quinta-feira, 5 de março de 2015

Para a Frelimo Gilles Cistac era ingrato

A Frelimo, partido no poder há quase 40 anos, considerava o constitucionalista moçambicano Gilles Cistac, assassinado na terça-feira (03) em Maputo, “ingrato e mal-agradecido” à “hospitalidade e ao acolhimento dos moçambicanos”, por ter declarado que à luz do número 04, do artigo 273 da Constituição, a Renamo pode criar “regiões autónomas” nas províncias que diz ter ganho nas últimas eleições gerais.
O sentimento de ódio e repúdio em relação aos pronunciamentos de Gilles Cistac, por parte do partido que dirige os destinos do país desde 1975, foi manifestado pelo seu porta-voz, Damião José, segundo consta da notícia da Folha de Maputo, a 19 de Fevereiro deste ano.
“Ele tem a consciência de que está a faltar à verdade (...) com a deliberada intenção de criar confusão nas pessoas em defesa de interesses que ele sabe que são alheios à vontade do povo moçambicano”, disse Damião José, referindo-se a Cistac, que fundamentou que aquela cláusula era suficiente para as pretensões da “Perdiz” e não havia necessidade de mexer a Lei-Mãe, tal como alguns analistas pró-regime defendem.
Na altura, o porta-voz da Frelimo perguntou: “Será que o académico Cistac se estivesse na Argélia ou na França teria a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto à vontade do povo moçambicano?

 

  • Rufaz-Bambo Bambo · Faculdade de Ética e Ciências Humanas
    Quando alguém fazer interpretação do seu saber a constituição é mal agradecido??
    • Carlo Jamini · Guarda nocturno na empresa Domestico
      "Será que o académico Cistac se estivesse na Argélia ou na França teria a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto à vontade do povo "

      QUAL POVO MOCAMBICANO?
      povo da FRELIMO? povo da RENAMO? povo do MDM? povo dos que nao aliam com nenhum destes?
      porque cada um deste diz " o POVO DE MOCAMBIQUE". e cada um destes defende seus interesses em nome do POVO DE MOCAMBIQUE.
      eu pergunto QUAL POVO? e ainda o que recebe esse povo plo uso de seu nobre nome?
      O QUE FAZES oh POVO DE MOCAMBIQUE COM TODA ESTA SUJEIRA? USAM e DESUSAM o teu lindo nome. e tu dormes eternamente?
      • Paulo Soares
        Enquanto foi conselheiro dos ministros do Presidente Chissano (galardoado como incorrupto) era camarada. Afastado pelo Gebuxa, discordando dos que puseram o País a saque, passou naturalmente num ingrato a abater. A frelo atual é assim. Quem a apoiava e se demarca e denúncia é traidor a abater. Para que os outros, dignos, não sigamo exemplo.
        • Atércio Uamba ·  · ISCIM - Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique
          Isso k houve mostrou ao povo de forma clara k nesse pais nao ha democracia nenhuma, pork so de espressar as suas ideias ja eh motivo de ser Deletado......

          Por mim a Renamo esta a tolerar demais, k use a sua forca e crie logo essas provincias autonomas....
          Eu nao sou de politica mas pelo menos consigo ver o lado certo e o errado, pra mim a frelimo ja Era, a mascara caiu
          • Netto Tilley ·  · Beira
            Entao a FRELIMO ja tinha varios motivos pra deletar Cistac, ker dizer pra FRELIMO a mentira e burla e o lado certo. Guebas tas fudido
            • Charles Moniz Artur ·  · Trabalha na empresa Palácio do Rei
              " medo de comentar qualquer coisa ate mesmo nas redes sociais" essa ideia esta a girar na mentalidade dos moçambicanos
              • Nurdine Dauda ·  · Trabalha na empresa Sou estudante
                o direito será devolvido ao dono
                • David Miguel · Trabalha na empresa Total
                  as evidencias são claras.
                  • Antonio Maposse ·  Comentador principal
                    Iniciarei o meu comentario de forma algo cómica, apesar de o momento ser de pesar. Foi uma vez um paciente que foi ao hospital e ao ser arguido pelo médico sobre o que sentia, ele respondeu que sentia malaria. O medico perplexo, perguntou ao paciente:"se ja sabe qual a sua doenca, para que veio ao hospital?". Na nossa vida cotidiana temos acompanhado quase que diariamente, estorias veridicas nas nossas comunidades de pessoas que foram acusadas de "feiticeiras" e mortas (linchadas). A pergunta que faco, e a seguinte: Se a feiticaria e algo oculto, que nao se ve a olho nu, e alguem se pode dar ao luxo de reconhecer que fulano, sicrano,etc, e feiticeiro, no minimo essa pessoa tem que se-lo tambem.Isso para dizer que a nossa sociedade, apesar de estar a viver o seculo XXI, com doutores, cientistas, academicos, etc, supostos da epoca... Ver mais
                    • Jerry Fulau ·  Comentador principal · Universität Leipzig
                      Finalmente alguem falou algo com sentido, obrigado Senhor Maposse!!
                    • Beto Zaito · Universidade Eduardo Mondlane
                      Tendo em conta casos similares acontecidos (siba siba macuacua, Cardoso e outros) senhor maposse por favor tire o cavalinho da chuva. A impressão que existe desde há tempos atrás é de que os que mataram estas figuras são os tais que comandam o sistema em Moçambique os que controlam quase tudo: Pol,itica do país, economia do país, segurança do país etc etc Os mesmos não conseguem provar que não foram eles. Por acaso acompanhaste muito bem o comunicado lido pelo senhor Damião José ??
                    • Carlo Jamini · Guarda nocturno na empresa Domestico
                      meu querido irmao mocambicano, nunca ouviu falar de Carlos Cardoso?, ou de SibaSiba? tbem morreram por motivacoes semelhantes, por falar de "assuntos dos grandes" ao povo, contudo e felizmente, os homens morrem mas a verdade permanece.
                  • Mario Tome Charles Alicete · Trabalha na empresa Beira
                    interpretou o acadêmico....

                  Sem comentários: