sexta-feira, 6 de março de 2015

Eu que conheço o Alberto Nkutumula digo que é mentira e explico.

3 h · 
Circulam mensagens e posts dando conta que o ministro da Juventude e Desportos é o Calado Kalashinikov.
Eu que conheço o Alberto Nkutumula digo que é mentira e explico.

Primeiro: Nkutumula é um bloguista desde 2008 e já nesta altura usava o cognome de Nero Kalashinikov. E ele afirmava- se como alguém contra a impunidade. De resto, todos nós sabemos de que impunidade ele se refere. Na verdade, Nero ou Betinho é também um dos milhares de vítimas de assassinos desta pérola do Indico. O seus pais, foram mortos a tiro por AKM (Kalashinikov) e seu carro incendiado. O pai do Nkutumula foi dos mais sérios juízes deste país que não aceitou subornos nem vergou à intimidação. Foi, quanto a mim, o Gilles Cistac da Justiça moçambicana.
Segundo: não me parece que Calado Kalashinikov seja um cognome em si. Na melhor das hipóteses é uma conta acedida por qualquer um com a senha, que tenha algo para dizer contra sei lá o que. Faz parte dos Mahembas Simango, Pregadori du Dezertu ou Mirla das Dores, personalidades que já desapareceram ou as vezes aparecem do nada. 
Usei a função "cmd prompt" para seguir os IP destas figuras e depois introduzi- os no localizador geográfico dos IP e os resultados não podiam ser esclarecedor: num único dia estas contas eram acedidas de dois ou três lugares diferentes (províncias); em dois a três dispositivos diferentes, o que sugere que mais de duas pessoas acediam a conta.

Terceiro: É provável que os que se recordam do cognome do Nkutumula, Nero ou Nero Kalashinikov nos tempos da blogosfera ou faculdade estejam agora a tentar uma explicação espúria, estabelecendo ligações com o actual Calado.
PS: parece-me extremamente perigoso e precipitado tentar a todo custo encontrar os nomes reais por detrás dos pseudônimos. Corremos o risco de nos prejudicarmos mais. 
Esta caça livre as bruxas pode resultar em linchamento público de inocentes. Não recomendo.

Por mim, a melhor forma de linchar o Calado Kalashinikov é bloquea-lo. Se ele descobrir que não tem audiência que precisa ele retira-se. E se todos nós em solidariedade contra a violência o bloqueassemos ele não teria como vozear. Foi assim que eu bloqueiei agora mais de 100 contas.
E quem quiser descobrir o Calado deve usar a ciência e truques de pirataria informática. Pode levar tempo. Mas é possível. Eu não estou disposto a gastar meu dinheiro para perseguir incitadores a violência. Este é trabalho da Polícia.

PS1: Recordar que também é em momentos de histeria como estes que inimigos aproveitam se vingar. E parece-me o caso do Nkutumula.
  · 
  • Julio Mendes Absurdo e de péssimo sentido. Estamos a caminhar por atalhos perigosos.
    3 h · Gosto · 1
  • Egidio Vaz Exactamente Julio Mendes. Atalhos perigosíssimos
    3 h · Gosto · 1
  • Nkuyengany Produções Muita Kalashinikov Junta
    3 h · Gosto
  • Aderito Sinala Bem dito
    3 h · Gosto
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Mávelasse Zacarias

    A onda de caça às bruxas que instalou-se aqui no facebook pode atingir contornos alarmantes. Gente metida a Justice League vai atirando para todo lado na perspectiva de que podera enventualmente dar o tiro certeiro. Eu so espero que voces nao sejam os herois ridiculos da Marvel disfarcados de herois da DC Comics.
    3 h · Editado · Gosto
  • Vali Abdul Momade Valeu pelo post esclarecedor Egidio Vaz, pois isso as vezes acaba nos confundindo. Uma das pessoas que começou com essa acusação ignóbil é um tal que usa o pseudônimo de Unay Cambuma.
    3 h · Gosto · 1
  • Egidio Vaz Unay era meu amigo. Mas por causa das suas hilariantes invenções bloqueou-me. O que já foi bom porque iria discordar com ele lá no mural dele
    3 h · Gosto · 6
  • Adrian Magoo Nos ultimos tempos dá para duvidar um pouco de tudo. Sair a defende-lo desse jeito, tambem pode ser "precipitado".
    Vamos aguardar...
    3 h · Gosto · 3
  • Nacer Choy Eu sempre disse em outros post não vejo o porque as pessoas não se identificam. Mais esse calado tem rosto e acredito que algumas pessoas lhe conhecem porque não acredito que um grande partido esteja a aceitar um amigo virtual sem rosto. Pelo que eu acompanhava ele fazia ou ainda faz parte de pelo menos 90% dos amigos do G40. O malogrado já o tinha intimado a PGR.
    3 h · Gosto · 1
  • Nkuyengany Produções melhor ouvires o Adrian senhor Vaz
    3 h · Gosto
  • Falecio Anastacio Namburete senhores procurem outro tipo de distracao
    3 h · Gosto
  • Aderito Sinala Caros,ja diz o ditado: o bom juiz é aquele que ouve antes de julgar.
    3 h · Gosto
  • Egidio Vaz Adrian Magoo, eu estou muito interessado em conhecer os malfeitores. Mas ao Nkutumula eu não defendi. Eu esclareci. Disse o que sei e sei que é verdade.
    3 h · Gosto · 12
  • Vali Abdul Momade Não tem nada a se ouvir do Adrian, o post de Vaz está bem claro. Eu sou apologista que se identifique esse tal de Calado, e aliar ele a Nkutumula sem provas cabivies é um acto ignobil.
    3 h · Gosto · 2
  • Adrian Magoo Estarei aqui para ver esse "milagre" da nossa justiça.
    3 h · Gosto
  • Cleto Goncalves Por acaso alguem conhece os mecanismos usados para acusar o Nkutumula? Sendo assi. Nao podemos criticar de forma exaustiva.Egidio Vaz os seus factos sao verdadeiros mas nao sao suficientes para tira lo do campo de desconfiança... perder pais e usar pseudónimos nada tem haver. É claro k nao é justo acusar inocentes....
    3 h · Editado · Gosto · 2
  • Avelino Namarrocolo Concordo, pode ser, mais nao ha duvidas que o Calado eh Mocambicano, vive aqui connosco, conhece a todos nos, entao devemos procurar encontrar o tal calado sera o ex PR o tal calado????kkkkkkkkk, reflexao!
    3 h · Gosto
  • Júlio E Melo Ngomane ATENÇÃO: "Calado Kalashinikov" ou "Calado Calashinikov" não consigo encontrar com "K", agora, tem com "C" não sei se sempre foi assim ou mudou... Quanto ao post... NOVIDADE...
    3 h · Editado · Gosto
  • Nkuyengany Produções Canal de Opinião
    Quando o assassino é o juiz! (#canalmoz)
    Maputo (Canalmoz) – O que me impressiona em Moçambique não é capacidade do partido Frelimo em fazer mal às pessoas. Endenta-se aqui o mal como um circunscrito acto de torturar e até assassinar, ...Ver mais
    3 h · Gosto · 2
  • Manuel J. P. Sumbana O Egidio Vaz tem razâo.
    Ver tradução
    3 h · Gosto · 1
  • Rita Fumo Fumo As redes sociais vao nos matar,chegamos ao ponto d dsconfiarmo nos,coitado do Alberto Nkutumula ,k depois deste crime idiondo e macabro deve s ter recordado dos pais, k triste este nosso pais.
    2 h · Gosto · 2
  • Cristiana Cuamba Nos mesmo o povo somos fofoqueiros tsem e gostamos de um bom vuku-vuku
    2 h · Gosto
  • António Mutombo e' disto que tenho falado.
    2 h · Gosto
  • Domus Oikos Sao Francisco antes bandido depois santo. Igualmente são Paulo. Ser humano é imprevisivel quem estuda todas antropologias sabe disso. Seja cultural, filosofica ou sicial. Quem pode determinar o comportamento humano? O grande erro d Marx foi d tentar prever o futuro do homem e caiu na desgraça de que o determinismo assim como profetismo erram a falsa ciencia. Toda engenheria social do comunismo seguiu o erro da pseudociencia.
    2 h · Gosto
  • Helder Vieira Carmona Loucuras do unay, para mexer com o bom nome do Betinho.
    2 h · Gosto · 1
  • Julia Salatiel Parece me que uma das pessoas acede mas ao facebook de Nampula...um absurdo.quem fala por de traz não vale nada,pois não tem coragem de honrar as proprias calças ate o proprio nome.bando de cobardea.
    2 h · Editado · Gosto · 2
  • Shchuka Vybrat Dr AJ Frangoulis, disse q conhecia calado calasnokov...quem é mesmo dr?
    2 h · Gosto
  • Julio Lilito Boene Muito bem falado. Só quem não conhece o visado é que acreditou nessa montagem.
    2 h · Gosto
  • Hélio Cuamba Alberto Nkutumula, nao se deixe abalar por psicopatas que só querem lhe ver a tentar explicar o inexplicavel, para vender jornais desinformadores e manchar o bom nome de um homem exemplar!
    2 h · Gosto · 1
  • Hélio Cuamba Shchuka Vybrat, Dr. Frangoulis disse mesmo conhecer esse devasso chamado Calado Kalashnikov? Deve denunciá-lo imediatamente, penso eu!
    2 h · Gosto
  • Antonio A. S. Kawaria Não me foi difícil afirmar que duvidava bastante que o tal Calado fosse Alberto Nkutumula. Até aqui não posso acreditar que seja ele. Na verdade com Alberto Nkutumula vivemos um bom tempo nos blogs (era dos blogs) onde debatíamos seriamente mesmo com pseudónimos ou nomes próprios dos nomes dos nosso blogs, nos reservávamos ao respeito. Eu e Nkutumula fomos oponentes, mas sempre a nos tratar de irmãos. Despedi-me dele e num post no Reflectindo sobre Mocambique quando foi nomeado Vice-Ministro da Justica. Claramente havia nos blogs os que usavam o anonimato para ataques de todo o tipo.
    Em relação Calado Calashinikov tenho dificuldades em duvidar que Alberto Nkutumula não o conheça, da mesma maneira que não duvido do conhecimento de muitos membros da Frelimo, sobretudo jovens. No ponto dois deste post, está bem dito que Calado Calashinikov é uma INSTITUICÃO/GRUPO e esse grupo. E quem duvida que esse tal grupo pertence à Frelimo já que ninguém mais posta (não falo de comentários) que não sejam os Calashinikovs?
    1 h · Editado · Gosto · 5
  • Mateus Francisco Navaia "A verdade está com Deus"!
    1 h · Gosto
  • Kabwane Mahumane Zai Por de traz de nos todos tem uma verdade....
    Sabem qual?
    Ouvir......
    Dsculpo m do surdo.
    1 h · Gosto · 1
  • Rodrigues Tembe Vaz, com todo respeito eu nao sou pessoa do nivel pra essas discussões m libre me.

Sem comentários: