terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Rolls-Royce, envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras


DESTAQUES EM ECONOMIA

A empresa britânica Rolls-Royce estaria envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras - é o que afirma o jornal britânico Financial Times nesta segunda-feira.
A Rolls-Royce, que fabrica turbinas de gás para as plataformas petroleiras da Petrobras, teria pago propina para conseguir um contrato de 100 milhões de dólares, segundo revelação de Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras, citado pelo jornal econômico britânico.
Barusco admitiu à polícia ter recebido pelo menos 200.000 dólares do grupo britânico. A Rolls-Royce também teria subornado em dinheiro outros funcionários da Petrobras e políticos.
"Não sabemos detalhes das acusações, nem fomos contatados pelas autoridades brasileiras", disse um porta-voz da Rolls-Royce.
"Queremos que fique absolutamente claro que não toleraremos comportamentos inadequados de nenhum tipo na condução dos negócios e que tomaremos todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento das leis, incluindo a cooperação com as autoridades", disse o porta-voz, em declaração transmitida à AFP.
A Rolls-Royce se viu envolvida em assuntos similares em outros países. O Serious Fraud Office (SFO), que luta contra a corrupção financeira no Reino Unido, abriu em 2013 uma investigação para esclarecer supostos casos de corrupção na China e na Indonésia.
As acusações se traduziram numa queda de valor das ações da empresa na bolsa de Londres.
"O acúmulo de acusações de corrupção" contra a Rolls "é preocupante", explicou Christophe Menard, analista da consultoria Kepler Cheuvreux.

Sem comentários: