sexta-feira, 27 de março de 2015

Apelo ao terror no Comité Central da Frelimo




CanalMoz adicionou 2 fotos novas.
8 h ·

Guebuza apela aos membros da Frelimo para transformarem o sonho dos outros em pesadelo (‪#‎canalmoz‬)

Jorge Rebelo diz que Guebuza quer intimidar os outros.


Óscar Monteiro diz que agora é “personagem do cinema mudo”.

Maputo (Canalmoz) – Começou ontem, quinta-feira, na Matola, a IV Sessão Ordinária do Comité Central do partido Frelimo.
No acto da abertura, o presidente da Frelimo e antigo Presidente da República, Armando Guebuza, fez um discurso intimidatório, demonstrando que continua e vai continuar a mandar e que vai combater todo o tipo de intervenção independente por parte dos membros do seu partido na imprensa.
A entrevista mais recente de Teodato Hunguana, em que apontava como hipótese natural a saída de Guebuza da presidência da Frelimo, parece ter sido o fio condutor da elaboração do discurso de Guebuza. Chamou aos seus pares “barulhentos” e “perturbadores”, adicionando mais vocábulos pejorativos ao seu vasto repertório de insultos aos adversários.

“Preocupa-nos a postura e comportamento de alguns camaradas, que publicamente engendram acções que concorrem para perturbar o normal funcionamento dos órgãos e das instituições e para gerar divisões e confusão no nosso seio”, disse Guebuza no seu discurso de abertura, intitulado “Povo moçambicano: entre mudar por mudar e mudar para mudar a sua vida para melhor”.
No seu discurso, Guebuza disse também: “A nossa referência são os órgãos. Nós fazemos o que os nossos órgãos decidem e orientam”. E mais adiante: “Saibamos que os nossos adversários não nos querem e nunca vão querer-nos por bem”.
Guebuza declarou que os “barulhentos” e “perturbadores” não querem uma Frelimo forte, omnipresente e popular, não querem ver o Governo e Filipe Nyusi fortes e firmes.

Transformar o sonho dos adversários em pesadelo

Guebuza afirmou que os seus adversários batalham dia e noite para que o sonho deles seja materializado. “Cabe a nós, hoje como ontem, batalharmos, sempre unidos, coesos e firmes para que esse seu sonho se transforme em pesadelo”, promete Guebuza.
Lembrou que a Frelimo e os seus membros de cartão e de coração são capazes disso, e ordena: “Sintamo-nos donos desta pátria, una e indivisível”.
Por outro lado, o actual presidente do partido Frelimo, Armando Guebuza, deu a conhecer a sua concepção de democracia: “Não é a alternância em si que dá vitalidade à democracia. É, isso sim, a sua possibilidade”.
Também expôs a sua concepção sobre o papel do povo na democracia, afirmando que a Frelimo não dá hipótese ao povo moçambicano para fazer mudanças, porque, segundo Guebuza, a Frelimo, ela própria, chama a si a tarefa de operar mudanças.
“Enquanto assim for, o nosso povo especial, não sentirá a necessidade de perverter o sentido da democracia, mudando apenas por mudar”, disse.
A IV Sessão do Comité Central da Frelimo termina no próximo domingo, 29 de Marco. (Redacção)





Tomas Humbe Este sim podemos apelidar de ganancioso,ambicioso arrogante e corrpto da primeira categoria.
Gosto · Responder · 29 · 8 h


Tung Esmeraldo Jorge Rebelo...grande homem,oresto sao covardes,batem palmas pra agradar o chefao,eu nunca vi oque esta acontecer na frelimo, um camarada nao pode expor as suas ideias?Quando o faz e criticado porque?
Gosto · Responder · 28 · 8 h


Benjamim Jose Prepare se papa. Pois o inicio da sua queda sta comecando.
Gosto · Responder · 6 · 7 h


Amos Madjiruane Afinal Guebuza é igual ao Kadafi? Vai morrer com pedras seu corrupto.. O quê custa deixar a frelimo em paz? Por sua culpa o povo moçambicano odeia a frelimo... Qualquer Moçambicano já não quer saber da frelimo por sua culpa... Deixa a frelimo assim com Chissano deixou... Afinal porque o sr é assim?
Gosto · Responder · 14 · 8 h


Mario Fenias Soiane 1000000000000000000000%
Gosto · 6 h


Zacarias Matangue adorei o teu comentario...Amos,
Gosto · 1 · 3 h


Amos Madjiruane sharp



Abrão Paulo Munguambe Mas Guebuza, hinga huma nawene ulavaku kuhi khanelissa, sera que nao pode ceder a cadeira ao outro?hummmm, nha madrasta que me nasceu eu vos juro, enquanto o presidente do partido continuar na cadeira, o pais continuara uma saia curta sem nem sequer fio dental de la dentro
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Bernardino Macome Antonio Os mesmos que queriam a separacao de poderes de Presidente do partido com a de presidente da republica, hoje dizem que querem a unicidade. Que Maldade. A frelimo tem sua agenda, e ninguem deve vir de fora do partido impor as suas.
Gosto · 6 h


Abrão Paulo Munguambe o pior, todas as decisoes sairam do partido e praticamente Nyussi nao tera palavra


Teixeira Teté da Silva Medo de ser julgado, mas não tardará.
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Abilio Manel Menú k tirou a vida do Cistac.qem tem k ter pesadelo é ele.o povo cmprieende o presidente Nhusi apenas falta lhe alguma faramenta. Ditadura nao! Acabamos d sair da ressaca de Muxungue a pouco tempo.vá discançar.pega num jato começa a dar volta pr mundo fora dsfurtando a natureza e outras beldades.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Faquira Antonio Manenja O pior presidente da frelimo (e d Moçambique) de todos os tempos. Duvido muito q Moçambique venha a gerar um filho como o sr Guebuza nos próximos tempos. Foi um grave erro os camaradas terem permitido que ele tivesse chegado à presidencia. Gravíssimo.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Lityho Albert concordo plenament consigo esse é pior presidente d todx os tempos
Gosto · 1 · 6 h


Wilson Junior Mukavely Mukavely Clara aki nao estamos a tratar de dhlakama respeita meu kota ok.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Lucrécio José Bires Fernandes "Vão tentar nascer aqui em Moçambique capitalistas pretos, a chamada burguesia nacional. Não queremos isso aqui, não há lugar para exploradores aqui. Preto ou branco não pode explorar o povo. O dever de cada um de nós é dar tudo ao povo, sermos os últimos quando se trata de benefícios, primeiros quando se trata de sacrifícios. Isso é que é servir o povo." Marshall Samora Moises Machel
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Gisela Ferrao Olha so a cara desse dentes de rato bandido corrupto poxa n ha quem o de uma martelada nos cornos?
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Adriano Calisto Adriano Bate cm
tantas pexoas k existe na frelimo nao consegue sacudir xte cabexudo.
por cima lambe bota cntinuam aplaudir culhoes em vez de ficar n
silencio. cocô branco. ste cabexudo so merece um relampago
Gosto · Responder · 3 · 4 h · Editado


Milthon Mauricio "A ganância do lobo mau"
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Ismael Muhave K lei so joao, nao seja tolo consigo mesmo. Aki nao a lei p nada meu caro joao, aki so tem assassinos mas nada.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Kota Ualla Que assassinos caro compatriota? Aqueles que vam jogar outro futebol? Ou aqueles que interromperam sonho 🍩 de jovens em muxungue alegando DEMOCRACIA
Gosto · 7 h


Clara Spyna Belezura hahahahahahaha,Epha nos ja xtamos cansados d vcx,princplment do Guebuza e Dhlakama,k tipo d especíe d gente vcx dois sao,k ñ se imprtam com o bem xtar do vosso país
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Junior Duarte Duarte so podem ser estratereste
Gosto · 1 · 6 h


Bernardino Macome Antonio Clara vai cuidar das panelas
Gosto · 5 h




NiceBoy Munjjovo Guebuza fora.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Armando Tomas Fernando Fernando Gueba e um grande ditador ,mas todos ditadores tiveram fim muito drastico
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Hilario Afonso Tomo Estou a rezar a continuacao do presidente da frelimo pra melhor assistir o movimento uniformemente acelerado sem a velocidade inicial...
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Hassan Osman Evidente Uns levantam as Mãos e os Outros Não!
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Norberto Fernando kkkkkkk mas frelimo tabem!... há dias atrás defendiam qui eles são escola d democracia e qui não havia brigas nem tensão no patido. hoje vem publicament a falarem p nos povo d qui há confusão e o partido está kuase a ser afundado e proíbe a liberdade d expressão p os seus menbros. até minutos depois alguns retaliaram publicament axando isso e uma intimidação. então política e uma dor de cabeça!! apesar d ser corta mato p enriquecimento ilícito
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Diquisson Sebastian O povo eh culpado. Pk votou no gatuno?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Trabalhar e trabalhar para qun o sonho dos outros se torne pesadelo.Gueus in discurso da abertura do comite central,Marco de 2015.Ja disse tudo,tudo,tudo mesmo.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Pedro Francisco Jorge rebelo mostrou ter corage ,gostei do posicionamento dele ,sao poucos com aquela brilhante abordagem ,a maioria sao yes man
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Eddy Marchal Sochangana Muta xi tiva Guebuzani vafana
Gosto · Responder · 8 h


Lucilionglucuiane Timana Wilson Júnior a Carla ou Clara tem razão o teu Dlakama também precisa de um bom descanço...!
Gosto · Responder · 5 h


Paito Oliveira Massada É o fim.
Gosto · Responder · 8 h


Abdul Latif Mussagi Afinal na frelimo existem pessoas sensatas? Tal como Jorge rebelo e outros.
Gosto · Responder · 1 h


Binesio De Fernandes Muchanga Esse senhor morre assim na ambicao desmidida.
Gosto · Responder · 8 h


Álvaro Xerinda Guebuza está a ver navios na estrada
Gosto · Responder · 4 h


Santos F. Chitsungo Um discurso que faz recordar a tonica de um outro de outros tempos de ma memoria, do tipo: "Nós (bons) e os outros ( maus). Esse discurso, era acompanhado do recrudescer do cheiro a polvora e napalm. Quem dera que fossem alucinacoes minhas.
Gosto · Responder · 6 h


Carlos Cardoso Jorge Rebelo, desabafou !
Gosto · Responder · 7 h


Rebeca Antonio Mauelela Jorge Rebelo grande homem e corajoso, mas cuidado ser o próximo a lamber a terra, esse cota n brinca
Gosto · Responder · 4 h


Rebeca Antonio Mauelela Isso tudo é ganância, seu lambda bota
Gosto · Responder · 5 h


Adamo Mussa Salazar e Caetano também dizia Portugal uno e indivisível. Qualquer semelhança é pura... coincidência!
Gosto · Responder · 1 h


AG Fortes Guebusiness
Gosto · Responder · 5 h


Gabriel Machel So pra vermos até aonde vai o espirito da ganancia e anbição do presidente da frelimo ele da nomes aos menbros do seu partido, tudo porque estes enzigem que as leis do partido sejam compridas. So espero que essa ganancia nao fassam aos menbro uque fizeram ao academico, professor dotor Gil cistaq
Gosto · Responder · 1 h


Matias Magoado Queridos membros e simpatizantes da renamo...com essas palavras do Camarada Guebuza,na qualidade de "Presidente da Frelimo"vai aprovar o projecto da Renamo?Coitados....
Gosto · Responder · 6 h


Ginoca Ramos Está bonita a brincadeira, onde está a liberdade de expressão???? No papel???? Assim não vamos longe não.
Gosto · Responder · 6 h


Calisto Joaquim Mabutana heheeee, Guebuza e bom, que se mantenha na lideranca do partido ate o proximo congresso, haver frelimo da ala militar e frelimo da nova geracao,pk os mais novos tem k consultar os macacos velhos nao pode entregar tudo duma vez tem k o Nyusi ainda amadurecer
Gosto · Responder · 7 h


Filipina Luis Benjamim Gravata Gravata Xi nada nem
Gosto · Responder · 41 min


Adriano Calisto Adriano Bate sera nao ha como tirar xte cabexudo ai na frelimo. nao faz sentido .
Gosto · Responder · 7 h


Zeferino Mashaba EU ACHO!!
Gosto · Responder · 3 h


Zeferino Mashaba Eu acho que sendo um partido forte e mais experiente somando décadas na liderança deveriam os seus membro aceitarem as diferenças e como partido demostrarem a gestão das suas diferenças de modo a fortalecerem a paz e acolheres os mentores das diferenças.
Gosto · Responder · 3 h


Zeferino Mashaba Desta forma alguns membros do partido ao se sentirem menos acolhidos creio que vão abandonar o barco aínda cedo!!
Gosto · Responder · 3 h


Xigue Bradao Algures nos estatutos da frelimo ta escrito que todos os membros tem direito de a liberdade de expressao, ou manifestar as suas opinioes porem no final deve cumprir o as orientacoes do partido!
Gosto · Responder · 3 h


Vicente Martinho Querra das pessoas mais ricos d pais
Gosto · Responder · 1 h


Nico Voabil Esse falta dizer todos voces k me lambem botas xtam a perder tempo
Gosto · Responder · 3 h


Joao Luis Leitao Nao acusem alguem falsamente, ja ha uma lei pra prender as pessoas que assim fazem
Gosto · Responder · 7 h


Vera Velho Resumindo, só a Frelimo detém o direito de mudar a democracia. Que demagogia mais decadente...
Gosto · Responder · 8 h


Xavier Bungueia os cabardes passam a vida a levanterm as maos par o ar, sempre que chefe tossir. nao queremos partido deos " YES MAN". Esse tempo ja passou camaradas. Acordemmmmmmm....!
Gosto · Responder · 44 min


Aminaldo Correia Esse é o cota Guebas que eu conheço!
Gosto · Responder · 2 h


Wiliamo Jaime Ainda falt pra cnfexar tdo.
Gosto · Responder · 7 h


Wiliamo Jaime Ainda falta hao d acabar cnfexar tdo.
Gosto · Responder · 7 h


Samuel Nhangumbe afinal quando ek tera fim o regime do guebusismo..
Gosto · Responder · 6 h


Leonardo Massingue kkkk ate ond vai u Guebas
Gosto · Responder · 7 h


Dino Sattar Para aqueles que duvidavam que estamos a viver na ditadura., aqui esta a prova.sempre criou conflitos e so fortaleceu a oposicao.e chegada a hora dos intelectuais agirem senao a frelimo vai sumir do panorama politico.
Gosto · Responder · 1 h


Alberto Mussana O bom da permanencia d Guebuza a frente do partido e a rapidez do fim, e a divisao, a FRELIMO acabou! Pesadelo como povo ja vivemos a seculos.
Gosto · Responder · 5 h


Lewis Nyar Mobster
Gosto · Responder · 6 h


Osvaldo Ailton Bene meu irimao nunca dar cargo um abicioso curupto pobre k nem si ker foi a escola o grand erro foi da partido frelimo d comfiar no um empregado abicioso por isso eu sai dest partido dvido esta poca vergonha e nela nao kero pasar
Gosto · Responder · 35 min


Tito Branco Domingos Meu Deus,até quando isso vai acabar? Ha alguns meses,na campanha,diziam k no partido vive-se paz e socego. Eu pergunto: onde hà paz e socego,haverá acusaÇoes??? Lembrem-se"quanto maior for o tempo k musica leva tocando,maior é o cansaÇo do danÇarino".
Gosto · Responder · 2 h


Armando Maculuve A uma coiza no partido dos camaradas a minha peguta e eu sou dono d casa mas vem outro dizer como viver na minha casa? e por isso q alguns camaradas mumuram em suma deixa tudo para NYUSSI mano ARMANDINHO OK
Gosto · Responder · 2 h


Lityho Albert tarde ou cedo chegarar a vez desse macaco corrupto devia ser como o socrates o primeiro ministro d portugal k ate hj aind xta preso.seu gatuno
Gosto · Responder · 6 h


Luis Muripa afinal o que e a democracia camarada? E intimidando nos outros? Continuem a expressar o vosso pensamento embora venham a se transfomar em pesadelos.
Gosto · Responder · 6 h


Fernando Silva Que Pena...
Gosto · Responder · 8 h


Virgilio Florival Viniche espantado com Guebas pa Sera k este pais e multi_ partidario ou e so fantoxada?
Frelimo e Guebas tmbem
Gosto · Responder · 2 h


Jaime Alfiado O ambicioso é capaz de tudo vender a patria e saqueiar riquezas com o seu grupo g40
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Gabrielsucessor Gabriel A cobra vai fomar, só uma questão de te
tempo. Os caradas ja começaram a dançar Semba. Cuidado para que não dance ritmos que ñ vós pertencem, por um lado esta a globalização e por outro é que ñ é a Era dos ditadores. Que aguentem agora é a vossa vez.....
Gosto · Responder · 3 h


Nelson Fanheiro Discurso de um psicopata, corrupto, lunatico que se acha no direito de agregar as sensibilidades e anseios de 24 milhoes de pessoas, mas esta enganado!
Gosto · Responder · 3 h


Lucas Samuel Nhabinde Caros amigos,estas declaracoes mostram kem realmente estraga o partido. Eu nao falo kem,se nao...
Gosto · Responder · 5 h


Sergio de Nascimento Tchembeny é confuso xissssaaa
Gosto · Responder · 5 h


Lodó Chunguane E a uma frase que deixou-me preucupado quando ele diz que "a sociedade não pode decidir acima dos nossos conceitos"..
Gosto · Responder · 5 h


Hipolito Das Neves Shame!!!
Gosto · Responder · 7 h


Ercilio Nhiuana Posições tristes!
Gosto · Responder · 7 h


Elias Jecinau Nhamandala Burrice mesmo! Qual povo te apoia? Talvez cadaveres da pide!
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Saide Gabriel As danc ja inicio
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Lewis Jose Boane Exe Guebuza tem k sair do poder
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Mpathane Kafry Guebuza sem o poder é igual a cadeia por ser o pai da corrupção.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Bernardino Macome Antonio E jamais vao conseguir camarada presidente. A frelimo, desde 1962 sempre consegue neutralizar os apostolos da desgraca, sempre vence os seus adversarios ate transformar os objectivos deles em PESADELO, para eles mesmo. Parabens gloriosa frelimo, ergue te e luta contra os inimigos da patria, os defensores da divisao do pais, os tribalistas e regionalistas. O Seu mandato camarada presidente termina em 2017, no 11 Congresso. Os mesmos que querem a separacao de poderes de Presidente do partido com a de presidente da republica, hoje dizem querem a unicidade. Que Maldade. A frelimo tem sua agenda, e ninguem deve vir de fora do partido impor as suas.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Julio Joao Bernardino voce ta muito confiante na invencibilidade da sua formação política mas lembre-se "Tudo é considerado impossivel até acontecer" Nelson Mandela. E o fim do seu absolutismo monarquico é mais nítido que a luz do sol.
Gosto · 31 min


Julio Joao Esses eternos malfeitores estão com mentes sufocadas negam o que é mais transparente que o vidro so para deixarem cair as suas mascaras.Ha semanas negavam qualquer desordem dentro do partido apos aquela digressão pelas provincias para falar da inconsticionalidade da proposta da renamo quanto era constituicional.E hoje a frelimo na voz do seu presidente afirma claramente a existencia da desordem ora negada.E tudo esta claro que na frelimo existe liberdade de expressao prova disse Guebuza intimidou seus membros dando-lhes atributos desagradaveis e dai ninguem pode tirar o que tem opiniao.As mascaras caem dia apos dia e tudo esta ao ar .Frelimo de opressores...
Gosto · 7 min · Editado

Antonio Manuel Mafabisse tudo tem o seu tempo determinado por Deus.. .Por isso nao e oportuno causar contendas ,etc por o tempo nao recua.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Antonio Manuel Mafabisse Nao existe o bem que sempre dura nem o mal que nao tem o fim.disse samora machel.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Valdemiro Bambo Na frelimo existe 3 grupos: porcos,honestos e bebados
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Osvaldo Ossumane Amade O teatro do oprimido.
Gosto · Responder · 4 h


Castro Betane Ta mal ixo...
Gosto · Responder · 5 h


Alberto Ndzeco Semeando teror
Gosto · Responder · 5 h


Dafine Leandro Salvador Tarde ou cedo o regime vai sofrer a accao da forca da gravidade
Gosto · Responder · 5 h


Antonio Uaracula Uaracula Tudo tem o seu tmpo. Ninguem imaginava q na Libia e no Iraque houvsse " mudancas" continuem assim a agitar. A guerra actual e da revolta popular.
Gosto · Responder · 5 h


Abrao Munguambe com guebuza na presidencia da frelimo,a governacao do presidente nhucy serra um desastre
Gosto · Responder · 5 h


Elisio Lopes Variano A certas coisas ki não seram infalivel mas uma organizacao tarde ki seja vai se impedaçar, uma açao criada pelo homem xpera ter seu termino como havia começado.
Gosto · Responder · 6 h


Wilson Junior Mukavely Mukavely Esse currupto nao vale pa nada
Gosto · Responder · 8 h


Tomé Chambal Nyusi Sem passei pra ler comentarios!
Gosto · Responder · 7 h


Manuel Simate Não quer viver em paz
Gosto · Responder · 38 min


Manuel Simate Todo ditador tem um fim mal cede a cadeira o jovem
Gosto · Responder · 39 min


Domingas Luis Sinto pena do nosso amigo João vai morrer com olhos tapados
Gosto · Responder · 6 h


Domingas Luis Esse homem é pior k todos serak ele faz isso por nyusi ser do norte?
Gosto · Responder · 6 h


Suro Nhoca sera que os camaradadas sao empregados de Guebuza pork puseram um ditador , agora aguentem , ate ja difama os seus criticos so falta expulsa-los, que democracia que voces estao a criar nao sera um retrocesso de tempo de samora onde so presidente falava e todos cumpriam, logo que ele tomou posse dizia DECISAO TOMADA E CUMPRIDA
Gosto · Responder · 4 h


Suro Nhoca voces macondes acordem chegou a vossa vez, pork ele nao entrega o poder , desde sempre os 2 poderes estiveram no sul agora que esta no norte nao querem entregar afinal quem sao tribalhistas, sera sao os do centro e norte ou os de sul peco resposta urgente por favor
Gosto · Responder · 4 h


Victórino Jay Jay copiando tudo que faz em angola !!
Gosto · Responder · 47 min


Zulficar Mahomed O Satanás em forma humana.
Esperêmo-lo na Matola para a "dose Kadhaffi".
Gosto · Responder · 4 h · Editado


Elsa Xerinda Wuma musaia.

Sem comentários: