segunda-feira, 9 de março de 2015

Os 69 opositores predilectos do Julião João Cumbane

Lista preliminar dos opositores predilectos
A seguir vai a lista preliminar das pessoas que aportam no meu 'mural' para saber do meu 'estado' e deparam com um pensamento que contraria o seu. Se eu fosse uma pessoa 'normal', 'comum', como estas pessoas pretendem que eu seja, com muitos delas a minha amizade virtual teria terminado prematuramente, e a muitas delas eu teria imposto um bloqueio. Estas pessoas pouco imaginam a razão porque as mantenho na minha lista de "amizades" ou permito que vejam o que publico aqui no Facebook. Poucas dessas pessoas imaginam a minha pessoa para além do conhecimento que as permito ter do meu pensamento, quando respondo a pergunta que o Facebook me faz sempre acedo a minha conta, nomeadamente «O que estás a pensar?».
Criei a rubrica «Ponto os pontos no ís» para trazer luz para a minha razão de estar aqui no Facebook, para esta exposição toda. Esperançosamente, essa razão ficará clara brevemente. Nessal altura, os que me insultam e/ou execram o meu pensamento poderão compreender algo sobre si próprios. Criticam a minha presumida intolerância com intolerância. Criticam o meu presumido «ódio» por outrem com ódio. Criticam as minhas «teorias de conspiração» com teorias de conspiração. Criticam a minha «xenofobia», o meu «racismo», com «xenofobia», com racismo. Enfim, criticam-me por eu ser ou fazer os que elas próprias são ou fazem. E fazem as críticas que fazem escondendo o seu próprio ser e a sua própria forma de ser e estar nas suas críticas. Um caso para perguntar «quid juris»? Não espero resposta melhor do que a que já tenho: eu estou aprendendo com esta minha auto-exposição aos meus opositores "circunspectos".
Eis a lita dos preliminarmente seleccionados, por ordem alfabética.
1. Abdul Jabaru
2. Adrian Magoo
3. Affonso Guerreiro
4. Alberto Vuvu Vunjanhe
5. Alcidio Do Rosario Bombi
6. Amélia Russo de Sá
7. Angela Maria Serras Pires
8. Armanda Pereira de Lima
9. Armando Tomas Fernando
10. Armindo Manjate
11. Ayrton Cassamo
12. Azarias Felisberto
13. Baptista Cumbane
14. Bartolomeu Alexandre
15. Brazao Catopola
16. Carla Anibal
17. Chande Puna
18. Circle Langa
19. Claudio Rui Panguana
20. Cupido Rodrigues
21. Danúbio Rafael
22. David Colaco Ribeiro
23. Edgar Barroso
24. Edson Miranda
25. Elvino Dias
26. Felix Junior
27. Fernando Celestino
28. Fernando Costa
29. Fidalgo Salomao Mauai
30. Francisco Manuel Ferreira Mendes
31. Gulumba D. Mutemba
32. Hermes Sueia
33. Herminio Ricardo
34. Homer Wolf
35. Ismael C. Gocaldas
36. João Chilengue
37. Joao Jone Chicote
38. Joao Pedro Muianga
39. Jorge Fernandes
40. José de Matos
41. Jose Manuel
42. Jr Chauque
43. Júnior Hermend
44. Junior M Nkanone
45. King Vasquinho King
46. Linette Olofsson
47. Livre Pensador
48. M Gallo Gallo
49. Manuel J. P. Sumbana
50. Marcelo Mosse
51. Mário Xavier
52. Milton Chembeze
53. Mouzinho Zacarias
54. Nelio Raul Joao
55. Nelson Jose da Silva
56. Nuno Pires
57. Oswaldo Menezes
58. Paulo Miranda
59. Radade Savela
60. Rmano El Bambino
61. Sammo Chirindza
62. Sanito Maria Olga Jorge
63. Sasia Aku Nativo
64. Sic Spirou
65. Taaffir Juga
66. Thaulany Farias Mapsanganhe
67. Tommy Do Lapis
68. Unay Cambuma
69. Valentina Vassele

Qualquer uma destas pessoas já me dirigiu um insulto ou uma palavra injuriosa. E o fez se tomando a si próprio(a) como referência, quiçá sem o notar. Que presunção diabólica! Mas como o Alexandre Chivale sói dizer, parafraseando um seu amigo real, «eu só olho».
Bem hajam todos vós nesta leva!
Gosto ·  · 
  • 2 pessoas gostam disto.
  • Hermes Sueia Professor Cumbane........Seja mais explicito. Quando e onde foi vítima de um insulto ou palavra injuriosa por parte de Hermes Sueia? Se for o caso, antecipadamente as minhas desculpas. Fui indicado no sentido de saber reconhecer os meus erros.
    5 h · Gosto · 2
  • Hermes Sueia Queria dizer, fui educado.
    5 h · Gosto
  • Mávelasse Zacarias Hehehehehe. " Criei a rubrica «Ponto os pontos no ís» para trazer luz para a minha razão de estar aqui". Estas criar rubricas no Facebook Juliao Joao Cumbane? Porque gastar talento aqui? Ja deves ter percebido que as nossas televisoes sao muito fracas em producao de conteudos, pois nao? Ajuda la esse pessoal mano.
    5 h · Gosto
  • Felix Junior Olá paz
    5 h · Gosto
  • Nuno Pires Você não inveja nada aos métodos da PIDE. Eles é que teriam muito a aprender consigo. O que você aqui faz é FASCISMO do mais execrável que existe. Eu senti-o na pele e lutei contra esse regime opressor, inclusive na sua terra. Mas pelos vistos de pouco valeu tendo em conta que, passados todos estes anos, deparo com gente com a sua mentalidade. Tenha vergonha na cara e apague este post "caça às bruxas". As pessoas da sua lista serão potenciais Giles Cistac. O Salazar dizia "quem não é por mim é contra mim". Parabens por, mesmo à distância, ter sido tão bom seu seguidor de ideais . Pobre povo moçambicano em que mãos se encontra
    4 min · Editado · Gosto · 4
  • Julião João Cumbane Jay Williams (ou Mávelasse Zacarias), se te posso dizer alguma coisa em que creio, só para saberes que eu creio nisso, é o seguinte: talento nunca se disperdisa. Que pena as nossas TVs «muito fracas em producao de conteudos» (sic). Não sei de quem tu pensas que é a culpa disso. Achas que é das TVs?! ...
    5 h · Gosto
  • José de Matos Mentira, eu para insultar o Julião João Cumbane teria de primeiro reconhecer que ele existe! O que eu digo é que num Pais serio todos os Calados ja estariam a ser inevestigados ha muito tempo por calunias e incitaçao ao racismo e odio, obviamente que o Julião João Cumbane confia muito na impunidade!
    Mas tudo é relativo, foi ele que me pediu amizade, basta um pequeno click para o relegar para o sitio que ele merece: insignificancia!
    5 h · Editado · Gosto · 5
  • El Patriota Homer e Sic vindem e vede!
    5 h · Gosto · 1
  • Sic Spirou Hehehe eu acho que essa é a lista a abater. Hahahahah
    5 h · Gosto · 3
  • Brazao Catopola Julião João Cumbane, eu te peço encarecidamente que apontes um, um post em que eu insulte ou injurie alguém. Para não ser radical, te dou 48 horas, para o fazeres. Se não o fizeres te chamarei publicamente de mentiroso, intriguista e tudo mais que o teu post sugere. Não digo a ti somente, digo que eu tenha injuriado ou insultado a qualquer pessoa. Um só post.
    5 h · Gosto · 2
  • Chande Puna Hahahahaha...Sic Spirou, nem duvides. O individuo fala de insultos que não me recordo ter visto. O problema é que não alinhamos com o pensamento dele e por isso, custa lhe conviver com o diferente. Cada um com seu defeito!
    5 h · Gosto · 3
  • Alcidio Do Rosario Bombi Nao me recordo de ter-lhe injuriado, de todas formas foi (se tal aconteceu) ultima vez. Abraco
    5 h · Gosto · 1
  • Sic Spirou Ele que insultou e assassinou moralmente ao prof cistac não se reve ainda... É mesmo caso estudo.
    5 h · Gosto · 4
  • José de Matos E atençao, esta é apenas a lista preliminar, vamos esperar pela lista final! Como diziam na marcha:

    Matem-nos a todos!
    5 h · Editado · Gosto · 3
  • Tommy Do Lapis E tu que nao tens Respeito nem com os mortos, mereces alguma admiracao??
    5 h · Gosto · 4
  • Elvino Dias Foi assim que comecou com a campanha anti-Cistac
    5 h · Gosto · 2
  • Elvino Dias Mano Bartolomeu Alexandre estas na lista negra tambem
    5 h · Gosto · 1
  • Sic Spirou Acho interessante a foto de perfil escolhida por ele!Wow
    5 h · Gosto · 2
  • Julião João Cumbane Nuno Pires, por sinal até o fascismo fez bem à terra que hoje dizes tua com muito orgulho. Concordas? Quem serias tu, hoje, se não tivesses cmbatido contra o fascimo? E quem seríamos nós moçambicanos, hoje, se não estivéssemos a combater contra todas ...Ver mais
    5 h · Gosto
  • Elvino Dias eu escrevi uma vez, com ou sem luta armadaa essa altura estariamos independentes em Mocambique. Por isso, a luta armada so veio delapidar os nossos impostos
    5 h · Gosto · 2
  • Homer Wolf Porra! Isso e' o "facebook" inteiro!... kikikikiki
    5 h · Gosto · 4
  • Oswaldo Menezes Prof. Acho que o sr. Adora este tipo de debate... em que a violência é o ponto dominante. Quem insulta, até aos mortos é o sr. Eu limito-me a fazer uma opinião desse tipo de pessoas. Até posso estar errado.
    5 h · Gosto · 2
  • Homer Wolf "A Lista de Schindler"... uiii, que medo!
    5 h · Gosto · 4
  • Julião João Cumbane Não tenho te ligado, Elvino Dias, mas não porque o tue "problema" «não seja da minha conta»...
    5 h · Gosto
  • Noé Dasua Conta Kikikiki, aguardando a lista final.
    5 h · Gosto · 2
  • Sic Spirou A lista de Schindler era pra salvar oh Homer Wolf... agora esta é a lista do Himmler. Heheheheeh
    5 h · Gosto · 5
  • Azarias Felisberto Esta lista é tambem dos marcados para morte? Kkkkkkk5
    5 h · Gosto · 2
  • Homer Wolf Mas ainda nao entendeste que o "so'psor", genio da Fisica Quantica, quer-nos salvar o' Sic'?... Quer-nos salvar das masmorras do imperialismo, do colonialismo, dos yankees e de sei la' mais quem???
    5 h · Gosto · 4
  • Antonio Nhamuave Alguns aki ñ vão percerber uki o Sr Julião João Cumbane colega de profissão do falelcido GC esta tentando nos transmitir. No meu entender o simples facto de ñ concordar com as ideias de ele chama a isso de tudo uki os visados são acusados de terem feito. Reparem k na proxima lista o meunome tambem fará parte. Este Sr Julião Cumbane ñ ker ideias contrarias as suas. Ker debates com individuos com mentes quadradas iguais a ele, individuos com mentes formatadas a certas fialiações partidarias. Eu dixe e sempre direi "duvido das qualificações academicas dos seus educandos"
    4 h · Gosto · 4
  • Julião João Cumbane Talvez não entres nunca nesta lista, Noé Dasua Conta. Tu não qualificas! Sabes porquê? Porque nesta lista preliminar aqui publicada só entram os «génios» em insultos, injúrias, ..., tudo para limitar a liberdade de pensamento dos que não pensam como eles! São 69 almas omnipresentes, omniscientes e omnipotentes. São almas superpodersosas, supercultas, enfim, superdotadas! [Prestam atenção ao facto de que 69 (assim como 96) é número muito curioso, expresso nestes símbolos árabes (6 e 9)!]
    4 h · Editado · Gosto · 1
  • Sic Spirou Hehddh
    4 h · Gosto · 1
  • Pedro Marcos Tina kakakakakakaka
    4 h · Gosto · 1
  • José de Matos Quando 69 é apenas um numero preliminar e so de opositores predilectos, vamos entao ver quantos volumes serao precisos para a lista final!
    4 h · Gosto · 1
  • Oswaldo Menezes 69 deve ser o titulo do sono...
    4 h · Gosto · 2
  • Homer Wolf Ele quer mase' ser protagonista. Superstar. King of...
    4 h · Gosto · 3
  • Joao Jone Chicote JJC. Nao somos alvos, pois não? Acredito que nunca lhe insultei, se assim agi, peco as sinceras desculpas! pretendo apenas debater ideias. E, contrapor a tese ou a teoria da mão externa que vaticina. Veja k os inimigos do Estado podem estar entre nos: escreveu Marcelo Mosse "visitaram a Itália pra convencer o Matteo Kenzi pra que a Eni lhe cedesse parte dos seus interesses nos blocos de Petróleo. Em troca, ja tinham conseguido que o Governo decretasse que a Eni poderia avançar com a sua LNG flutuante no Rovuma". Os inimigos não podem ser visto apenas na perspectiva externa...
    1 h · Editado · Gosto · 5
  • Shchuka Vybrat Orem pelos irmaos na lista...
    4 h · Gosto · 4
  • Homer Wolf Amen
    4 h · Gosto · 1
  • José de Matos A foto do perfil nao é o Robocop?
    4 h · Gosto · 3
  • Sanito Maria Olga Jorge Kkkk! Vejam o JJC a se vitimizar. Tactica propria do inimigo do povo. Para mim o inimigo do povo nao tem cor.
    4 h · Gosto · 4
  • Jorge Fernandes Para mim, essa lista deve ser a das pessoas mais distintas e lúcidas no FB. Obrigado por me teres incluido no meio de tão distintas pessoas.
    4 h · Gosto · 4
  • Fidalgo Salomao Mauai muito obrigado ate mais, mas penso que deves estar equivocado, nunca insultei nem proferir injurias a qualquer que seja, contudo foi bom ter sido seu amigo no curto tempo que foi
    3 h · Gosto · 2
  • Affonso Guerreiro Julião João Cumbane afinal qual é o problema?
    Depois de tantos ataques, até a um homem morto cobardemente, agora vem com vitimismo?
    Porquê no seu texto näo menciona sobre a sua postura infernal e desonesta durante todo este tempo? Das suas acusaçöes e mentiras? Até sonhos insinuando que Cistac era gay o senhor teve. Please! Cada vez que tendo a escrever mais, fico mais nervoso com o senhor. Eu já nem comento os seus textos violentos.
    3 h · Gosto · 4
  • Jr Chauque Lembro dok disseste k se depende-se de ti caçavas os teus opositores 1 por 1 ,tinhas k gastar mtas balas pá poxa só não sei quantos morreriam e quantos responderiam com vingança .é verdade a pancada após o assassinato do prof doutor Gilles Cistac é grave melhor Mto grave
    3 h · Editado · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Uma nota: A lista fornecida corresponde a 5,52% do total de amigos virtuais que tenho no Facebook. Esta margen de "amigos adversários" é tolerável, sem qualquer esforço. Nunca devolvi um só insulto ou injúria que fosse a quem quer que fosse. Uma pergunta que nenhum de vós se digna responder é: Por que vos julgais no direito de me insultar, se execrais injustiças? A que justiça fazeis referência, afinal?
    3 h · Editado · Gosto · 1
  • Zee Mavye O problema de algumas pessoas é mais sério do que eu pensava. Dizem lutar pela mesma causa, um Mocambique melhor e para todos ė perdem tempo com calunias, injurias e achando se melhores que os outros. Os vossos filhos tambem tem facebook e outros sao amigos dos vossos amigos e podem ver o que voces combatem em casa e sera uma contradicao autentica.
    3 h · Gosto
  • Jorge Fernandes Acho que não sabes muito bem o que é insultar. Por exemplo, dizer que és racista não é insultar-te, porque o és (o teu apoio incondicional ao Calado Calashnikov, as tuas postagens, as tuas respostas e as tuas argumentações intermináveis, tudo isso o provam).
    3 h · Editado · Gosto · 1
  • Ayrton Cassamo Nunca o insultei professor, reveja os meus comentários, respeito a liberdade de opinião, comentei dois posts e por duas vezes, por favor não me meta em listas estranhas Professor, com todo respeito, caso o tenha insultado peço desculpas e que me leve a justiça.
    3 h · Gosto · 1
  • Jr Chauque PGR NA PORTA , aguardo
    3 h · Gosto · 2
  • Joao Pedro Muianga O Sr. tem muito tempo a sobrar, e' de admirar tanta ociosidade. Duvido que não seja masoquista!
    2 h · Gosto · 2
  • Jr Chauque João pá HAHHAHAAH masoquista ?hahhaah
    2 h · Gosto · 1
  • Alberto Vuvu Vunjanhe Muito obrigado por ter gostadomuitodo meu nome.
    2 h · Gosto · 2
  • Armando Tomas Fernando Fernando So louco como juliao e que pode dizer que insultei mas que esquece voce com g40 estao de tras da morte de cistac mesmo agora estou na tua lista para abater me
    2 h · Gosto · 1
  • Alberto Vuvu Vunjanhe Sr juliao Cumbane peco para tirar o meu nome na tua lista ok.
    1 h · Gosto · 1
  • Alberto Vuvu Vunjanhe Oi sr julia perguntar se o mocambicano nao naturalizado podia ser transladado constitue uma injuria ou um insulto? pork daquilo que sei foi este cometario que fiz, ademais dis que sou teu amigo virtual infelizmente ainda nao so por isso revaja bem a tua lista ates que.......
    1 h · Gosto · 1
  • Joao Jone Chicote Se insultei, não sei mesmo. só participo nos debates... insatisfeito com a minha amizade, podes me bloquear.
    1 h · Gosto
  • João Chilengue Quando as coisas chegam nesse extremo, é preocupante. Caro Cumbane, eu nunca te insultei, se já o fiz, prove-me. Eu assumo que a linha do seu pensamente não coaduna com a minha. Eu prefiro que me bloqueie o elimine da lista de amigos pois, o senhor já não reúne os requisitos por mim exigidos para um relação de amizade virtual...
    44 min · Gosto · 1
  • Livre Pensador Masoquismo puro. Se nao gostam dos escritos deles bloqueiem-no!
    7 min · Gosto
  • Manuel J. P. Sumbana Nem tenho comentários. Porque é que nem estou surpreendido?
    3 min · Gosto

Sem comentários: