quarta-feira, 18 de março de 2015

Será que a Comissão Política vai pedir desculpas ao povo a quem informou que um partido estava se preparando para dividir o país?

9 h · 
O professor José Oscar Monteiro, consultor internacional (de governos) e um dos "obreiros" da administração pública moçambicana entende que é hora de fazer corta-mato no que tange com os processos de descentralização, conferindo dinheiro as províncias, dando poderes reais as asembleias provinciais em vez de apenas "conceder poderes".
Bem, a Renamo também apresentou antes de ontem a sua proposta de Autarquias Provinciais, uma categoria superior inventável e com cobertura constitucional.
Por outro lado, o Professor Eduardo Sitoi, antigo director da ex-UFICS defendeu a necessidade de credibilizar as instituições para que as pessoas finalmente possam debater em Paz. Sitoi é igualmente da opinião que os processos de descentralização devem ser melhor aprofundados.
PS: Quando ouço Eduardo Sitoi, Oscar Monteiro, José Jaime Macuane e tantos outros eu me pergunto: Gilles Cistac morreu mesmo?
Não seria melhor o senhor lá da "casa branca" reformular a sua noção de "ingratidão e hipocrisia"?

Enquanto isso, há um "sanduíche" que deve ser comido rapidamente: à mesa das negociações do CCJC está o ponto 3 sobre "despartidarização do Estado. E nos "bancos" do parlamento, a proposta ou projecto de lei sobre a despartidarização do Estado pelo MDM.
Enquanto isso, Calado Calashinikov é "alguem"cujas gónadas já são conhecidas e bem documentadas. Isto é que se diz FECHAR O CICLO.
Será que a Comissão Política vai pedir desculpas ao povo a quem informou que um partido estava se preparando para dividir o país? Ou vai aceitar que precipitou-se ao encetar a fuga em frente?
Gosto ·  · 
  • 200 pessoas gostam disto.
  • Armando Nenane nao fosse o grupo de malfeitores habituais...
    9 h · Gosto · 4
  • Rogerio Antonio Quando vejo o Oscar Monteiro com esta toda verticalidade, me pergunto afinal a comissao politica eh a dona da Frelimo? a resposta eh simples eh um grupo de piratas k tenta desestabilizar o pais.
    9 h · Gosto · 15
  • Rogerio Antonio Vaz, eu estou curioso, afinal o Calado quem eh?
    9 h · Gosto · 5
  • Elecas António E a hora de eles aceitarem que o pais tambem e nos pertence
    9 h · Gosto · 3
  • Rogerio Antonio Pessoal continuo a espera das vossas respostas , uma vez que se diz por ai que o Calado ja foi rastreado, de quem sera este pseudonimo, eu estou muito curiosos e espero que este senhor pague em vida tudoo o que ele fez....
    9 h · Gosto · 1
  • Joaquim Tomo Calado? É aquele que teve mesmo de ficar calado. kkk brincadeira. Mas Calado é um inocente que tinha a mente do criminoso. Não cometeu crime de homicídio nem como instigador. Cometeu sim uns actos difamatórios.
    9 h · Gosto · 1
  • Rogerio Cuinica Hehehehehe....como sempre,bem colocada a questao EV!...
    9 h · Gosto
  • Paul Fauvet A descentralizacao prevista por Oscar Monteiro e bem diferente do golpe do estado disfarcado pleaneado por Afonso Dhlakama. So e' necessario ouvir Dhlakama! Ontem em Angonia disse que a Frelimo nunca mais governara em Tete. Nunca? Dhlakama de repente tem uma capacidade magica de prever os resultados de todas as eleicoes futuras? A megalomania de Dhlakama foi evidente quando disse n vezes "Vamos governar! Vamos governar!" Esse sede de poder nao tem nada a ver com a descentralizacao.
    9 h · Gosto · 17
  • Francisco Maingue Jose A ideia da criaçao das autarquias provinciais além de ter uma cobertura constitucional ela é brilhante porq certamente irá alavancar o crescimento economico, social , politico na vida do cidadao, veja so estamos á decadas com um modelo de governaçao muito defetuoso no q tange à melhoria de vida do cidadao, estamos ate agora com um acentuado e demasiado estado de pobreza( nivel abaixo da linha) constamos na lista dos primeiros 10 paises mais pobres d mundo. Pessoal vamos aceitar outro modelo de governaçao porq este actual esta fracassado apenas favorece a minoria insignificante.
    9 h · Editado · Gosto · 12
  • Titos Celestino senhor Fauvet deixa de vomitar asneiras na casa do dono
    9 h · Gosto · 4
  • Paul Fauvet Titos Celestino, debate e' tambem com as pessoas que nao concordam consigo.
    9 h · Gosto · 9
  • Titos Celestino senhor tem razao se nao lamber casaco dos frelimistas tem medo de ser encaixotado para escocia
    9 h · Gosto · 7
  • Cristina Ussene Façam como o Dr. Lourenço do Rosário e outros nos ensina.
    9 h · Gosto · 1
  • Alfredo Chambule Foi meu professor na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. Dele aprendi, como neófito, o Direito do Estado Moçambicano. Corria o ano académico de 1981.
    9 h · Gosto · 5
  • Rogerio Antonio Eu nao concordo com o Sr Fauvet, pk todos seus pontos de vista sao contra a oposicao em particular a Renamo, isso mostra que ele na qualidade de jornalista nao eh imparcial e esta a reboque dum certo grupo....
    9 h · Gosto · 13
  • Pio Cassicasse "Será que a Comissão Política vai pedir desculpas ao povo a quem informou que um partido estava se preparando para dividir o país? Ou vai aceitar que precipitou-se ao encetar a fuga em frente" uffih... emprestando as palavras do grande Amosse Macamo: só não desmanhei porque ia ao volante! Ka,ka,ka,ka...
    9 h · Editado · Gosto · 4
  • Shchuka Vybrat Será que o que dlakama diz com sua boca é oq está escrito no projeto submetido AR?
    9 h · Gosto · 1
  • Alfredo Chambule Problemas Teóricos do Estado e do Direito é a disciplina que "bebi" deste mestre.
    9 h · Gosto · 1
  • Cristiano Daniel Rosario Naene Caro Vaz, se bem entendi pretende relacionar as declarações do Dr. Óscar Monteiro com as do Afonso Dlakama e do malogrado Prof. Cistac. Quanto a mim são diametricamente distintas, se não vejamos:
    9 h · Gosto · 1
  • Rogerio Antonio Essas ultimas eleiçoes foram uma cambada, nao ha legitimidade alguma para o nao aprovamento do ante projeto, eu quero perguntar ao sr Fauvet como ele interpreta o facto do CC ter validade as eleiçoes sem editais... Se me responderes esta questao, eu deixarei de por em causa a sua opiniao.
    8 h · Gosto · 11
  • Arao Jose Valoi Egidio Vaz, vamos ver até onde isto vai, meu irmão. Mas que promete, promete mesmo! Estou ansioso. As ideias e os pensares diferentes começam a ganhar peso e alguém tem que, finalmente, entender que aquelas multidões que acompanham o líder da Renamo nos seus comícios, porque votaram e acreditam nele, precisam de um dirigente legítimo, que represente claramente os interesses daquelas populações. É por ai onde reside o meu ponto de concordância com a criação de autarquias de nível provincial. A proposta do MDM, embora faça muito sentido, terá muitos opositores. A partidarização do aparelho do Estado também é uma base de sustentação do Partido no poder.
    8 h · Gosto · 6
  • Rogerio Antonio Titos Celestino, debate e' tambem com as pessoas que nao concordam consigo. palavras de Paul Fauvet... hehehehe Somente hoje eh que concorda k debate eh feito com opinioes contrarias, quando o g-40 aparece na RM, TVM, Noticias e Domingos, alguma vez o Sr Fauvet ja criticou.... Nao anda a falar coisas que sabes!
    8 h · Gosto · 14
  • Carlos Cardoso Boa aula de sapiencia k ela deu oi,ca la k o governo tome nota!
    8 h · Gosto · 1
  • Cristiano Daniel Rosario Naene O que diz o OM é que chegou a altura de descentralizar e atrubuir maior protagonismo as Províncias, Distritos, e por ai abaixo. Coisa que não é inovadora, pecando na implementação. Já o Líder fala de usar os resultados das Presidenciais e Provinciais para atribuir o poder a Renamo através da autonomização das regiões ganhas pela Renamo. O resto do País mantém«Cetaris Paribus», concorda com isto? E mais, parece que subitamente detém provas de que a morte do Prof Cistac relaciona-se com as propaladas declarações, espanta-me que alguém bem formado como o Senhor embarque neste tipo de insinuações. Aprecio muito o seu intervencionismo, mas por favor, não resvale para o populismo.
    8 h · Gosto · 2
  • Cristiano Daniel Rosario Naene Mais, não tenho nada contra as regiões autónomas ou seja lá o que for, mas que se façam eleições para ver quem governo essas regiões, naturalmente após o competente debate sobre as mesmas e o respectivo enquadramento constitucional. Porque se não estaremos perante uma usurpação do poder, e então os democratas perguntaram: que legitimidade tem o líder?
    8 h · Gosto · 2
  • Rogerio Antonio A usurpaçao do poder meu caro Cristiano, foi usurpada quando o CC validou as eleiçoes sem ter em conta os editais, eu pergunto que enquadramento conctitucional a que o Sr refere-se, se ja foi pontapeado no dia 30/12/2014
    8 h · Gosto · 5
  • Eliha Bukeni Correcto Vybrat. Sinto que que O E.V, académico bastante cauteloso e ponderado está entusiasmado com o nome do projecto : Autarquias de nível provincial. Entendo que enquanto não fôr baixado o texto do projecto, não é tácito garantir que o mesmo não possui algum potencial divisório, apenas pelo título do projecto. Não existem dúvidas de que a descentralização ou autarcização são mais amigas do desenvolvimento do que a centralização, porém, é bastante perigoso transmitir ao pacato cidadão a percepção de que, no dia seguinte a autonomização da provincia toda a gente já terá emprego e estradas serão asfaltadas. Aliás, DHL defende que os recursos de cada provincia devem beneficiar primeiro a provincia que os gera. Porém, dentro da mesma provincia existem distritos, na mesma lógica, cada distrito vai defender que os recursos primeiro beneficiem o distrito, só depois a provincia, mas dentro do distrito os recursos podem estar concentrados numa localidade. Este exemplo é apenas para ilucidar o quão complexo é o problema, pois os recursos são determinantes para o sucesso da autarcização, basta reparar que os problemas da Beira, Nampula, Quelimane e Gorué são semelhantes as restantes autarquias!
    8 h · Gosto
  • Rodrigues Tembe Eu acho que no nosso pais temos um problema grave porque desde Jornalistas até os ditos intelectuais que desfilam nos meios de comunicação social, a maior parte é partidário e isto é perigoso na medida em que as tais pessoas informadas manipulam a opinião pública e confundem os que não tiveram oportunidade de por os pés na escolinha. O grosso dessa gente luta pra conseguir uma oportunidade pra satisfazer interesses individuais e isto em muitos casos é válido em ambos os lados. São poucas pessoas, dos tais inlectuais ou Jornalistas, whatever you wanna call it, cujo objectivo é o cidadão pacato. Vou dar exemplo do sr Paul Fauvet, não que seja o único, mas sempre que escreve os seus artigos em Inglês na AIM com objectivo de informar o exterior, sempre diabliza a oposição. Será que pra sermos Moçambicanos só podemos ter partido único, pensamentos, etc. Isto não é nenhum ataque contra alguém, apenas dei exemplo de alguém que sempre se evidencia nos medias que aparecem fora do pais, embora saiba que existem tantos outros intelectuais também a procura de protagonismo na oposição.
    8 h · Gosto · 7
  • Elísio Muahave A morte dum artista.
    8 h · Gosto
  • Mainga Penicela Dlhakama e um lunatico de nada vale analisar o que ele diz sr. Paul Fauvet, a 23 anos, quase minha idade...que as pessoas analisam declaracoes de DLH e nao tem conclusao nenhuma, como ele temos muitos por este moz, Chipande tambem ja disse que foi a guerra para ficar rico, ora nem daqui a 50anos a oposicao vai ganhar a Frelimo, tera tambem Chipande a tal " capacidade magica de prever os resultados de todas as eleicoes futuras " neste caso dos proximos 50 anos ? este pais esta cheio de gente como Dlakama...vamos tentar evoluir e ver o que e bom para moz sem olhar de onde veio a ideia, aliais o presidente Nyusi ja disse que " boas ideias nao tem partido"
    1 h · Editado · Gosto · 4
  • Egidio Vaz Podemmos encontrar divergencias nas ideias e pensamentos de Dhlakama com dos Professores Oscar Monteiro, Giles Cistac e Eduardo Sitoe, Cadete Forquilha et al. Mas todos concrdam que o processo de descentralização DEVE ser aprofundado. E, curiosa e coincidentemente é nisto que vai dar. A proposta das Assembleias Provinciais foi da Renamo. E agora entram com a das Autarquias Provinciais etc. As palavras de Oscar Monteiro de que "devemos reconhecer que não somos iguais" encerram uma mensagem séria. Se for para descentralizar, deve ser a sério. E, parece ser isto o que Dhlakama está a procura. Nesta pequena provocação, não procurei comparar, procurei convergir as opiniões. Posso ter sido infeliz.
    8 h · Gosto · 14
  • Paul Fauvet Rodrigues Tembe, nao sou eu que diabolizo a Renamo. Afonso Dhlakama faz essa tarefa! Nao foi Paul Fauvet que gritou "Vamos governar!" pelo menos seis vezes em Angonia ontem. Foi Afonso Dhlakama. Nao foi Paul Fauvet que ameacou em varios comicios nos ultimos dias de tomar o poder "a forca". Foi Afonso Dhlakama. Nao foi Paul Fauvet que ameacaou fazer guerra em Niassa. Foi Afonso Dhlakama.
    8 h · Gosto · 5
  • Edmu Joao Panguene Fora Paul Fauvet estamos cansados dus seus comentarios frelimista aki nao e escocia e mocanbique.
    8 h · Gosto · 2
  • Alicene Erasmo A ver vamos...
    8 h · Gosto
  • Rogerio Antonio Enato eu pergunto a ti Paul Fauvet, ele o Dlhakama faz isso pk? Sera que eh possivel eu dar-te uma bofetada sem que o sr tenha feito algo? Claro k nao, entao vamos primeiro falar das causas deste problema todo, o que acontece eh as eleiçoes foram uma cambada, pior ainda foi o validamento do CC, sem contudo ter se baseado nos editais, dai k surge este todo problema k quanto a mim a soluçao passa por Autarquias autonomas.
    8 h · Gosto · 5
  • Rodrigues Tembe Mas o sr podia posicionar se como Jornalista cuja função é informar. Nunca li um artigo seu a falar de corrupção, por exemplo. O sr como tantos outros Journalistas deviam informar o que acontece sem querer defender de que lado existe a razão. Não tenho nada contra si porque não é o único, dei exemplo porque leio os seus artigos em Inglês e sinto o impacto disso fora. Imagine se eu não tivesse accesso a outros Jornais em Português por exemplo. Don't take me wrong, I have nothing against you but where we are heading.
    8 h · Gosto · 8
  • Rogerio Antonio Ja dizia O reitor da Apolitecnica, que esses analistas G-40, nao tem ideias proprias, estao a reboque...... Nao sei se o Sr Paul Fauvet eh integrante dos G-40, mas importa referir que o Sr nao tem ideia propria, desde que lhe conheço como gente, nada de produtivo ja vi nos seus artigos.
    8 h · Gosto · 2
  • Calide Ofuman Raposo O EXEMPLO DA UCRANIA. As normas sao para regular o comportamento e a convivencia entre os homens' sendo estes instaticos'as normas igualmente nao deve ser estaticas' devem resolver os diferendos em prol do bem estar social' avante o parlamento ucraniano por responder as necessidades e anceios do seu povo. As outras nacoes devem seguir o exemplo pois se o mundo mudou as normas tambem devem se adequar. a soberania significa poder e sobretudo do povo.
    8 h · Gosto · 1
  • Ngongomane Shodoria Katandrica pelo que vejo o lider da perdiz e muito pacifico faz de tudo para manter a paz enquanto alguns nao, ainda querem guerra, no tempo colonial combatemos o colono e esquecemos o colonialismo
    8 h · Gosto · 1
  • Paul Fauvet Rodrigues Tembe, garanto que escrevi muito sobre a corrupcao! Por exemplo, escrevi exaustvamente sobre o escandalo dos Aeroportos de Mocambique, e cobri de comeco ate o fim o julgamento no caso BCM. Parece que o Sr Tembe so leu o material da AIM selectivamente.
    7 h · Gosto · 5
  • Edmu Joao Panguene Eu estou farto dus post du senhor Paul Fauvet ele veio foi enviado para moz so para nus distrair e hora de nos mocanbicanos dizer basa a esse senhor u tipo de jornalismo k ele faz so tem enquadramento na Siria,Irao,Venesuela etc
    7 h · Gosto · 1
  • Joao Luis Gomes Respeito pela opinião de outros , diz a liberdade de expressão . Cultivemos esses principiuos e não olhemos a origens de quem quer que seja .
    7 h · Gosto · 2
  • Benjamim Muaprato Jornalistas não são "superman"; eles são homens como como quaisquer um. É normal uns estarem contra algum assunto e outros a favor. Veja só o Canal Moz, dificilmente podes ler 1 artigo a favor do governo; veja só a TVM, RM, JORNAL NOTICIAS e companhia... dificilmente podes ler/escutar uma noticia anti-governo. Quanto as regioes/provincias autónomas, não entendo porque o ante-projecto poderá ser, quiçá, chumbado.
    7 h · Gosto · 2
  • Abdul Karim Nos estamos a cometer alguns erros de base que 'e olhar pra questão de distribuição de dinheiro na óptica da Frelimo e Renamo. a Óptica de Oscar Monteiro eventualmente seja uma "ampliação dos 7 milhões" de guebuza ( se for, entao que nao se cometa os mesmos erros dos 7 milhoes ). Existe a necessidade de se considerar uma eventual possibilidade da popularidade de DHL nas províncias mencionadas ser derivada de 1- as populações nao beneficiarem da exploração dos recursos na sua província, ( em alguns casos, se nao a maioria dos casos a população ficou em pior situação que antes da exploração de recursos - Vide caso Tete- reasentamento Vale ) 2- os 7 milhões terem originado uma "burguesia partidária" que pode ter funcionado como o "despertar" das respectivas populações para a exclusão económica. Descentralizar nao 'e "dar dinheiro as províncias", eu entendo descentralizar como dar o poder de decisao as províncias, sobre o melhor uso das receitas da província, derivadas da exploracao dos seus recursos. E dar esse poder as provincias, nao toma em cosideracao os partidos específicos X ou Y. Quanto a Paul Fauvet, tem a visao eventualmente obstruida pela bilpolarizacao do cenário político moçambicano de ha décadas pra ca, e nao consegue desenvolver alternativas no seu pensar  .
    7 h · Editado · Gosto · 7
  • Adelino Branquinho Gosto do texto Egidio Vaz, so tenho a acrescentar, mesmo usando a kalashinikov nao conseguirao manter ninguem calado. Gosto de insistir na rima.
    7 h · Gosto · 2
  • Nico Sky Meu caro Egidio Vaz, tenho notado alguns teus posts a referir que conheces a verdadeira identidade do tal Calado Calashinikov, mas ate hoje nao tiveste a coragem de revelar porque?? medo?ou sera que a morte do Giles Cistac fez calar muitas bocas, assim como a tua?
    7 h · Gosto · 3
  • Carlos Jonaasse Sr Paul Fauvet, aponte-me uma proposta da oposicao que tenha merito!
    7 h · Gosto · 4
  • Roberto Tonissai Alguns estrangeiros residentes em Moçambique nao devem colocar mais carvão ou gasolina e esquieros para aumentar a chama do fogo que ja estamos a viver, de contrário disso, devem ser árbitros para que continuem a usufruir dos benefícios da paz nesse país. Paz+paz
    7 h · Editado · Gosto · 1
  • Rodrigues Tembe Tudo bem sr Paulo Fauvet, posso concordar consigo num ponto, eu estou fora de Moçambique desde 2009 e o caso BCM a que se refere ainda estava ai. Mas acredito mesmo assim que se quisermos construir um pais incluiso, deixemos esse clima de sempre ver os que estão errados e sem procurar no mímino entender o root cause. Se calhar o sr Paul Fauvet que hoje olha pra a Renamo como um partido terrorista, pode não ter sofrido nenhumas consequências directas da guerra civil que durou 16 anos. Isso acontece com muitos intelectuais que andam no nosso seio. Eu sofri directamente com a guerra civil e por isso prefiro esquecer e rogar que se faça tudo que esteja ao nosso alcance pra não criarmos mais um conflito entre irmãos. Muitos que defendem a guerra na televisão posso garantir lhe que nunca a maioria sofreu uma emboscada e não serão chamados pra o combate. Eu temo pelos que vão passar o que eu senti em particular crianças e mulheres. Então srs intelectuais, usem os vossos conhecimentos pra criar concórdia e harmonia no povo Moçambicano porque dessa forma estarão a cimentar a unidade nacional de que sempre falam. Caso contrário, os vossos conhecimentos apenas irão resultar em desgraça nos menos favorecidos que é a maioria por enquanto, mais não disse. RT.
    7 h · Gosto · 5
  • Cristina Ussene É verdade sr. Rodrigues. Assim, disse também o Prof. Dr
    Lourenço do Rosário. As mentes sabias e inteligentes devem abrir - se para um Moçambique melhor para todos e inclusivo.
    7 h · Gosto · 3
  • Joao Lucas Baronet Algumas pessoas nao gostam de debater Ideias, limitam se apenas a caluniar, insultar etc. Temos que aprender a respeitar opimiao dos outros,
    7 h · Gosto
  • Garcia Jose Vamos a isso
    7 h · Gosto
  • Geraldo Mandlate Certo. Eu estou com muitta expectativa em tudo isso.
    7 h · Gosto
  • Mouzinho Zacarias Quando entre irmãos lutam-se em Moçambique com as armas nas mãos, Paul Fauvet ,fica em casa assistir TV a beber wisky velho da Escócia e comer castanhas e a rir-se em gargalhadas.
    6 h · Editado · Gosto · 3
  • Osvaldo Agostinho A incapacidade de debater ideias nos arrasta para uma necessidade de atacar os nossos interlocutores. Vejo que muitas pessoas desdobram-se em agrumentos "ad hominen" ao sr Fuvet sem no entanto fazer ilações dos pontos colocados pelo E. Vaz que são um alinhamento entre a proposta da Renamo e as opiniões de alguns experts sobre a matéria da descentralização. . Isso é feio e nos conduz a uma situação de intolerância
    6 h · Editado · Gosto · 1
  • Tomas Humbe Ya isto esta hot.
    6 h · Gosto
  • Hussene Soro Cuidado com ox aproveitadorx da nossa degraxa...por eles o país esta onde nao deveria xtar.
    6 h · Gosto
  • Tony Ciprix Edmu Joao Panguene, tolerancia por favor e nada de Xenofobia.
    6 h · Gosto · 3
  • Vasco Acha De facto 2015 é o ano crucial da nossa revolução em todas as frentes . Eu concordo com o Prof. Oscar Monteiro um homem que defende a descentralização do pider e o exercício diferenciado da cidadania como um momento da afirmação da Nação . A Nacao também se faz com diferenças no pensar de cada um e na tolerância do outro. Acho que se o projecto de autarquias províncias estiver bem fundamentado e argumentado não ha dúvidas que os deputados vão olhar mais o estado da nação em primeiro que interesses individuais. 
    Nós ca na quarta bancado só temos qie esperar e apoiar as nossas convicções com clareza.
    6 h · Gosto
  • Rodrigues Tembe Concordo com Osvaldo. Uma coisa é discordar da opinião de um interlocutor como o fiz, mas sem necessariamente ser intolerante ou olhar pra sua raça, sexo, proveniência. Etc. Vejo alguns comentários feios acerca do Paul Fauvet porque é da escócia etc, apenas porque não concordamos com a sua opinião. O mesmo sucedeu com o Professor Sistac (deus o tenha). Porque alguns não concordavam com a sua opinião ou os seus argumentos, atacavam lhe usando racismo, proveniência, etc. Isso é feio e deve ser desencorajado. Do mesmo jeito que chamamos uns e outros de Machanganas e chingondos quando a sua opinião não nos agrada. Sejamos tolerantes e civilizados.
    6 h · Editado · Gosto · 3
  • Titos Cau Caro Egidio Vaz, qual e a fundamentacao e motivacao para um jornal regular a identidade do Calado Calashinikov? Isso nao seria violar o direito ao anonimato dum cidadao e desse modo negar ao cidadao a sua liberdade de pensamento e de expressao? E etico um jornal violar o direito ao anonimato dum cidadao? Sei que algumas correntes imputam ao Calado a responsabilidade moral pela morte de G Cistac e por isso ele perdeu qualquer direito ao respeito ou anonimato. Para mim, isso seria o mesmo que responsabilizar Dhlakama e a Renamo pela morte do saudoso presidente Samora Machel visto que na altura numa confrontacao em polos ideoloogicos opostos.
    6 h · Gosto
  • DellaCerda Langa Isto ainda vai aquecer
    6 h · Gosto
  • Douglas Harris P.F.kkkkkkk?''
    6 h · Gosto
  • Jose Cumaio Profeta...
    6 h · Gosto
  • Jose Alexandre Faia Será que a Comissão Política vai pedir desculpas ao povo a quem informou que um partido estava se preparando para dividir o país? Ou vai aceitar que precipitou-se ao encetar a fuga em frente?
    5 h · Gosto
  • Jose Alexandre Faia O melhor eh esperarmos sentados ....
    5 h · Gosto
  • Rosmina Momade Porquê o anonimato???
    Se não deve não se esconda
    5 h · Gosto · 2
  • Julião João Cumbane Egidio Vaz, até parece que basta o Óscar Monteiro, o Eduardo Sitói, a Renamo, o MDM dizerem «que está certo», então já se pode fazer! E que tal se todos "eles" tiverem discurado alguma coisa que torna impraticável a sua «proposta»? Não compreendo por que a Comissão Política da Frelimo tería que pedir desculpas por se ter feito ao terreno para fazer política. Sinto que se está a forçar um único entendimento dos recentes eventos políticos no país, nomeadamento o entendimento que convém a alguns: descentralização da administração pública. Ora, enquanto pairar a ameaça de secessão, o processo de descentralização da administração pública vai desacelerar, para o mau grado dos apoiantes inconfessos do movimento secessionista! Eu agora só estou a olhar, enquanto questiono: por que esperaram pelas revelações sobre a existência recursos abundantes em alguns locais de Moçambique para começarem a apregoar a aceleração da descentralização? Suspeito-os!
    5 h · Gosto · 2
  • Adrian Magoo Paul Fauvet aqui pode-se mudar de nome quantas vezes for necessario: regioes autonomas, provincias autonomas, autarquias municipais, descentralizaçao, federaçao ou seja o que for. Uma coisa é certa, se com a Renamo nao for possivel alguma coisa que dê mais poder aos politicos eleitos na Região Centro do país, um dia um outro grupo podera reivindicar e implementar essa ideia que é hoje defendida pela Renamo.
    É importante que se perceba que a Renamo esta sendo um porta voz da vontade do povo do Centro do país.
    5 h · Gosto · 1
  • Dércio Ernesto Será? A espera do dia 26 de Março.
    5 h · Gosto
  • Augusto Manuel Pedido de desculpas, Egidio, em verdade te digo que nao sera' esta corja que vai pedir.
    5 h · Gosto
  • Azarias Felisberto Cistac nega a morte. Os apóstolos da disgraça vao enventando tolices e a mascara pouco a pouco vai caindo .
    5 h · Gosto
  • Edmu Joao Panguene Tony Ciprix temos k tolerar aquele tipo de post k u joralista paul fauvet publica na AIM a
    falar so da oposicao
    4 h · Gosto
  • Edmu Joao Panguene Se fui injusto nu post anterior peco perdao nao quis ser racista
    4 h · Gosto
  • Titos Cau Concordo com a ideia de fazer dotacoes orcamentais de Oscar Monteiro. Quanto as autarquias provinciais considero ser demasiado prematuro, dentro de 2 geracoes o pais estara melhor preparado. Deveriamos nos concentrar na transformacao politica de forma acelerada enquanto as mudancas politicas avancam mais lentamente. Tentar simultaneamente economica e politicamente o pais vai dispersar nossa atencao, complicar nossos objectivos, frustrar nossas aspiracoes e deixar nosso pais sem um rumo definido e com o risco de cair no abismo. Veja-se o exemplo da China, somente apos 50 anos de transformacao economica esta a iniciar uma profunda transformacao politica. De notar que a China tem maior diversidade cultural do que Africa subsahariana. A centralizacao do pode
    4 h · Gosto · 1
  • Mario Antonio Jose Eu vou esperar, porem preparado para fugir da guerra!
    4 h · Gosto · 1
  • Titos Cau A planificacao centralizada ja comprovou ser o melhor modelo de desenvolvimento. As autarquias provinciais vao contribuir para aumentar a ineficiencia do funcionalismo publico, da corrupcao e do despesimo da maquina do estado. Mesmo a RSA pretende centralizar mais o poder, reduzindo a autonimia das provincias. As autarquias provinciais vao conduzir-nos ao caos e ineficiencia quase abismal da Nigeria, India, Brazil. A maioria dos paises da E Ocidental implementam com algum sucesso o federalismo porque tem quase que sacos azuis para os seus orcamentos. Acima de tudo, esses paises tais como o Reino Unido, Portugal, Espanha, Alemanha, Franca, Belgica sao republicas que englobam verdadeiras nacoes, comparativamente à Africa subsahariana que tem major homogenridade. Ademais, sao paises geograficamente pequenos o que facilita a gestao. Mesmo os EUA na sua globalidade sao muito eficientes, e este facto e disfarcado pelo seu saco azul dos petrodolares.
    4 h · Gosto · 1
  • Titos Cau A incoerencia de muitos dos considerados mentes brilhantes mostra a nu o seu oportunismo politico. Ontem defendiam a reducao da maquina do estado como forma de reduzir o despesismo, mas hoje defendem a sua engorda atraves das AP. Para eles, quando o partido Frelimo promove a discussao da materia dentro das suas estruturas esta a minar o debate e berram aos 4 ventos, mas quando Dhlakama e a Renamo dizem que irao IMPOR as autarquias provinciais nas provincias onde obtiveram maioria relativa estes merecem o premio Mandela da Democracia e ficam mudos ou aplaudem. Que promessa ou garantia terao sido dados pela Renamo e/ou seus sponsors para cometer tanta desfacatez contra o povo mocambicano? Haja coerencia. E como se diz, inteligencia e graus academicos nem sempre sao sinonimos de SABEDORIA. Felizmente para o povo mocambicano a Frelimo tem sabido orientar e dirigir sabiamente os destinos de Mocambique.
    3 h · Gosto · 1
  • Antonio Martins Heheheee, já começaram a morder-se o que não é nada bom porque é assim que o Zé tira vidas vai-se aproveitar.
    3 h · Gosto
  • David Abilio De Governo de Gestão, passando pela República do Centro-Norte, e ainda Régios Autônomas agora Províncias Autárquicas , tudo isto pelo mesmo proponente, não da para aceitar... Notem, mesmo que a proposta recentemente remetida para AR tenha um conteúdo sobre a descentralização ou autonomia, com este antecedente, não convencerá ninguém... Agora que a Renamo quer governar a todo custo isso sim. O resto são tretas. Tenho pena e do banho de multidão que o líder não pensará duas vezes em mandar atirar contra a mesma se se não lhe darem o controle de terras que transbordam de riquezas no seu sub-solo. A nos ninguém nos engana...
    3 h · Gosto · 2
  • Luciano Bernardo Jose Caro Egidio Vaz e demais compatriotas. Algo me preocupa, será que os nossos deputados não sabem aprender? Ou fazem-no de propósito? Fiquei inquieto quando depois de vários debates a diferentes níveis, uma deputada que é legítima representante do povo aparece em uma reunião dando desfecho final sobre um assunto que não foi debatido e que cabe aos 250 deputados decidir. E como se não baste , nem o conteúdo do documento a sra deputada conhecia. Será que os deputados tomam assentos com conhecimento do seu dever e mandato?
    2 h · Gosto · 1
  • جمعت ابن موس Irmãos esqueçam o Paul Fauvet ,e vamos focalizar naquilo que vai tirar o povo do sofrimento e abismos total . Ele ñ tem identidade própria
    1 h · Gosto
  • Xavier Antonio O problema é que existem pessoas que se julgam detentores do monopolio do conhecimento, não admitem que uma boa iniciativa pode sair de quem não pertence o grupo deles, são individuos que do ponto de vista da evolução e da dinamica social estão parados no tempo, são pequenos "faraós", "deuses" de Moçambique, nunca aceitam que são iguais aos outros seres humanos. Não estudam a mudança do tempo.
    1 h · Gosto · 2
  • Mainga Penicela para esquecermos Paul Fauvet, e simples basta o ilustre mudar a linguagem que usa que e tipicamente belicista somos intolerantes para com ele porque o homen nao ajuda, nao tem nada haver em concordar ou descordar com a sua opinião , este post esta cheio de diversidade de pontos de vista, aliais o dia que Paul Favet disser algo contra o regime vai apanhar o primeiro aviao, para nos e normal a sua abordagem mas nao pode andar com a gasolina na mao
    52 min · Editado · Gosto
  • Thaulany Farias Mapsanganhe Caros Titos Cau e David Abilio, guardem o vosso pranto pra hora certa meus caros, pois a verdade é que teremos sim provincias autónomas.
  • Badjai Namdhasse puxa ta kente isto. espero bem k o ze tira vidas como dizia alguem atras nao saiba deste post se nao um de nós ja era. mas ja agora Titos Cau de k povo se refere? é k a multidao k cercea o outro transcende a nocao de simpatizantes e membros. parece k anda ali a volta o equivalente a extracto de um povo. afinal kem é k vai no coracao do povo mesmo? é kaso pra dzer k o povo sofre mesmo sabem?!?!
    31 min · Editado · Gosto
  • Kemmbo Mazithemba Meus caros, a verdade e uma. O modelo de governacao ja esta caduco, vamos esperimentar outros modelos. so dizer "do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico (...), "unidade nacional" (...), "somos uno e indiviziveis", etc, etc, so da boca pra fora? ja esta mas que provado que nao funciona. Autarquias provincias, regioes autonomas, etc, etc ...seja o que for, mas e hora de mudar.

Sem comentários: