terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

REGIÕES AUTÓNOMAS: LINGUAGEM E SIGNIFICADO


Ao mesmo tempo que me regosijo pelo bom rumo do diálogo entre o líder da Renamo e o Governo de Nyusi, julgo importante tecer breves comentários sobre as ditas "regiões autónomas", ideia avançada pela Renamo, que, segundo ela, visa ultrapassar a actual crise pós-eleitoral.

Para começar, julgo importante procedermos a uma espécie de hermeneutica do discurso, para compreendermos o discurso e a pessoa que o anunciaTomas Mario, pessoa cujas análises me tem inspirado nos últimos dias, lembra-nos que "Dhlakama deve ser interpretado"(Radio Moçambique, Linha Directa, 7 de Fevereiro de 2015).
Para ele, os termos e a linguagem por ele usados, se compreendidos como tais, metem medo e corremos o risco de "transformá-lo num Leviatã". Eu prefiro outro termo, corremos o risco de transformá-lo num Lobisomem.
Ora, enquanto ainda não tiver as respostas para a propalada proposta, ainda estou interessado em perceber o que a proposta sobre as “regiões autónomas”querem dizer de facto.
• Vai querer dividir Moçambique em região norte, centro e sul, com um Presidente da Região Autónoma em cada uma delas? Melhor, será esta uma decisão transitória ou não? 
• É possível estabelecermos regiões administrativas autónomas sem que o povo seja ouvido em Referendo?
• Que modelo de autonomia se pretende? Federalismo? E que relação com o poder central?
• Será que o que a Renamo mesmo pretende são regiões autónomas ou províncias com governadores e assembleias provinciais eleitos e constituidos de acordo com os resultados eleitorais?

O QUE É QUE DHLAKAMA QUER?
Pelo menos está claro que Dhlakama quer governar nas provincias onde ganhou, nomeadamente Tete, Sofala, Zambezia e Manica, portanto, 4 províncias e não 7 como tem sido propalado.
• Como ele quer governar? Nomeando governadores? 
• Através da eleição de governadores, a semelhança dos municípios?
• Quais são as implicações deste modelo para a Constittuição da República?
• Quais outras leis deverão ser alteradas? Bastará a proposta de lei da Renamo para tudo se ultrapassar?
• E a lei eleitoral? E a lei dos orgãos locais do Estado? E demais leis?
• Em quanto tempo é possível esta transformação?

Matias De Jesus Júnior recorda-nos da palavra “Wungwissar"! É um amálgama Ndau aportuguesado para se referir ao acto de tornar alguém um palhaço. Os brasileiros diriam "tirar onda com a tua cara". Espero sinceramente que essa cena de Projecto de Lei de Regiões Autónomas não seja só para "Ungwissar" lá no Parlamento!”
A minha primeira impressão é que pelo ritmo de trabalho a que o parlamento nos habituou, este assunto é tão grande que pode levar muito tempo. Estamos quase em Março…
Like ·  · 
  • Mauro Jesus Egidio Vaz quem foi que ganhou em Nampula
    7 hrs · Like · 1
  • Cofe Emanuel Vilanculos renamo precisa de um bom Jurista para desenhar esta lei
    7 hrs · Like · 1
  • Noa Inacio Dlhakama e Nyusi deviam emitir um comunicado sobre os analistas políticos. ..Nem sempre entendem o valor do silêncio. ..O assobiar para o lado...O ficar em cima do muro e deixar rolar
    7 hrs · Like · 3
  • Cofe Emanuel Vilanculos Eleger Governadores é impossível, pk a constituição prevê que governadores são nomeados pelo PR, única solução possivel é a dada pelo Prof. Cistac..
    7 hrs · Like · 1
  • Cleto Goncalves Penso eu que a autonomização poder trazer vantagem inúmeras na responsabilização de algumas politicas publicas.
    Por mim nao interessa quem la estiver, mas apoiaria que os governadores fossem eleito. É impossivel que o governo central pense de todos nós. Em Moçambicque nascer no campo ja é um pecado.... O ministro dos transportes e comunicações disse k a sua prioridade assenta nos transportes urbanos... E quem disse que no campo o transporte não é um problema? Quem disse que o povo de Ile, Pebane,Nhamapadza esta feliz? Este país precisa sim de governos locais para poder debater problemas e soluções localmente. Pecisamos sim que directores provinciais trabalhem primeiro para salvaguardar interesses locais e não do ministro. Que k ministro perceba e de ouvidos as estratégias localmente desenhadas pell governo local, na participação dos deputados localmente eleitos.
    7 hrs · Like · 4
  • Egidio Vaz Mauro Jesus, em Nampula a Frelimo ficou com metade dos assentos. A Renamo e MDM ficou com o resto. Veja os números mano.
    7 hrs · Like · 1
  • Dércio Ernesto Discursos de NYUSI e Dhlakama: O que fica nas entrelinhas?

    Bom, depois dos exemplos de DIÁLOGO que vivemos nos últimos dias em relação aos encontros de Sua. Excia. PR com o líder da Renamo e do MDM, algo me colocou a acalmar a minha euforia e prestar um pouco mais de atenção em relação aos discursos saídos ontem após o encontro do PR e de Dhlakama.

    NYUSI: "(...) Este está a ser um DIÁLOGO sem condicionalismo e sem pré-questões (...) tudo será decidido na AR (...) porque quando dois irmãos conversam se entendem (...)"

    Dhlakama: "(...) Nós vamos remeter a nossa proposta de regiões autonómas na AR, mas as bancadas devem perceber que já há um compromisso entre o Governo e a Renamo a semelhança do que aconteceu com a Lei Eleitoral (...) A maioria da bancada da FRELIMO não pode impedir isto, porque quem vai sofrer é o Presidente da República (...)"

    Ora, o que fica nas entrelinhas entre estes dois discursos é uma discordância de discursos e penso que se não forem clarificados logo a partida as coisas vão tomar outras proporções. 

    Ora vejamos, se Sua Excia. PR fala da resolução dos problemas na AR e Dhlakama também assim opta, mas, porque razão podia ele (Dhlakama) ter a noção de que já há um pré acordo?

    1. Será que pelo facto da proposta ir a AR já é uma condição de aprovação das regiões autonómas?

    2. A questão que nos é colocada agora se assemelha ao que aconteceu com a Lei Eleitoral ou com o Lei da Amnistia?

    Bom, essas respostas só teremos quando a proposta de lei trazida pela Renamo ser submetida a AR e percebermos a essência do que se pretende. Como bem dizes, Egidio Vaz, isso vai levar o seu tempo.
    7 hrs · Like · 5
  • Adrian Magoo Eu penso que sao legitimas as suas questoes e muitos de nós as temos. Mas aqui a Frelimo é que vai se dar muito mal nisso. I. Seria bom que realizasse um referendo, mas ninguem acredita em referendo (caso seja feito em moldes de eleições) em Moçambique, e a propria Frelimo criou condiçoes para que as eleições fossem uma brincadeira. II. Dhlakama e Renamo gozam de uma Gande a simpatia nas regioes Centro - Norte. Essa simpatia, é mais consetida do que criada, porque as povo do Centro e Norte se sente excluido do actual regime, e ele, DHL, ja fez questao de os lembrar.
    Eu continuo a dizer que o pano de fundo é a unidade nacional e reconciliaçao que nunca foi levada a serio.
    Neste momento só sera necessario aparecer alguem de creditos firmados na zona "SemNorte" para por as coisas abaixo. Acho que a Frelimo saberá contornar, pois ela tem muita responsabilidade pela situacao actual.
    7 hrs · Like · 2
  • Nacer Choy Este assunto para quem está distraído pode não saber interpretar :

    O líder da Renamo já conversou prefiro assim chamar e não deslumbrar com a palavra diálogo. 

    Nos encontros já realizados a porta fechada o assunto já foi esclarecido entre os dois. Logo DHL pode ter sido dado uma boa proposta de governação e mais do que integração o DHL gosta de ser respeitado e considerado basta isso ela até esquece tudo logo com a maioria absoluta da Frelimo no parlamento não irá passar este projecto. Sendo assim o líder como uma das figuras que já é de domínio público poderá ter o seu gabinete e irá formar um staff a tua escolha logo tudo vai correr. Quid júris.
    7 hrs · Like
  • Benjamim Muaprato Meu caro Cofe Emanuel, queria lhe recordar que os Governadores sao nomeados, portanto, aquele que lhe colocou la pode lhe tirar a qualquer momento.
    7 hrs · Like · 5
  • Samuel Chacate o verídico é que Nhusy e Dhlakama já se entenderam vamos esperar o que virá
    7 hrs · Like · 1
  • Cofe Emanuel Vilanculos Benjamim Muaprato, jurídicamente Sim, mas pk Nyusi vai fazer isso??
    7 hrs · Like
  • Wilson Assumane Podíamos ir pela via do referendum
    7 hrs · Like · 2
  • Euclides Flavio Manu Egídio Vaz, qual é a sua linha Editorial? De certeza irás te esconder no MÉTODO. Enfim, não vim debruçar sobre isso mas sim sobre REGIÕES AUTÓNOMAS: Linguagem e Significado, que em minha opinião é mais um texto filosófico quando comparado com os textos do ano passado, quando tinhas nos habituado posters com PROPOSTAS E RESPOSTAS e este ano nos vêm com um novo figurino de análise que é baseado em PERGUNTAS. Mas isso não cabe a mim. Meu caro, o governo de Gestão ou Regiões Autonomas, não pode ser confundido com divisão do país mas também não podemos ficar seguros de que um projecto sério de construção do país. O governo de Gestão surge como um MEIO TERMO PARA AMAINAR OS CONFLITOS POS ELEITORAL. Indo para a semiótica que nos recomenda nesta manha sobre linguagem e significado, eu proponho linguagem e lei. A lei deve estar voltada aos interresses de todos. Não podemos recorrer a ela somente para JULGAR, QUESTIONAR, E AZCRINAR outrem. Egidio Vaz, antes de colocar tantas questões aqui no poster, não acha que seria melhor primeiro questionar ao defensor do projecto REGIÕES AUTONOMAS para poder ter uma opinião preponderante e eque ajudaria o seu titulo? Onde temos o significado tambem temos o SIGNIFICANTE, neste caso em minha opinião o significante esta com o lider da PERDIZ. Em relação ao suposto Federalismo, acho que a Renamo e o governo do dia não tem condições suficientes para uma federação. Mas pode se aplicar o modelo de gestão usado na Madeira em Portugal e Catalunha na Espanha. Não podemos esquecer que a lei existe para criar boa convivência social entre indivíduos. No entanto, sempre que necessário ela pode ser retificada.
    6 hrs · Edited · Like · 5
  • Egidio Vaz Euclides Flavio, se não consegues comentar deixa. Os outros já comentaram e estão a dar suas contribuições. A próxima vez que fizer isso eu te retiro da minha lista ou simplesmente irei apagar os seus comentários. Já esstá a ser mau hábito estragar minhas propostas de debate. Abraços.
    7 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Wilson Assumane, o referendo será incontornável se for para estabelecer tais regioes autonomas. Ademais, quais seriam as tais regioes autonomas? Qual é o mote? Porque a Renamo quer? Os povos do centro e norte votaram pela Secessão ou queriam a Renamo a governar o pais todo? Enfim, muitas questoes que prefiro parar e ouvir os outros.
    7 hrs · Like
  • Elsa Do Rego As keis elitorais e tds as outras levram menos tempo q uma guerra prolongada de mais de 25 
    Ninguem fica a perder na vida
    7 hrs · Like · 3
  • Mateus Francisco Navaia Porque depois da divulgação dos resultados não se dialogou logo antes de se criar o actual governo? Tenho sérias dúvidas em acreditar neste projecto de autonomização de 60% das províncias, olhando aos resultados presidênciais e não ao nº de deputados como E.V contabilizou províncias ganhas pela Renamo. Afinal qual era o objectivo das supostas fraudes, para depois entregar 60% das províncias a oposição para autonomizar?
    7 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Perfeito Elsa.
    7 hrs · Like · 1
  • Christianligoer Ernesto Esta a ser wungwisado o cota djaka... 
    A proposta vai ao parlamento sim, mais sera que vai ser aprovado? Tenho minhas duvidas. Sera que os da maioria absuluta vao votar a favor desta proposta ? Nao sei nao.

    uri wungwisua madoda uri garira cu vundjua wega au one
    7 hrs · Like · 2
  • Jay Williams Na entrevista Dhlakama deu a entender que nao queria ser Kupwissado com os amigos dele da Frelimo. Indo ao debate me parece que Dhlakama parece interpretar a remetencia a AR como uma mera formalidade.
    6 hrs · Like · 3
  • Elsa Do Rego Queriam a Renamo a governar o pais tdo ; thectruth is houve fraude grabdisdino em tds as eleicoes ewalizadas e por ter sido o maior fraude na historia da humanidade desta vez Mz tem dois Prssidts ....porq simplesmente a frelimo se recusa a sair do poder e se foi elegeu ate sozinha sem a prsenca da oposicao ...oea Deus nos livre de tanta aberrracao e oposicao a vontade do povo ....so as a result u have a 50-50 situation where autonomuous areas are suitable to be existed
    6 hrs · Like · 1
  • Benjamim Muaprato Meu caro Cofe Emanuel, o proprio president disse abertamente no dia dos herois que nao viajou pra o estrangeiro pra atender uma causa d país. Em nome da paz, o que lhe impediria nomear 1 e outro Governador da oposicao? 
    P.S.:A Governadora de Sofafa disse ontem k o presidente quer Governar com partido da oposicao ( in jornal o pais d ontm)
    6 hrs · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos Christianligoer Ernesto, viste a entrevista?? a renamo deve trazer uma proposta boa e constitucional
    6 hrs · Like
  • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro Mega fraude para obter a maioria no parlamento, meia volta aprovarem o anteprojecto de autonomatizacao das provincias ganhas pela renamo , prefiro esperar para assistir ao vivo este filme de cowboyadas
    6 hrs · Like · 1
  • Euclides Flavio Ainda estava no edite, já está. Peço para sermos tolerantes e sabermos aceitar ao outro.
    6 hrs · Like · 2
  • Nelson Junior Eu nunca fui,nao sou e nunca serei um simpatizante do Afonso-lider da Renamo-porem de forma infantil ele colocou um assunto muito serio-e para falar a verdade nao é novidade...ja se falava no seio da Renamo nos ultimos anos 80,mas foi ele mesmo-o Afonso que recusara a tal proposta..a de Moçambique ser um estado federativo...ele quer que o Norte-centro seja autonomo...e o sul como ficará?...O sul tambem é Moçambique...e Moçambique deve ser unido...esta é uma ideia infantil e de mau gosto...A Escocia teve este problema-foi a um referendum...e porque nao Moçambique?..a nivel do centro-norte ou um referedum a nivel nacional...para que todas as regioes sejam autonomas...este Afonso,foi,é e será sempre um verde em politica...no fundo nao é ele tanto verde- é a Ivone Soares a veradeira ideologa da Renamo....Dizem-nos de que o assunto vai ser discutido no parlamento...mas a frelimo tem uma maioria absoluta no parlamento...O que se vai discutir?...Senhores,nao somos crianças e nem estupidos...O Afonso querteruma "saida" digna....e o juramento que ele fez em nome da alma da mae dele,como fica?...como ele explicará ao povo do Centro-norte a sua nova linha?...Sao estas criancices do Afonso que nunca mereceu estima e respeito dos moçambicanos que vivem no estrangeiro....Eles falam,e dizem o que querem dizer...Mas,nao nos dizem o que combinaram para roubar a riqueza e os recusros naturais...isso nao...fica um segredo...Politicos de meia tigela...e oportunistas
    6 hrs · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos Benjamim Muaprato, Confiança Política é importante... autarcizar as províncias é uma boa alternativa, os governadores continuariam a existir como representante do governo central
    6 hrs · Like
  • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro Se houver referendo a frelimo ja sabe que o sul leva tchaia, aquelas visitas k Dlaka fazia as provincias era para testar a sua popularidade e ja se confia
    6 hrs · Like
  • Benjamim Muaprato Meu caro Cofe Emanuel, o discurso no actual governo ja mudou, nao se trata de confianca politica, mas sim em meritocracia, competencia...
    6 hrs · Edited · Like
  • Torisio Vasco Egidio Vaz , Dhlakama é um estratega já reconhecido a nivel mundial ok os seus interesses já foram salvaguardados ok paz
    6 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Nelson junior nao acho srt a frekimo mas o Presd Nyusi tem uma aceitacao quase automatica nao nos mz da Australia mas de tds os africano por ca a residirem maz pelosimples facto de tds eles serem do mesmo gripo etario embora tb valorizam imenso tal como eu a presidencia do DklM .
    Mas pra averguir with acuracy tge last sentence do Mateus F Navaia 
    "Afinal qual era o objectivodas supostas fraudes pra depois entregar 60% das provincias a oposicao pra autonomizar? 

    Bem a verdade e q s Ao regioes super ricas mal valorizadas e under bad management .n we have a huge pop in a patetic living conditions ....ha algo muito urgente a se resolver ...a autonomia destas 4 regioes iea devolver a supermangmentbin short period of time capable to respond bext dezb to a posdivel no flood time at all .
    And desanuviar o grd fraude q vem havendo to a new slong autonomizAR refrescando o pais c uma nova politica youth oriented 

    Se Maputo ha goza do estatuto de Capital onde tdo de luxo acontece estes ja nao predicaram de as autonomia porq no minimo a capital tem vindo sendo palco de melhor governacao, e tdo mais ..
    Enqto o pais tdo ficou abandonado ..so its time now to o revive other regioes conferindo um novo estaguto alheio as eleis eleitorais ...o estatuto autonomous.
    6 hrs · Like · 1
  • Torisio Vasco Nelson Junior , sorry ok você é uma vergonha pra juventude mocambicana ok paz
    6 hrs · Like · 2
  • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro Nelson junior perdeste boa oportuinuidade de expores as suas ideias, no teu comentario ha muita falta de higiene, aqui nao e o sitio apropriado para lamberes sei la o que.ouviste bem?
    6 hrs · Like · 2
  • Amilcar Vera-Cruz López Moçambique é extensamente grande e a pergunta é regiões autónomas ou províncias autónomas? porque se for regiões haverá sempre problemas. o correcto é optar pelo federalismo onde as 11 provincias sejam autónomas e não três regiões autónomas. segundo é que isso não é ainticonstitucional visto que a constituição da república pode sofrer modificações. se existe assembleias provinciais não entendo como essas assembleias funcionam, não são parlamentos porque não possuem nenhum poder legislativo e muito menos fiscal pois os governadores são nomeados ao nível central
    6 hrs · Like · 4
  • Egidio Vaz Um caminho coerente, uma opção possível esta Amilcar Vera-Cruz López. Espero que seja este o entendimento do proponente, ou outro, mais claro e convincente. E oque o ilustre tem a dizer sobre o referendo?
    5 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego Vinte e talanos e essas assembleias fizeram NADA aos mozambicanos , continuaram numa pobreza injusta ...the people want a better life in short period of time so referendum is not necessary as it again will drive the natiin into another Huge fraude n consequenteky another flood .
    5 hrs · Like · 1
  • Celso Cossa Este é um projecto GRANDE que deve ter uma auscultação pública, embora já tenha iniciada pelo próprio líder da oposição. Discutir seriamente e não andar a ridicular DHL. O nosso visinho, RSA já tem regiões autónomas que no entanto não violam a unidade nacional. Podemos aprender dele.
    5 hrs · Like · 2
  • Elsa Do Rego As provincias autinomas or regional autonomy can go into vote as which will be the best option in term of autonomy ...im with regional autonomy as it will englobe the diamond areas of MANICALAND
    5 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego The profit of regional autonomous areas will be direct quickly into the most needed people lifting the living standarts of the people in short time
    5 hrs · Like · 2
  • Elsa Do Rego Gov central reinteirara do lucro das regioes autonomas with interference in the spebding n good managmet of these profits that will fo into the fundos das regioes autonomas
    5 hrs · Like · 1
  • Tarcísio Azevedo Mas na verdade "Dhlakama deve ser interpretado", e so interpretado é que pode ser compreendido. Mas primeiro deve ser OUVIDO, e é isso que o presidente Nyusi está a fazer: Ouvir, para interpretar e provavelmente compreender...
    5 hrs · Edited · Like
  • Armando Nenane Quando um homem te pede a lua...
    5 hrs · Like
  • Elidio Carlos Araujo E kem ganhou em Nampula? Ser for Dhlakama, o numero de provincias a ser governado por ele passa a ser cinco e nao quatro
    5 hrs · Like · 1
  • Mauro Jesus Dércio Ernesto não estás ler tendeciosamente as entrelinhas
    5 hrs · Like
  • Dércio Ernesto Mauro, qual é teu ponto vista?
    5 hrs · Like
  • Celso Mapsanganhe Talvez não tenha enquadramento constitucional, mais acho que seria interessante ver em Moçambique, provincias com governadores eleitos e constituidos de acordo com os resultados eleitorais de cada província, e o poder central, ser pertença do vencedor geral do escrútinio. Na vizinha Africa do Sul esse sistema funciona bem deste o período pós-apartheid. Talvez teriamos as assembleias provinciais mais funcionais.
    5 hrs · Like · 3
  • Anesio Lex Ribeiro Quero acreditar que as mudancas no sistema tem sempre uma historia e nem sempre e consensual, basta a maioria estar de acordo. Penco que a RENamo tem grande oportunidade de mostrar que realmente quer um pais democratico. Espero que na proposta, esteja que os governadores das provincias sejam eleitos pelo povo assemenlhaca dos deputados. Espero que eliminem deputados municipais, bastando os pronvinciais. Mas creio que como DHL tambem quer reinar, se estabelecera que os governadores sao nomeados pelo candidado vencedor nas provinciais em questao. O que tambem nao deixa de ser ma proposta.
    4 hrs · Like
  • Manuel Santana Unica fórmula ideal e importante para resolver o problema que envolve os dois Guerreiros ( Freli e Rena) é a seguinte: Nyuse manter na presidência e Dlhakama passar a responder pelo ministério da defesa e protecção do povo. Ai nós teremos paz súper sustentável com poucos indices do crime organizado e isentos a provocações estrangeira porque o velho é reconhecido nesta área.
    4 hrs · Like · 1
  • Amilcar Vera-Cruz López Meu caro #Egídio Vaz minha proposta para a solução é uma república federal de regime semipresidencialista onde o governo presta contas e relatórios ao parlamento e não nessa coisa que chamamos assembleia da república. Porque essa AR não se passa de um ...See More
    4 hrs · Like · 8
  • Egidio Vaz Perfeito ilustre Amilcar Vera-Cruz López. Ora, a ser assim, acha que é um plano para se fazer em tres meses? Em quanto tempo acharia possível esta mudança?
    4 hrs · Like
  • Zacarias Boane Estao a levantar um falso problema. Nada de futurologia aqui. Esperem a proposta ser produzida e ser tornada publica...
    4 hrs · Like
  • Eliseu Soares Com seriedade, este é um pojecto que leva muito pouco tempo. Mais a dormirem é logico que levarão muito tempo até anos, veja o exemplo do CCJC uma pura palhaçada por falta de seriedade e zelo nos assuntos da nação, porque na verdade ainda não temos deputados de perfil.
    4 hrs · Like · 1
  • Amilcar Vera-Cruz López Essa é uma mudança que pode durar muito tempo. Porque primeiro deve-se mudar o jeito de pensar e agir
    2 hrs · Edited · Like
  • Gil Borges Namelo Ca por mim, as chances de este projeto/ideia de criação de uma região autônoma ser aprovada são poucas, porque pode levar anos, desde alteração da constituição da republica ate o seu parcelamento. Isso pode ser uma forma de dividir-nos em dois. O que não eh bom!
    3 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Comprar tempo e uma politica antiquerima onde o povo paga por isso sem fazer mal algum.
    If its a case of war or peace new polices or system come into practice within 3 months. Its a wish giving away good outcomes.
    3 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego Amilcar Vera cruz Lopez when there is new policies favaroble to huge number of people ...people adhere straightaway ...ate o mais pacato entre nos wakes up hehehehe its life social mutations n dinamics hapening 
    Pra stagnar uma siciedade levam-se decadas the process is more slow n needs wars to further deteriorate 
    But improvments are taken joyfully e c grds animos
    3 hrs · Like · 1
  • Gil Borges Namelo O mais alarmante, eh que durante a sua interevencao a quando a realizacao do encontro havido em Maputo entre o Chefe do EstadoFilipe Nyusi e o Líder da Renamao DHLAKAMA disse que se o mesmo projeto não ter algum palpite favorável a ele, isso implicara na Governação não eficaz do atual Presidente.
    3 hrs · Like · 1
  • Gil Borges Namelo O mais triste, eh a confusão que existe no depoimento do Porta-voz da Renamo Antonio Muchanga quando diz uma coisa, diferente do que disse o Líder na sua intervenção depois do encontro.
    3 hrs · Like
  • Goncalves Dauala Albino pessoal, eu acho a propria RENAMO sabe que essa anteprojecto nao vai passar na assembeleia por estar a violar a constituicao. eu acho essa ser uma estrategia que o lider da RENAMO esta usar para manter a simpatia com a populacao que de tanta coisa ele prometeu. veja so o discurso que ele proferiu ontem tao amecadora, com objectivo de mostrar a base dele que ainda estou firme.
    3 hrs · Like
  • Goncalves Dauala Albino eu nao tenho duvida que essa proposta sera reprovada de forma signficativa pela (o) FRELIMO, MDM, sociedade civil e pelo povo Mocambicano. tambem acho que essa proposta da RENAMO nao faz sentido, para o estado democratico que queremos construir.
    3 hrs · Like
  • Alan Chenga Fala-se sempre do povo, neste pais. Sera k a tal voz do povo, realmente conta ou tem sido pra "O Ingles" ouvir? Todos os partidos falam do povo? Sera mesmo de nos, "Povo" que se tem falado?
    3 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Se queremconstruir um estado democratico como e q aceitam tanto fraude
    3 hrs · Like
  • Xavier Jorge Uamba Acatado, eu acho que o que devia acontecer como forma de acomodar exigencias da Renamo seria Exoneração de alguns Governadores recentemente nomeados e nomear alguns membros da Renamo alias tambem deviam exonerar alguns vices-Ministros e nomear alguns...See More
    3 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Alan o povo sovai serouvido se fizer barulho ...pelo q vejo ha ainda muitotemor em se pronunviar em Mz ....people like Albino protecting the present gov without courage to express ....like theseno new ideilogies can be created ...we humans will die kimited to explore everycapacity to to produce best idiolovies
    3 hrs · Like
  • Elsa Do Rego ( to produce best n better idiologies)
    2 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Every of u that will goagainst President Dklm will fall or will have bad luck....God is in his favor so Presd t Nyusi even have acepted to agree with all his wishes n so do I
    2 hrs · Like
  • Albano Macie Se o problema e governar onde ganhou nao vale nem tao pouco falar de provincia. Temis que descer ao distrito que e o circulo mais pequeno em Mocambique. Entao cada um governa no distrito onde ganhou, depois governa na provincia onde ganhou e por fim governa no circulo maior que e todo o pais para o cargo de Presidente da Republica. Vamos ver tal projecto... o que sera e quais serao os seus contornos. Melhor esperar para ver tal projecto e sua conformacao com a Constituicao. Pode ser que implique a revisao constitucional e dai mexer com limites materiais o que levara a um referendo. Ai ja esyaremos em 2019.... kikikiki...
    2 hrs · Like
  • Amilcar Vera-Cruz López O federalismo parlamentar é uma proposta que não atenta coisa nenhuma de unidade nacional. Aliás é uma forma de preservação da paz. Qualquer constituição de um estado verdadeiramente democrático pode ser editada, modificada e não deve ser violada. Países como os estados Unidos ou como o Brasil ou mesmo a Rússia que possuem dimensões continentais são um exemplo de um federalismo de sucesso e as diferenças políticas internas nunca causaram uma guerra de 16 anos e muito menos retorno a uma guerra 20 e poucos anos depois. O mais correcto é a RENAMO apresentar sua proposta de criação dessas regiões autónomas, sua divisão político-administrativa com todos pontos na mesa da assembleia república.
    2 hrs · Like · 1
  • Xavier Jorge Uamba usando a cobertura da Constituição da Republica a Renamo podera invocar artigo 273.
    2 hrs · Like
  • Albano Macie Em qualquer pais do mundo o rumo e tracado pelos que tem o poder nas maus em representacao dos outros. A regra e a maioria o que decidir e acabou.... o poder conquista se faz se de tudo para mante lo durante o seu exercicio..... o resto e a vontade parlamemtar que vai prevalecer em nome do interesse publico. Quer queiramos quer nao a deemocracia e o pior sistema politico do mundo mas nao se conhece outro melhor que este...
    2 hrs · Like
  • Benjamim Muaprato Se bem que o étimo da palavra Democracia significa Demo "povo" cracia outra coisa, Espero 1 dia que Mocambique tenha uma Democracia Mocambicana, isto é, que tenha em conta com assuntos meramente mocambicanos. Essas democracias gregas, americana, Brasilerias... sempre vao nos trazer vuku vukus. Apoio provincias autonomas, mas nao sei se sera o meu sonho (Democracia mocambicana)
    1 hr · Edited · Like
  • Lourenco Jose Amílcar Vera-cruz Lopez, gotei da tua última explanação
    1 hr · Like
  • Mateus Francisco Navaia Se as eleições fossem para "regiões autonomas" parece que a Renamo talves não ganharia em nenhuma província porque a "máquina" contava apenas para o número total de votos. Como explicar o fenómeno de empate numérico entre os deputados da Frelimo e Rena...See More
    1 hr · Like
  • Arnaldo Bernardo nao estou de acordo com esse progecto na minha optica isso so vai atrazar mais o processo de desenvolvimento do pais, Maputo ja esta a milhas de desenvolvimento em relacao as outras provincias imagina com esse desligamento...nos somos mocambique e valemos pelo bolo nao pela fatia...
  • Manuel Carlos Zacarias "se quizerem usar a maioria para votar contra, as consequências são para o presidente...aquela gente qud viram nos meus comícios vão fazer manifestar e se o governo quiser matar vai cair"-AFONSO DHLAKAMA

Sem comentários: