quarta-feira, 18 de março de 2015

Noite Informativa: proposta da Renamo

Noite Informativa de ontem, com o comentador Imtiaz Vala
Assunto: proposta da Renamo
Noite Informativa. Dhlakama e EMOCHIM
YOUTUBE.COM
Like ·  · 
  • Eusébio A. P. Gwembe and 12 others like this.
  • Henrique Cabral Trucks Granda Merdoso......... sorry Jose deMatos
    15 hrs · Like
  • Iva Karina Ha ha ha falta de conteúdo!!!!
    14 hrs · Like
  • Octávio Ramos Cardoso Santa paciência amigo José de Matos.... mas esse Imtiaz, serve para quê?
    14 hrs · Like · 4
  • Octávio Ramos Cardoso Docente? Complicado...., muito complicado. Dá para aferir muita coisa, com tanta sapiência.
    14 hrs · Like · 2
  • Lourdes Morais Não tive paciência para assistir na íntegra mas...O pouco de Imtiaz. ..Chissa?!...wakite any Way. ..creio que hoje o País mal ou bem superou o analfabetismo,ignorância, e.... até Pobreza absoluta pela positiva... mais não digo/escrevo.
    13 hrs · Edited · Like · 6
  • Timóteo Jacob Augusto Eu nao entende porque ek alguem pode considerar "falta de conteudo" algo que se for aprovado podera mudar definitivamente o pais!!
    10 hrs · Like · 3
  • Inácio Hamilton Pateguana SOMOS O QUE FAZEMOS. SOMOS PRlNClPALMENTE O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS...
    9 hrs · Edited · Like · 1
  • Helio Adriano Chavane Alguns lambe botas
    8 hrs · Like · 1
  • Merage Adamo Não aceito que o Parlamento do meus Pais seja um instrumento de um partido armado....se o projecto não passa haverá guerra. Façam política, não façam guerra.
    8 hrs · Like · 3
  • Eddy Quintas Falou pouco. Em frente as camaras faltam-lhe as palavras.
    8 hrs · Like · 3
  • Chande Puna Ideias pré concebidas, vê se que não estão interessados em garantir a paz e nem o bem estar do povo. Estão com muito medo e não é de admirar, estão com o rabo preso
    8 hrs · Edited · Like · 2
  • Merage Adamo Quando não concordamos com partidos armados e com decisões dessas armas para passar o projecto, somos lambe botas.... E tu que concordas será que também és um lambe botas?
    7 hrs · Like
  • José de Matos Merage Adamo, estamos a falar de que? Estamos a falar do projecto da Renamo, que tem de ser discutida na AR mas a Frelimo parece que ja o chumbou, ainda antes de o conhecer!
    A Renamo ainda esta armada so porque falharam as conversaçoes no CC Joquim Chissano!
    7 hrs · Edited · Like
  • Merage Adamo Sr. José acho que falamos anteriormente sobre a matéria. Eu defendo que esse projecto seja chumbado. Porque ele nasce da ameaça de guerra. A propósito em Angola, África de Sul, Namíbia, Zimbabwe, Portugal, Brasil etc, etc,os partidos de oposição estão armados? Fazem política ou fazem a guerra? Sejamos justos! Sr. José.
    7 hrs · Like · 2
  • José de Matos Merage, estas a confundir muito as coisas! Em qualquer democracia os projectos sao apresentados no Parlamento, estudados e discutidos! Se algo esta errado, entao os deputados sugerem alteraçoes e melhorias! Agora, o que NUNCA podem fazer, é reprovarem o projecto antas de o conhecerem, isso é falta de seriedade! Eu nao percebo bem porque tanta polemica, tinha de ser discutido primeiro, mesmo na Africa do Sul existe um sistema parecido!
    Quanto a Renamo estar armada, temos de ser ponderadas, estao a conversar la no CCJC, ainda nao chegaram a acordo, entao temos de reflectir porque ainda nao ha acordo! 
    Correcto, nenhum Partido pode estar armado, mas isso tambem se aplica a Frelimo, que segundo a opiniao de muitos, é tambem um Partido armado, por isso estao a falar da deaspartidarizaçao e da paridade nas forças de defesa e segurança!
    4 hrs · Edited · Like · 3
  • Elídio Emílio Morais Deixa de comparações, concentre-se no trajecto k MOZ teve desde a luta armada, independência até hj. O k está acontecendo hj pode até ser o fruto desta trajectoria.
    7 hrs · Like · 2
  • Iva Karina É um direito do Governo opor-se a tal Projecto ...mas tendo em conta a real conjuntura sócio política e económica a que estamos submersos não vejo o porquê de se recusar esta proposta ...convenhamos Sr. Merage Adamo que isto já não se pode chamar de um Estado de Direito ...as Hienas que tomaram o Poder e nos levaram a um abismo sem igual estão bem cientes que tudo quanto estamos a viver é não mais que a consequência dos seus estupros a esta Nação ...então do que tanto temem/reclamam ????? Esses anos todos o que fizeram pra dignificar o povo que os elegeu senão matar, roubar e desonrar em nome duma ambição desmedida!
    Deixem-nos... libertem-nos ..deixem que os outros ao menos tentem fazer aquilo que não conseguem aliás até podem conseguir mas não têm tempo porque a única coisa que ocupa as mentes desses abutres é : roubar roubar roubar e mais roubar!!!!
    6 hrs · Edited · Like · 5
  • Helio Adriano Chavane Sou espero que nao haja manifestacoes semelhantes da Libia pois esse desentendimeto boa coisa nao saira
    6 hrs · Like · 4
  • Merage Adamo Na prática deviam pegar nas provas, irem bem ao fundo e fazerem política. Muitos governos caíram com o trabalho político da oposição não armada. Este governo também pode cair com a política da oposição. Em vez de fazerem política acusam sem provas, ameaçam-nos com a guerra, insultam e depois dizem que estamos a fazer nossa política. Não concordo...entreguem as armas e os homens armados, só isso......
    6 hrs · Like · 1
  • Luis Ah-Hoy Jr. Imtiaz Valá afinal é docente universitário?
    É que quem lhe vê a comentar no facebook... sinceramente, estou chocado.
    Definitivamente não tem postura de académico.
    6 hrs · Edited · Like · 8
  • José de Matos Merage Adamo, estamos a falar da proposta da Renamo, que tem de ser estudada e discutida na Assembleia, a Frelimo nao pode dizer que ja reprovou antes de a conhecer!
    E quanto aos homens armados, ha acordos que teem de ser cumpridos, estao a discutir, todas as semanas se reunem!
    6 hrs · Edited · Like · 3
  • José de Matos Imtiaz Vala, porque no Facebook nao conversas como na TV?
    Luis Ah-Hoy Jr., o Imtiaz Vala é sim docente, embora nao parecça, pelo que escreve aqui!
    6 hrs · Edited · Like · 3
  • Merage Adamo Quando tomamos um medicamento para alguma dor, atenção aos efeitos colaterais desse medicamento. Esse projecto também tem efeitos colaterais. Quando e como nasce esse projecto. A dimensão desse projecto mexe com o Pais não só com a Renamo.....não pode passar, não e assim...não imponha. Não aceitamos.
    6 hrs · Like · 2
  • José de Matos Merage, quais saos os efeitos colaterias? Conheces o projercto? Porque muitos paises teem sistemas parecidos? Sabes mesmo como nasce esse projecto? Queres mesmo falar disso? Tens a certeza que o Povo nao quer? Como sabes?
    Porque nao queres que estudem e discutam la na AR? 
    So te dou razao quando dizes que nao é so assunto da Renamo! claro que nao, é assunto nacional, tem de ser discutido!
    6 hrs · Like · 2
  • Iva Karina Xiiii coitados desses alunos...
    6 hrs · Like · 1
  • Merage Adamo Sr. José até posso aceitar que neste Pais tenha uma Madeira , Açores, etc. etc. A Madeira e Açores não foi criada com armas mas sim com a Política.....só não aceito com armas. Vamos todos conhecer em breve esse projecto. Não concordo com o pronunciamento do Chefe "se a Frelimo chumbar vamos governar a força das armas".... Só merece um chumbo esse projecto.
    6 hrs · Like · 1
  • José de Matos Merage, nao precisas de ir para a Europa, temos aqui a Africa do Sul! Afinal nao sabias que tem um sistema parecido? Qual o problema em estudarem e discutirem?Eu so estou a dizer que é inaceitavel em democracia chumbarem um Projecto, fora da AR, sem o conhecerem!
    6 hrs · Like · 2
  • Merage Adamo Ainda não chumbaram sr. José. Um aluno que ao longo do ano só tirava 7, 6,3, por mais que vai ao exame supostamente está chumbado....da para entender? O aluno ainda não chumbou.....acha que ele passa? Os factos sr José......
    6 hrs · Like · 2
  • José de Matos Os factos é que andam a dizer que vai ser chumbado, vem na comunicaçao social! ja decidiram sem conhecer o projecto, sem discutirem na AR!
    Merage Adamo, democracia nao trabalha assim, tem paciencia!
    6 hrs · Like · 1
  • Merage Adamo Aguardemos pelo debate, pelos argumentos que vão ser apresentados...talvez mudemos de ideias.....
    6 hrs · Like · 2
  • Carlitos Charles Sitoe Essa pretensão não vai passar do que isso.
    5 hrs · Like
  • José de Matos Portanto, Carlito, ja esta reprovada antes de a conhecerem e ser discutida na AR! Ja me cansei de alertar que a democracia nao trabalha assim!
    5 hrs · Like
  • Carlitos Charles Sitoe Se tivesse sido a RENAMO vencedora aceitaria tal proposta?
    4 hrs · Like · 1
  • José de Matos Carlitos, eu sei que ainda nao vais perceber, mas em democracia as propostas, de quem quer que seja, sao aceites, estudadas e discutidas la na AR, NUNCA podem ser rejeitadas fora da AR e antes de serem conhecidas!
    Simples, para quem quer entender!
    4 hrs · Like · 1
  • Carlitos Charles Sitoe Sr Jose eu entendo mto bem, estou a dar minha opiniao. Não posso?
    4 hrs · Like · 1
  • Almaydah Bakar O comentador I V foi a STV com um discurso encomendado , em relação a proposta apresentada pela renamo , tem tudo para tornar o pais mais dinamico, permitindo o desenvolvimento harmonioso de todas as provincias, sem assimetrias como acontece hoje ,em que Moçambique é Maputo o resto é paisagem...
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • José de Matos Ponto interessante ...
    3 hrs · Like · 1
  • Milton Cesar Cesar O debate entre #Jose e #Merage está interessante, mas aconselho o segundo interlocutor que se afaste do embondeiro em k esta encostado para avaliar a grandesa da floresta, nao vede os olhos nem tape os ouvidos, use a sua veia academica, as boas ideias nao tem cor, o projecto em questão nao sera errado e nefasto a democracia só porque vem da Renamo ou por causa das suas armas tal cmo se deixa transparecer e ja nos foi habituado. Tanto que ja experimentamos muitos projetos amargos vindos do partido no poder. Avaliemos apenas a viabilidade do projeto e nao as armas da renamo.
    3 hrs · Like · 4
  • 3 hrs · Like · 1
  • Merage Adamo Milton, obgdo. Entre eu e o sr. José, não e a primeira vez debatermos nossas ideias opostas com muito respeito um pelo outro. E caso para dizer "somos irmãos com ideias políticas oposta, não somos inimigos com ideias opostas".
    2 hrs · Like · 2
  • Nuno Santos Na minha humilde opinião, e não enveredando pela opinião dos dois comentadores, penso que a melhor forma de se resolver este problema que em meu entender se tornarà mais grave ainda se não for aprovado é que se oiça a voz do povo e que seja este a decidir os destinos do pais. Penso que começa ganhar forma o descontentamento do povo com o atual governo e as diferenças de opinião dentro do partido no poder. Assim sendo que se faça um referendo a nivel nacional ou nas provincias em que a renamo reclama a vitoria.
    1 hr · Like · 1
  • Milton Cesar Cesar Obrigado sr #Merage, somos todos moçambicanos apenas com ideias difentes, mesmo porque tinhamos de ter ideias difentes! Parabens!

Sem comentários: