sábado, 7 de março de 2015

Os catedráticos da UEM

Texto de Bento Venâncio
Já lá vão 38 anos desde que, em 1977, o saudoso Presidente Samora Machel fez chamamento massivo aos jovens para se empenharem nas tarefas da Educação. Os ganhos são inquestionáveis: o país tem quadros em quase todas as áreas, contando até com professores catedráticos moçambicanos.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga do país, já conta com doze professores catedráticos, em áreas que vão desde a Engenharia, Linguística, Veterinária, Medicina, Geografia e Ciências.
Informação de última hora dá conta que elevou-se para 14  a “legião” de catedráticos , uma vez que os professores doutores Manuel Alves e João Monembe, ambos do sector de Matemática, prestaram provas de avaliação com sucesso semana finda.
Estes são alguns dos ganhos da chamada geração “8 de Março” que precisamente hoje celebra o seu dia. Nas linhas que se seguem, domingo traça breve perfil de professores na cátedra em Moçambique.
Álvaro José da Fátima Carmo Vaz
Álvaro Carmo Vaz é professor catedrático na Faculdade de Engenharia da UEM, tendo-se doutorado em Hidrologia e Recursos Hídricos no Instituto Superior Técnico em 1985. É membro da Academia de Ciências de Moçambique, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Científico de Águas.
Para além da carreira académica, desenvolveu intensa actividade de projectista e consultor. Desenvolve, há mais de 30 anos, actividade científica e técnica nas áreas de Hidrologia e Gestão dos Recursos Hídricos em Moçambique e SADC.
Alice Pereira de Jesus Teresa Garcês
Alice Pereira de Jesus Teresa Garcês, é catedrática pela Faculdade de Veterinária, na área de Produção Animal.
Para além de ser docente, Alice Pereira de Jesus Teresa Garcês é Professora Associada desde 2006, é autora do livro “Poultry Production in Southern Africa” e publicou vários escritos em revistas de especialidade e congressos.
Aniceto dos Muchangos
Aniceto dos Muchangos concorreu para a categoria de Professor Catedrático na área de “Paisagens e Regiões Naturais de Moçambique”.
Foi Professor Associado e docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM,  tendo iniciado o seu percurso académico nos anos 70.
Sempre esteve ligado ao ensino e à investigação, com passagens pela esfera política, como governante e parlamentar.
Armando Jorge Pereira Lopes
É professor catedrático no Departamento de Linguística e Literatura da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM.
Graduado pela UEM, obteve mestrado em ensino de língua inglesa e linguística pela University of York e doutoramento em Linguística Aplicada pela Universidade of Southern Califórnia em Los Angeles e o outro na Univertsity of Cambridge, nos Estados Unidos da América.
Este linguista trabalha no sector da educação há mais de 40 anos. Nos anos 80, exerceu as funções de director pedagógico da UEM e, posteriormente, foi director-adjunto da Faculdade de Letras e Ciências Sociais para a investigação. De 2007 a 2012, assumiu o cargo de director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais naquela universidade pública.
Cessou em 2012 funções. É, actualmente, vice-reitor da Universidade Politécnica.
Armindo Saul Atelela Ngunga
É Professor Catedrático em Linguística Africana. Fez o Mestrado (1995) e Doutoramento em Linguística (1997) na Universidade de Califórnia em Berkeley, EUA. Fez a Licenciatura (1987) e Mestrado em Línguas e Literaturas Africanas (1988) na Universidade de Zimbabwe. Formou-se como professor de Português para as 10ª e 11ª classes (1982-1984) na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane.
foi docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, onde foi Director de 1999 a 2007. Actualmente é Vice-Ministro da Educação.
Boaventura Chongo Cuamba
Boaventura Chongo Cuamba teve Licenciatura em Física pela Universidade Eduardo Mondlane  em 1981.Fez mestrado na Universidade de Jena em 1985, em Jena , na Alemanha.
Obteve PhD em 1996 na Universidade Northumbria , em Newcastle Upon Tyne , Reino Unido , com especialização em Física sobre Energias Renováveis . A temática de sua tese de doutorado está relacionada com a energia fotovoltaica (PV) . É docente da Universidade Eduardo Mondlane desde 1982.
Carlos Manuel Rodrigues Serra
Carlos Serra  é doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
Professor Catedrático, é também pesquisador e Presidente do Conselho Científico no Centro de Estudos Africanos da UEM e pesquisador associado do Centre d'Analyses et d'Interventions Sociologiques (CADIS), da Maison des Sciences de l'Homme, Paris, França.
Possui vasta experiência de reflexão e pesquisa em áreas como a História, Ciência Política, Sociologia Urbana e Sociologia do Conhecimento.
Carvalho Mendes Madivate
Professor Madivate é o décimo primeiro Professor Catedrático da UEM e o segundo da Faculdade de Ciências, depois que em 2012, o Professor Boaventura Cuamba ter ascendido à mesma categoria na área de Energias Renováveis.
Madivate iniciou a sua carreira profissional na UEM em 1982 como assistente estagiário no Departamento de Química, tendo progredido para Assistente em 1987, Professor Auxiliar em 1998 e Professor Associado em 2005. Lecciona aulas teóricas, práticas e laboratoriais de várias disciplinas nos cursos de licenciatura e Mestrado.
Emília Virgínia Raul Inhambe Noormahomed
A Professora Doutora Emília Virgínia Noormahomed é catedrática na área de Parasitologia Humana. Para a obtenção deste grau académico, apresentou um projecto de investigação sobre a "Seroprevalência da Cistecercosis em diferentes segmentos da população de pacientes atendidos no hospital e Centro de Saúde de Mavalane e no Centro de Saúde de Inhaca e estudo das Variantes Genéticas de Cesselulase de Moçambique".
Foi directora da Faculdade de Medicina da UEM de 2002 a 2006.
A Professora Emília Noormahomed é, desde 2010, docente convidada na Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos da América, funções que exerce no Serviço de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina da UEM.
A professora Emília Noormahomed licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da UEM em 1993 e em 2002 obteve o grau académico de PHD em Medicina e Cirurgia, bem como o de especialização em Parasitologia, pela Universidade de Granada, Espanha.
Manuel Garrido Mendes de Araújo
É quadro da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, onde foi docente no Departamento de Geografia.
Destacou-se pelas suas famosas pesquisas no ramo de geografia em Moçambique.
Maria Perpétua
Gonçalves
Tem doutoramento em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa. É Professora Catedrática pela Universidade Eduardo Mondlane, sendo titular da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira. Suas áreas de investigação abrangem linguística do português, aquisição de L2 (língua segunda), contacto de línguas e mudança linguística.
Teresa Maria da Cruz e Silva
Tem Doutoramento em Ciências Sociais (área de história social) pela Universidade de Bradford,  Gra-Bretanha. Licenciatura em História (2 anos) pela Faculdade de Letras (UEM).
Post-graduação em Estudos de Desenvolvimento (1 ano) no Centro de Estudos Africanos (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique, sob direcção de Aquino de Bragança e Ruth First, já falecidos.
Tem bacharelato em História (3 anos) pela Universidade de Lourenço Marques: Moçambique
Teresa Cruz e Silva, Moçambicana, Doutorada em História Social, é Professora Associada no Centro de Estudos Africanos e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, onde tem exercido numerosas actividades entre a docência/pesquisa e lugares de direcção.
Os dois novos
professores catedráticos
Manuel Alves e João Monembe, ambos da área das Matemáticas, foram promovidos a professores catedráticos na UEM após provas na Sala dos Actos Grandes da Reitoria.
Deste movo eleva-se para 14 o contingente de professores moçambicanos na cátedra na nossa maior e mais antiga universidade.
Por aquilo que nos é dado a observar (ver texto à parte) a UEM está empenhada em ter pelo menos um professor catedrático por faculdade.

Sem comentários: