questão de tempo para a queda do actual secretário-geral, Eliseu Machava, e da sua máquina, o que poderá ter implicações também no Governo, que poderá sofrer mexidas. (Matias Guente e André Mulungo)



Titos Matenene Decisão sabia dos membros da frelimo. O país precisava que o Nyussi assumisse a presidência do Partido. Espero que tenha discernimento suficiente para:1° manter uma paz egectiva do país, onde todos sintam se capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, independentemente das suas cores partidárias, crenças, etnia e raça, e segundo para desenvolver o país, sobretudo iniciar uma batalha clara contra a pobreza absoluta e que os primeiros resultados se façam sentir ainda no seu primeiro mandato. Quanto a nós outros, temos que fazer a nossa parte.

Arlindo Mavie Finalmente caiu o elefante!...

Horacio Ribeiro E o Damiao qual sera o destino dele?

Miguel Comiche Fim da geração ou do famoso G40...

Armando Tomas Fernando Fernando Bernadino macome antonio teu pai empregado domestico de criador de pato para elogiar ,porque consegue trazer resto de comida vocês comer?

Hilario Afonso Tomo Caiu embondeiro...pyonssene pissamala(tudo acaba)agora vais acertar as contas com pai de dlakhama por voce quando era comandante em chefe mandou caca-lo agora sao todos civis regulo mangunde vai te tchaiar bemm

Simba Peter Lande Papa gueba deskansa em paz!

Zé Rodrigues ... esperança num melhor futuro para os moçambicanos.

Rebeca Antonio Mauelela Fim do g40 o maniga Guebas provou o próprio veneno.

Zulficar Mahomed O cara é teimoso...
Agora, investiguem-no.

Único Xicanekiço Ode Filho d , gatuno este sr. Vamos ver agora o que for com os k tao la.

Norberto Fernando hehehehe... a bala saiu pela culatra. também so sumiu o baterista todavia o batuque ainda permanece e mudou se o campo de cultivo contudo a sementeira da macaroca e a mesma.além deki parece nos q akeles menbros do cc e cp são indecisos e medrosos vão a favor de vento porq antes diziam não a substituição e kuando somento os 4 ou 5 tiveram coragem em resistir p o traspasse e tendo acontecido eles já viram e ficaram a favor dos corajosos. medo ou insegurança...ou não entendem q tudo oqui se faz aki no planeta terra e apenas vaidade das vaidades.

Siquisse Cristovão Joaquim Ine Os votos nulos so podem ser da mulher,filha e dele.kkk caist .brada

Issufo Issufo O principio da colheita do guebas...

Muktar Ibn Full Full ja ta ficar mais velho.cabelo a maneira,cara cheia de rugas tipo culhoes.kkkk.vai co...



Caetano Vasco Jeque Finalmente...

Canonde Biao Sr Bernardino, tem muita rasao, agora vai faser mas oque?

Feliciano Nkunda Falta eliminar “barulhentos e perturbadores” os G40

Belino Nhalungo Bernardino Macome António, tu és a vergonha de país. Gente como tu dá pena.

Francisco Mbumila Mbumila Vem ai mandato de captura da justiça Francesa pra Damiao Jose,Edson Macuacua e demais do G40!

Carlos Batista o tiro saiu pela culatra.......

Pina Chaleca Os homens acaban assim.

Belino Nhalungo Bom descanso Guebuza.

Carlos Lopes O fim do G40 só acontecerá quando forem todos devidamente identificados e isolados como os doentes do Ebola.

Carlos Lopes Caiu o elefante ou caiu o pato?

Sergio Sitoe eishhhhhh!! he he he

Manu Ubisse ya Deus é justo e bom.

Paulino Mondlane kikiki Eliseu bau bau papa... viva Nyusi

Adelino Barros kkkkkkkkkkkk vim ver comentarios.

Danilo Slim Shade Nhantumbo viva a frelimo, o pais agradece

Mahlathine Mkhambane Caiu um elefante, mas falta outro. O da Renamo. Quando é que o Dhlakama vai colocar à disposição o cargo que ocupa na Renamo há cerca de 40 anos? Gente da laia dele já arrumou as botas. Agora vai discutir com quem? Com miúdos tipo Daviz Simango e Filipe Nyusi? Afaste-se. A era do Ian Smith e do Apartheid, seus criadores, já acabou. Deixe o Muchanga liderar.

Americano America Falta eliminar o G40. É necessario limpar a casa.

Édno EChuquela Chuquela domingo de ramos: entrada trinful de Jesus em Jerusalém e entrada trinfal de Nyusi na presidência da Frel...

Samuel Nhantumbo Nhantumbo Haaaa que pena mandinho,e os cumpichas que se preparem para seguir o vosso mestre...e agora ta tudo apostos para o filipe andar...bem hajam os camaradas que finalmente decidiram libertar se do enzilio

Mandinho Nhanalito Nhanala presidente vitalicio Armando Gueguza fora da Frelimo agora sim frelimo nao tem dono

Gaspar Maunda Sua excia compre vassoras novas para limpar a casa e mobilha-la.

Gaspar Maunda Força sua excia nyusi;agora sim limpamos as nossas lagrimas.

Castro Betane Bernardino Macome, nao axa k xta exagerar essa forma d lamber?

Arlindo Mavie Afinal os intocaveis, em algum momento sao tocaveis, chi....
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Bernardino Macome Antonio Contigo camarada Guebuza, o povo viu Mozambique a desenvolver. Nao importa o que os cegos dizem. Ensinaste ao povo atraves das presidencias abertas como sair da pobreza mesmo com poucos recursos. Foste o impulsionador dos investimento a nivel dos recur...Ver mais
Gosto · Responder · 2 · 8 h

Issufo Issufo Pois..agora já muito tarde para lamber bota....

Geraldo Mandlate Estar em Silencio é tambem comunicar. Sabias?

Bernardino Macome Antonio Epah, ja chegaram os cachorros cegos. Issufo e Geraldo, tou mal pah.


Artur J NH Pessoas do bem Nunka chamam outras pessoas de animais..custe o k custar... Isso mostra de k os moçambicanos são tratados feitos cachorros..animais.... Os dois senhores apenas deixaram seus pontos de vista sem chamar a niguem de animal..

Teixeira Teté da Silva Sim já é bom não queremos está malta que completava o elenco dos vigaristas
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Gilitor Bernardo Discança em paz papa armandinho, orgulhosinho, arogantinho, mafiosinho...

Feliciano Pedro finalmente caiu o embondeiro onde o elefante encostava pra dormir. e agora onde vai encostar o elefante?

Josemar Manjate Boyka Estão aplaudindo com a entrada de Nyusi,tal como aplaudiram com a entrada d Guebuza...........e vão lhe dar costas no fim.......

Wilson Da Chai's Mmmmmmm k alivio. Camarada Nyusi ja tiraste a pedra do seu sapato... ja podes trabalhar a vontade pra o bem do nosso pais.

Anselmo Melembe Estamo tranquilo

Raimundo Bernardo Rafael Bernardino Macome Antinio. K pena.

Bernardino Macome Antonio pena tenho eu de si. Ou por outra devias ter pena dos seus colegas de partido, cujo vsso presidente esta ha 40 anos e nao quer sair.

Costantino Chimbili Tchao Guebuza

Joaquim Andre Isso k e o rabo esta cortado

Aldo Aldo Domingo de ramos. Entrada triunfal de Nyusi. 98% de votos.

Melanie Benedito Viva Frelimo! Agora é que passara a ser o glorioso partido.

Joao Domingos Joao Ate que enfim!


Suro Nhoca precisava cair desta forma , endividou muito nosso pais e ele ficou com muitas comissoes gaz de rovuma recebeu 900milhoes de dolares para seu bolso em nome da corrupcao, todas empresas chaves estao com ele, mocambique nao tem helicopteros mais ele obrigava que o estado alugasse a sua empresa na africa do sul


Sem comentários: