sábado, 14 de fevereiro de 2015

YOUNUSE AMAD

5 h · Editado · 
 
Mozirmaos, lembram se da 'serie' "A VERDADEIRA FACE DO DAVIZ SIMANGO"?
Relatei ai uma mega 'maka' opondo Deviz Simango e um tal Younuse Amad, um tetraplegico. O tal Younuse foi a estrela e grande apoiante material e moral do puto Deviz aquando da sua primeira eleicao como edil da Beira pela renamo. Só agora dei me conta que o segundo vice presidente da Assembleia da Republica é nada mais, nada menos que... Younuse Amad! As voltas que o mundo da!? A sua indicacao para tao elevado cargo e prova suprema do cometimento da renamo pelos direitos humanos e democracia. O Younuse, um homem energico e com mente brilhante e com dominio quase absoluto da meandros politicos, economicos e sociais do pais, segundo apuramos, representa a classe oprimida e excluida dos Mocambicanos. O Younouse é uma grande mais valia para o parlamento.
De recordar que Younuse Amad, terceira geracao de indianos, natural de Sofala, ficou tetraplegico em 1992 no Zimbabwe, quando a viatura em que seguia atropelou um cudo. No acidente o Younouse ficou gravemente ferido. Que o parlamento crie todas as condicoes para que este homem genial sirva devidamente a nacao. É uma vergonha aquilo que assistimos no parlamento. O estado mocambicano é ate subscritor de varios convenios internacionais dos direitos humanos, como é que se explica um edificio parlamentar nao estar preparado para acomodar pessoas com deficiencia? Mas se a frelimo tivesse alguma vez eleito deputados com deficiencias, ate teria providenciado um teleferico mas parece que a mama Veronica Macamo é uma senhora madura e sensivel e ira superar rapidamente esta situacao.
Unay Cambuma
Curtir ·  · 
  • 60 pessoas curtiram isso.
  • Evanex Saboroso E o ilustre Unay que cargo vai ocupar...? Ou já ocupou mas camuflado com outro a.k.a..... talvez ex o Muchanga kakakak...viva Frenamo
    5 h · Editado · Curtir · 3
  • GS Ndlovu kkkkkkkkk
    4 h · Curtir
  • Aziza Throne Moçambique assim várias convencoes nas Naçoes Unidas inclusive a da proteccao do Deficiente. Destas convençoes assinou o compromisso de criar condiçoes de acesso ao deficiente aos edificios ogvernamentais isto é a construçao de rampas com apoios, casas de banho adequadas e todo o tipo de facilidade. Quer dizer com isso que nem cumpriu. Construiu um palacio de 70 milhoes para o Guebuza ao inves de construir pequenas coisas que sao proveitosas a todos os cidadaos. Incuria desses analfabetos
    4 h · Curtir · 7
  • Wiliam Jaime Tdo sao farinha d mesm sako ningue d oposixao ta lutar para o bm d povo.
    4 h · Curtir · 2
  • Joäo Jone Desta vez será uma AR. bem quente e brilhante com deputados vivos k vão discutir as leis k favorecem o povo , ñ d um grupo k preocup só encher os seus bolsos ,assim prejudicando a maioria do povo MOZ . força a Renamo !!!!!!!.
    4 h · Curtir
  • Raul Alfredo Nhagumbe A FRELIMO ja eleigeu um deputado deficiente o dr. Isaú Meneses, no entanto não nenhum legado dele na defesa dos direitos da pessoa com deficiencia. Ate que ele pode ter razao e a tal de disciplina partidaria. Espero que o actual deputado lute pela inserção desta camada social a dofos os niveis.
    4 h · Curtir · 1
  • Wilsa Sofia Willy valeu Renamo
    3 h · Curtir · 1
  • Aziza Throne No entanto se se partir uma cadeira da gorducha da Verónic macamo, no dia seguinte colocam imediatamente uma de aço para resistir ao peso da corrupta
    3 h · Curtir · 1
  • Aziza Throne O BHAI Yonusse Younuse Amad tem o direito a todas as condicoes de trabalho. Pelas convencoes assinadas nas nacoees unidas e pela constituiçao.
    3 h · Curtir
  • Tomo Valeriano Edifícios iguais a AR precisam ser acessíveis a todos e ou inclusivos!
    3 h · Curtir
  • Albertino Razao Roste Vergonha total da casa do povo como eles dizem os frelixos...por tantas vezes a Renamo exigiu para k tenhamos rampas nas instalaçoes públicas...tá aí a realidade.
    2 h · Curtir · 1
  • Pedro Francisco Gostei de ver um homem daqueles n casa do povo ,com aquela limitacao fisica ,espero que seja repercutido em todas intituicoes e locais ,porque afinal de conta todos somos iguais
    2 h · Curtir · 3
  • Twobobo Alberto Mauride Cachimgue fiquem calmoj mano muchanguito vai educar os gajo
    2 h · Curtir · 2
  • Alfredo Da Berta Filipe Todos fora,estão todos de boa vida o povo do outro lado a sofrer e a ser escravizados pora pah
    1 h · Curtir · 1
  • Ali Alberto Vahaly Foi um bom exemplo da RENAMO.
    1 h · Curtir · 2
  • Inus Mahomed É assim que se valoriza um ser humano,e pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol do povo!...
    1 h · Curtir · 1
  • Virgilio Rodrigo Elila Gilio Renamo,,,,sem igual
  • Fevereiro · Editado · 
     · 
    Os dias penosos de Younasse Amad
    A nossa Assembleia da Republica abriu portas novamente e a vergonha se escancarou piamente. Não são ainda as derivas sonâmbulas e a maledicência que caracterizam muitas casas do povo por ai fora.
    Na altura de confirmar mordomias, todos estão de olhos bem abertos (Eyes Wide Open, para desdizer Kubrick) e com decoro no trato. A vergonha tem outra natureza. Não se sabe porque portas e travessas, o edifício foi reabilitado em plena violação da Lei das Edificações. Mas mesmo sem Lei, o bom senso mandaria que se contemplasse uma rampa para deficientes físicos, mas como fingimos que somos um pai’s de “normais” ninguém imaginou que um dia pudéssemos ter um vice-presidente da AR deficiente físico, que se locomove com cadeira de rodas. Pois, agora que a Renamo colocou nesse lugar com destaque no púlpito o deficiente Younasse Amad, esta ai patente uma vergonha nacional do tamanho do mundo. Amad tem de ser carregado para sulcar as escadas para tomar o seu assento ao lado de Veronica Macamo.
    São dias penosos que ele terá de percorrer ate que alguém resolva contornar o dilema. Isso implica fazer obras. E mais orçamento. Mas…e aqui est'a o problema... se a reabilitação tivesse seguido a letra a Lei das Edificações, esse problema teria sido evitado. De quem eh a culpa? Não sei. Do arquitecto que não previu a rampa? Do empreiteiro que ignorou o desenho? Ou do cliente que achou que deficientes nunca seriam chamado a ocupar tao nobre lugar?
    Mas este problema, o de uma Lei de Edificações pontapeada religiosamente por arquitectos, empreiteiros e donos de obra, eh norma na actual onda edificadora em Maputo: a maioria dos novos prédios não tem escadas de incêndios nem parqueamento automóvel suficiente. Veja-se aquela vergonha do circuito de manutenção Repinga tornado parque de carros dos novos edifícios ministeriais na baixa de Maputo.Espero que a AR resolva isto o mais rapidamente possível
    Gosto ·  · 
    • 183 pessoas gostam disto.
    • Beatriz Das Dores Laisse verdade meu mano ontem para se locomover ate ao podio foi um problema serio nosso pais sempre fazendo coisas de vergonha.ate quando isto nimguem sabe ao certo mais a ver vamos se a magna casa do povo vai resolver isto.
    • Rosario Fome infelizmente ,a casa que devia servir de exemplo tbm pontapeia as normas.
    • Affonso Guerreiro De facto é triste.
      Näo quis acreditar. Vergonhoso!
    • Eduardo Elias Mano Marcelo Mosse a sua casa, quero dizer, o seu escritório já resolveu essa falta?
    • Abdul Magide Sidi Hassam Ao meu amigo Inusso Amade (india) votos de sucessos na sua magna tarefa na Assembleia da Republica. Akllah SWT te ilumine para bem do nosso povo.
    • Glielvis Rangel Realmente!. muito triste e vergonhoso..
    • Tavares Augusto Foi tao triste aquela cena no parlamento.
    • José Dias " Na altura de confirmar mordomias, todos estão de olhos bem abertos (Eyes Wide Open, para desdizer Kubrick) e com decoro no trato. " não aguentei com esta.... simplesmente vergonhoso!
    • Ze Sequeira Pestana não estamos a falar de escritório de alguém,mas sim de edifícios públicos, e de lei ter rampas de acesso para cadeirantes,e a sra presidente da assembleia a fazer se de despercebida
    • Macua KB Vergonha total para uma nação
    • Vaz de Sousa Vamos com calma!Não estavamos preparados(Espero que um dia estejamos).Vamos olhar para frente!Para tudo existe sempre uma primeira vez.Mais e melhor do que muitos,entendo eu a verdadeira situação da pessoa com necessidades especiais e a situação è realmente uma tristeza.(Pelos menos sempre foi no passado) por enorme do culpa dos nossos Governantes.(Tudo para o bolso deles;Tudo pensando primeiro neles;e ...Etc..Etc).Acredito que neste novo Governo muita coisa mude para melhor.Jà estão em curso passos significativos para criar ACESSIBILIDADE na ''Magna casa''!E o resto virà por ...Tabela!Parabéns Senhor Vice Presidente(Um deles).Espero que através de sí hajam muitas melhorias na vida das pessoas com deiciência.
    • Ze Sequeira Pestana e não se trata dessa magna casa so,meu caro,em todos os edifícios públicos e a mesma situação, como um cadeirante vai ao cartório???????
    • Celestino Matsinhe Uma vergonha nacional.
    • Regina Massingue eu achei triste não vergonhoso.os erros se corrigem com o tempo.
    • Homer Wolf E ainda dizem que a sociedade civil nao funciona!...
    • Antonio Pereira Mais uma vez o amigo Marcelo Mosse está 100% certo na sua análise. Da AR é triste e deve ser corrigido o quanto antes e não haver excluidos no direito à mobilidade na Casa do Povo. Como utente diário do Repinga sinto isso e lamento ver que de dia para dia está pior. Já reclamei junto de automobilistas a estacionar as suas viaturas em cima da pista do circuito de manutenção, que me recomendaram para ir mais cedo e correr de madrugada, pois aquela hora, era a dos carros! LOL Abusadores, mas com humor.
    • Lourenco Jose Vergonha mesmo, até a tal dita Casa do povo comete gravíssimas e vergonhosas falhas. E mesmo triste
    • Claudio Fernando Matusse Matusse Simplesmente lamentável...
    • Virgilio Munguambe O guardião da lei, violando a lei. Uma vergonha sem igual.
    • Amad Canda Amad é o espelho de tantos moçambicanos que enfermam do mesmo problema. Esperamos que isso os comova, de modo a que, doravante, cumpram e façam cumprir a lei.
    • Geraldo Mandlate Foi e é VERGONHOSO. Mas esta é a verdade nua e crua. Varios edificios de instituicoes publicas tem esta realidade. Nao se cumpre com a Lei de Edificações . Isto espelha o que temos vindo a dizer. A distancia entre o que esta previsto na lei e a sua implementacao efetiva para o beneficio dos cidadaos. Esse é um dos problemas nossos. Quantos cidadaos neste pais sofrem desta forma em varis escolas, hospitais, balcoes de atendimento etc? Acho que nao é so o problema do parlamento. o arquitecto, o empreteiro nao inventam nada que O DONO/PROPRIETARIO da obra nao queira. Eles apenas podem aconselhar. Tanto quanto se omitir algo exigido e previsto no projeto, podem ser forcado pelos tribunais a cumprir. Acho que este nao é o caso.
    • Cristiano Daniel Rosario Naene É o tipico, AR apanhada com as calças na mão. Não houvesse a lei das edificações, seria incompreensivel embora aceitavel. É caso para dizer a AR não é como o PR onde há um coração onde cabem todos os moçambicanos. Corrigir sem demora essa basucada no proporio pé, minimiza os danos.......
    • Innocent H. Ab Aquilo foi uma vergonha nacional. Aqui perto na RSA, umq simples associacao dos estudantes sabe exigir aquele tipo de condicoes para biblioteca ate sala de aulas.. todas as bombaw de gasolinas tem quarto de banho para deficientes e criancas... Nao quero me imaginar quando o deputado, alias o Vice Presidente da AR quiser se aliviar la na Av. 24 de Julho... vao lhe acompanhar ate a onde? ADEMO deve trabalhar e o Amad deve activar as associacoes... a caminhada ainda é longa
    • Carla Cortês Marcelo, eu acho que o episódio de ontem só revelou aquilo que para mim é das piores falhas da agenda de desenvolvimento. Assim como a AR parou ontem para possibilitar a locomoção do vice-presidente, nós paramos todos os dias porque já não podemos andar. O novo PR já é, com certeza, o maior dos perturbadores de um fluxo viário que há muito não flui. Mas a culpa também não é dele, mas de quem julga que a agenda de desenvolvimento será possível sem mobilidade e acessibilidade. Mas agora que os calos apertam a eles, vamos sonhar com dias melhores, porque ninguém mais pode parar!
    • Rogerio Cuinica Realmente foi o espetaculo vergonhoso.e o k n podemos ver deve ter sido bem pior.refiro m as idas a WC do ilistre deputado...nem quero imaginar!...e como disse e bem o MM,podia s ter evitado aquele espetaculo embaracoso bastando cumprir com a lei das edificacoes
    • Cachamba Amaral Caro Marcelo Mosse o empreiteiro executa o que o dono da obra mandar. Antes do empreiteiro ha um consultor que desenha a mando do dono da obra, toda a engenharia e arquitetura do projecto. Esse consultor que depois torna-se fiscal, retira pelo menos 10% do orcamento entretanto estranhamente nunca e referido nas broncas. Mas sempre o dono e que manda.
    • Celso Guirrugo Que situação.
    • Silvestre Bento Maculuve Nao pensam nos outros por isso da nesta vergonha total e completa
    • Carlos Serra Um sério alerta para a questão da implementação das leis, sendo que o exemplo deve partir, em primeiro lugar, da Casa do Povo, à qual compete, entre outras funções, precisamente fiscalizar o cumprimento das leis
      Ontem às 15:30 · Editado · Gosto · 4
    • Maria Margarida Chaves Marques Se isto é no edifício da AR, já nada nos espanta!. ..... parece que estamos mesmo condenados ao subdesenvolvimento ....
    • André Mahanzule Óptimo MM tem razão meu caro, corrija apenas um aspecto de linguagem não menos importante. O cidadão Younasse Amad já não é deficiente físico na linguagem corriqueira mas sim um cidadão portador de deficiência física. Pronto, obrigado.
    • Geraldo Alberto uma escola para aprender!
    • Maria Do Carmo Manjate Foi uma saia justa psra AR
    • Daniel Lewis NOTA: a lei menciona rampa de acesso ao edificio, isto e', do exterior para o interior.... ponto final. Cabe a casa, sabendo que tem um visitante especial, prepara la a posterior para o receber. Nao exageremos... 
      E nao sao necessarias grandes obras para se adaptar a sala a situacao actual.
    • Daniel Lewis O mesmo se aplica ao wc, o regulamento de edificacoes menciona pelo menos 1 wc publica p deficientes..... imagina agora que tenhamos q ter todas wcs de todos gabinetes dos ministros, directores, etc, completamente equipadas para ser usadas por um deficiente, porque um dia pode aparecer um ministro deficiente? Heheheheh.... nao. Quando isso acontecer, prepara se a wc destinada a este para que o mesmo a possa usar.
    • Eusebio Jose Hum afinal a casa do povo viola as leis q as aprova...
    • Clovis Macave aquilo configura a vergonha mais vergonhosa... era suposto ser uma casa exemplar...
    • Joaquim Tesoura Tivemos tempo de apreender com erros dos outros, mas, sempre erramos para apreender...Marcelo Mosse sempre no ponto.

      Cidadania de verdade
      23 h · Gosto
    • Jaime Cumbana Vergonha posta a nu no poder legislativo.
      23 h · Gosto
    • King Vasquinho King Meu deus onse anda a ADEMO ADEMIMO que sao as Associações de Advocacia dos Dificientes ou mesmo a Sociedade civil ... é precisp que estaa mudancas comecem na casa do Povo
      23 h · Gosto · 1
    • Cristina Ussene Morremos a aprender. A ciência e inacabada.
      23 h · Gosto · 1
    • Albano Macie Eu acho que o ilustre Marcelo Mosse coloca o problema de forma drastica e sem razao de ser. A reabilitacao da AR ocorreu de 1995 a 2000 quase. Em africa esse problema ainda nao era relevante como o e agora. A dinamica dos direitos fundamentais impulsionou novos ppsicionamentos dos Estados e ninguem nega isso a necessidade de permitir esta liberdade de locomocao. O edificio foi concebido na altura sem este detalhe e nunca a AR teve um desafio identico. Sei que dira que a AR podia receber visitas de pessoas portadoras de deficiencia. E digo que sim com razao mas de tempo para que vejamos se dentro de dias como sera respondido este desafio e nada de tratar o problema como se tal problema tivesse dido colocado antes e a AR tivesse omitido tal dever face a um caso concreto. Mesmo a Europa e outros do primeiro mundo responderam a esse problemas quando iam se colocando e de forma geral e abstracta. Um momento com AR vamos ver .... nada de alaridos .... penso eu que os orgaos decisores responderao a este novo desafio e com urgencia possivel...
      21 h · Gosto · 2
    • Ema Bombe Samussone Daniel Lewis nao sei qual e' a lei muito menos entendo de arquitetura mas o que tenho visto em Londres em todos os edificios sao rampas de acesso de interior para o exterior e vice-versa e no interior elevadores especiais para os portadores de deficiencia e mais todos os elevadores tem os botoes de chamada acessiveis e em braile. Quero tambem fazer lembrar que este deputado nao e' o primeiro portador de deficiencia. Ja tivemos um deputado com deficiencia visual portanto essa falha e' injustificavel.
      21 h · Gosto · 3
    • Daniel Lewis Inteiramente coberta de razao Ema Bombe Samussone. Pelo q entendi aqui, refere se a acessibilidade a mesa dos presidentes, se e' que e' assim que se chama, dentro da sala magna, e nao a entrada para o edificio.
      20 h · Gosto
    • Ema Bombe Samussone Seja como for Daniel Lewis penso que ha sessoes em que tem convidados "especiais", portanto a sala deve estar preparada pra recebe-los. Compreendo que o problema agravou-se com o acesso a mesa dos presidentes.
      20 h · Gosto
    • Albano Macie Ilustre Ema... a comparacao nao convence. Deficiencia visual para fisica? Estranho nem.... Londres para Maputo? Sobre Londres veja que em 1478 o Parlamemto era dirigido por Tomas Morus e onde ele jaz ja era corredor de passagem para a sala magna mesmo corredor usado pelo presidente dos EUA na decada 40 do sec passado Delano Roosevelt deficientr e faz essa comparacao. Muita paciencia mesmo para a A R. Eu acho que o problema ja foi colocado. Veremos o dias seguintes srs a AR vai criar as condicoes. Acredito sem necessidades de tanto. Alias ele e vice predlsidente ajudara na tomada desta decisao...
      20 h · Gosto · 1
    • Roberto Tonissai Mas aqui o que está em causa nao é o termo ou a denominacao usada pelo Marcelo Mosse, mas sim o conteúdo do post que desperta atenção aos órgãos do Estado.
      20 h · Editado · Gosto
    • Albano Macie Ilustre Ryan correcto agora e pessoa com deficiencia mas como ainda nao foi alterada constituicao que trata de portadores de deficiencia o lapsus e desculpavel art 37
      20 h · Gosto · 1
    • Terio Necas Bila Gostaria de deixar a minha humilde e modesta opiniao, mas antes recomendaria que nos abdicassemos de descutir as pessoas, mas sim nos focassemos os problemas que apoquentam a natureza e a realidade social. Por hora, eu penso que a eleicao do cidadao Younasse Amade pela RENAMO ao cargo de deputado e ao de 2° vice presidente da AR, serve/serviu de verdadeira sátira ao governo Moçambicana, e na minha opiniao esta crítica é uma crítica aceitavel, ja é a hora de se retificar as mínimas falhas no sistema governamental. Ora, eu penso que temos de tirar das mentes a ideia da existéncia dos inválidos porque todos nós podemos, pesa embora possa ser de formas diferentes, mas podemos fazer algo e é importante que previsível ou nao as condicoes estejam em criadas para todos em todos os espaços e edifícios públicos. Grande abraço
      18 h · Gosto · 3
    • Buene Boaventura Paulo Amigos o assunto não deve ter contornos políticos, mas sim uma chamada de atenção a todos nós. alguns que avolumam este lamentável acontecimento têm cssas que não estão preparadas para receber um parente com deficiência, além de que um dia podem ser você mesmo com deficiência. Ainda na área de deficiência há um vice ministro com deficiência física, pelo que não foi uma grande inovação da Renamo apenas
      17 h · Gosto
    • Jorge Manhique Meus caros o Problema de Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada e bicudo do que se parece. E resultado de uma lei mal concebida em termos conceptuais, e com mecanismo de enforcement ineficientes. Nao acompanhei o episodio, nem a reaccao da presidente da AR. A solucao contudo, nao passa por colocar a rampa, e preciso pensar na reforma do decreto 53/2008 tendo em conta a Convencao das Nacoes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiencia. Hoje nos indignamos pelo episódio da AR, mas ha milhares de compatriotas que estao privados de aceder o transporte publico porque por exemplo o Municipio de Maputo construiu paragens inacessiveis, numa clara violacao da lei de acessibilidade. O pior de tudo nestes casos, e que usa-se recursos públicos para discriminar e perpetuar desigualdades.
      14 h · Gosto · 2
    • Abrao Nhangumbe Ilustres amigos da rede o problema aqui levantado do portador de deficiência é sério. É verdade sim, que as atenções estão viradas para as mordomias milionárias, por um lado e por outro, aos contornos que guiaram a edificação da casa do povo, segundo o amigo Mosse.....se a falha foi do arquitecto, empreiteiro ou do cliente, em fim. 
      Sem querer ofender, este problema é recorrente, infelizmente......por exemplo, na educação este problema é cíclico nas escolas....tanto as construídas no passado (era colonial), assim como as recentes não tem rampas.....nos ministérios idem....aliás a rampa é construída apenas na entrada do edifício......que nem as sandes de ovos da década 80, em que o ovo só espreitava.....contudo, o portador trabalha no andar de cima, cujo acesso é pelas escadas.
      Será que isto acontece por conta daquele pensamento de que "aquele menino nasceu deficiente porque os pais são feiticeiros" como se dizia em tempos atrás......não.....não....não....todos nós podemos ser portadores de deficiência, sendo assim, devíamos sempre pensarmos em nós próprios e responsabilizarmos sempre os planificadores, construtores e, dos edifícios.

      FELIZ DIA DOS NAMORADOS
      9 h · Gosto
    • Yomimi Mimi Vergonha pública
      Onde estão os fiscalizadores das obras no nosso país.
      9 h · Gosto · 1
    • Samora Sitoe Lamentavel esta situação. Precisavamos da oposição eleger um deficiente pa valorizar o deficiente... E o resto das camadas sociais... terão qe esperar a oposição fazer algo pa ver seus direitos reconhecidos, porqe, ate quando o governo vai continuar caminhando a reboque da oposição, sempre a espera da oposição pa fazer o bem pela maioria...É lamentavel.
      4 h · Gosto · 1
    • Nito Ivo coisas de Guebuza. Um PR pra esquecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela atenção. As pessoas com deficiência merecem especial atenção nos seus direitos previstos na lei