quinta-feira, 5 de março de 2015

Nyusi e Frelimo baralham detractores (Concl)


Quinta, 05 Março 2015

Hoje, aquilo que era errado ontem, parece, assim de repente, se ter tornado correcto que até já se exige e com efeitos imediatos. Muito curioso.
Não se percebe se será do domínio ou não daqueles que, sendo membros da Frelimo, vão na boleia dos que não sendo, pretendem dividir a Frelimo para reinarem, e vão daí acomodando o discurso segundo o qual, o trabalho levado a cabo pelas brigadas centrais do Partido Frelimo contraria a iniciativa dialogante de Sua Excelencia o Presidente Nyusi.
Apesar de estarmos a falar de longe, tentando olhar as coisas de forma neutra, não parece haver qualquer tipo de contradição entre os seguintes factos:
Primeiro cenário: Presidente da República convida o Líder da Renamo para diálogo, donde resulta o apelo para que este último, cesse com os comícios ilegais e submeta a sua proposta de regiões autónomas ao órgão com competência para, querendo, discuti-las e no final, aprová-las ou reprová-las. Supomos nós que, em surdina, e sob ponto de vista meramente teatral, o Chefe de Estado terá dito: amigo, mesmo que eu quisesse, isso não pode avançar por via de um decreto presidencial. Leve isso ao parlamento e não perca tempo.
Segundo Cenário: numa altura em que certa imprensa apoiada por certas pessoas procurava dar a indicação de que o chefe de Estado ACORDOU com o líder da Renamo que iria convencer o seu partido e este aos seus deputados para aprovarem tal projecto, o partido Frelimo vai as bases, em principio falar com os seus eleitores (lembra-se que até para o Presidente o Povo é o Patrão) de modo a: 1- agradecer pelo voto depositado e que deu vitória. 2- acalmar os seus eleitores garantido que não vai trair o seu sentido de voto que nada teve a ver com regiões autónomas mas sim com o Estado Unitário e que está em pleno funcionamento e que, usando da maioria que tem no parlamento, não vai aprovar tal projecto divisionista, vai reprová-lo.
E agora, perguntamos nós: qual a contradição entre estas duas posições?
O que, pensamos nós, em condições normais se devia depreender é que, se por um lado, o Presidente da República tomou uma posição de Estado, chamando atenção a um cidadão seu, seu filho, seu governado, sobre a necessidade de, tendo alguma inquietação susceptível de estar em contramão com a Constituição da República, dever submeter tal intenção ou ideia sob forma de ante-projecto de Lei ao órgão apropriado, Assembleia da República, por outro lado, o partido Frelimo, que tem uma bancada que por sinal é a maioritária, sentindo o perigo de os seus eleitores que lhe deram maioria no mesmo parlamento se sentirem traídos por ela, a Frelimo, enquanto Bancada, e pensarem que ela pode estar-se a preparar para extravasar os limites das expectativas daqueles eleitores, votando favoravelmente a propostas que consistam em dividir o país em regiões e autonomiza-las, decidiu ir a base e tranquilizar esses eleitores.
Qual afinal a contradição aqui?
Não será a tal tentativa de dividir para reinar por não se ter conseguido derrubar a Frelimo via eleitoral, com toda a máquina que tinha sido montada para esse efeito, num exercício em que os eleitores, ao votarem na Frelimo, encarregaram-se de chamar atenção e silenciar certos canais de televisão e que se quer conseguiram continuar a fazer a cobertura eleitoral, naquela madrugada fatal, pouco antes do natal, no tal dia 15 de Outubro,?
Estarão, todos os que intervêm neste assunto, atentos ao facto de puderem estar a ser usados, primeiro para a destruição do seu próprio partido? Saberão para que ganhos? E os outros que não são da Frelimo, estarão atentos ao facto de legitimarem disparos nos próximos dias em função de a estranha proposta ter sido chumbada pelo parlamento?
Dizer que o assunto deve ser discutido na AR inibe que as bancadas, cá fora, tomem posição e junto dos membros de seus partidos? Desde quando isso se chama agitação do povo? terão, alguns jornais, essa legitimidade de acusar algum outro órgão de agitador? Não será, afinal, essa coisa de agitarem, seu ofício exclusivo? Será o ciúme de pensar há quem também pretende trilhar por essa linha editorial de agitar, agitar e agitar? Ou está a doer o facto de agitar muito sem produzir os efeitos desejados?
A diplomacia do Presidente Nyusi e a Organização Interna do Partido Frelimo, terão surpreendido até mesmo alguns membros que, por ventura encontrados de surpresa com esta forma de actuar coordenada, separada mas harmonizada e que só veio a ser confundida com combates, contradições, sei lá o que mais, por certa imprensa e que, como sempre, encontrou sempre gente desprevenida e que lhe abraçou os pobres fundamentos. A diplomacia Nyussiana e a maturidade da Frelimo baralharam seus detractores, não se podendo perceber hoje ao certo, quem são afinal aqueles inimigos ou adversários de ontem e, sem se aperceberem, foram todos convidados e sabiamente convencidos a perceber que o Presidente é de todos, é de todo Moçambique. Que foi eleito pelos moçambicanos para dirigir os moçambicanos todos. Que todos têm espaço para colocar suas ideias e serem ouvidos.
Não ouvimos de nenhum membro das tais propaladas brigadas centrais dizer: está chumbada a ideia da Renamo. Não se substituíram ao parlamento. O que disseram e dizem ainda é que, quando o assunto chegar e for apresentado, vamos chumbá-lo, portanto, lá no órgão competente. E, disseram isso aos seus militantes.
Qual a confusão? Qual a contradição? Dividir para reinar? Saberão todos quem de facto quer reinar e que com essas intervenções lhe poderão estar a dar boleia? Ou haverá algo mais profundo que nossos olhos não enxergam? Não estará o maior interessado disto tudo bem ao lado de muitos que não lhe conhecem as intenções, pertinho, e não o conseguem ver e que actua com tanta força tal que faz parecer o interesse individual um interesse de muitas pessoas? Terá sido feita esta reflexão? já?
Por fim, haveria que aferir da decência discursiva dos académicos e políticos que, não se tendo pronunciado ontem sobre as declarações ilegais do líder da Renamo com objectivos de dividir o país, se pronunciam hoje quando tais brigadas da Frelimo simplesmente disseram que não aprovariam a divisão já ilegalmente anunciada. O que querem dizer com essas intervenções que estimulam a Afonso Dlhakama? Que estão alinhados com ele? Que se pode dividir? Então tinham medo de assumir esse discurso pessoalmente antes e Dlhakama é um mero porta-voz vosso? Afinal? Senão, como explicam o vosso silêncio de ontem, relativamente aos comícios ilegais e as ameaças proferidas contra o Estado e ao Povo Moçambicano e a vossa aparição de hoje? Ontem estava tudo bem? e já não está?
Continuaremos atentos, a todas as contradições que inexistem mas que se criam e ecoam em voz que cada dia nos assusta mais alta. Continuaremos atentos a tudo.
Viva o Presidente Nyusi e a sua alta diplomacia. Viva o Partido Frelimo que nos antecipa e acalma sobre a postura que vai ter no parlamento, aquando do depósito e discussão do desconhecido mas famoso ante-projecto da Renamo sobre Regiões Autónomas. Viva a Bancada da Frelimo por nos antecipar que vai honrar o compromisso eleitoral firmado com o eleitorado que o elegeu e deu maioria, no âmbito das eleições gerais e não regionais. Abaixo a subversão, a invenção de contradições visando dividir não só a Frelimo mas aos moçambicanos e ao país inteiro. DIVIDIR PARA REINAR NÃO. MANTER PARA DESENVOLVER SIM.
Ps. Há uma Frelimo e um Presidente da República desavindos, que se contradizem e que nos são apresentados pela Imprensa e algumas pessoas, umas mais velhas e outras nem tanto, uma Frelimo e um Presidente da República que não existem senão em hipótese académica. Entretanto, e ainda bem, há uma Frelimo de verdade, Una e Indivisível que actua em estreita conformidade com o Presidente da República real, que ela fez eleger e estão ai, de mãos dadas, a desenvolver Moçambique e salvar o Estado de todos os tipos, desconhecidos e conhecidos, de tiranos e colonos que remanescem e com tendência persistente, no nosso seio, uns facilmente notórios por sinais externos e outros por sinais de ordem ideológica.
Viva Moçambique.
Temos tentado dizer.
Filimao Suázi

Sem comentários: