segunda-feira, 23 de março de 2015

Quem danificou a Libya? - Augusto BáfuaBáfua

11111 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)
Luanda - É facto que a Líbia tinha os melhores Índices de Desenvolvimento Humano até 2010, é também facto que a mesma Líbia em 2015 tem demonstrado ter os maiores índices de Terrorismo no Continente ultrapassando em tao pouco tempo países como a Nigéria ou mesmo ate a Somália. A pergunta que não quer calar é
Quem danificou a Líbia???
Fonte: Club-k.net
Muito fácil seria responder que foi o Ocidente com bombardeamentos ou os Extremistas/Fundamentalistas/Jihadistas, porém indo umpouco mais a fundo e recuando um pouco no tempo mais concretamente até 2011 facilmente conseguimos perceber que estas teorias não correspondem a verdade.
A Líbia, era até 2011 um dos maiores produtores de Hidrocarbonetos de África e do mundo, os líbios eram dos cidadãos mais abastados economicamente do continente com o seu PIB per Capita de $ 14.000, tinham condições que causavam até alguma inveja aos demais africanos pela forma que cada cidadão líbio era provido de Direitos Sociais e económicos, as mulheres inclusive tinham Direitos de verdade e que eram considerados até muito vanguardista PARA um pais africano, árabe e islâmico, a esperança de vida do continente era das mais altas do Continente. Grandes Infraestruturas foram construídas, quem não se lembra do Campeonato Africano de Basketball de 2009 em Sirte na Líbia em que Angola se sagrou mais uma vez campeã e Joaquim Gomes “Kikas” foi o MVP (pena que uma ano e meio depois aquela cidade e aquele Pavilhão Multiuso foram impiedosamente destruídos)? Alguns países consideravam que a Líbia era um exemplo e modelo, que a moda de Cuba o analfabetismo era quase inexistente, a Saúde e Educação eram grátis e das melhores, existiam por outro lado também países que consideravam que este país mais não passava de uma Cleptocracia com boa parte dos familiares, amigos e indivíduos da mesma tribo do líder nas órgãos de decisão inclusive nas Forcas Armadas com uma corrupção galopante.
Agora no que concerne aos Direitos Políticos na Líbia, a situação era bem diferente, os Líbios tinham sérias limitações no que concerne a Liberdade de Expressão, Liberdade de Manifestação, Boa Governação, Democracia e Direitos Humanos. A Segurança de Estado ou do Regime era Omnipresente e Impiedosa, havia os Comités Revolucionários instaurados no bairros e que mais de 10% da população usava estes PARA se tornarem “Informantes” activos do Regime, isto tanto acontecia nos bairros como nas Escolas/Universidades e nos Empregos. As execuções de contestatários do Regime era punidas com a morte com direito a passar na TV, a formação de Partidos Políticos era crime, Eleições Livres, Justas, Transparente e Directas não eram opção, podia­se criticar “alguns poucos aspectos” sobre a vida do país mas não/nunca/jamais sobre o seu Líder.
Um cantor Argelino Cheb Khaled tem uma famosa musica “Aicha” onde de forma indirecta critica os regimes do norte de Africa onde diz:
“Fica com o teu dinheiro, eu valho mais tudo isto as grandes de prisão são sempre grandes mesmo que sejam feitas de ouro eu quero os mesmo direito que tu” ou seja um regime pagar (ou corromper) uma pessoa/Intelectual/População para que viva que nem um Príncipe porém como contrapartida este mesmo é obrigado a “não falar/pensar/fazer” politicamente só se vai adiar o problema mas nunca resolver, as liberdades politicas fazem parte da felicidade humana a mais de 2500 anos ou seja desde que a Democrática foi inventada pelos atenienses sendo Pericles o “Pai dos Democratas”.
Em meados de Fevereiros de 2011, aproveitando dos “Ventos Primaveris” que sopravam do seu Oeste/Tunísia e do seu leste/Egipto os cidadãos Líbios da segunda maior cidade no pais Benghazi “ousaram ou melhor atreveram­se” a protestar/manifestar pacificamente para “Maior Liberdade/aberturas” no regime no que concerne aos seus Direitos Políticos, foram barbaramente reprimidos, o seu mentor Jamal al­Hajji um Escritor e Comentarista Politico foi preso de imediato o que gerou uma rebelião e culminou com um Governo de Transição alternativo ao Regime que se chamou Conselho Nacional de Transição ou CNT.
O Regime Líbio deposto chegou ao poder em 1969 com um golpe de estado e durou até 2011, sem a menor dúvida os benefícios Materiais e Humanos que o país teve foram grandes porém os prejuízos principalmente Humanos causados pelo mesmo regime durante o mesmo período também foram significativos. Uma vida é muito, toda a perda de vida é lamentável, seja de uma pessoa desconhecida, seja de um Chefe de Estado pois a vida é Irrecuperável, todo e qualquer regime deve ser sensível a isso, o Líbio não foi. O Regime demonstrou incapacidade fazer a leitura e de se adaptar aos sinais dos tempos. Existe uma máxima popular que diz:
“Se a(s) barba(s) do(s) teu(s) (dois/Tunísia e Egipto) vizinho(s) está(ão) pegando fogo, põe as tuas de molho”.
O Regime Líbio recusou fazer as aberturas, cedências, concessões e Dialogo antes das manifestações mesmo com mais de 40 anos de poder, continuou no caminho errado mesmo vendo que os regimes de países vizinhos caíram, insistiu na mesmo vendo países da sua região fazendo as devidas reformas no inicio enquanto tiveram tempo.
Na Tunísia, Ben Ali entrando no poder em 1987 e apos 26 anos de poder preferiu partir PARA o exterior do pais fazendo a transição depois de um mês de manifestações escolhendo o caminho de salvaguardar os “Superiores Interesses da Nação”, recusando deixar seu pais se danificado de volta a “Idade da Pedra”. Seu país saiu mais ou menos ileso recuperando rapidamente da crise com um ou outro incidente, aqui e acola. Não ficaria surpreenderia se antes de 2021 Ben Ali ou seu familiar estivesse de volta a Politica Tunisina depois de amnistiado.

No Egipto, Hosni Mubarak entrando no poder em 1981 e apos 30 anos de poder preferiu partir para o interior do pais fazendo a transição depois de um mês de manifestações escolhendo o caminho de salvaguardar os “Superiores Interesses da Nação”, recusando deixar seu pais se danificado de volta ao “Estado da Natureza”. Seu país também saiu mais ou menos ileso recuperando da crise com alguns incidentes. Não ficaria surpreenderia se antes de 2021 seu familiar/filho estivesse de volta a Politica Egípcia depois de amnistiado.
No Marrocos, o Rei Mohammed VI filho de Hassan II chega a poder em 1999 após a morte de seu pai e após umas semanas de manifestações resolve fazer as devidas cedências e reformas antes que se perdesse o controle chamando a oposição tao logo quanto foi possível fazendo assim a Reforma do Estado com cedências politicas significativas.
Na Jordânia, o Rei Abdulah filho do Rei Hussein chega ao poder em 1999 após a morte de seu pai e após umas semanas de manifestações resolve fazer as devidas cedências e reformas antes que se perdesse o controle chamando a oposição tao logo quanto foi possível fazendo assim a Reforma do Estado com cedências politicas significativas.
Na Síria, Bashar al­Assad filho de Hafez al­Assad chega ao poder em 2000 após a morte de seu pai. Com meses de manifestações e anos de conflito resolve fazer fuga em frente não fazendo as devidas cedências e reformas antes que se perdesse o controle chamando a oposição Terrorista Estrangeiros tao logo quanto foi possível não fazendo assim a Reforma do Estado com cedências politicas significativas. Em 2012 aprovou uma constituição que o permite se candidatar a partir de 2014 a dois mandato de 7 anos com possível saída em 2028 apesar do país estar completamente em escombros. Uma transição em 2014 ou seja não se recandidatando, o pouco que resta do país podia ser salvo permitindo inclusive para a extinção do Estado Islâmico e o retorno dos refugiados.
Na Líbia, se ainda no inicio da Manifestações (e não quando já estava desposto) o Regime Líbio e seu líder fizessem as cedências e propostas de reformas inclusive uma possíveis eleições livres, justas e transparentes com a devida transição do Líder após 42 anos de poder para o presidente eleito acredito que a Líbia não estaria como está hoje, estaria como Marrocos ou Jordânia, quiçá como a Tunísia ou como Egipto na pior das hipóteses e não nunca como a Síria ou Iraque. As Lideranças devem ter sentido de Estado e amar a seu país mais até do que a si, só assim países como a Líbia não estariam todos danificados.
Quem danificou a Líbia desmesuradamente foi o Regime Líbio que se encontrava no poder, foi coadjuvado na destruição pelo Rebeldes Internos, pelos Estados Regionais e pelas Potencias Ocidentais. Este país esta hoje um farrapo irreconhecível, destruído em poucos anos por aqueles que suaram décadas para construir o Regime Líbio por não fazerem as leituras dos Ventos da Mudança quando sopraram.
Só há Revolução onde não há Evolução.

Augusto BáfuaBáfua
Licenciando em Relações Internacionais
augustobáfua@gmail.com

Sem comentários: