sexta-feira, 13 de março de 2015

A cidade de Lichinga, capital provincial do Niassa, esteve em alvoroço na tarde de ontem




CanalMoz
24 mins ·


(Lichinga) – A cidade de Lichinga, capital provincial do Niassa, esteve em alvoroço na tarde de ontem, num episódio em que, mais uma vez, a Polícia da República de Moçambique (PRM) demonstrou brutalidade e despreparada para lidar com os cidadãos. Tudo começou quando um grupo de agentes da PRM interpelou um idoso de mais de 60 anos, de nome Omar Abdala, que ia em sua bicicleta. Os agentes exigiram ao idoso 30 meticais de um alegado imposto e licença. O sexagenário disse que não tinha dinheiro nem a suposta licença. Os agentes quiseram prender o homem e confiscar a bicicleta. O idoso disse à Polícia que não tinha a licença, mas que era o legítimo proprietário da bicicleta. Os agentes não quiseram ouvir e começaram a violentar o homem até que um, com recurso à sua AKM, deu um tiro no pé do sexagenário.
A população que estava a assistir todo a cena da brutalidade policial aproximou-se para saber por que razão a Polícia baleou o ancião. No lugar de explicar, os agentes puseram-se em fuga. A população seguiu-os até à esquadra no bairro de Chuaula, onde se localiza a segunda esquadra. A população só queria saber as razões que levaram com que um grupo de agentes baleasse um idoso de mais de 60 anos.
Na esquadra, a população foi também recebida a tiros. Os agentes que balearam o idoso saíram já com reforço e começaram a disparar contra os cidadãos que estavam em frente à esquadra. Um cidadão atingido na cabeça morreu no local. Quatro cidadãos, que também foram atingidos em diversas partes do corpo, contraíram ferimentos graves. Um dos quatro foi acertado por uma bala na zona da maxila e pode comprometer a articulação das palavras.
Instalou-se uma enorme confusão com a população a recorrer a pedras e paus para responder à brutalidade policial. Mesmo aos tiros, a população vandalizou a esquadra. Mas como a Polícia estava a atirar para matar, a população foi obrigada a recuar. O alvoroço terminou por volta das 15 horas e com as ruas da pacata cidade de Lichinga povoada de agentes da FIR e da Polícia de Protecção.
O Hospital Provincial de Lichinga confirmou a entrada de cinco baleados entre os quais um morto. Anastácio Vitimane, director substituto clínico do hospital, disse à estação radiofónica DW que todos os feridos estão fora de perigo de vida.
Entretanto, o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique no Niassa não condena a brutalidade policial. Mais do que isso, acusa o cidadão de ser culpado por não ter pago o dinheiro que a Polícia exigia.
Sobre este episódio, a Polícia prometeu pronunciar-se nos próximos dias. (Redacção)


Like · · Share · 582


Top Comments
5 people like this.


Gamarras Aleixo A PRM nunca errou nunca erra nunca vai errar.

Esse idoso talvez era da RENAMO e acho k devia estar munido de bazuca e B-12 para que fosse alvejado.

Viva PRM e continuem assim na defesa do Cidadão e da patria amada.
Like · Reply · 10 mins


Paito Oliveira Massada Sao bandidos armados, nunca confiei na PRM.
Like · Reply · 7 mins


Emmanuel Massycame Se isto tudo constitui a verdade, então Est país esta pior... Se eleições gerais d moçambique fossem est ano, agora está claro k o povo faria a escolha certa!
Like · Reply · 11 mins


Yola Leonor Leonor Isso é uma vergonha,kuando o povo resolve as coisas na violencia eles sao os primeiros a dizer k nao se pode usar a violencia,mas agora sao os primeiros a usar violencia,tudo isso por causa de 30mtn,isto ta pior.
Like · Reply · 16 mins


GS Ndlovu Chocante
Like · Reply · 15 mins


Silvio Ragetti So podem ser estagiarios
Like · Reply · 15 mins


Lourenço César que vergoha em vez de protejer os cidadaos tao a matar
Like · Reply · 12 mins


Manuel Chataica Fombe Qanto mais conheco o ser humano,mais gosto d animais
Like · Reply · 15 mins



CanalMoz
25 mins ·


Na Beira
MDM em Conselho Nacional (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força política nacional, irá reunir de sábado a domingo em Conselho Nacional, para passar em revista a sua participação nas eleições de 15 de Outubro e delinear a estratégia da actuação política do partido nos próximos pleitos.
Assim, em preparação do encontro, os quadros do partido reuniram esta quarta e quinta-feira para avaliar os relatórios do presidente e do secretário-geral. No rol dos documentos, fazem também parte os relatórios das delegações provinciais.
Segundo Sande Carmona, porta-voz do MDM, a reunião servirá para reflectir sobre as actividades políticas do partido, realizadas a nível nacional no ano de 2014, e a situação em que o partido se encontra rumo às próximas eleições de 2017/18. (José Jeco)


Like · · Share · 11





CanalMoz added 2 new photos.
25 mins ·


De visita à EPC-Unidade 10
Crianças confrontam Nyusi com baixos salários dos professores (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Filipe Nyusi visitou esta quarta-feira a Escola Primária Completa Unidade-10, no bairro de Lhamankulu, arredores de Maputo, onde assistiu a duas aulas de Língua Portuguesa, uma na 7ª e outra na 3ª classe.
Depois das aulas, seguiu-se a um encontro entre Filipe Nyusi e estudantes daquele estabelecimento de ensino. Ana Timane, um dos seis alunos que usaram da palavra, pediu ao chefe de Estado para aumentar os salários dos professores.
“Estamos a pedir ao presidente para aumentar salários dos professores. Queremos um ensino de qualidade”, disse a pequena Ana, ante aplausos dos professores.
David Machiane, outro estudante, pediu para que haja um estímulo para os seus professores. Também pediu que o Governo aumentasse mais salas de aulas. Machiane convidou o presidente Nyusi para visitar mais vezes a escola.
Helena Franice, outra estudante, pediu uma biblioteca e livros de distribuição gratuita. Ana Congolo queixou-se de falta de sala de informática, mas também pediu o aumento de salas de aulas e carteiras.


As respostas de Nyusi

Filipe Nyusi classificou os estudantes de “espertos”. Não respondeu à questão de aumento de salários dos professores que lhe foi colocado pela pequenada.
Disse ter registado tudo que foi dito. Sobre a sala de informática, disse que será construída depois de se concluir com as salas de aulas, assim como a biblioteca será construída e apetrechada numa outra fase.
“As antigas salas estão a ser destruídas e no seu lugar construídas novas. A cidade de Maputo tem muita gente e como já não há espaço, vamos ampliar as salas em todas as unidades”, disse. Nyusi também se reuniu com professores à porta fechada. Mas uma professora interpelada pelo Canalmoz disse que um dos pontos abordados foi a qualidade de ensino. (Cláudio Saúte)


Like · · Share · 9





CanalMoz
29 mins ·


Líderes tradicionais da SADC defendem 21 anos como idade mínima para casamento dos jovens da região (‪#‎canalmoz‬)

Lusaka (Canalmoz) – Termina hoje, sexta-feira, em Lusaka, a conferência regional que durante três dias reuniu os líderes tradicionais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para debater a problemática dos casamentos prematuros a nível desta região.
Na declaração final a ser adoptada, os líderes tradicionais dos quatro países partici...Continue Reading


Like · · Share · 6





CanalMoz
29 mins ·


Bom dia Caros Leitores.
De seguida a edição do ‪#‎CanalMoz‬ de Sexta-Feira, 13 de Março de 2015


Like · · Share · 41





CanalMoz
Yesterday at 7:43am ·


Bastonário da Ordem dos Advogados diz que Gilles Cistac ofendeu inimigos da liberdade de expressão (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A relação do bárbaro assassinato de Gilles Cistac com o seu posicionamento público que chegou a irritar certos sectores do partido no poder continua a ser a lógica mais próxima para explicar o macabro crime. O Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Tomás Timbana, diz que é impossível dissociar o assassinato do constitucionalista com os seus pronunciamentos públicos. Timbana diz que a postura de Cistac irritou os inimigos da liberdade de expressão e da cidadania activa.
“Ninguém dotado de razoável discernimento pode não supor que o móbil do crime esteja ligado aos seus pronunciamentos públicos que terão, quiçá, ofendido os inimigos da liberdade de expressão e de opinião sendo um mártir da intolerância política que quer matar a cidadania activa”, disse Timbana no elogio fúnebre lido esta terça-feira em Maputo, no último adeus ao catedrático.
Da sua contribuição ao debate e ciência judicial e pela forma como Cistac “acabou”, Tomás Timbana diz que é preciso que cada cidadão questione se Moçambique mereceu um cidadão daquela envergadura. “E a pergunta que não quer calar é: merecemos Gilles Cistac? Moçambique merece um concidadão desta estatura, desta verve, desta integridade, deste compromisso com os mais altos valores da cidadania? Merece? Merecemos? Esta pergunta não se vai calar, aliás, não devia calar-se. Ela tem que soar aos nossos ouvidos, em cada segundo, em cada minuto, em cada hora e durante todo o dia, dia após dia, noite após noite. Moçambique merece um cidadão como Gilles Cistac? Merecemos?”, questionou insistentemente na sua mensagem.
Para Tomás Timbana, com a partida brutal e súbita de Gilles Cistac, o direito moçambicano em geral e a advocacia em particular ficaram mais pobres. “Apagou-se uma extraordinária fonte de conhecimento e de motivação para todos os advogados. Privou-se-nos dum Colega disponível e que se disponibilizou para o engrandecimento do Direito em Moçambique”, disse Timbana questionando “se um país que valoriza o conhecimento e a competência merece compatriotas que se excelam no seu campo profissional? Merecemos?”
A Ordem dos Advogados de Moçambique classificou Gilles Cistac como “um vivo servidor e lutador da Justiça e do Direito, um empenhado, dedicado e excelente profissional do Direito”. (Redacção)


Like · · Share · 1865148





CanalMoz
Yesterday at 7:36am ·


Canal de Opinião

Crime de Estado! (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) - É importante analisarmos o assassinato de que foi alvo o Dr. Gilles Cistac à luz do contexto sociopolítico em que o País vive. Como constitucionalista, Cistac dedicou-se a perceber as diferentes fases do processo político nacional, e empenhou-se, sobretudo, como moçambicano, a contribuir através da academia e com as intervenções públicas em favor de um verdadeiro Estado de Direito. E nisto, Cistac, como visio...Continue Reading


Like · · Share · 683329





CanalMoz
Yesterday at 7:35am ·


Frelimo marca Comité Central para 26 a 29 de Março (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Comissão Política do partido Frelimo marcou esta quarta-feira a reunião do Comité Central para os dias 26 a 29 de Março de 2015 a ter lugar na Matola, província de Maputo. É a aguardada reunião que deverá debater os dois centros do poder (um na Presidência, controlado por Nyusi, e outro no partido, dirigido por Armando Guebuza que quer continuar a ser relevante no xadrez político). É nesta reunião onde se cogita que Armando Guebuza venha a renunciar a presidência do partido Frelimo a favor de Nyusi, pese embora haja poucos sinais de que Guebuza tenha pretensões de abandonar o poder. (Redacção)


Like · · Share · 54325





CanalMoz
Yesterday at 7:33am ·


Descentralização prevista na Reforma do Sector Público
Daviz Simango insurge-se contra a não transferência de funções e competências para municípios geridos pela oposição (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) - O presidente do Município da Beira, Daviz Simango, diz que a não transferência de funções e competências dos órgãos centrais do Estado para as Autarquias Locais, no âmbito da descentralização prevista na Reforma do Sector Público, é um acto de abuso de poder político que vem...Continue Reading


Like · · Share · 46164





CanalMoz
Yesterday at 7:30am ·


No Distrito de Zumbu, em Tete
Quatro irmãos assassinam anciã de 80 anos à facada (‪#‎canalmoz‬)

Tete (Canalmoz) - É um crime hediondo que chocou a população do Distrito de Zumbu, província de Tete. Quatro jovens com idades entre 30 e 35 anos, nomeadamente Lamissone Afunita, Antigo Chatheta, Lapi Waite e Ulaqui Chivumba, residentes no Posto Administrativo de Zambúe, Distrito de Zumbu, são acusados de, com recurso a facas, terem assassinado a sua própria avó, uma anciã de 80 anos de idade, alegadamente por ser feiticeira.
Os indivíduos que agora estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Tete justificaram em declarações à Polícia que cometeram o crime porque a avó os dava azar nas suas vidas. Alegaram que três dos quatros não têm esposa e filhos por causa da sua avó.
Segundo o porta-voz da PRM em Tete, Luís Nudias, este tipo de crimes é frequente em Tete com alegação de feitiçaria. De acordo com a Polícia, só no ano passado foram registados 21 casos de assassinatos sob acusação de feitiçaria. (José Pantie, em Tete)


Like · · Share · 1383





CanalMoz
Yesterday at 7:30am ·


Líderes tradicionais da SADC discutem soluções para acabar com a problemática de casamentos prematuros (‪#‎canalmoz‬)

Lusaka (Canalmoz) - Arrancou nesta quarta-feira, 11 de Março, na capital zambiana, Lusaka, o primeiro encontro dos lideres tradicionais dos Países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que visa procurar possíveis soluções para a mitigação de casamentos prematuros e de crianças na região.
A conferência, que deverá terminar na próxima sext...Continue Reading


Like · · Share · 115





CanalMoz
Yesterday at 7:29am ·


Bom dia Caros Leitores.
De seguida a edição do ‪#‎CanalMoz‬ de Quinta-Feira, 12 de Março de 2015


Like · · Share · 212

Sem comentários: