sábado, 7 de março de 2015

Detida em Barcelona mulher que queria juntar-se ao Estado Islâmico

Ontem

Guarda Civil espanhola deteve, este sábado, uma mulher acusada de terrorismo, depois de ter sido surpreendida, no aeroporto de Barcelona, com o filho de três anos, a tentar viajar para a Síria para se alistar no autoproclamado Estado Islâmico.
 
REUTERS
Samira Yerou tentava embarcar para a Síria quando foi detida
Várias agentes detiveram Samira Yerou, este sábado, pelas 13.30. Amulher, uma cidadã marroquina a viver em Barcelona, chegou ao aeroporto de Prat de Llobregat, procedente da Turquia e pretendia viajar para a Síria.
De acordo com o Ministério do Interior, Yerou saiu de Espanha, em dezembro, levando o filho de três anos consigo. O pai da criança, que reside em Barcelona, denunciou o sequestro e foi a partir desse momento que a mulher começou a ser investigada.
Segundo a investigação, Samira Yerou desempenhava um importante trabalho de captação e de radicalização a favor doEstado Islâmico, sendo particularmente relevante no recrutamento e no envio de simpatizantes femininas do grupo terrorismo residentes na Europa e em Marrocos.
A mulher foi intercetada, na Turquia, quando tentava entrar na Síria para se alistar na organização jiadista. Como não conseguiu, optou por viajar para Barcelona, com o filho, que foi já entregue ao pai.

Sem comentários: