terça-feira, 17 de março de 2015

Costuma roer as unhas? Então é um perfeccionista

  
 
SOL |
 
17/03/2015 16:04:02
    

Shutterstock


Um estudo da Universidade de Montereal afirma que os comportamentos compulsivos como roer as unhas podem dizer mais sobre a sua personalidade do que imagina.

A investigação explica que as pessoas que ficam impacientes, aborrecidas ou frustradas com mais facilidade têm uma maior tendência para recorrerem a comportamentos repetitivos focados no corpo, como roer as unhas, belicar-se ou puxar as pestanas. 

O estudo, publicado no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry e citado pelo Huffington Post, afirmam que por detrás deste comportamento estão traços de perfeccionismo. 

“Nós acreditamos que as pessoas que têm estes comportamentos repetitivos são perfeccionistas, isto porque não incapazes de relaxar ou de desempenhar uma tarefa a um ritmo normal”, explica Kieron O'Connor, professor de psiquiatria daquela universidade e autor do estudo. Isto porque existe “uma tendência para a frustração, impaciência e insatisfação quando não se atinge os objectivos”, o que leva a que as pessoas descarreguem a energia no comportamento compulsivo, acrescenta.

Se só costuma roer as unhas esporadicamente, os investigadores afirmam que não há problema – até é uma forma de “regular emoções”, explica O’Connor. O problema surge quando este comportamento interfere com o dia-a-dia, afirma

Sem comentários: