domingo, 22 de março de 2015

Santo Antão: Desemprego atinge um máximo histórico na zona de Figueiras

CORREIO DAS ILHAS


21 Março 2015

"O desemprego atingiu o seu auge na zona de Figueiras do Concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, em particular no seio da juventude, devido ao impacto do mau ano agrícola por falta de chuva e ao encravamento da localidade”, denuncia o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitária local (ADIF).

Santo Antão: Desemprego atinge um máximo histórico na zona de Figueiras
Segundo Mário Victor Delgado, a população de Figueiras, neste momento composta por cerca de 360 habitantes, na sua maioria jovens, passa por uma situação considerada “preocupante”, devido à seca prolongada e falta deemprego. Desafia as autoridades a visitarem a zona e procurar solução para o problema, antes que seja tarde.
“Havia somente uma Frente de Trabalho da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), na reparação dos caminhos vicinais, que dava uma quinzena de trabalho por mês a cada chefe de família. Ela foi encerrada em Agosto e reaberta nos meses de Novembro/Dezembro 2014. A partir daí foi novamente encerrada. Até este momento nada”, esclarece o presidente da ADIF.
Os serviços de saúde, acrescenta aquele dirigente associativo, são outra dor de cabeça. Em Figueiras há vários idosos que precisam controlar periodicamente doenças crónicas, como diabetes e hipertensão. Um agente sanitário que trabalhava nessa comunidade faleceu a 23 de Setembro de 2014 e até hoje não foi substituído.
"Alguns pequenos problemas de saúde têm sido resolvidos pelo agente municipal, Jacinto Medina. Quando há um caso grave, com a única maca de que dispomos, o doente é transportado por terra ou por mar para a Cidade da Ponta do Sol; ou a pé via os Lombos/zona de Lagoa/ Ribeira Grande e ou via Alto-Mira/Ribeira da Cruz/Cidade do Porto Novo”, explicou ao asemanaonline o presidente da ADIF.
Este diário digital tem informações seguras de que uma equipa pluridisciplinar dos Serviços de Saúde da Ribeira Grande, chefiada pelo Delegado Regional, Paulo Graça, encontra-se em missão de serviço na zona de Figueiras, desde a manhã de segunda-feira, 16, para fazer consultas diversas e criar condições para colocar, o mais breve possível, um enfermeiro a tempo inteiro.
MN
  


Sem comentários: