domingo, 22 de fevereiro de 2015

Teodato Hunguana, "THE EQUALIZER".


O jurista Teodato Hunguana tem de tempos em tempos aparecido para "resolver alguns probleminhas de má interpretação ou de interpretação abusiva ou oportunistica" de alguns círculos intelectuais. Vale-se do seu capital político, do seu amor pela ciência juridica e acima de tudo da sua experiência como governante em vários sectores do Estado.
O que Hunguana diz, nem sempre tem sido novidade. Ou seja, para além deste jurista, muitos outros antes teriam dito a mesma coisa, porém, porque lhes falta alguma autoridade simbólica ou real, estas vozes assemelham-se às vozes de burros - voz do burro não chega ao céu, diz o ditado.
Assim, os pronunciamentos de Hunguana são por assim dizer, acalentadores, consolam aqueles que buscam na ciência jurídica e na política alguma ética.
Por isso comparo-o com Robert McCall (Denzel Washington) que no filme "The equalizer" busca ajudar os sem voz, os impotentes, da violência da máfia russa.
PS: Apesar disso tudo, a Frelimo consegue apresentar-se como um partido onde com alguma seriedade, se consegue exercer o direito a opinião; a liberdade de expressão.
Neste preciso momento, compararia a Frelimo a lenda do Barão de Münchhausen que consegue escapulir-se de um pântano onde afundava, puxando os próprios cabelos. Ou seja, a Frelimo, com todos defeitos que se lhe possa atribuir, consegue, no final da "crise"sair-se vitoriosa, de novo e de novo (again and again) e sempre juntos. Comparando, noutros partidos, depois de uma crise, houve sempre quem ficou atrás! Será sobre este tema que me debruçarei mais tarde.

Sem comentários: