quinta-feira, 19 de março de 2015

Exortação por ocasião das Celebrações do 40˚Aniversário


da Independência Nacional
Moçambicanas e Moçambicanos,
Compatriotas!
O Povo Moçambicano celebra, no próximo dia 25 de Junho de 2015, o quadragésimo aniversário da proclamação da Independência Nacional sob o lema 40 Anos de Independência: consolidando a Unidade Nacional, Paz e Progresso.
Trata-se, pois, do momento mais alto de exaltação da nossa emancipação política e reafirmação da nossa moçambicanidade e da nossa vontade secular de construção do nosso bem-estar.
Por isso, a 25 de Junho de cada ano celebramos, com muito orgulho, o dia da nossa Independência conseguida com muita coragem, perseverança e sacrifício de homens e mulheres que deram as suas vidas ou investiram a sua juventude em prol da nossa libertação.
Este ano por ocasião das festividades alusivas aos 40 anos da nossa Independência Nacional, vamos todos, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, reflectir sobre o nosso futuro à luz dos valores que nos identificam como moçambicanos e nos proporcionam o alento para prosseguirmos com os desafios do desenvolvimento do país.
Moçambicanas, Moçambicanos,
Compatriotas!
Mobilizemo-nos para uma celebração condigna do quadragésimo aniversário da nossa Independência e à altura da sua grandeza e significado.
Façamos das celebrações deste importante marco histórico uma grande festa popular, participando nas diversas actividades culturais, políticas, desportivas e científicas organizadas para o efeito em todo o país.
Façamos das celebrações dos 40 anos da nossa Independência, um momento de exaltação da Unidade Nacional, factor fundamental de garantia da paz e igualdade de todos os moçambicanos, irmanados na observância dos princípios basilares do nosso Estado de Direito Democrático.
Façamos do quadragésimo aniversário da nossa Independência um momento de reafirmação da nossa soberania e de renovação do nosso compromisso colectivo de continuarmos a construir um Moçambique unido e próspero.
Vamos todos participar na grande festa dos 40 Anos da nossa emancipação política, sem discriminação racial, de filiação partidária, origem social, crença religiosa, idade e grupo étnico. Vamos todos participar com entusiasmo, solidariedade e sentido patriótico neste evento de exaltação e valorização da nossa independência como uma das nossas maiores e principais conquistas.
Moçambicanas, Moçambicanos
Compatriotas!
No próximo dia 7 de Abril,vamos lançar oficialmente em Namatil, Distrito de Mueda, a Chama de Unidade Nacional e iniciar a marcha que a levará a todas as províncias do nosso país, para terminar na Praça da Independência, da Cidade de Maputo, capital do nosso País.
A Chama da Unidade Nacional simboliza a nossa identidade, sintetiza a nossa moçambicanidade e a nossa capacidade de união,convivência e tolerância.
A Chama de Unidade representa um legado histórico dos libertadores da nossa Pátria e dos fundadores da nossa Nação cujos ensinamentos impulsionam as novas gerações para enfrentar com firmeza os desafios de hoje, consolidar a unidade nacional e a reconciliação dos moçambicanos e construir a paz rumo ao progresso.
A nossa independência constitui o vector do nosso crescimento e desenvolvimento como Nação e como Estado. Por isso não é um fim em sí mesma, mas sim o meio através do qual assumímos a responsabilidade pelo nosso próprio destino e dêmo-nos a conhecer a todo o mundo como tal.
Celebremos o quadragésimo Aniversário da nossa Independência reflectindo sobre os maiores e principais valores que definem a nossa forma de ser e de estar como moçambicanos. Reforcemos a nossa Unidade, o Espírito de Equipe e sentido de pertença que orientou os libertadores na nossa Pátria.
Sejamos hoje, do Rovuma ao Maputo, uma equipe coesa que partilha os mesmos valores da Paz e se empenha na sua realização.
Unamo-nos, hoje, para em diálogo franco e aberto como nos ensinam as nossas tradições construirmos consensos, superarmos diferenças e celebrarmos a Paz como o único caminho que nos permitirá, juntos, construir um futuro risonho para todos nós.
Viva os 40 anos

Sem comentários: