terça-feira, 3 de março de 2015

Professor Gilles Cistac morre vítima de baleamento por homens armados ainda a monte


Mário Xavier, o Professor Gilles Cistac não resistiu aos ferimentos contraídos no atentado e acaba de ser pronunciado morto. Muito triste!
Numa informação ainda preliminar, a polícia diz que, do que conseguiu apurar no local dos factos, o Professor Custac foi alvejado a tiro por um (1) homem de raça branca que ia acompanhado por três (3) homens de raça negra. O grupo fazia-se transportar numa viatura. O atirador alvejou o Professor Cistac pelas costas, quando este acabava de entrar no táxi em que se ia fazer transportar, junto ao Café ABC, localizado numa esquinas do cruzamento entre avenidas Eduardo Mondlane e Mártires da Machava. Conta-se que o Professor Cistac foi socorrido no local e levado imediatamente até ao Hospital Central de Maputo (HCM), ainda com vida. No HCM ele foi submetido à uma operação de emergência, e viria a perder a vida quatro horas mais tarde, em consequências dos ferimentos contraídos no atentado.
Consternado que estou pela morte do Professor Cistac, como todas as pessoas de bem, não estou a conseguir parar de pensar que este assassinato foi orquestrado para manipular a opinião pública interna e externa, no sentido de colocá-la contra o partido no poder. Quanto a mim, isto faz parte de um plano meticulosamente preparado, quiçá faz muito tempo, para criar instabilidade política—e até instigar guerra—em Moçambique. Não estou a conseguir ser ingénuo bastante para aceitar o princípio de «Occam's Razor» (ou «Navalha de Occam» ou «Lei da Parcimónia»), que me foi sugerido por Paul Fauvet (na sequência do paralelismo que tentei estabelecer com o assassinato de Boris Yefimovich Nemtsov), como adequado para explicar este macabro atentado.
Julgo que o nosso regime político não é assim tão inexperiente ao ponto de eu crer que possa ter a ver com a morte do Professor Gilles Cistac. Nego aceitar uma hipótese tão simplicista quanto é a tentativa de associar este assassinato com as declarações da vítima sobre o enquadramento legal da pretensão da Renamo e do seu líder para conseguir a partilha do poder. Quanto a mim, isto é uma conspiração que visa desacreditar o partido no poder—a Frelimo. Esta é a minha opinião, alimentada somente pela minha intuição. Posso estar errado, mas é assim que estou a pensar.
Estou com todos na condenação deste acto macabro. Estou igualmente profundamente consternado por esta triste ocorrência. Perdi um colega, um professor, um mentor, uma fonte de inspiração, alguém que me obrigava a pensar de forma aturada antes de me pronunciar com convicção sobre o que ele dizia ou defendia. Estou muito triste, verdadeiramente triste! Mas, ao contrário do que alguns pretendem ou pensam que seja o caso, não tenho a consciência pesada, porque nunca acreditei ter feito mal por comentar as intervenções do Professor Cistac como o fiz. Considero uma mera coincidência que este acto bárbaro tenha sido cometido neste momento em que eu discordava com a forma—quanto a mim parcial, mas dissimulada em imparcial—como ele se pronunciava relativamente à tensão política pós-eleitoral no nosso país.
Expresso os meus profundos sentimentos de pesar à família do Professor Cistac e me junto a todos os que oram uma oração para que Deus receba a alma do Seu filho e a conceda paz eterna no Seu Reino.
Gosto ·  · 
  • 5 pessoas gostam disto.
  • Nuno Pires Uns colocaram lenha, outros atearam fogo.
    2 h · Gosto · 3
  • Elvino Dias Vejo que essas palavras nao correspondem a verdade Prof. Juliao. O Sr. Sempre rogou publicamente pragas contra ele, um inocente que nunca lhe fez mal. Alias, nos seus escritos o seu maior alvo era ele e o Dkma. Venha com outra
    2 h · Gosto · 11
  • Manuel J. P. Sumbana Estàs a ficar nojento, Cumbane...
    1 h · Gosto · 8
  • Sylas Faith Momento solene...
    1 h · Gosto · 1
  • Brazao Catopola Hoje ele já não é Branco? Já não é não Moçambicano? Já não é incitador de violência? Já não é anti-patriotismo? Já não é ridiculo por pensar diferente? Hoje ele já não aquele lixo que apontaste Cumbana? Queres agora vir com teorias de complot contra FRELIMO e matam o Cistac por isso? Por favor, podes ate asumir que estas contra morte mas não nos faça de idiotas... Queres que te diga algo. Sou da FRELIMO também mas jamais, escreve jamais me prestarei a papeis ridiculos como este teu.
    1 h · Editado · Gosto · 15
  • Vitorino David Dr Elvino Dias, Espero que não sejas tão mau até esse ponto. Também lia os posts do Dr Cumbane mas em nenhum momento ví ódio neles
    1 h · Gosto · 2
  • Mouzinho Zacarias Julião João Cumbane não é melhor te calares.
    1 h · Gosto · 2
  • Bicas LPasso Deixa de ser hipócrita ilustre Julião João Cumbane. Qual é a tua tarefa como docente mesmo?
    1 h · Gosto · 6
  • Oswaldo Menezes A minha avo sempre disse que ratos mordem e sopram
    1 h · Gosto · 4
  • Julião João Cumbane Brazao Catopola, o momento é solene. Vamos controlar as nossas emoções! Creio eu que nenhum de nós que interagimos aqui no Facebook é responsável moral ou material da morte do Professor Gilles Cistac. É a Polícia da República de Moçambique (PRM) que cabe encontrar os assassinos, detê-los e entregá-los à justiça. Porém, qualquer um de nós é livre de emitir a sua opinião sobre este crime bárbaro. Tu és livre de pensar o que quiseres sobre a minha hipótese, basta não insinuares qualquer associação minha, pessoal, com os assassinos do Professor Gilles Cistac. Isso pode ter outras consequências legais contra ti!

    Este comentário dirijo-o igualmente ao Elvino DiasManuel J. P. Sumbana,Jr Chauque, Osvaldo Jocitala, Azarias FelisbertoXavier Jorge Uamba,Mouzinho ZacariasBicas LPasso e todos os demais com pensamento semelhante ao do Brazao Catopola sobre este assunto, expresso no seu comentário acima!
    1 h · Editado · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Ok, Cumbane. You made your point. Just shut up or tell us who Calado Calachinikov is.
    1 h · Gosto · 6
  • Claudio Rui Panguana Panguana Aa coisas vao mudar a frelimo k se lixe
    1 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Manuel J. P. Sumbana, I don't know who Calado Calachinicov is, but I don't think that he's got to do with this crime. You are making very simple an association. Use the hell of your brains, man! And let's mourn for Professor Cistac!
    1 h · Gosto
  • Bicas LPasso Controle mesmo as emoções caro Julião João Cumbane, apenas pedi para que deixasses de ser hipócrita. Não vejo o alcance da sua hipocrisia com a associação à morte do Cistac. Já vens com ameaças de consequências legais? Pareces um jurista de verdade.
    1 h · Gosto · 2
  • Brazao Catopola Julião João Cumbane jamais disse ou insinuei que tinhas alguma relação com isso.. só disse para não fazer um post que um exalta ao Cistac porque sempre disseste o que anteriormente disse sobre ele e, segundo que não venhas dizer-nos que isso é um plano contra FRELIMO. Não tem nenhum, mas nenhum momento em que te relaciono com este crime. Já vou notando esta tua estratégia de sempre que te digo para o qual não tens argumento dizes que te acusei. Vou mais uma vez te pedir o ponto dessa acusação
    1 h · Editado · Gosto
  • Julião João Cumbane Onde leste tu a minha «hipocrisia»? E achas que estás certo? E, se sim, porquê? És o dono da verdade? E só podes ser? É isso?! Como chegaste à conclusão de que sou «hipócrita»? Se calhar até tenhas razão. Peço esclareciemeto, se te dignas dar!
    1 h · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Any theory is acceptable at this stage, Cumbane. That's why you came stumbling forward with your 'officia one'.
    1 h · Gosto
  • Grande Saize Ridiculo. Vou fingir que nunca li isto.
    1 h · Gosto · 1
  • Inacio Arnaldo Arnaldo Deixem o Drº Cumbane em Paz.
    1 h · Gosto
  • Bicas LPasso Porque é que te sentes sendo acusado? Porquê ameaças de consequências judiciais sem indicares qual é a acusação que te é imputada caro Julião João Cumbane?
    1 h · Gosto · 2
  • Brazao Catopola Ok, Sabes o que é hipocresia é ato de fingir ter sentimentos e ideias que todos pactuam, etc. Agora queres saber até que ponto o teu post é hipocrita? Basta irmos ir uns minutos ate teus anteriores posts e mostro isso. mostrarei uma discordancia entre o que aqui escreveste e o que anteriormente escreveste. Farei isso com datas. Dê-me dez minutos.
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Brazao Catopola, onde foste tu buscar a autoridade para me dares instruções «para não fazer...»? Não achas ser presunção demais da tua parte? Proponho pararmos com mal-entendidos, em respeito ao momento...
    1 h · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Tu nunca tiveste a decência de respeitar seja o que for que não vá de acordo com as tuas crenças, Cumbane.
    56 min · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Errado, Manuel! Para tu mim também tu te portas como dizes que me porto. Quem sabe temos cargas eléctricas iguais?! Mas eu nunca te insultei, por exemplo!
    49 min · Editado · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Cumbane. Ainda náo fiz posts com teorias. Ou a propalar teorias. Como a maioria só estou indignado. Mas para ti, o haver um branco entre os assassinos já deita abaixo outras teorias. O que te faz correr tanto?
    48 min · Gosto · 3
  • Anita Chichava Meu Deus, vamos tratar este assunto. Como académicos, e pessoas com nível de informação desenvolvida estar aqui a si dar trocos e respostas não vão adiantar nada.ate pk eu duvido que alguém pode ódiar alguém até lhe desejar a morte.entao a dor e de tdos nós. Vamos contar as emoções e juntos rezarmos pela sua alma. Obrigada si por ingano tenha ofendido peço que mim disculpem
    45 min · Gosto · 2
  • Brazao Catopola Aqui vai a primeira parte dos teus textos que acusas ao Cistac, agora vou buscar outros " 
    Julião João Cumbane partilhou a foto de Gilles Cistac.
    27/2 às 7:22 · Editado · 

    Gilles Cistac finalmente reage
    “ o Cistac atirou achas para a fogueira, agravando a tensão política vigente. Este não um comportamento responsável, ainda por cima quando é do um académico da dimensão do Gilles Cistac. Ele induziu a alguns de nós à irracionalidade. Ele foi, de facto, infeliz! Por isso, as consequências deveriam ser principalmente para ele. Com efeito, a Procuradoria Geral da República (PGR) bem poderia ter se antecipado, chamando o Gilles Cistac para o ouvir por incitação à secessão [...]sob proposta do Gilles Cistac na esfera pública, instruiu a Bancada do seu "partido" na Assembleia da República (AR) para preparar uma proposta de lei sobre esta matéria, lei essa que ele (Dhlakama) exige que seja impreterivelmente aprovada pela AR, sob ameaça de tornar o país ingovernável. Isto é até onde as declarações do Gilles Cistac levaram a tensão política pós-eleitoral vigente no país. Ele (Cistac), foi o construtor ideológico destas novas exigências chantagistas do Afonso Dhlakama, usando uma interpretação da Constituição da República que manipula deliberadamente a opinião pública a favorecer do secessionismo há muito perseguido pela Renamo e o seu líder". Não tenho autoridade para dizer o deves ou não fazer, mas tenho o direirto civico de dizer como não deves ser e este é o caso. Não podes fazer um texto hipocrita. ja agora eu postarei outrs que mostrama hipocresia
    43 min · Gosto · 4
  • Brazao Catopola ai vai o post no qual racistamente o acusas
    42 min · Gosto · 2
  • Clovis Macave isto recorda m uma prostituita a fingir orgasmo...convenhamos
    41 min · Gosto · 2
  • Anita Chichava Por favor, Brazao Catopola ainda vamos por aí?
  • Anita Chichava Acho que assim também.nao da
  • Anita Chichava Vamos nos apontar dedos no momento como este?
  • Brazao Catopola Não apontei o dedo,o Julião João Cumbane, fez me uma pergunta e fui pegar as respostas. Nunca aponto dedo a ninguém sempre pauto por ir ao que dizem.
  • Anita Chichava Sim,mas quero acreditar que ele tomou a dor tbem.vamos respeitar este momento ele pode estar mas tenso do que tdos nós, afinal apesar de tdo eles eram colegas, Brazao Catopola
    35 min · Gosto · 1
  • Geraldo Mandlate “QUEM ACEITA O MAL SEM PROTESTAR, COOPERA COM ELE.” 
    ―MARTIN LUTHER KING JR.
    FRASES - HTTP://KDFRASES.COM

    POR QUE SERÁ QUE , leva um individuo, ANTES E DEPOIS, esta se digladiando com tudo e todos?


    Milhares de frases, pensamentos e citações.
    KDFRASES.COM
  • Joaquim Joao Correia Cumbana amigo,vamos pensar positivo ,bem sabes quem ganharia com a morte do Dtr...seja prudente amigo
  • Anita Chichava Mas tdo.eu hoje não to mto pra comentários peço a vossa licença.
  • Joaquim Joao Correia cuidado ainda vem ai mais xumbo amigos..
  • Julião João Cumbane As teorias explicam o mundo que tu conheces e te permitem transformá-lo em teu próprio benefício, Manuel! Tu não gostas de construir e «propalar» teorias. Eu gosto de construir e «propalar» teorias. Esta é a diferença entre nós os dois agora. Eu não tenho que não construir e «propalar» teorias, porque tu não gostas. Isso seria limitar indevidamente a minha liberdade. Só o Estado pode limitar, nos termos da lei, a a minha liberdade. Não tu. Igualmente, eu não devo (mesmo tendo poderes para tal) limitar a liberdade de outrem. O que dizes a isto, Manuel?
  • Armando Tomas Fernando Fernando Sr juliao Joao cumbane deixa de ser rediculo ,o Sr sabem muito bem que seu partido e g40 foram eles que praneiaram a morte . Porque era Uma pedra nos vossos sapatos
    5 min · Gosto

Sem comentários: