terça-feira, 17 de março de 2015

Reféns do Estado Islâmico foram torturados após tentativas de fuga


 | Hoje às 00:00
O jornalista britânico John Cantlie e o norte-americano James Foley, entretanto executado pelo Estado Islâmico, foram torturados durante semanas após duas tentativas de fuga.
 
DR
Cantlie foi usado em vários vídeos de propaganda do Estado Islâmico
Os dois homens tentaram, por duas vezes, fugir da prisão onde eram mantidos pelos terroristas, mas foram apanhados, revelou um refém espanhol libertado em março do ano passado e que agora divulgou informações sobre o tempo de cárcere ao "Times".
Javier Espinosa, jornalista do "El Mundo", revelou que as duas tentativas de fuga terminaram com semanas de espancamentos e de sessões de simulação de afogamento.
Na segunda tentativa de fuga, revela o espanhol, Foley acabou por se entregar aos guardas, ao aperceber-se que Cantlie já tinha sido apanhado pelos carcereiros quando se libertava das correntes com que estava preso, não tentando sair sem o companheiro de prisão.
"Não podia deixar o John sozinho", disse Foley depois de regressar à cela. James Foley acabou por ser o primeiro ocidental a ser degolado numa dos vídeos altamente mediatizados do grupo terrorista.
Desconhece-se o destino de Cantlie, que surgiu em vários vídeos de propaganda do grupo. Umas vezes surgia vestido com o fato cor de laranja de prisioneiro, mas também vestido com roupas ocidentais e sem limitações visíveis de movimentos, nas cidades de Kobane, Mossul e Aleppo, na Síria.

Sem comentários: