sexta-feira, 27 de março de 2015

FRELIMO diz que não limita liberdade de expressão dos seus membros


PROGRAMAS / ÁFRICA / MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE


Em conferência de imprensa sobre os trabalhos da IV Sessão do Comité Central daFRELIMO, o porta-voz do partido Damião José, rejeitou a acusação de que Armando Guebuza esteja a tentar silenciar os membros do partido


Aspeto geral da sala onde está a decorrer a reunião do Comité Central da FRELIMO


Em Moçambique, instalou-se a polémica na sequência de declarações do Presidente do partido no poder, a FRELIMO, Armando Guebuza, em que acusa alguns “camaradas” de tentarem semear a divisão e a confusão no seio daquela formação política. Guebuza, fez estes pronunciamentos na sessão do Comité Central (CC) da Frelimo que decorre na cidade da Matola desde a última quinta-feira (26.03) até ao próximo domingo (29.03).

Armando Guebuza, num discurso em que apelou à união, coesão e firmeza em torno do partido, lançou um ataque a alguns membros que alegadamente tentam perturbar o funcionamento dos órgãos do partido.


Armando Guebuza a discursar na IV Sessão do CC da FRELIMO

Disse ainda que os adversários da FRELIMO querem acabr com o Partido. “Preocupa-nos a postura e o comportamento de alguns camaradas que publicamente engendram ações que concorrem para perturbar o normal funcionamento dos órgãos e das instituições e para gerar divisões e confusão no nosso seio”.

Guebuza, que não avançou nomes defendeu que os membros da FRELIMO devem orientar-se pelas decisões dos seus orgãos.

"Guebuza não está aberto à discussão"

Militante histórico e antigo Secretário do Trabalho Ideológico da FRELIMO, Jorge Rebelo, reagiu às declarações do presidente da FRELIMO ao perguntar qual é o mal do presidente Guebuza? E respondeu em seguida “é que ele não está aberto à discussão... ele trava e reprime. Por exemplo, neste seu discurso, já lançou essa ideia e agora toda gente fica com medo de ir dizer qualquer coisa”.

Para Tomás Salomão, do Comité Central, as declarações de Guebuza tinham por objetivo levar os membros daquele órgão a fazerem os seus pronunciamentos no encontro de maneira franca e aberta, facto que segundo ele está a acontecer. “Não creio que haja divisionismo. Os membros do Comité Central são pessoas responsáveis e sabem o que estão a dizer. O que pode haver é uma diferença de opinião na abordagem dos assuntos, mas essa diferença não significa que estejamos perante um inimigo, porque o importante é que as pessoas se sintam e sejam livres de se pronunciar”.

Sucessão na liderança da FRELIMO?



Filipe Nyusi e Armando Guebuza saudados pelos militantes da FRELIMO que participam na reunião do Comité Central

Um ponto que não consta da agenda da reunião do CC da FRELIMO mas é aguardado com expetativa está relacionado com a sucessão naliderança do partido no poder em Moçambique.

Jorge Rebelo considera que a registar-se uma alteração na liderança da FRELIMO , o próximo líder do partido vai enfrentar dificuldades porque Guebuza controla a máquina partidária. “Desde a Comissão Política até os primeiros secretários é uma cadeia comandada neste momento pelo atual presidente da FRELIMO. E muitos desses membros devem o cargo ao presidente. Agora, a saída de um e a substituição por outro cria sempre uma situação de incerteza”.

A situação política e económica do país dominaram os debates nos dois primeiros dias da sessão.

CC acusa RENAMO de postura intimidatória

O porta voz do encontro, Damião José, disse que os participantes acusaram a RENAMO e o seu líder de assumirem uma postura intimidatória que semeia o medo nas populações, obrigando-as a viver indecisas sobre o amanhã. “Os membros do Comité Central mostram-se preocupados no sentido de que não devemos, como moçambicanos, continuar a viver num ambiente de medo e até de uma certa anarquia. Temos que trabalhar para que de uma vez por todas este ambiente desapareça no nosso país e para que todos os moçambicanos, incluindo os da RENAMO, estejam preocupados com a consolidação da unidade nacional e o desenvolvimento do país”.



FRELIMO diz que não limita liberdade de expressão dos seus membros

O porta-voz da FRELIMO desmentiu ainda a existência de divergências entre o acual Chefe de Estado, Filipe Nyusi e a direção do partido.

Damião José disse que a direção do partido considera que o Presidente Nyusi “fez muitíssimo bem” ao aconselhar o líder da RENAMO, Afonso Dhlakama a apresentar no Parlamento o projeto de lei sobre as autarquias provinciais.

Contudo, acrescentou que Nyusi não assumiu qualquer compromisso com o líder do maior partido da oposição para a criação de tais autarquias.

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO


Comité Central da FRELIMO: haverá mudança na liderança do partido?

O Comité Central da FRELIMO reúne-se numa altura de grande contestação devido aos dois centros de poder existentes. Porém, os analistas não esperam que a sessão leve a uma transição na liderança do partido. (25.03.2015)


Contra a partidarização das instituições públicas de Moçambique

O problema não é recente e fruto de muitas décadas no Governo de um único partido: as instituições públicas de Moçambique estão praticamente nas mãos da FRELIMO. Algo que tem que mudar, exigem oposição e sociedade civil. (06.03.2015)


Moçambique prepara documento para despartidarizar o Estado

Uma equipa trabalha neste momento num documento de princípios para reduzir o papel da FRELIMO nos serviços públicos. Um dos integrantes, o reverendo Anastácio Chembeze, defende a criação de mecanismos de monitorização. (11.02.2015)


Constituição moçambicana "possibilita" províncias autónomas

O constitucionalista moçambicano Gilles Cistac diz que, para criar uma "república autónoma", como pede a RENAMO, seria preciso mudar a Constituição. Mas isso não se aplica à criação de "províncias autónomas". (02.02.2015)

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS


FRELIMO diz que não limita liberdade de expressão dos seus membros


Data 27.03.2015
Autoria Leonel Matias (Maputo)
Palavras-chave Comité Central, FRELIMO, RENAMO, Jorge Rebelo, Armando Guebuza, sucessão, liderança
Compartilhar Facebook Twitter google+ Mais
Feedback : Comentário
Imprimir Imprimir a página
Link permanente http://dw.de/p/1EygD

CONTEÚDO RELACIONADO

Comité Central da FRELIMO: haverá mudança na liderança do partido? 25.03.2015

O Comité Central da FRELIMO reúne-se numa altura de grande contestação devido aos dois centros de poder existentes. Porém, os analistas não esperam que a sessão leve a uma transição na liderança do partido.


Nyusi deve assumir liderança da FRELIMO, diz veterano Sérgio Vieira23.01.2015

O veterano e membro da FRELIMO Sérgio Vieira diz não entender por que motivo o Presidente Filipe Nyusi não é também o líder do partido no poder em Moçambique. Critica também o Governo de gestão proposto pela RENAMO.


Quem mandou matar Gilles Cistac? 05.03.2015

O assassinato de Gilles Cistac cai imediatamente aos pés da FRELIMO. Dados que conduzam a tal suspeita são vários, tal como há outros que a anulam. Posições diferentes foram ouvidas pela DW África.


Data 27.03.2015
Autoria Leonel Matias (Maputo)
Palavras-chave Comité Central,FRELIMO, RENAMO, Jorge Rebelo,Armando Guebuza, sucessão,liderança
Compartilhar FacebookTwitter google+ Mais
Envie seu comentário!
Imprimir Imprimir a página
Link permanentehttp://dw.de/p/1EygD

Facebook DW África


DW África Móvel: versão otimizada para telemóveis


Emissão da Manhã (2.ª a 6.ª): 05h30-05h50 TUC


Emissão da Noite (2.ª a 6.ª): 19h30-19h50 TUC

Sem comentários: