segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Visita à Missão de Fonte Boa

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Visita à Missão de Fonte Boa

A nossa queria Lena Sarmento esteve em Moçambique no passado mês de Janeiro. Acabada de chegar, deixa-nos o seu testemunho daquela que foi uma viagem parasemear.

A Lena de visita à Missão de Fonte Boa com o Pe Vitor e o Pedro

"Quero partilhar convosco a experiência da minha ida recente a Moçambique, à Missão de Fonte Boa.
Estou a tentar digerir com serenidade o que vi e percebi. E  só me apetece agradecer, agradecer, agradecer! Estou a assimilar as vivências que tive: os momentos de partilha, os rostos das pessoas com os seus sorrisos de proximidade, as crianças brincalhonas, as marcas de doença e de miséria, o sentido de comunidade cristã e de família, a festa da Eucaristia, a expressão da gratidão, a música, a dança, a côr, a chuva enquanto benção de Deus, os campos verdejantes com o crescimento contínuo das plantas, o cheiro à terra, momentos de incapacidade de dar resposta a todas as solicitações, a alegria do cumprimento e da entrega… E nisto tudo vejo pessoas  felizes, vejo missionários que se entregam desmedidamente e são muito felizes! 




Fui ver a ESIL que ainda não está completamente construída, dado o atraso na receção de material oriundo de Itália. Que emoção! Festejei com os trabalhadores, dizendo-lhes que eles são muito importantes porque “ não há desenvolvimento sem educação”  e para isso é necessário que se construam escolas.
Apanhei as férias escolares e por isso não tive oportunidade de encontrar os afilhados dos “Padrinhos de um sonho”, no entanto recebi do responsável da Missão (P. Vitor Lamosa) um agradecimento muito grande , pedindo-me que o transmitisse a todos os que continuam a abraçar esta projeto. São cerca de 90 crianças que continuam a poder ter o seu sonho de estudar!



Fui a algumas casas dos órfãos, “Sementes do Amanhã”, onde renovei a vontade de fazer algo mais por estas crianças !
Levei comigo na bagagem muitas sementes, resultantes da campanha “A tua Missão é semear”, e que bonito foi o momento da sua entrega! Estas sementes vão permitir dar continuidade ao projeto Agricola, onde trabalham cerca de 100 pessoas assalariadas. Elas vão ajudar a alimentar várias famílias!





Não posso deixar de referir o curso de Animadores de grupos de Jovens que lá organizámos, tendo como base o que fizemos em 2014 nos Jovens em Caminhada. Foi muito bom!



Que bom foi andar nas aldeias, bem perto daquele povo que não sabendo falar português se torna próximo pelos gestos e, sobretudo, pelos sorrisos! E que engraçado perceber que muitos vestem a roupa que foi enviada por tanta gente de cá!





Vim com uma certeza: esta realidade não me pode ser indiferente, porque toca o Humano e nada do que é Humano nos pode ser distante!"

Lena Sarmento

sábado, 22 de novembro de 2014

Campanha "Padrinhos de um Sonho" 2014

Caros Amigos:
Estamos quase em finais de Novembro... À semelhança dos anos anteriores, relançamos a campanha dos "Padrinhos de um Sonho". Com 100 Euros por ano, colaboramos na Educação de uma Criança/Adolescente! Permitimos concretizar o sonho de alguém que de outra forma, dada a pobreza extrema, não poderia estudar! Muitas destas crianças são órfãos e estão ao cuidado da Missão de Fonte Boa, cujo responsável é o P. Vitor Lamosa, jesuíta . 
Pedimos aos que queiram  apadrinhar de novo/ renovar que o façam até ao dia 15 de Dezembro.
Convidamos a ver o pequeno filme :



Estamos juntos… Em gestos de solidariedade!

Um abraço,
Helena Sarmento

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ponto de situação das obras da ESIL

Pedro Malheiro, Jovem em Caminhada a trabalhar voluntariamente em Fonte Boa, é responsável em conjunto com o Padre Vitor Lamosa sj pela construção na Escola Secundária Inácio de Loiola. Ele deixa-nos aqui o ponto de situação das obras, para que todos os amigos deste projecto possam seguir de perto a maravilhosa obra que vai crescendo em Fonte Boa.


   INTERNATO
·  Estão concluídas as fundações
·  Está colocado o chão em 2/3 do edifício
·  Estão concluídas as paredes até às empenas em 2/3 do edifício
·  Colocada a viga geral superior em cerca de 2/3 do edifício
·  Cerca de 50% das empenas estão concluídas 



       

   CASA DOS PROFESSORES, edifício com 10 quartos
·  estão concluídas as paredes até às empenas
·  está concluída  a viga geral superior
·  estão feitas as divisões no interior
·  falta colocação telhado
·  e faltam os acabamentos (pintura, iluminação, canalização, acabamento do chão, portas e janelas)




   CASA COMUM DOS PROFESSORES, edifício com cozinha, refeitório, sala de convívio, biblioteca e sala de preparação de aulas
·  estão concluídas as paredes até à viga geral superior
·  está concluída  a viga geral superior
·  estão feitas as divisões no interior
·  falta construir as empenas para o telhado
·  falta colocação telhado
·  e faltam os acabamentos (pintura, iluminação, canalização, acabamento do chão, portas e janelas)




   CASA DOS PROFESSORES JESUÍTAS E LEIGOS
·  estão concluídas as paredes até à Viga geral superior em 2/3
·  estão feitas as divisões no interior
·  falta construir 4 paredes exteriores
·  falta viga geral superior
·  falta construir as empenas para o telhado
·  falta colocação telhado
·  e faltam os acabamentos (pintura, iluminação, canalização, acabamento do chão, portas e janelas)




       ESIL, Escola Secundária Inácio de Loiola

       Bloco II
·  Estão concluídas as paredes, viga geral, reboco e primeira pintura de cal
·  Aguardamos chapas provenientes de Itália para continuar os trabalhos de pintura, iluminação,
colocação do chão e colocação das portas e janelas 

       Bloco III
·  Estão concluídas as paredes
·  Falta Viga geral, construção empenas, telhado, reboco, iluminação, colocação do chão e colocação das portas e janelas 




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vida Académica e Social em Fonte Boa

Os dois últimos eventos sociais aqui na Missão - ENTREGA DOS DIPLOMAS DE INFORMÁTICA e ENTREGA DOS PRÉMIOS DE DESENHO - ficaram registados em fotos. Este ano foram três primeiros prémios, quatro segundos e três
terceiros prémios. As duas festas que aconteceram em dias diferentes, foram muito animadas, com música, dança, etc. Estiveram presentes em ambas o Diretor da Escola as entidades importantes, o Diretor da
Escola, o Pedagógico e os padres da Missão.


Abraços
Elizabeth






sábado, 18 de outubro de 2014

Costura em Fonte Boa

Queridos Amigos,

O nosso projeto de costura continuou este ano, e para poderem apreciar, aqui vão algumas fotos. Elas não conseguem transmitir a nossa alegria e a minha emoção, mas aqui vão. Fizeram-se casacos de lã, que ficaram lindos como se pode ver, bonecas africanas (chidole) de pano e mala de tecido (modelo de uma que comprei aí).
No início do ano começaram 15 meninas, por várias razões, não chegaram a acabar os seus trabalhos, mas o objectivo era ensiná-las a coser e a tricotar, e isso foi conseguido, assim acabaram os seus trabalhos apenas 7.
Para o próximo ano serão mais.


Beijinhos
Elizabeth







sábado, 11 de outubro de 2014

Tijolo após tijolo

"Caros amigos e colaboradores actuais e futuros, caros familiares.
Aqui vão algumas fotografias do internato e da casa dos professores
jesuítas, edifícios que estamos a construir. A ESIL será uma escola onde haverá ensino e formação de qualidade aberta a todas e a todos.
Tijolo após tijolo, esforço mais esforço os edifícios vão aparecendo no meio de um bosque belíssimo que neste momento mais parece uma pintura impressionista, salpicado de uma infinidade de tons das diferentes cores.


Pedimos orações aos que rezam, e aos que não rezam, que se lembrem de nós. O Pedro Malheiro (na fotografia em baixo), que já está cá depois de umas férias muito merecidas, enviará mais fotografias tiradas por ele. 


Grande abraço"

Vítor Lamosa, sj




sábado, 4 de outubro de 2014

A festa dos finalistas

No passado dia 2 de Outubro os finalistas do curso de informática celebraram a festa de final do curso. Aqui ficam as fotos da festa que foi muito animada. Na primeira foto vê-se a professora Elizabeth - responsável pelo curso - com os seus alunos.






Sem comentários: