sexta-feira, 6 de março de 2015

Ministro do Interior diz que “há pistas” (‪#‎canalmoz‬)


Assassinato de Gilles Cistac

Maputo (Canalmoz) – Tal como em todos outros casos que nunca foram esclarecidos, o Governo de Moçambique, através do ministro do Interior, o comissário Jaime Basílio Monteiro, veio a público esta quarta-feira dizer que “há pistas”e que a Polícia fará tudo para perseguir e neutralizar os assassinos do Professor Gilles Cistac, morto na manhã da última terça-feira, na cidade de Maputo.
Em conferência de Imprensa convocada pelo Gabinete de Informação (GABINFO) com carácter “urgente”, Basílio Monteiro afirmou que “transmitimos instruções pontuais à Polícia para, através dos seus ramos, conduzir uma acção de investigação serena, muito profissional, de forma a neutralizar os autores do bárbaro crime”.
Na conferência de Imprensa que teve a duração de apenas 10 minutos e com direito a apenas cinco perguntas, o ministro do Interior, para além reiterar o repúdio e condenação “de forma veemente ao assassinato macabro”, disse que o mesmo acto “fora de constituir um crime, coloca, fundamentalmente, em causa a nossa autoridade enquanto garantes do direito à protecção da vida para todos os cidadãos”.
Segundo Basílio Monteiro, o assassinato do Professor Gilles Cistac, tal como de qualquer outro cidadão, constitui um crime grave e um atentado ao direito à vida, valor sagrado devidamente protegido pela Constituição da República.
“Queremos, por isso, apelar a todos os cidadãos a oferecer a sua justa colaboração para a rápida localização e identificação destes criminosos”, disse.
“Há pistas que estão a ser seguidas, e é prematuro avançar os resultados dessas acções, mas progressivamente vamos prestando informações”, disse o ministro Basílio Monteiro, quando questionado se havia mais detalhes em relação às iniciais informações fornecidas pelo porta-voz da PRM na cidade de Maputo, Arnaldo Chefo.
Quanto à vulnerabilidade ou não do local da ocorrência do crime, a fonte foi dizendo que “gostava, tal como vocês sabem melhor, de dizer que o criminoso é igualmente uma pessoa, e no instante em que o criminoso entende desenvolver um acto, num lapso de intervalo de tempo ele realiza um esforço”. 
“Escrevam o seguinte: jamais descansaremos, custe o que custar, teremos de encontrar esses criminosos”, disse.
Afirmou ser desejável que não ocorra nenhum crime num intervalo de duas patrulhas, mas nem sempre é fácil evitar.

Apoios internacionais

Sobre os possíveis apoios que as autoridades moçambicanas terão solicitado para flexibilizar as investigações, Basílio Monteiro disse que “nós solicitámos apelos e apoios de todos os quadrantes da sociedade nacional e de todos os parceiros internacionais”. 
“Nós recebemos apoios tanto técnicos quanto materiais. Numa ocorrência tão trágica como esta, mexe com todas as sensibilidades da Polícia, incluindo da região e do mundo interior. É assim que estamos a trabalhar em concerto com a região e com a Interpol”, garantiu.
“Temos estado a contar com várias informações, não afunilámos a nossa perseguição, apenas a informação inicial”, acrescentou, sem entrar em mais detalhes.
A uma pergunta do Canalmoz sobre a possibilidade de se investigar alguns elementos do famigerado G40, tidos como os primeiros mentores de assassinato de carácter do constitucionalista Gilles Cistac, na Imprensa pública e nas redes sociais, o ministro garantiu que “nós valorizávamos todas as informações”. 
“Se há alguém que tenha tido informações das pessoas envolvidas neste crime, pedimos a colaboração. Dizíamos ainda que o processo de investigação deve ser sereno, isento e muito profissional. A serenidade sugere não afunilar o raio de investigações, mas respeitamos as informações que nos vierem de quaisquer que forem as fontes”, disse.
Sobre o facto do local do crime não ter sido vedado para permitir as investigações, o ministro disse que esses comentários todos têm valores. 
“O que é facto é que o Professor ainda estava em vida e não se devia impedir uma acção de socorro. Se na altura se desse por morto, naturalmente teria que se preservar o local. Mas havia espaço para ele ser socorrido e não se podia impedir que isso acontecesse. Mas os invólucros da arma usada ainda são localizáveis, a viatura atingida apresenta sinais de perfuração a balas. São elementos que de alguma forma devem ser valorizados. Não foi errado as pessoas socorrerem o Professor Gilles Cistac, ainda estava em vida, acreditávamos que ainda devia ser salvo e foi bom que isso aconteceu”, concluiu o ministro do Interior. (Bernardo Álvaro)


39 outras pessoas gostam disto.


Binesio De Fernandes Muchanga esse discurso ouvimos quase sempre. mudem do disco esse ja escutamos todos.

Eddy Marchal Sochangana Esse aí so tentou tapar o sol cm peneira, mas k devia ter feito era ter imitido um mandado d busca e captura d todo o collégio G-40, cmo primeira acção, ñ vir nas cameras cm bla bla blas dele d hipocresia so. Ntlhaaam

Jorge Manhica Manhica Será que existe esse grupo G-40, alguém terá a pista desse grupo, para o bem da humanidade e bem deste nosso Moçambique porque não denunciem, apresentem provas a policia a procuradoria se possível ao Presidente da República acho este já se mostrou aberto a receber contribuições de todos os Moçambicanos. Vamos a isso existem provas apresentem mesmo na comunicação social no lugar de encherem o mundo com suposições nós queremos a verdade e não falácia.

Bernardino Macome Antonio E tu Eddy, tambem devia ser intimado pela policia.


Paito Oliveira Massada So espero k nao nos tragam inocentes tal como fizeram com o velho campones de Chitima.

Armando Zucula Jr. Cansa ouvir sempre a mesma música, não tem outro disco aí???

MiltonChambal Alma de Ouro A policia vai trabalhar!

Marsal Jemuce Foi mandado este tal d ministro do interior pelox outros axaxinos e ladroex pa falar algo so d mentira,ixo tdo para povo calar,max meu povo nao nux calemx nem tao poko.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Desde a morte d Mondlne, Machel, SibaSiba, hoje é Cistac. até agora a polícia ta a trabalhar pra esclarecer?

Cláudio Vilanculos Vilanculos Olah eu já tou cancado d ouvir essa música não tem outro disco.

Lelec Geralde Se Ferraram. Frelimo Esta com o Pau no Cú.

Jeremya Mastarde cncordo cnsigo binesio

Wilson Junior Mukavely Mukavely Os criminosos dpos do assasinato foram se sconder numa casa no aeroporto mavalane dali apanharam vo pa south africa.

Carlos Pedro Ito 1truke dels so pr dspistar as antcoes do povo onde entra a interpol pk os assassinos foi a propria policia noe um d fora nem de la com ca. Sei k nunca ira s explicr ou s decter ninguem... Ja disse a filha do Gilles q espero nada d justça d vcs. Pk a jusçta foi kem matou meu pai... Acrdto nessas palavrs... So pr provar k foi a frelimo k mandou matar impediu a marcha n beira, memu a marcha d amnah so acrdtarei por ver acontcr e sem ninguem baleado ou detido. E tem como alvo Alice Mabota e mais ecomodos d Frelimo....

Pedro Muana Bobo Bobo Na conferência de Imprensa que teve a duração de apenas 10 minutos e com direito a apenas cinco perguntas. KIKIKIKIKIIKIKI ganha tempo para nao cair na latoeira.

Arystides Adriano Arys Penso que só vão pegar um inocente coitado

Manuel Veloso Velox Essa pista so pd estar nx cús deles.

Rosana Cuber Para acabar com a arvore, tem de se arrancar pela raiz e nao pelos ramos.

Rosana Cuber Nao basta prender os assassinos, tem tambem de encontrar os mandantes e punir-los exemplarmente para repor o credito a policia da republica de mocambique.

Ina Galaman Mondlane ja era, samora ja era, etc. Descobriram os assassinos? Its foolish

Pedro Bero Nao é possivel em plena Avenida Eduardo Mondlane,08:00 pela enchente de carros nao se se localizar os mentores de crime.Tenho certeza a policia abriu uma brecha bem orquestrada para eles sairem da cidade.

Pedro Muana Bobo Bobo Com aquele todo engarafamento. Que conducao fizeram sem a policia perceber? Fugiram de aviao?


Ruben Chiau Estas pistas que nunca vão dar a lado nenhum são mto convenientes para a Policia! Permitem-lhes andar sempre a enganar-nos!

Teresa Simango Ja estamos canxadx d ouvir a mexma coisa durant anos. N queremx dixcurxox queremos resultadx

Ruben Chiau Que pistas? De aviões nem? disso sabemos todos!... queremos ver os verdadeiros assassinos capturados e punidos e não pistas!

David Jequete sempre dizem que a pista enquanto sao responsavel pela morte

Dasneiro Mataveia Dou o meu voto ao trabalho da polícia!

Sem comentários: