domingo, 15 de fevereiro de 2015

SERÁ QUE É JUSTO QUE OS RENDIMENTOS PROVENIENTES DA EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS EM MOÇAMBIQUE VENHAM SE REFLECTIR SÓ EM MAPUTO?


A GUERRA DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE TEVE MAIOR ENVOLVIMENTO DAS POPULAÇÕES DO NORTE E CENTRO DE MOÇAMBIQUE. Tratando se uma guerra de guerrilha as populações locais é que constituíam quase 90% dos efectivos militares da guerrilha, a população que produzia e alimentava a guerrilha era também local. COMO É QUE SE EXPLICA HOJE A EXISTÊNCIA DE FRELIMISTÕES SÓ NO SUL DE MOÇAMBIQUE?
PORQUE É QUE DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA OS ASSUNTOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS DO PAIS PASSARAM A SER MONOPÓLIO DE UM DETERMINADO GRUPO DO SUL DE MOÇAMBIQUE?
NÃO HÁ NADA DE TRIBALISMO OU REGIONALISMO NAS QUESTÕES QUE COLOQUEI, QUERIA TRAZER A TONA A QUESTÃO DAS ASSIMETRIAS REGIONAIS, AS ORIGENS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS !
Proponho um debate sério e construtivo a volta destes assuntos.
SEM ELIMINAÇÃO DAS ASSIMETRIAS REGIONAIS A UNIDADE NACIONAL SERÁ SEMPRE UMA UTOPIA!
  • 3 pessoas gostam disto.
  • Simon Machaieie Convidado o Unay Cambuma a visitar os distritos de Chicualacuala, Mansagena, Mabalane os distritos de interior de Inhambane para ver se continua a pensar que o sul todo se beneficia das riquezas do Norte. O gás e o carvão é só agora que se começou a exploração. Gaza única província de Moçambique que não tem nem um aeródromo. Não há indústria em Gaza, por isso maior parte dos Gazenses trabalham na terra do Rand. Mesmo a periferia da cidade de Maputo há gente na extrema pobreza. Tente se inteirar um pouco mais sobre o sul. Fui sempre seu seguidor, mas esta visão anti sul precisa de ser aprofundada. Abraços unay.
    5 h · 2
  • Unay Cambuma Entao porque os gazenses votam e defendem ferrozmente a frelimo. Aqui no fbk os unicos que se desdobram em tenaz defesa da governacao da frelimo sao sulistas do gaza e maputo. E aqui onde entram em guerra comigo. Um fanatismo doente e retogrado.
    4 h · 1
  • Simon Machaieie Talvez não, a guerra dos 16 anos castigou bastante a província de Gaza, Este é o meu ponto de vista, mas a verdade, está com os Gazenses. Uma boa investigação se calhar pode nos dar uma resposta certa. Não se esqueça que é muito fácil manipular uma mente não escolarizada e a escolaridade em Gaza é muito baixa.
  • Paulo Rapaz Caro Simon Machaieie, os elementos que expoe como contrapeso sao comparaveis com quais. Distritos de Gaza com os de Niassa, Guerra de 16 anos em Gaza com Murrumbala?? Qual e o alcance da sua exposicao?!
    52 min · 1
  • Simon Machaieie Não estou aqui para defender este ou aquele, apenas faz ver que é errado dizer que estar no sul é sinónimo de estar bem. Estou no sul, não me identifico com a Frelimo e nem detenho uma fortuna. Há pobreza também no sul isso ninguém pode negar. Existe uma memoria, eu disse minoria, no sul bem abastarda e nem todos são uriundos do sul. Vamos focar nos num objectivo claro. A redistribuição equitativa da riqueza do nosso belo Moçambique, se regionalizar. Dormir sem comer em Maganja da costa, doe da mesma forma dormi sem comer em Chibuto.
Ja posso respirar de alivio, embora...
Fiquei muito decepcionado e julguei que era uma grande traiçao. Falo do marechal Dlhakama que subitamente deixou o periplo que estava a fazer e voou a Maputo ao encontro com o PR via CNE e CC. Fiquei extremamente preocupado. Agora respiro de alivio e percebo o por que da felicidade dele. Mas parece que a Frelimo anda em contradicao com os anseios do povo e querem tentar ignora-los a todo custo. A imprensa publica ainda nao se deu conta de que o povo quer mudanças significativas e nao mudança a força e por isso ainda continua a insultar a oposiçao. Bom, as consequencias serao para eles e vao se dar muito mal. Mas agora ja ha luz no fundo do tunel. As regioes autonomas estao a vista, embora a Frelimo julgue que nao. A frelimo nunca representou os anseios da maioria como partido. 'Se a frelimo usar a maioria absoluta para inviabilizar os anseios da maioria, vao se dar mal', ja avisou o marechal, posicao defendida pelo academico da UCM-Nampula, o padre Benvindo Tapua.
  • 10 pessoas gostam disto.
  • Unay Cambuma Olha, ignorem todos os comentarios e analises da imprensa lambe botas e dos g40. Eles sao papagaios que nao sabem a fundo em que condicoes foi assinado o acordo entre Dhlakama e Nyusi. A frelimo tinha escolher entre uma derrota militar fulminante e consequente perda do poder ou ceder a renamo o governo autonomo. Ate porque varios super comandos da guerrilha rural e urbana das perdizes ja se encontra posicionados. Alias, ja teriam entrado em accao mas as grande contra ofensiva foi suspensa a ultima hora devido aos apelos veementes (privativamente via telefone) do Nyusi para se negociar. Os g40 e apaninguandos devem saber que quando o povo e o exercito revolucionario ocupar as cidades eles serao linchados. Tem gente que nao tem nocao do perigo.
    8 h · Editado
  • GS Ndlovu Gostaria k a implementaçao do projecto das regiôes autónimas fosse urgente apesar da FDS nao fazer parte tenho certeza k o presidente da comissao de Defesa Segurança e Ordem Pública"Malagueta" vai controlar bem a situaçao
  • Unay Cambuma O governo deve ter em mente que todos os militares que entraram em Inhaminga, Maringue, Satungira, Dombe, Save, etc, (principais forcas de ataque), estao no caldeirao. Ninguem saira vivo dai a nao ser que se rendam. Deviam questionar porque a renamo nao impediu esta grande concentracao de militares na regiao centro. A tolice militar dos "estrategas" das fadm é gritante.
    8 h · Editado
  • Unay Cambuma GS, as FDS nao irao combater, por enquanto so estao a fazer tempo, quando a frelimo "brincar mal" haverao varias surpresas extremamente desagradaveis.
    8 h · 1
  • Cleyton Chico Senzia Max que e unay cambuma? Unay cambuma e aquele nos da informaxao de hora a hora oque acontece nos momentos marcantes que e unay cambuma::::::::::::::
  • Unay Cambuma Agora muito dizem 'ah, dlhakama,traiu o povo, prometeu muito e nao cumpriu' mas alto ai! Queriam que ele fizesse uma guerra? Pensam mesmo que a opcao de dividir o pais seria benefica? Nem tudo resolve pela forcas das armas ou pela violencia, isto deve ser usado como medidas extremas ou ultimo recurso caso todas vias negociais se esgotarem, se bem que os comicios e a presenca dos guerrilheiros sao elemento dissuasivos muito importantes. O que aconteceu agora e que a frelimo cedeu e Dhlakama aceitou. Quer dizer, nao preciso entrar em combate para mais tarde negociar. Mesmo se lutam o fim seria uma saida negocial. Dhlakama ficou 2 anos 'no mato' e foi cercado por mais de 10 mil militares e foi selvaticamente atacado com B11, etc mas nao traiu o povo e nao e agora que ele se vender por um prato de sopas. Se ele quisesse dinheiro tem mil uma maneira para conseguir ja que e nas matas onde encontram as riquezas como pedras preciosas e outros minerais valiosos.
    7 h · 2
  • Leonel Carvalho Sera? Ou vai-se quemando tenpo e aguardamos outra eleiçoes?

Sem comentários: