quinta-feira, 26 de março de 2015

Frelimo modera discurso sobre as autarquias provinciais (‪#‎canalmoz‬)


2 h · 

Maputo (Canalmoz) – Depois de ter enviado membros da Comissão Política para várias províncias para condenar o projecto da Renamo, para a criação de autarquias provinciais, a Frelimo parece agora moderar o discurso. Em conferência de imprensa realizada ontem em Maputo, Damião José, porta-voz da Frelimo, disse que o assunto das autarquias provinciais deve ser debatido na Assembleia da República.
“O assunto das autarquias provinciais foi submetido à Assembleia da República. Na nossa opinião, é o local ideal. Vamos deixar que a Assembleia da República analise, e as bancadas também se posicionem sobre o assunto.”
É uma mudança de discurso que não deixa de ser estranha, se se considerar que os membros da Frelimo, há dias, diziam claramente que o projecto seria reprovado pela sua bancada e que era um absurdo. De resto, a viragem de discurso acontece numa altura em que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, reafirma que, se a Frelimo reprovar a proposta, “vai haver confusão”. Os trabalhos da Assembleia da República têm o seu início no dia 31 de Março.


Sucessão não é preocupação

Entretanto, começa hoje a IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo. Um dos pontos que se supõe que venha a ser debatido, mesmo que não conste na agenda de trabalhos, é a substituição de Armando Guebuza como presidente do partido Frelimo. Damião José diz que este assunto não é preocupação dentro desse partido. “O ponto da sucessão não é preocupação dentro do nosso partido”, disse Damião José, tendo também afirmado que há uma agenda de trabalhos proposta pela Comissão Política e que não foi contestada pelos membros do Comité Central, quer individual, quer colectivamente. Damião José não explicou como é que os membros do Comité Central poderiam contestar a agenda fora da sessão do Comité Central e antes de essa sessão começar. Por outro lado, Damião José explica que o Comité Central é soberano e, caso ache pertinente, poderá levantar o assunto durante a sessão de aprovação da agenda de trabalhos. (André Mulungo)



Matias Magoado O projecto vai ser chumbado e,o que poderá ser aprovado é a inserçao do mesmo,em 2019.Wait until next elections my matsangas family.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Matias Magoado Nao faria sentido,o nosso porta-voz(Damiao José)adiantar......mas....ta chumbado a malandrice do Dhlakama.
Gosto · Responder · 2 · 1 h

Joaquim Fortunato Jorge Viva Regiao Autonomo

Cardoso Andela Nao vejo um deputado da Frelimo a votar num projecto igual. Sinceramente, isso nao precisa de nenhuma análise rigorosa, seja la o que for, o projecto nao passa, agora, vamos esperar as tais consequências da reprovação.

Ze Manel Ido Os homens mandados por Deus não diseste antes d deixar a casa preparada,se acham k o lider da Renamo é uma pedra no sapato então matem-o pra s sentirem livres dele.O lidr disse k ele odeia o regime Markcista Leninista ,nao a Frelimo.A unica maneira pra substituir o Lider é matando lhe como fizeram com Jesus ,mas se ñ o fazerem ele deve sim continuar vivo pra fazer mudanças do Regime. governamental.

Mussa Osman Madan Rasak Continuam a negar o k existe a mto tempo em Moz, nao apoio ao Dhlakama e nem a Frelimo. Estamos em tempo de pensar como um unico povo e nada de repararmos primeiro para uma parte do País, doi ver grupo de supostos intelectuais a serem guiados por pessoas k andam a ganhar certificados honrs causa. Isso acontece em dois Partidos k lutam hje.

Simon Mashaba Nao chumba nada Renamo vai governar bem ou mal ponto final

Matias Magoado O projecto vai ser chumbado e,o que poderá ser aprovado é a inserçao do mesmo,em 2019.Wait until next elections my matsangas family.

Emigildo Fernando Fernando Extao a brincar,se djakama nao agiu o k aconteceu no ximoio,pork ele ama o povo nao exex camarada k nox emganam e depoix nox matam

Vicente Martinho Ha pessoas burras nos seus pontos d vista como este Helder Mabota

Carvalho Ferraz Querendo cmo nao vao ter que aprovar..kkkkkk

José Dinis Saize Xumbar sim mas vai s dançar marrabenta c Afonso

Chadreque Pedro Janasse Matias magoado, o que voce disse, nao se difere com um zonzo! You must understand first what is happening.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Azarias Chihitane Massingue Sendo esta publicação a maior difusora das ideias da Renamo, eu acho que seria melhor de vez e quando tirar para cá fora o que se passa dentro deste Partido. Será verdade que toda gente lá dentro se conforme com facto de o Senhor Dlhakamo estar a liderar este a cerca de 40 anos. Será verdade que dentro ds Renamo não existe gente ajustada aos momentos no lugar de impericismo que caracteriza este politico. Ora, para que tanta luta em ver a Frelimo desarticulada. Tanto na vida pessoal como na coletiva, é sempre melhor procurar o seu próprio performance que perder tempo em esperar o descalabro do vinho. A sucessão na Frelimo é um assunto inteiramente interno do Partido. Também acho que todos devemos contribuir para a manutenção da paz no País, essa de que a Frelimo está a moderar o seu discurso porque tem de Dhlakamo só me lembra o tempo em pastava gado. É espevitar mentes sanguinárias quando a gente diz que só ele sabe matar. Mesmo aqueles que não fszem da guerra a sua ciência.

Helder Mabota Esse projecto está mal elaborado deve chumbar. Não devemos ter medo do Djakama. Não queremos separatismo em Moz

Joaquim Armando Sambo Helder, calado faz de ti um grande poeta.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Coitado Hélder, nem sabe o que fala, afinal pork é k não fikes calado pa?



Jose Ernao Chauque Chauque Vem guerra por ai.

Sem comentários: