sábado, 21 de fevereiro de 2015

SECRETAS AMERICANA E BRITÁNICA ESPIAM CARTÕES SIM EM TODO O MUNDO


Classifique este item
(0 votos)
Cartao sim movelA Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos e a GCHQ, órgão britânico equivalente, piratearam o sistema informático da empresa holandesa Gemalto, a maior fabricante mundial de cartões SIM. A informação foi divulgada por Edward Snowden num extenso relatório publicado ontem no sítio "The Intercept".

Os documentos divulgados datam de 2010 e revelam que a NSA e a GCHQ entraram nos sistemas da Gemalto para "roubar" as chaves de criptografia usadas para proteger cada cartão SIM, comprometendo a privacidade de milhares deles.
Com as chaves de criptografia, os serviços secretos podem monitorizar as comunicações móveis, sejam de voz ou de dados, sem precisar de recorrer à autorização por parte das empresas de telecomunicações ou dos próprios governos.
Chris Soghoian, especialista em assuntos de segurança nacional, garante que esta notícia vai deixar muitos utilizadores de telemóveis em choque. "Era possível aos espiões pôr uma antena em cima da embaixada de Berlim e ouvir as conversas de toda a gente", admite.
A Gemalto foi apanhada de surpresa com esta revelação. "Estou bastante preocupado com o que pode ter acontecido", disse Paul Beverly, vice-presidente da empresa, ao sítio "The Intercept". "A coisa mais importante neste momento é perceber como é que isso aconteceu, para prevenir mais casos destes."
A empresa holandesa fabrica cartões SIM para as quatro grandes operadores dos Estados Unidos bem como para 450 outras operadoras em todo o mundo. Opera em 84 países e tem mais de 40 sedes no estrangeiro.
O sítio "The Interception" foi fundado por um ex-jornalista do diário britânico "The Guardian", Glenn Greenwald, que divulgou a história sobre Snowden em 2013.
Modificado em 

Sem comentários: