sábado, 7 de fevereiro de 2015

Polícia chileno filma perseguição em que mata ladrão


Hoje às 00:33
Um polícia chileno filmou a perseguição a um alegado assaltante, numa autoestrada. Primeiro de mota, depois a pé, o agente dispara várias vezes sobre o suspeito, de 17 anos, que é atingido mortalmente.
 
O vídeo foi filmado a 3 de dezembro, mas chegou agora à Internet, dois dias depois de ter sido emitido no canal 13 do Chile, no programa "Grupos Criminosos".
Nas filmagens, ouve-se o polícia a ordenar a um alegado delinquente que se detenha. O jovem, que veio a saber-se mais tarde tinha 17 anos, não acata a ordem e tenta fugir, de carro, por uma autoestrada congestionada, na localidade de San Bernardo, no Chile.
O polícia abandona a mota, faz a perseguição a pé e dispara vários tiros. O carro imobiliza-se contra um camião. Quando chega à viatura e abre a porta, o polícia constata que o alegado ladrão está banhado em sangue.
Os relatos não são claros. Alguns jornais sul-americanos dizem que o jovem morreu no local. Outros, que estava ferido quando foi conduzido ao hospital local, onde viria a falecer.
Certa é, apenas, a crueza das imagens, editadas pelo JN, para não mostrar o jovem ensanguentado quando a polícia abre a porta, mas que se tornaram virais e estão ao alcance de qualquer pessoa no Youtube.
Segundo a imprensa chilena, os polícias usam câmaras de vídeo no corpo - no torso ou na cabeça, consoante os casos - para filmarem as suas ações. As imagens são usadas, depois, na defesa dos agentes, caso sejam acusados de algum ilícito.
Sobre o caso presente não há, de momento, qualquer indicação sobre alguma eventual acusação ao agente que faz os disparos. O polícia, que não foi identificado, justifica, poucos depois os disparos, dizendo que o indivíduo tentava fugir.
ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: