terça-feira, 17 de março de 2015

“Homens-catana” linchados em Chimoio (‪#‎canalmoz‬)



11 h · 


Incêndio devora 15 casas em Nacala (‪#‎canalmoz‬)

A única viatura de bombeiros que a cidade tem está avariada.

Nacala (Canalmoz) – Um incêndio de grandes proporções devorou 15 residências de construção precária no Bairro Triângulo, em Nacala, na província de Nampula.
Segundo Adolfo António, uma das testemunhas que assistiu à ocorrência, supõe-se que o fogo tenha sido provocado por um curto-circuito numa das casas cujos donos se encontravam ausentes.
Anselma José, uma das vítimas, disse ao “Canalmoz” que não conseguiu debelar as chamas que consumiram a sua casa, tendo perdido todos os bens, e encontra-se sem meios para recomeçar a sua vida. Disse que não houve intervenção dos bombeiros e que a ajuda dos vizinhos não foi suficiente para apagar o fogo.
Entretanto, o comandante da PRM em Nacala, instituição que tutela o Corpo de Bombeiros naquela cidade, diz que não foi avisado. Paulik Anafe referiu que, até ao contacto com o nosso jornal, não tinha nenhuma informação sobre o incidente.
Em Nacala, o Corpo de Bombeiros funciona apenas com uma viatura com deficiências mecânicas, e o “Canalmoz” sabe que neste momento a mesma está avariada. (Francisco Jaime em Nacala)


Gosto · · Partilhar · 16




11 h · 


“Homens-catana” linchados em Chimoio (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) – Dois ladrões, que durante a noite aterrorizavam a população de Chimoio com assaltos em que utilizavam catanas, foram espancados até à morte pela população, após terem sido surpreendidos a roubar numa das residências.
Trata-se de dois jovens, de nomes Tonito e Xadreque, de 19 e 23 anos, respectivamente, residentes no Bairro “7 de Abril”.
Os dois jovens foram acusados de aterrorizar a região. Para além dos roubos, foram acusados de ferir com catanas os donos das casas que assaltavam e praticarem violações sexuais.
A população diz que os dois indivíduos que foram mortos faziam parte de uma quadrilha designada localmente por “homens-catana”, composta por sete elementos. A população deslocou-se até às residências dos outros elementos do grupo e destruiu-as. Os supostos “homens-catana” estão desaparecidos, temendo a justiça popular.
O secretário do Bairro “7 de Abril”, Basílio Francisco, confirmou os linchamentos e a caça aos outros elementos do grupo de “homens-catana”.
Basílio Francisco, que condenou o acto, diz que a população já não tinha outra alternativa perante o recrudescimento do crime violento. Disse que tal grupo assaltava e violava mulheres e crianças. 
Basílio Francisco explicou que o grupo, munido de catanas e facas, assaltava residências durante a noite para provocar terror.
Entretanto, na cidade de Chimoio, voltaram a circular agentes da Unidade de Intervenção Rápida para reforçar a patrulha normal efectuada pelos agentes de Protecção e Segurança Pública, mas a criminalidade continua. O porta-voz do comando provincial da PRM, Vasco Matusse, confirma a ocorrência de dois casos de linchamento e a detenção de mais parceiros dos indivíduos que foram mortos.
“O primeiro caso deu-se logo depois de um deles ter sido surpreendido pela população dentro da residência do proprietário duma indústria moageira, e o segundo foi encontrado na via pública e agredido até à morte”, informou Vasco Matusse. (José Jeco)


Gosto · · Partilhar · 11




Zeferino Gatoma Paz a suas almas. Aos 5 q continuam vivos e fugitivos gostaria q brevemente fossem encontrado, nao pela policia mas sim pela populacao para q possam ser dirigidos para 'Manjoro' cemiterio.
Gosto · Responder · 6 · 11 h

Zulficar Mahomed Esses dois ja näo vao roubar nem violar mais ninguém. Penso eu ..
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Stelio Jacinto Sitoe Ninguém tem direito de tirar a vida do outro nem mesmo a sua.que arajassem outra forma de puni-los d forma que nunca se esquecessem e nao mais voltassem a praticar isso
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Pegar e matar é bom d max...anda a roubar i violar para uke'? Si deixarem para tribunal dirao k nao tem provax para condenalos...i pur cima dizem k é uma denuncia infundada.
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Mujaji Duvani M Gostei e' bom,valeu

William Mario William Furia populacional

Lizele Isaque Isaque deixe de practicar justica pela mao.deixe autoridade competeti pra tramentar nos orgao de justica

Marlon Da Construção To marra q n se escondam n minha zona, e bem feito...

Rubi Bosco N'tanganda Paz as suas almas q Deus os tenha pra sempre

Alberto Homwana Deviam ter mutilado os bracos i os orgaos genitais pra vermos cmo Ia dar continuidade a esses actos macabros.

Sergio Sitoe Voltamos ao velho oeste(Wild west)

Mussa Osman Madan Rasak Para quem feri e viola crianças nao há outra punicao, morte por linchamento é pouco. Deviam ser esquartejados até a morte, sory mas xega de civismo e repseito a vida para quem faz coisas destas.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Caetano Vasco Jeque Parabens pra os dois linchados e que sejam encontrados os outros cinco para mexmos efeitos.

Nelson Sacur Keriam isso nunca mudam

Aderito Varela Ninguem tem direito d tirar a vida os outros,mas tambem é cansativo!se hoje é detido ese,amanha é outro caso igual! eque a paciencia acaba meus irmaos!populaçao tambem zanga.

Herminio Cumbane isso e bom continuim assim xtao d parabens

Soares Martinho Boa cena

Joao Domingos Joao Yah, continuem assim mesmo.

Sem comentários: