quinta-feira, 12 de março de 2015

47 anos do início da luta armada: 2011

27/09/2011


Comments

1
umBhalane said in reply to umBhalane...
FORÇA José Alberto Chipande.

Ndife, ndiye RENAMO, ife tensene ndinadzmanga FIRlimo.


Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos PARA verem (bem).

Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
2
umBhalane said...
Maugrado todas as "falhas" de Alberto Chipande, normais, continuo a apoiar a sua candidatura a futuro PRM (pela frelimo), substituindo AGuebuza (da frelimo).
Moçambique da frelimo é diferente.
Não pode ser visto de "óculos".
Em Moçambique da frelimo, a anormalidade é normal.

ALBERTO CHIPANDE A PRESIDENTE (pela frelimo).
EU APOIO.
A LUTA É CONTÍNUA
3
Francisco Fernando said...
“Apanhei um sentinela, encostado ao muro com a sua arma e eu queria apanhá-lo vivo. Não consegui, mas fiquei com o seu carregador e a seguir dei-lhe um tiro na cabeça, tendo caído imediatamente e quando o chefe do posto saiu para ver o que se estava a passar, levou outro tiro, na mesma altura em que lá dentro ouviam-se choros”, contou.
Ó sr. General, essa não lembraria ao Diabo. Então o sr. queria apanhar o homem vivo estando este armado e não o conseguindo, sabe-se lá porquê,fica-lhe com o carregador que, é suposto,estava acoplado à arma e é então que lhe dá um tiro na cabeça. Será que lhe deu o tal tiro com o carregador que lhe tirou? Saiba que já ouvi muitas infantilidades aos seus colegas generais de aviário portugueses mas como a que o sr. aqui nos serviu é que nunca lhes ouvi. Veja lá,tente recordar-se bem como foi que as coisas efetivamente se passaram para no-lo contar numa futura comemoração do 25 de setembro.
4
Tadeu Phiri said...
Caro Benedito Marime (creio que consigo é possível falar sem descambar nos insultos habituais), de facto Magaia estava ausente da Tanzania. Creio que estava na China, numa academia militar a aumentar os seus conhecimentos. Não creio que fosse para o afastar. Acredito até que o senhor Nkomo faz referência desta ausência no seu livro sobre Simango.
Não acredito que Urias Simango estivesse habilitado, tendo em conta as funções que desempenhava, a seleccionar os homens para as diferentes missões do 25 de Setembro. No entanto, tendo em conta que Samora Machel (quer gostemos dele ou não) era o Comandante do Campo Militar de Kongwa, local onde desaguavam todos os combatentes treinadas nas mais diversas escolas do mundo (Argêlia, Egipto, Israel, URSS, China...) e onde se formavam os novos recrutas, este já estava sim habilitado a seleccionar os homens mais adequados para as missões.
Em relação a Casal Ribeiro, não sei se já era adjunto comandante de Magaia naquela altura. No DD houve várias mudanças. Mesmo Gundana chegou a ser adjunto de Magaia. Não sei qual deles exerceu primeiro essas funções de adjunto.
Isto tudo para dizer que não me parece estranho que Samora tenha coadjuvado o Presidente Mondlane nesse aspecto específico do desencadeamento da Luta Armada. Na selecção e passagem de comandos. Outros terão coadjuvado Mondlane em outros aspectos. Talvez Simango, Gundana e Casal Ribeiro tenham coadjuvado Mondlane noutras coisas também importantes.
O facto de não gostarmos de Samora não nos deve conduzir a retira-lo da História à força. Isso fazem os stalinistas que até desenvolveram técnicas de suprimir duma simples fotografia as pessoas indesejáveis. Não me parece que devamos fazer isso neste espaço. Samora estava lá e pronto. Magaia não esteve. Esteve provavelmente na China. Não o podemos colocar à força na Tanzania só para figurar nesta historia. Ele figura, e muito bem, noutras.

Tadeu Phiri
5
amisse americo jamal said...
Sao as mentiras que nos ensinaram nas escolas durante geracoes e as insistem perdurar atraves das geracoes. Mas esta visto que se trata de uma pintura surreal.
O Marime coloca uma questao importante e de logica de funcionamento de hierarquia e sequencia de eventos.
Fica sempre mal insistirem na vossa versao frelimistas. Alias, ate demostra qual complicado se torna pronunciarem o nome dos verdadeiros herois, os protagonistas da insurreicao contra a dominacao estrangeira.
Abaixo a mentiraaaa!
Se alguma vez podessem ser honestos, esta seria oportunidade de se retratarem publicamente e, permitirem que se conheca a verdadeira historia das lutas em mocambique, aceitando os valores das mesmas, como imposicao de desafios de cada epopeia.

E mais....mentes uma vez, mentes sempre.
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
6
Benedito Marime said...
Tadeu Phiri, tenho serias duvidas da ausencia de Filipe Samuel Magaia, em ocasiao tao transcendente. A menos que fosse para o afastar do cenario. De qualquer modo, e Raul Casal Ribeiro, Adjunto de Magaia? e Uria Simango? Ou era jah para que estes tres martires das lutas intestinas jah nao participassem nesta gesta, em preparacao da actual farsa sobre a Historia de Mocambique?
7
Tadeu Phiri said...
Filipe Magaia estava fora da Tanzania, em treinos militares. Quem seleccionou os homens PARA as diferentes missoes do dia 25 de Setembro foi Samora, na altura Comandante do Centro de Kongwa.
Tadeu Phiri
8
joana lisboa manuel said...
gostei das noticias, e acho que e uma forma de incentivar os mocambicanos a ler e a se informar mais sobre o que esta acontecendo. parabens!
9
Benedito Marime said...
Quem deve ser censurado é Eliseu Machava, ao pretender que se não questionem dogmas já de há muito desmascarados. Basta ver que Chipande pretende que quem lhe deu a missão de avançar para o início da Luta foram Eduardo Mondlane e Samora Machel. Como podia ser este último, se, antes dele, no comando operativo, estavam Filipe Samuel Magaia e o seu adjunto Casal Ribeiro, de cuja ausência, por esses dias, nunca constou? E como é que o Vice-Presidente Uria Simango, então em plenitude de funções, não aparece nesta história? Ninguém nega o início da Luta Armada de Libertação Nacional a 25 de Setembro de 1964. Ninguém nega a participação nela de Alberto Joaquim Chipande. Mas ele não foi o único, sendo, sim, hoje, o nome mais sonante, como tal guindado por assim convir politicamente.

Sem comentários: