segunda-feira, 23 de março de 2015

Como se sentem as mulheres depois das declarações de Dhlakama?



Sábado, 21 Março 2015
FOI com muita tristeza que acompanhei as declarações do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ao insultar toda a mulher a partir das meninas até a idade mais alta deste género. Muitas mulheres presentes no local se calhar nem se aperceberam que o líder lhes estava a insultar ao considerá-las que não representam absolutamente nada para ele.
Ele disse em voz bem alta que ele não via nas Forças Armadas da Defesa de Moçambique ninguém capaz de lhe desafiar, uma vez que estas são iguais a mulheres e até meninas. Isto significa que para Dhlakama nem a sua própria mãe significa necessariamente nada e muito menos a maioria das mulheres que muito bem dignificam este país. Aliás, encontramos mulheres viradas ao desenvolvimento deste vasto território através da sua entrega ao trabalho.
Se calhar Dhlakama pode ter a sua razão, tendo em conta que ele nunca construiu nada neste país, a única coisa que ele sabe fazer é destruir o que os outros constroem. Neste momento a mulher moçambicana está empenhada no desenvolvimento, facto que incomoda este líder.
Admira-me bastante este líder controverso pela sua imaturidade e falta de palavra para com os seus compatriotas. O país não precisa mais de pessoas que se comportam desta maneira, mesmo crianças dos seus 12 a 17 anos já, no mínimo, têm uma palhota por eles construída e, aparecendo alguém a destruir, que moral estará a dar a estes menores?
Qual é a verdadeira missão que este senhor está a cumprir neste país? Agora já começou a atacar as mulheres, multiplicando-as por zero como se nada representassem para ele. Ele se esquece que a sua existência resulta desta mãe, desta mulher que ele não a considera.
A terminar peço ao senhor Dhlakama para respeitar a si mesmo para, de seguida, saber respeitar aos outros e pedir para que lhe seja respeitado.
Este país é de todos os moçambicanos; homens, mulheres e crianças são moçambicanos donos deste país mas que o senhor quer, a todo o custo, destruir este princípio. O senhor não criou este país, nasceu nele e deixe que o país continue como tal.
JAIME F. MAVIE
Like · 
  • 8 people like this.
  • Reginaldo Ernesto Nhantumbo Nhantumbo Sem Querer me solidar com Dhlakama, mas acho que seria melhor o escritor consultar ao Dhlakama para te dar uma pequena aula de sapiência, no mínimo teres capacidade de entenderes a msg que este líder pretendia transmitir, para evitar ficar equivocado, deinformando numa rede social. Lhe recomendo a visitar um bocado a gramática sobre figuras de estilo, em especial a metáfora.
    Mas te garanto que Dhl fala assim por saber que sempre venceu as nossas tropas, desde quando venceu na guerra dos 16 anos, até a recente de Muxúngue, onde nossos irmão morreram em massa, com uma AKM nos ombros, essas armas compradas pelo dinheiro que serviria para melhorar as nossas vidas, acabaram fortificando o exército da Renamo
    1 hr · Like · 2
  • Jose Fabiao Mas que foi ofensivo as mulheres, foi.
    1 hr · Like
  • Ivan Baloy Alo Reginaldo Nhantumbo concordo plena mente contigo a tentativa de desacreditar o lider da renamo e tanta que as pessoas tentam ainda manipular as mentes publicas com informacoes por eles concluidas nos discursos ditos e ouvidos mas essa gente pah ate errita pensam ser ms inteligentes k quem MUITO FACEL RECONHECER UM ENGRACHADOR
    52 mins · Edited · Like
  • Fausto Quinhas Uma passagem diz que ele é destruidor. E o outro é santo? 
    Com filha mais rica de africa e com pai com milhoes de dolares de busines de gaz e outros. Lambebotismo. Gracas a ele muita coisa esta a mudar e vai mudar. Diz q falou mal da mulher, é razoavel. A mae daqueles filhos q morreram no troço save muchungue das forcas governamentais obrigados a combater ja entregaram os corpos as maes e pagaram por isso?
    Tem gente q nao sofre com isto, caramba. Minha mae morreu na operacao producao em 83. Um dia vao chorar as lagrimas da dor da perda e nao da dor de discurso.
    32 mins · Like · 2
  • Maldy Nhalure O discurso foi bem feito e confirmo q as forças da frelimo sao miúdas sim, disso ninguem tem duvida. Dependendo de pontoo de vista de cada um faz o seu comentario acima do descurso, mas ele apenas usou figuras de estilo...
    8 mins · Like · 1

Sem comentários: