quinta-feira, 5 de março de 2015

Guebuza e Manuel Chang, ex-Ministro das Finanças, deixaram as contas públicas num buraco. Não há dinheiro!



8 hrs · 

Palavras-Chave: crise orçamental no Governo, Guebuza, Chang, Nyusi, doadores, Cistak

O Governo de Nyusi não consegue fechar o Orçamento do Estado para 2015. Guebuza e Manuel Chang, ex-Ministro das Finanças, deixaram as contas públicas num buraco. Não há dinheiro! Ou seja, comparativamente aos últimos três anos, a disponibilidade orçamental reduziu drasticamente. A receita extraordinária gerada pela tributação de mais-valias, que alimentou um novo ímpeto despesista com projectos altamente sobre-facturados e de relevância duvidosa, foi-se toda pelos ares, aumentando consideravelmente a divida pública. Boa parte dessa receita esta já comprometida nalgumas infraestruturas e no pagamento de obrigações com credores (Chang nunca gostou do debate sobre Fundos Soberanos).
A contratação de Eurobonds, há dois anos, para dar corpo a projectos como o da EMATUM, numa operação em que o Governo não procurou opções comercialmente mais compatíveis com a nossa capacidade de endividamento, afastou a possibilidade de Moçambique contrair divida em condições concessionais. Os principais credores comerciais, fora da China, alegam que, se Moçambique fez aquela operação e’ porque não precisa de créditos concessionais. E’ provável que o Orçamento deste ano seja de cerca de 70% relativamente aos dos últimos 3 anos. Não havendo previsão de mais receita extraordinária para breve (o Governo ainda não se entendeu com a Rio Tinto sobre a recente operação envolvendo a ICVL) e com o sector do carvão de pantanas (e o gás não e’ para já), o aperto fiscal da Autoridade Tributaria vai ser maior. 
E e’ provável que Nyusi tenha de engolir um grande sapo: aceitar que o chavão da redução da dependência era mesmo um chavão e tentar buscar as simpatias dos doadores tradicionais do Orçamento do Estado, que Chang e Auiba Cuereneia andaram a hostilizar nos últimos três anos, justamente quando começou a jorrar a receita da tributação de mais-valias. Só isso salvara sectores como os da Saúde e Educação. Assistiremos este ano a uma redução drástica do investimento público e nem o Estado estará em condições de fazer mais contratações e promoção de funcionários.
A crise e’ de tal forma profunda que, a semana passada, numa sessão do Conselho Economico e Social, quatro ministros levantaram a voz quando repararam que as suas verbas ministeriais eram umas migalhas. Os quatro são conotados com o guebuzismo e com atitudes de desrespeito ao PM Carlos do Rosario e ate ao presidente Nyusi (nas sessões do Conselho de Ministros). Um ministro recém-chegado ao Governo, rejeitou a verba alocada ao seu Ministério e disse que, se fosse o caso, podia ir buscar dinheiro fora do Governo. Há muitas ilações a tirar. Para já fica uma, animadora: Se Nyusi tiver se se ajoelhar aos doadores, o caso Gilles Cistak pode vir a ganhar uma nova dimensão. Os doadores deverão colocar o seu esclarecimento como um assunto de resolução prioritária, condicionando a assim o desembolso de fundos. Uma oportunidade para Governo começar a ouvir os anseios do povo. E também para se clarificar as coisas menos claras que aconteceram nos ultimos anos a volta dos dinheiros públicos.



Idrisse Saiad A procissão vai no adro.

Hélder Bata Iaa, o país está de rastos...

Egidio Vaz Se conhecemos quem comeu o dinheiro, julgo que há uma saída. Exigir a reposição ou detê-los, confiscar os seus bens e contas, que são de longe, muito mais gordas que o que o pais precisa este ano para sobreviver. Haja coragem
8 hrs · Like · 69


Vera Moniz Wane Está claro que o país está passar por sérios, problemas,e parecendo que não o nosso novo presidente caiu numa armadilha do antigo, esta diante de problemas, so problemas....e triste
7 hrs · Like · 13

Dudu Matlombe Mais calma Armindo Manjate.

Jaime Tembe e so chorar para nao morrer

Marcelo Mosse Armindo Manjate vou eliminar teu comentario..haja respeito...
7 hrs · Edited · Like · 12

Helder Sebastiao Deja vu... conhecem essa sensação?

Eraser Macuacua viva frelimooooooooooo

Macitela Efraime Viva Marcelo Mosse, elimina logo o comentário de Armindo Manjate.

Manuel Mageta Taque quero crer que voltaremos a velha cantiga uns serão presos para salvar a cúpula e nomenclatura. Nyusi tem muitos desafios pela frente. e nos finais de Março tudo começará a ser fervoroso alguns terão ataques cardíacos.
7 hrs · Edited · Like · 8

Euclides Flavio Esta a chegar o tempo das " VACAS MAGRAS" ONDE IREMOS NOS ESCONDER?
7 hrs · Edited · Like · 2

Edson Cortez AEG e a sua contabilidade criativa....

Agostinho Niquisse DAgos Já era Moçambique pátria de "herois" gatunos...
7 hrs · Like · 3

Vera Moniz Wane As lágrimas levam nos ao desespero, melhor respirar fundo e tentar seguir em frente,transmitindo energias positivas. Para que haja soluções ao problema que o país enfrenta

Fausto Quinhas realmente o que esconderam de baixo do tapete, ja esta a dar cheiro, portanto, houve muito dinheiro publico aplicado nos ditos LOBIS e negociatas mal paradas q precisam de sair debaixo do tapete faz tempo! Principalmente pra o congresso, e reunioes partidarias....


Vera Moniz Wane Concordo Manuel Mageta

Álvaro Xerinda Estamos bem mal

Abel Philip Os restante sectores, é sou manter.

Benjamim Muaprato Nao tive meu magro salario neste mes. Justifica-se o facto de nao ter me cadastrado, ter VTA, blal bla... Nao serei vitima dessa crise orcamental?

Eduardo Elias O lugar do ministro corrupto é na cadeia cadeia. ...
7 hrs · Like · 3

Armindo Manjate Sorry gente!
7 hrs · Like · 2

Ismael Agy Marcelo Mosse: o Nyussi vai ter que pagar a factura do ladrão- seu antecessor
7 hrs · Like · 3

Joaquim da Costa Nos os funcionários públicos estamos na tanga Zarito Mutana

Celso Cossa Ainda há campo de manobra

Merchior Penicela E velha história repete-se, o povo é que vai pagar a factura. Uns alargam os cintos e outros são OBRIGADOS à apertar.
7 hrs · Like · 3

Vera Moniz Wane Nyusi esta mal coitado!vai ter k pagar, o pior que de certeza nem imaginava,acho k nem apanha sono
7 hrs · Like · 1

Abel Pinto Chixssone Ai esta, deixaram o pais numa situacao deploravel. O governo de Guebuza se caracterizou como um governo intolerante. Various estudos foram feitos mostando este cenario, e o que eles diziam ee que eram os "Apostolos da desgraca". O governo anterior se caracterizou tambem em "criticar os criticos". Agora toma essa.
7 hrs · Like · 2

Nkuyengany Produções Guebuza o dono da Ak47 na nossa Bandeira! O Ministro Sem Pasta de Samora......Procurem Pessoas que viveram com o Guebas là no Chamanculo mesmo antes de ir a Tanganhica......vão vos exxplicar sobre esse Marhônga de Memba pai da menina Milionària
7 hrs · Like · 3

Linette Olofsson cadeia com eles!
7 hrs · Like · 3

Claudino Goodyfry E' o quarto andar a desmorronar antes de 100 de Governacao. Haja vontade para umas reformas profundas nesse pais.
7 hrs · Like · 1

Juvenia Machava chegaaaaa o reinado dos jacares deve terminar,,, o pais ficou no vermelho por conta de um grupinho de gulas e nos a camada inferior a sentirmos na pele o sofrimento de uma vida do raios e de madrasta quando os filhos bonitos e fofinhos dos papais vao desfilando a sua classe em plena avenida com carroes de luxo e uma vida do top de gama.
7 hrs · Like · 2

Ismael C. Gocaldas Eish afinal a crise em moçambique tomou proporcoes alarmantes?eh provavel que cheguemos ao estagio de angola,onde este ano nao houve nenhuma cntrataçao para as instituicoes publicas nem houve promoçao.

Alfredo Macuácua "A procissão ainda vai no adro"
7 hrs · Like · 1

Gilberto Chamango Realmente quem sofrera com isto eh o povo.

Juvenia Machava apoiado Linette.


José Dias Quem põe o guizo ao G:::?!?

Paulo Nhamucho Isto ainda vai ferver.

Geraldo Alberto Eu acho que o Nyissi deve ser forte, e não dar ouvidos aos radicais da FRELIMO, incluindo o proprio presidente do partido!
7 hrs · Like · 4

Eduardo Mondlane Samora quando falou pensava que era maluco ai esta o resultado.
7 hrs · Like · 2

Ismael C. Gocaldas A ambição do Guebuza chegou ao ponto de criar uma divida para os cnfres do estado moçambicano,varios quadrantes nacionais e estrangeiros advertiram que moçambique estava cntraindo dividas que iriam nos por na banca rota,cnfiando nas mais valias e nos recursos minerais,toraram centenar de milhoes d usd para a ponte k ainda nao vims,ematun,etc,mocambique anima pah.

Juvenia Machava mas esse presidente do partido esta ai ainda para fazer o que mesmo.

Albino Forquilha ...os inteligentes nao tiram conclusoes muito menos julgarem os outros simplesmente por aquilo que consome do facebook ou doutra midia, aguardam por verdades para tirarem conclusoes. Ha muitos mal intencionados nestas paginas do facebook, por isso sejam honestos para que os outros o sejam tambem convosco.

Eduardo Mondlane E altura de unir as forças e tirar o Guebuza do poder.
7 hrs · Like · 6

Linette Olofsson os que comeram o dinheiro de Estado, a comprovar-se, julgamento ou reposição a bem de livre e espontânea vontade ou apreensão dos seus bens em nome da Verdade e do Estado! Dra Alice Mabota vamos fazer qualquer coisa, vamos salvar o nosso País! que será das futuras gerações com este ambiciosos ditos como libertadores da Pátria, ora repressores?
7 hrs · Like · 2

Mauro Manhica Esbulho!

Aristides A. Fernando Guirrugo oooooooooh; caraxas!

Osvaldo Salvaterra Marcelo mosse o pior e que no caixao dele nao vai entrar dinheiro ele vai morrer e vai deixar tudo.

Foya Nha Gonze Thafari A pergunta que nao quer calar Dr Vaz é quem ira enfrentar o Magnata? visto que na patria amada ninguem tem coragem para tal, e o Ocidente nao me parece estar preocupado com o povo mas sim com os recursos que possuimos , se nao ja teriam o feito visto que até escutas telefonicas ja fizeram ao magnata gatuno.

Juvenia Machava eu acho que cada um de nos esta livre de expressar sua opiniao, se isso tiver que ferir os outros, epha que seja.

Juvenia Machava esxite tanta gente sofrendo e alguns ladroes na boa vida.

Ismael C. Gocaldas Os nossos deputados na AR devem exigir que a Elite Frelimista devolva os nossos fundos,cmo fez o Malema.
7 hrs · Like · 3

Abibo Malate Filho d mae desses governantes, falei a Bazei
7 hrs · Like · 2

Nila Maláithe Maláithe Ainda que seja um acto para ludibriar a opinião pública nós os cidadaos que a cada dia nos vemos a pagar impostos sem em nada usufluirmos dos benefícios dos mesmos pedimos que sejam investigados os que delapidaram as contas públicas. Sonho com o dia em que verei no meu país ladoões de termo e gravata a serem desmascarados como o caso Petrobrás!

Osvaldo Salvaterra vejam uk filha de do catedratico disse
7 hrs · Like · 6

Juvenia Machava kkkkkkk poucas palavras para eles merem mais que isso.

Whitchdoctor Medidacerta pena k as contas deles estao na suica se estivesses aki em moz e no bim juro k eu ja as teria zedo.

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Parece que a ideia do Major Henriques Madebe que a eleicao do Guepato para a presidencia da Republica foi um erro,pq antes era necessario submeter a um psicologo de modo a avaliar a veracidade do seu psiquico.O meu Partido esta perder credibilidade por nao agir tao cedo.

Messias Sitoe Sua excelencia Samora Moises Machel quando tirou as pastas na funcao em que esse senhor ocupava e porque Ele ja sabia com quem lhe dava, e tambem quando dissera que "UM AMBICIOSO E CAPAZ DE TUDO" sabia que o pais nas maos desse senhor so cairia no abismo e a maquina da frelimo deixou que isso acontecesse mas os mesmos cantam que amam o povo mas na verdade amam seus bolsos...
6 hrs · Like · 5

Juvenia Machava hiiiiiii mamanoooo ela deve mesmo estar a saber de muita coisa. muito feio isso pha e triste.

Raufo Usta Vai aquecer!


Cristiano Daniel Rosario Naene Por mim o Nyusi deveria encarar esta questão não como um problema, mas como uma oportunidade de vencer de uma vez a questão da dependencia externa no que concerne ao Orçamento do Estado. O investimento não tem de ser necessariamente pela via da receita, pode optar-se pela via da despesa. Isto é, usar a tecnica corta e coze. Ou seja, reduzir a despeza como aludiu no seu discurso de tomada de posse e encaminhar o remanescente para outros sectores como a educação, saude e transportes. Pra não me acusarem de demagogia, dou como exemplo, a frota de carros de alta cilindrada para os altos quadros, se por ventura suspender durante uma legislatura a aquizição de novas viaturas, o que corresponde a mais ou menos, ao valor residual das viaturas compradas neste ano (vida útil), pode se canalizar o dinheiro gasto anualmente com a frota para sectores sociais como os Transportes, Saude e Educação, que carecem de um grande investimentos. Outra rubrica com gastos excessivos e perneciosos é o das despezas de representação, é quase um atestado de burrice ao povo o que se gasta com a nossa aristocracia politica. Reduzindo a despesa, sobra muito dinheiro para viver-mos honestamente. Basta um bom plano estratégico com uma excelente definição da visão do pais nos próximos vinte anos. E isso não custa muito, há no país muita cabecinha pensante.
6 hrs · Like · 14

Leonel Carvalho Isso e' brincadeira vao devolver o dinhero, isso vai mudar o miudo vai tomar uma posiçao, nao vai sujar seu nome,
6 hrs · Like · 3

Juvenia Machava concordo com sua posicao Cristiano Daniel Rosario Naene.

Rosario Fome ta-se mal.

Constantino Chonze O Pais de Marabenta, Timbila, Mapiko, Nhau, Tufo....... vai de mal a pior?!

Ismael C. Gocaldas Desta vez nao chamaram so o castelo branco para a PGR,chmaram todo o povo moçambicano,existe um descntentamento generalizado no seio dos moçambicanos,isto por causa dos ultimos acntecimentos,frelimo e Guebuza são os cumpleces do estagio em que nos encntramos,vejo individos dizendo k nao devems tirar cnclusoes precipitadas acusando o governo do dia,afinal de cntas quem eh o governo?quem ameaça o povo?quem rouba o estado?quem manipulou a midia?quem comanda o g40?quem manda a policia mentir para o povo?nao eh o guebuza e a elite frelimista?nao nos venham cm ladainhas pah.
6 hrs · Like · 10

Nguila Nyangulane Compatriotas, estamos a ser "enrabados" e aceitamos isso com muita naturalidade.
6 hrs · Like · 7

Messias Sitoe Nyusi precisa e deve levar essa gente a barra da justica, por isso que nao aceita dar a presidencia do partido porque ai nao tera como continuar desmandando e agora ainda se acha o homem mais forte de moz e porque nao do mundo tambem.

Augusto Massiana TA SE MAL NO PAIS DO PANDZA.

Vera Moniz Wane Eu tenho impressão que o próprio Nyusi foi pego de supreza com esse assasinato tanto k nem sabe o k vai dizer ao povo,tem pessoas da Afrelimo que são descontentes, claro já k porque outros comem sozinhos,estao afundar o barco do partido pouco a pouco,e triste parece fácil mas governar um país não é facil,o nosso presidente tem muito trabalho tenho muita pena dele,porque é muita coisa podre....nao sei se será tão forte.

Messias Sitoe concordo contigo nguila nyangulane....esta mais do que na hora de fazermos uma marcha social repudiando isto porque assim nao caminhamos para a prosperidade.

Fidélio Tembe É tempo mudança, é tempo de se definir que rumo dar ao país! A ver, vamos!

Americo Joaquim nyusi nem tem 3 meses como presidente de de obrigar e ja comeca muita cagadas.

Nakulozy Bululu Batata quente na boca.

Celso Mapsanganhe Estou com muito medo, porque as fontes do Marcelo conscidem muitas vezes com a verdade. Espero que haja coragem suficiente para responsabilizar os danos públicos. Isto é uma mega-corrupção, que nem merece desculpas possíveis. Durante o tempo do saque, há gente que morreu por falta de medicamentos, há crianças que até hoje não estudam em escolas de construção convencional e os transportes vulgo "my love" ou "ver moçambique" já são uma marca registada.

Omar Isaias Samuel O homem em seu exílio na Terra se contamina a cada dia com o ódio, com a ganância, com a violência e com o vazio plantado pela sua sede constante de novidades. Não é porque o espelho se partiu que vamos deixar de pentear os cabelos e nos ver na nudez partida, isso pode nos trazer novas impressões. Forca para presidente para inverter está situação ele consegue vou orar pela liderança dele.

Adelaide Caetano Ainda a muintas merdas ki esse merda d gebuza fez ki xtao por sair
esso macaco tinha ki ser prezo.

Mariaolinda Silva Guebuza rovinou nosso pais che sciffo

Circle Langa O Jornalismo Económico, em Moçambique, já tem guru. Good Mosse!

Regalado Onofre O Gebuza, já esqueceu que um dia pode ser prendido, com toda família dele e aliados, prestam contas aos Moçambicanos .

Macua KB Esta crise pode colidir e romper com Estado / Partido pois o actual presidente deve tomar uma decisão severa para conseguir governar e se afastar do Partido! Maus dias nos esperam e espero que Nuysi consegue superar esta fase.


Andre Amor Isto virou um autentico texas,a era ganguebas esta a comecar o reinado pena d batata quente dada ao menino pr nhussi.

Rosa Vasconcelos Ramas Pinhorem os bens desse ladrao e salvem o nosso pais
5 hrs · Like · 3

Farias Da Silva Mbavaasss, preparem se pk ixto tm dias contadox.

Joefarman Manjate Esta crise ja ha muito que esta sendo sentida pelo cidadao comum, so que muitos cidadaos acusavam o passado vucu vucu, quando nem foi: aqui a cultura é "saca quem puder" e o mais inaceitavel em tudo isto é eles violentar o povo, nao aceitar critica dr ninguem mas quando encalham o barco o peso a diminuir é este cidadao que nem sua opiniao é respeitada! Houve até avisos internacionais... mas avisar a quem? Aos iluminados libertadores que tem mais direito de eriquecer do que ninguem?
5 hrs · Like · 2

Affonso Guerreiro Quando digo que algumas pessoas e forças políticas säo o ópio deste país, ninguém me leva a sério. Está aí!
Guebuza é o homem da «infraestrutura»? Qual?
A das bases logísticas sabe-se lá de onde e que ninguém se beneficia delas que näo ele e os amigos?
Isto é um absurdo! Em países normais já devia estar a ser investigado severamente para apurar tudo. E em prova, responsabilizado à altura. Ele e mais um círculo bem identificado de vigaristas.
Mas, o Nyusi tem que dançar lambadas e xitxukehta para lavar a boca de cleptocratas. Porquê?
Concordo com o Azagaia quando diz:
«..Quem näo condena um ladräo, mano, das duas, uma..
Ou é ladräo ou vai roubar na ocasiäo oportuna..»
5 hrs · Like · 3


Lino Kalanga Oi Andre Amor, gostei da sua observação da era GANGUEBAS

Elsa Estrela E muito triste essa situação, o k será do presidente nossos próximos dias? Há ainda muitas lacunas k ainda serão desvendados
Que a justiça seja feita.

Ricardo Reffel tanto dinheiro para que sr guebas?, enquanto tem pessoas a morrer a fome?, eu acho que ele nao faz isso pelo tako, faz porque sente prazer de ver os seres humanos como ele a passarem necessidades, deviam banir todos esses ladroes fora do nosso pais....
5 hrs · Like · 1

Maninha Tembe Isto xta mal e quem sofre somos nos o povo


Gracindo Reno Garanto eu que Nyusi foi pego de surpresa e ele nem sabe disso

Buene Boaventura Paulo A única saída que resta ao Nyusi é aplicar a receita "Nwanawassa vs Chiluba, senão não se safa e todos nós vamos com capitão até ao fundo do mar, tal e qual "titanic"
4 hrs · Like · 1

Silfem Mandlate muita agua ainda vai rolar debaixo dessa ponte.


Gloria Ubisse Só vejo uma única saída p Nhusy: demissão e novas eleições p o fim do ano! Gente guebuza ta sufocando o menino! Pode isso? Ele até pd concorrer d novo

Armando Bazuka taa maallll,,,o noxo president nao vai aguentar ixooo,,,algm vai sabotr lhe ainda mais,,,

Stelio Chipasso Epha isso vai dar mal. Saberemos quem assassinou o Grande homem Gilles Cistac, e a França vai doar condicionalmente


Helena Victor Victor E uma lastima

José Care Ta pior do que imaginei.

Lara Mabel Mendes Coitado do nosso presidente...veja isso como oportunidade para fazer valer o seu peso e nao ser conotado como o moleke do cabecudo
4 hrs · Like · 1

Armando Muaves numa situacao destas deixam o nyussi numa grande cova, o povo enterrado, e eles super ricos cada vez mais, tem que haver justica para esse tipo de gente.
4 hrs · Like · 1

Amilcar Julio Samuel Tovel Eu não sei se e fanatismo ou não, mas há pessoas que não acreditam que uma sertã elite quer afastar todos do caminho que o atravessam.
Eu ouve a entrevista de um ex deputado dum certo partido que fazia papel, na entrada do hospital e dizia a um canal televisivo que, não esta ameaçado o direito de liberdade de expressão. Ele morreu mas surgiram outras figuras. Que vergonha, matar porque outras surgiram. Então penso assim: surgiu Modlane eliminaram, Samora, Orias Simango, Lazaro Cavandame, Sibasiba Macuacua, Carlos Cardoso, O Juiz e agora o professor. Quando vai terminar a lista? Quem vem mais ai? Os três inimigos da elite que ficaram, que cuidem-se.
4 hrs · Like · 2

Juvenia Machava apoiado i

Juvenia Machava Apoiado Ismael

Pedro Nguluve Concordo contigo Cristiano Naene. Tambem devia se rever os salarios dos deputados e dos dirigentes com mandados terminados.
4 hrs · Like · 1

Juvenia Machava nao podemos tirar conclusoes pricipitadas de que....... se voce nao esta sofrer fica na sua ohhh camarada com todo respeito eu falo falei e prontos. fora todos os jacares assassinos
4 hrs · Like · 1

Milton Cabir cordiais saudações,, Enquanto essa cambada de ladrões ganguebas Não forem afastados do sistema isto sempre vai contianuar a ser assim, o povo maravilhoso apssar por isto a sermos oprimidos por está classe política, a opinião pública já não serve para nada nesta sociedade , continuaremos a sermos martirizados quando dermos alguma ideia nobre , contra o regime infelizmente é desta maneira que se vive na pérola do indico
4 hrs · Like · 4

Amilcar Julio Samuel Tovel Agora vamos algemar as palavra, cadear as bocas, atar os braços e mutilamos as mentes para não escrever-mos. Tudo e expressamente proibido.
3 hrs · Like · 4

Milton Vieira Tenho a dizer que Nyusi entro com uma fila de pipinos por resolver. E pra completar tem este bárbaro assassinato. Mas eu acredito que ele irá aranjar uma solução razoavel para os mesmos.
3 hrs · Like · 1

Nana Anselmo Passades Nyusi, just have to do the restart of the all program, proceed with his team and remove Geba’s people.
3 hrs · Like · 1

Juvenia Machava concordo Milton Vieira, mas ele precisa derrumar o embondeiro gula abocanhao gula ambicioso jacare que acredito conhecermos para comencar a arrumar o seu Governo e formar o dito Estado de Direito no seu verdadeiro sentido.

Lewis Nyar Estamos hipotecados
3 hrs · Like · 3

Juvenia Machava kkkkkkkkkkkkkkk Lewis Nyar

Cardoso Machai Este cidadão pensei que fosse seria, afinal e um agitador rumo ao mal estar, desinformação e criação de um ambiente de medo. Assim muitos ja estão a ficar com medo devido a este post

Juvenia Machava e como estamos

Oswaldo Menezes Concordo plenamente que se deva cortar na despesa. O unico problema é se os sanguessugas estaram dispostos a aceitar. Hoje 90% da massa laboral estatal é politica ou o quer ser exactamente por causa desse descontrolo da despesa para a politica e afins... 90% para bom entendedor meia palavra basta

Osvaldo Salvaterra eu so acredito na guerra u rest0 sao falacias.

Navaia Ajunta Guerra.

Dionisio Joao Mahachel Guebussines deu cabo de moz.

Imerson Lucas E ainda tem o pepino da EDM e dos combustiveis..

Arcénio Luís Mbalane "Que país é esse?" Legião Urbana...

Yolanda Samuel Estou refestalada e pronta para ver o desfeixo rsrsrsrsrs.

Momade Braimo era de esperar. Kikiki so Lamento uns criticar o pensamento dos outros . Tem ideas escreva Tambem vamos ler a final assim queres.

Juvêncio Abilio Comé O recém-antigo presidente de Moçambique plantou miséria neste país, cujo efeito far-se-á sentir por muito mais tempo.
Ainda bem que os possíveis culpados por esta crise são identificáveis, o mínimo que o presidente Nyusi deve fazer, em honra ao poder que o povo (seu patrão) o concedeu, é exigir as contas certas e, caso estas não batam injustificadamente, levar aos responsáveis por isso à barra da justiça.


Dercio Armando Hélio Carmindo Cossa... Não há verbas p nos contratarem...

Nelsoncarlos Tamele Vem ai medidas de austeridade!

Geraldo Mandlate QUE TAL COMECARMOS A POUPAR? Podia ate ser oportunidade de REPENSAR o numero dos ministerios? O ministerio dos combatetes é mesmo necessario? Será que é indispensavel o Ministerio do Mar, Águas Interiores Pescas? Será que o Ministerio da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional nao cabe na EDUCACAO?

Nelson Cruz Vamos poupar Amigos, Nós estamos em crise e temos Milhares de pessoas em Moçambique com Salario de Deputado - Ministro - Pca - ex Combatente, etc. Temos que acabar com esses Sangue Sugas que sao Milhares espalhados pelo Pais e todos eles tem mais de 3 Casas 5 Carros 3 Mulheres, etc. Está na altura de apertar o Cinto e o Cerco. A Luta Continua.

Zainadine Jamaldine Com gastos astronomicos como este, ja na recta final do mandato, faz sentido.
51 mins · Like · 2

Geraldo Mandlate O DINHEIRO ESTÁ EM MUITAS COISAS COMO ESTAS
1 CASA / Residência oficial de governador custa mais de 198 milhões meticais
Valor Suficiente para construir
2 Escolas técnicas (85 milhões cada)
3 Hospitais Distritais (58 milhões cada).
‘A nossa origem é a de gente simples e trabalhadora. Sabemos, por isso, o valor da contenção de despesas e na aplicação responsável das nossas contas públicas.” Filipe Jacinto Nyssi , discurso de tomada de Posse, pg 9.



Jornal verdade @verdade moçambique mozambique...
VERDADE.CO.MZ|BY CHEFE DE REDACÇÃO

Nacer Choy Está informação eu até recebi em formato de Word hoje numa das ruas. Foi feita impressão e está sendo distribuídas. É sério isso.
4 hrs · 


Uma manipulação grosseira usando o meu nome
Dois amigos alertaram-me para um texto que circula no whatsaap e que me eh atribuído. Eh uma prosa de mau gosto e conteúdo vil. Começa assim: ”Povo idiota, povo assassino, povo pacífico somente povo Mataram Mondlane, e os seus ideais também”. Tenta responsabilizar o povo moçambicano pelo caos em que nos encontramos quando o povo eh apenas vitima das clivagens entre a Frelimo e a Renamo, dois partidos totalmente parecidos na forma como concebem o Estado e o uso dos seus recursos. Para que fique claro, esse texto não eh meu. Nem me identifico com o seu conteúdo.
Tudo o que escrevo eh postado no meu mural no facebook. Pode ser que um texto circule por whatsaap mas ele foi antes publicado no FB, que mantem o seu registo. Essa foi mais uma dessas manipulações grosseiras que, infelizmente, comecem a infestar as redes numa velocidade supersónica, inventando, deturpando ideias, identidades, vontades, paixões. Agradecia que passassem esta mensagem por whatsaap. Abraco



103 people like this.


Djua Kizomba Pessoas de muita má fé, sem nada a fazer.

Antonio Enrique Bulande Marcelo mer irmao, primo e conteranio tem cuidado por favor .

Naiman Osman Pois...eu mesmo recebi esse texto !!! Infelizmente, muitas pessoas que o receberam e fazem o reenvio não terão acesso a esta explicação e continuarão a acreditar que foste o seu autor MM.

El Patriota Eu recebi a prosa. E avisei ao Alves Talala que aquela não era a caligrafia do Mosse, pelo que o texto é de qualquer um, menos do maestro Mosse. Depois de reler, o rapaz concordou...
3 hrs · Edited · Like · 4

Maria Helena Franco Machavane Nas redes sociais há de tudo Marcelo Mosse...... Infelizmente o de pior é que é desseminado com maior intensidade...... O ser humano é assim mesmo, nunca procura lado positivo.... ele busca sempre denegrir manchar e acredite, rapidamente se sabe do ruim e sem nem sequer olhar e analisar a postura do acusado...... Lamentavel.

Paul Fauvet A minha solidariedade, Marcelo. isso e' que, em ingles, chama-se "identity theft" (roubo de identidade). E' uma tentativa vil e perigosa de danificar o teu bom nome, e confundir a opiniao publica.
3 hrs · Like · 7

Buene Boaventura Paulo O polvo ainda está no ataque. Ainda bem que descobriu a tempo, antes que fosse solicitado para se apresentar na P.. e uma vez lá tinha que sair qualquer coisa só para te deixar mal. Força.

Jr Chauque Nestes dias tudo vai acontecer de bom é do mal pk há Mtos oportunistas.

Pio Cassicasse MM, já recebeu o tal texto via watsap e confirmou k vem assinado por supostamente teu nome?? Eu li esse texto e logo cedo aki no fb, no mural de Sefo Assane e nao tem nenhuma assinatura e botei o like. A mim ocorreu k foi da autoria deste, pork nao foi nenhum link partilhado foi por ele postado.

Herculano Cumbi Reco Realmente cuidado com a furia da manipulacao,dpois dessas mortes sinceramente,estamos cada vez mais perturbados e sem previsao do futura."pora lei da selva pa'.

Oswaldo Menezes Minha solidariedade... abr.

Carlos Serra Pois, aconteceu-me também a mim. Algo de muito estranho ocorre nas redes sociais.
3 hrs · Like · 5

Alves Talala Caro Marcelo Mosse, na verdade eu recebi o texto de um amigo meu através do wathsApp cuja autoria era atribuída ao senhor e partilhei paraEl Patriota. Mas olhando para as marcas textuais nele patentes percebemos que não era seu.

Carlos Nuno Castel-Branco Há um G40 a ser superado por brigadas de manipulação e assassinato que não são exactamente o G40 (uma forma mais clandestina e violenta). Nazismo ao virar da esquina. Abraços meu irmão,Marcelo Mosse, de solidariedade e encorajamento. A Luta Continua!
3 hrs · Like · 9

Rildo Rafael Serão cibernautas! Solidarizo-me Marcelo Mosse!

Fortunato de Almeida realmente, há pessoas de má fé nesta terra. Marcelo Mosse, estamos contigo para o bem da verdade.
3 hrs · Like · 1

Rosario Fome Sao pessoas de ma fe que so o objectivo disso apenas a eles interessa.

Joao Saia E Triste Marcelo mas estamos consigo.

Cyso Maciel Ngoka Por via das rees sociais se vao diabolizando figuras ... triste pa ... aprecio meu cara amigo.

Clara Castelo Pessoas mal,intencionadas.infilzmente.ainda existem pessoas.assim.

Lourenco Jose Pessoas De má fé mas k só podem enganar a quem não t conhece

Paulo Sergio Tricamegy eu se fosse jornalista tomava precucoes.Deve haver uma lista de individuos abater e este tipo de mensagem e muito refinado....em caso de acontecer isso ao visado,as duvidas ficariam entre dois lados,o que serviria plenamente o mandante.Eles estao a aperfeicoar o modo de operar.

SFredson Fadil Eu recebi o texto mas como sendo da autoria de um tal Arthur William. Mas meus colegas receberam com autoria de Marcelo Mosse. Nisso tudo achei estranho! !!! Nestas alturas há muitos maus entendidos! Má fé!

Paulo Sergio Tricamegy Marcelo,aquele abraco....vcs nao sao ardinas,como e vulgar ver na vossa profissao nos dias de hoje.E preciso muita coragem e honestidade,amor pelo Povo,para fazer o que vcs fazem.Jornalismo a serio.Kanimambo.Eu reconheco!

King Vasquinho King Hoje em dia isto também é uma arma violenta para denegrir os inimigos em fim o mundo alimenta inúmeras formas de ataques.

Goncalo Mosse Mosse Lamentável.

Geraldo Alberto O que é escrito por ti, tem sempre uma marca. não te apoquentes!

Merchior Penicela Se enxiste algo infinito, só pode ser a estupidez humana. Isto me recorda uma lei da Física (teoria do caos) que passo a citar: "Uma pequena mudança no inicio de um evento qualquer pode trazer cosenquências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro, tais eventos são caóticos e imprevisíveis.

Celestino Matsinhe Meu caro Marcelo Mosse, só quem nao te lê habitualmente pode acreditar q o texto é da tua autoria. Aquilo nada tem a ver contigo.

Miguel Ferrao lamentavel ...

Carlos Sérgio Sao Cobardes.

Juma Basilio Relaxe Marcelo Mosse eles estão tão distraídos que nem sabem o que fazer para manchar o seu nome!!!! Sem sucessos.

Agostinho Inguane Para quem (re)conhece as intenções verdadeiras do MM não irá, concerteza, equivocar-se a respeito de qualquer que seja pseudopublicação que o calunia e desfoca. Desde sempre observou-se que as publicações do MM são de teor interessante que o colocam no topo daqueles que tem um compromisso com a verdade. A verdade interessa o povo. A verdade liberta o povo. A verdade deve estar com o povo. MM é escriba da verdade com que tem alimentado as aspirações do povo.Ele é amigo do povo! Avante!

Jim Jam De Magrelo Ta-se mal.

Antonio Mutoua Estes todos terao o fim triste e nao preocupe Mose nos temos tuas obras. Estamos contigo.

Marcio Fernandes lamentavel.

Antonio Pereira Caros Marcelo Mosse e Carlos Serra, a isto chamam-se manobras de diversão e são clássicas e óbvias as razões de existirem. Enquanto pessoas válidas, críticas e atentas ao que se passa na sociedade e no País, estão preocupadas em limpar a sua imagem, esclarecer tentativas de difamação e em repor a verdade, estão-se a desviar do seu foco habitual e a deixar de ver, revelar e massificar situações graves que ao mesmo tempo vão acontecendo.

Sem comentários: