segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

os donos do país

Então, o presidente Filipe Nyusi terá dito ao líder da Renamo que iria consultar “os donos do país” antes de tomar uma decisão. O porta-voz de Afonso Dhlakama, António Muchanga, diz ao Canal de Moçambique que “não sabe quem são” os donos do país. O Canal de Moçambique, assim que nem um acto de magia, decide e no primeiro paragrafo da noticia, que o presidente Filipe Nyusi vai consultar a Comissão Politica do partido Frelimo e o seu presidente, Armando Guebuza.
Eu sempre pensei que donos do país fossem os 25 milhões de moçambicanos? 
Terá ocorrido ao Canal de Moçambique, questionar ao Muchanga, se o termo “consultar os donos do país” podia ser algo como: levar o assunto ao parlamento ou a referendo ou a debate público?

Nada foi decidido no encontro entre Nyusi e Dhlakama

António Muchanga diz que Nyusi tomou nota e vai consultar os “donos do país”. Assim, segundo Muchanga, a tomada de posse dos deputados da Renamo vai depender dos tais “donos do país”
A tomada de posse dos deputados da Renamo na Assembleia da República e dos membros das Assembleias Provinciais vai depender da decisão que a Comissão Politico do partido Frelimo e o seu presidente, Armando Guebuza, vão tomar sobre as exigências apresentadas pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, no encontro que manteve no passado sábado com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

António Muchanga, porta-voz do presidente da Renamo, disse ao “Canalmoz” que nada ficou decidido no encontro entre os dois dirigentes sobre a tomada de posse dos deputados da Renamo, com o prazo regimental a apontar para 12 de Fevereiro, apesar de ter sido rebatido por constitucionalistas.
“No encontro, Filipe Nyusi não respondeu nada sobre as questões colocadas pelo presidente Afonso Dhlakama. Limitou-se a tomar nota para ir consultar os donos do país, que eu não conheço quem são. Se ficou atento, é por isso que o presidente, naquela conferência de imprensa, disse ‘Eu e Nyusi não somos os donos do país’, o que significa que o país tem donos. Não sei quem são”, disse António Muchanga, acrescentando que “nem tudo depende de Nyusi sozinho”.



O porta-voz informou que, depois de Nyusi ter a resposta dos “donos do país”, só se esta for satisfatória para as exigências da Renamo é que os deputados vão tomar posse. Acrescentou que, caso não haja nada, o presidente Afonso Dhlakama vai concluir o seu périplo pelas províncias, e o passo subsequente será a concretização da formação do Governo da “República Autónoma do Centro e Norte de Moçambique”.
“Para já, não há nada que indica com precisão quando vão tomar posse. A situação está na mesma”, concluiu Muchanga, e informou que está marcado um outro encontro para uma data a anunciar, para clarificação de todos os aspectos.
Em conferência de imprensa no passado sábado, à saída do encontro com o Presidente da República, o presidente da Renamo disse que os deputados do seu partido iriam tomar posse, mas não precisou quando, afirmando que tudo depende dos trabalhos subsequentes.
O “Canalmoz” sabe que equipas do Governo e da Renamo têm estado em conversações sobre as exigências deste partido, que não reconhece os resultados das recentes eleições que deram a vitória ao partido Frelimo e ao seu candidato presidencial, Filipe Nyusi. Houve observadores que declararam ter havido fraude, que viria a ser reconhecida pela própria Comissão Nacional de Eleições e pelo Conselho Constitucional, o qual não deixou de homologar os resultados. (Bernardo Álvaro)

CANALMOZ – 09.02.2015
Like ·  · 
  • Egidio Vaz Mas as declarações de Dhlakama foram que ele iria consultar seus membros do partido enquanto Nyusi "iria consultar". Em momento algum Dhlakama disse que Nyusi iria "consultar os donos do país". Pelo contrário, Dhlakama disse nem ele nem Nyusi eram os "donos do país". Ele Dhlakama di-lo num contexto em que se submetia à maioria dos moçambicanos, tal como bem diz a Zenaida Machado.
    59 mins · Like · 10
  • Zenaida Machado Eu comeco a achar que Muchanga esta numa disputa pela lideranca do partido. Ele fala mais que o proprio lider - e com direito a reproducao jornaistica.
    57 mins · Like · 12
  • Paul Fauvet Quando o porta-voz publicamente desmente o seu chefe, podemos concluir as coisa vao mal dentro da Renamo.
    54 mins · Like · 10
  • Zee Mavye Nao foi isso que o seu chefe nos disse, tanto algumas decisoes que foram tomadas naquele encontro o lider nos fez sabermos logo apois o encontro e Nao precisou de nenhum porta voz, talves mesmo para evitar pronunciamentos do genero, que atentam a Paz e a tranquilidade da Nacao. Espero bem que Dhlakama reconheca quem esta contra a Paz.
    53 mins · Like · 1
  • Egidio Vaz O primeiro "estranho" nesta estória foi o jornalista, quando teve a "coragem" em ir entrevistar um porta-voz sobre um assunto que já teria sido abordado pelo chefe. E o tal Porta-voz sem papas na lingua disse que nada tinha sido decidido, contrariando o chefe que esteve reunido com a sua contraparte por mais de duas horas a sós, portanto, na total ausência do porta-voz. Nas primeiras declarações, Dhlakama disse primeiro a jornalistas presentes sobre o que teria acontecido e só depois, EVENTUALMENTE é que conversou com Muchanga. É preciso muita soruma na cabeça do leitor para estar motivado a acreditar neste entusiasmo jornalistico
    50 mins · Edited · Like · 1
  • Mabanwane Zukulo A minha pergunta é: "consultar" sobre o quê?
  • Zenaida Machado ohhh - Egidio , nao so acreditaram como estao a reproduzir por ai com o titulo "Afinal nao se decidiu nada?"
    44 mins · Like · 1
  • Mabanwane Zukulo Nem um nem outro deixou transparecer sobre algum ponto ou questao em concreto. Pelo menos é o que percebi
  • Zenaida Machado Porque nao tem que faze-lo, Mabanwane. Por isso eh que o encontro foi a portas fechadas. Para discutirem, desentenderem-se e depois, ca fora, virem dizer o que acordaram. Nao eh?
    43 mins · Edited · Like · 3
  • Mabanwane Zukulo Hum. Agora de que ASSUNTO está se a especular? Tem jornalistas fofoqueiros
  • Henoch Jemusse Estamos num ano de muitas incertezas...
  • Jay Williams The Newsroom: The Arsonists
  • Julio Lilito Boene É por isso e por outras que sempre detém o porta-voz e nunca o dono da voz portada. Quando o chefe vai a um meeting e não leva o seu porta-voz, dá nisto.
  • O QUE É ISTO AQUI?
    Bernardo Alvaro, jornalista do CanalMoz entrevistou o Porta-voz da Renamo, Dr Antonio Muchanga acerca do encontro que trouxe Nyusi e Dhlakama à mesa de conversações.
    Segundo o Porta-voz, NADA FOI DECIDIDO NO ENCONTRO pelo que os deputados da Renamo só tomarão posse depois de os "donos do país decidirem" sobre as propostas de soluções que Nyusi irá apresentar a Comissão Política da Frelimo.

    Ora, da boca do próprio líder e no mesmo dia, Sabado, dia 7 de Fevereiro, ouvimos Afonso Dhlakama a dizer "tudo correu bem", "Moçambique não terá problemas"e "Os deputados tomarão posse dentro dos prazos regulamentares".
    As minhas perguntas
    1-O que fez com que Bernardo Álvaro fosse ouvir o Dr Muchanga sobre a tomada de posse dos deputados da Renamo, quando o próprio Presidente Dhlakama, o líder da Renamo, disse claramente que estes iriam tomar posse "dentro dos prazos estabelecidos"?
    2-O Presidente Dhlakama disse "eu e Nyusi não somos donos do país". Com isso queria dizer que eles eram simples porta-vozes dos interesses do povo, a maioria. Mas o Dr Muchanga diz que conhece os "donos do país", distorcendo o sentido das palavras do seu próprio Presidente.
    3-Bernardo Alvaro mente quando diz que na conferência de imprensa o Presidente Dhlakama condicionou a tomada de posse aos resultados dos trabalhos subsequentes. Todos nós ouvimos que o Presidente Dhlakama disse que outros assuntos serão tratados em comissões de trabalho especializadas e que um outro encontro seria marcado para "aprofundar"os temas levantados. Em relação a tomada de posse, Dhlakama disse, ipsis verbis, "Os 89 deputados da assembleia da republica e e mais de 200 membros das assembleias provinciais terão que tomar posse...foram eleitos pela população de moçambique. Nao tomaram posse ate hoje por uma questao que nos elvou até hoje a reunir". Podem rever o discurso de Dhlakama a imprensa neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HcBBOr6XvRk
    4- AMINGOS JORNALISTAS
    É normal que se vá recorrer à uma terceira pessoa, que por sinal NEM ACOMPANHOU O PRESIDENTE ÀS NEGOCIAÇÕES - não estava presente dentro da sala - para comentar sobre um assunto em que um dos principais actores foi o próprio porta-voz do encontro, tendo falado a imprensa depois do evento? O que moveu Bernardo Alvaro a entrevistar Muchanga para comentar sobre o encontro?

    No Sábado escrevi algo sobre pessoas que estavam nervosas pelo facto de finalmente o clima de concordia se abater sobre os moçambicanos. Acho este o exemplo do militarismo que paira nas nossas cabeças.
    Like ·  · 
    • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro Xiiii, ja rendi pa, esses jihadista da imprensa mocambicana ja estao a engravidar as nossas cabecas
      5 hrs · Like · 1
    • Henoch Jemusse Nao e' possivel termos uma suposta Grande Entrevista ao Lider da Renamo?
      5 hrs · Like · 1
    • Nhecuta Phambany Khossa Onde esta o Fernando Veloso, Director do Jornal, para dar um puxão de orelhas?
      5 hrs · Like · 2
    • Paul Fauvet Porque esta Egidio Vaz tao chocado? Nao e' evidente que ha tendencias diferentes dentro da Renamo? Quando Dhlakama declara varias vezes que e' "muito satisfeito", talvez ha outros membros da Renamo que nao sao nada satisfeitos, incluindo o proprio porta-voz de Dhlakama, que tem reputacao de ser "hard liner". O jornal "CanalMoz" e' conhecido por seu fanatismo anti-Frelimo e anti-governo - assim nao me surpreende que da mais importancia as declaracoes de Muchanga que as declaracoes do proprio Dhlakama.
      5 hrs · Like · 20
    • Helder Bernardo Egidio Vaz este jornal é muito opositor a FRELIMO e ate ao bem estar do Povo até certo ponto exageram na maneira como abordam as notícias, todos nós queremos imparcialidade na informação mais aqui está informação me parece que os jornalistas destes jornal não gostaram do encontro entre o presidente e o líder da oposição. Não havia necessidade de ir ter com porta voz. Meus irmãos nós queremos PAZ nada de toda hora por fogo. .
      5 hrs · Like · 3
    • Egidio Vaz Mas isto é estranho Paul Fauvet que alguém em perfeito juízo se socorra de um Porta-voz quando o proprio líder de quem se fala foi quem anunciou os resultados do encontro. O estranho é o facto de ser o mesmo assunto. A peça não acrescenta absolutamente nada senão especulação, linguagem violenta e muita "interpretação enganosa". Quem quiser ouvir o que Dhlakama disse clica no link que se segue: https://www.youtube.com/watch?v=HcBBOr6XvRk

      Dhlakama encontra-se com Nyusi em Maputo
      YOUTUBE.COM
      5 hrs · Like · 4
    • Miguel Estevão Chibete .CanalMoz nao difere da TVM, eu so leio com paracetamol nas mãos porque não e imparcial nas suas analises, devem ser mais sérios. não difere da TVM... Acho que não gostam de PAZ
      5 hrs · Edited · Like · 8
    • Valdemiro Matavela No inico da conferencia o Lider da Renano chama atencao aos jornalistas... segundo suas palavras..."poderem escrever bem e nao escrever coisas que nao sao..." Julgo que e disto a que se referia...Profissionalismo precisa - se...
      5 hrs · Like · 5
    • Pensador Balate Esse jornal, fica satisfeito com a perturbação política em moçambique,e a maioria das noticias são contra o partido no poder e a favor da oposição, devia mudar de nome para jornal canal da oposição, pois e' a única maneira que tem para vender informação falsa. E' uma pena isso, criticas são bem vindas mas mentiras não.
      5 hrs · Like · 1
    • Mauro Jesus Egidio Vaz!
      5 hrs · Like
    • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro Se proprio Dhlakama aconselhou aos jornalistas a escreverem a verdade dakilo q ele disse
      5 hrs · Like
    • Bicas LPasso Eu prefiro não me entusiasmar com essa controversia entre o Porta Voz e o seu líder. Vamos esperar pelos passos subsequentes. O que se pode antever é um puxão de orelha ao DHL quando se reunir com o seu "grupo" em Nampula (como afrimou em conferência de imprensa njo sábado) e também termos a dificuldade do PR não conseguir convencer à CP (que tem domínio sobre o dossier DHL) - orgão em que ele é apenas convidado e não membro de direito. Vamos orar para que tudo corra a contento.
      5 hrs · Like · 4
    • Celso Cossa Canalmoz é oposto de AIM/TVM/RM/Noticias/Domingo. Basta eligiar um lado definitivamente vai criticar o outro lado.
      5 hrs · Like
    • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro concordo com o senhor Bicas Lpasso.bem dito
      5 hrs · Like
    • Nacer Choy Sempre a contrariar o seu líder. Este não se difere do Unhay. É este grupo de políticos que manipulam o presidente. 


      Num trecho de um jornal online ele interpreta o discurso de DHL e Nhusy quando dizem que passo a citar : ( Ainda vamos consultar porque este país não é nosso os dois ). Logo ele diz que o país é do guebuza e comité central da Frelimo. Muito feio.
      5 hrs · Like · 2
    • Egidio Vaz Bicas LPasso, enquanto vai "esperando"eu avancó com certezas agora. Nyusi está a governar, não é chefe de turma de ninguém muito menos "mensageiro" de qualquer orgão. Devemos encorajar passos significativos, que, na optica do proprio Dhlakama foram importantes.
      5 hrs · Like · 5
    • Osvaldo Agostinho É disto a que te referias Dércio Ernesto
      5 hrs · Like
    • Julio Tomas Macovele politica e uma merda
      4 hrs · Edited · Like · 2
    • Dércio Ernesto "Propaganda de guerra"


      A media Moçambicana por vezes é fomentadora do divisionismo e por situações que só atentam a Paz, encontramos de um lado aqueles que "defendem" com garras, unhas e dentes tudo o que o governo faz e por outro lado os "extremistas" que só criticam e encontram maldade em tudo, onde as capas são sempre disso um exemplo.

      Mas, o que me faz trazer essa pequena nota é em relação a capa que hoje nós é trazida pelo "Jornal Público", a mesma tem como título: "Dhalkama pendura NYUSI" como uma alusão ao atraso 'astronómico' do líder da RENAMO e pelo facto deste ter mudado duas vezes o local do encontro do sábado com sua Excia. PR Nysui.

      Ora, o "Jornal Público" no lugar de trazer uma notícia acompanhada de uma capa a realçar o momento sublime e importante do DIÁLOGO, preferiu dar destaque ao atraso de Dhlakama, embora o atraso tenha sido algo pouco elegante para um encontro daquele nível (embora atraso seja sempre atraso) não vejo como elemento que mereça destaque em qualquer jornal.

      Vezes sem conta encontramos em Moçambique dois polos de fazer jornalismo, que em última instância são esses que desinformam o povo e fomentam a discórdia entre os moçambicanos. Contudo, isso é típico de um momento de tensão, onde a propaganda fala mais alto.
      5 hrs · Like · 4
    • Cacilda Sitoe Isso é o resultado de andar atráz de polemicas, Ver tubarões no lugar de magumba!
      5 hrs · Like · 1
    • Teixeira Teté da Silva Por ser um membro e portavoz alguem que esta mais proximo dele, quem sou eu para descordar com ele?
      5 hrs · Like
    • Nguila Nyangulane Eu encontro explicacao nesta baboseira, pelo facto de a mesma ter sido escrita durante o final-de-semana. A "alguns" se lhes devia vedar a possibilidade de escrever no intervalo que vai das 12h de sexta-feira ate meia-noite de domingo.
      5 hrs · Edited · Like · 8
    • Assimina Orlanda Mas se o lider da RENAMO falou no jornal q foram obtidos resultados satisfatorios da conversacao...ish
      5 hrs · Like · 2
    • Neves Nhavene O Dlhakama até pediu para que lhe ouvissem bem para evitar escrever algo que nao disse.. !!
      5 hrs · Like · 3
    • Euclides Flavio Meu caro Egidio Vaz, desde ja quero lhe felicitar pela coerência na apresentação da análise e também pela enumeração das inquietações. Acho que é das poucas análises que recorreu aos gregos, abandonando deste modo os ANAIS da França. Os filósofos preoucpam se mais com o ARQUE das coisas e acabam deixando a essência pois, entendem pouco da estrutura. Antes de avançar, quero desde já lhe actualizar, que irei deixar a minha análise com olhos virados para o PONTO 4.

      Tenho as minhas reservas em relação as suas perguntas principalmente quando põe em causa a profissionalismo de Bernardo Álvaro. 
      Aliás, no meu entender para além de excluir outras áreas do debate, acho que esta a pôr JORNALISMO MOÇAMBICANO à saque. Isto porque fazes perguntas das perguntas. O filósofo questiona para ter a resposta numa estrutura e as vezes encontra a mesma e frustra se ou satisfa se. No entanto, o jornalimo, em particular o moçambicano habituou nos o pragmatismo. Quero dizer, perguntas e respostas daqui para qui. O jornal Canal Moz, foi dos poucos que no decurso da campanha e pós camapnha trouxe informações de natureza política da melhor forma lúcida possível em relação aos outros jornais, incluindo estatais. In my poin of viem não problema nenhum de o Jornalista Bernardo Álvaro procurar saber do PORTA VOZ DA RENAMO sobre assuntos tratados, , aliás o exercício do jornalismo faz se da micro história. Ele esta bem e ja adiantou nos alguma informação útil e importante para quem quer se posicionar e saber do estado do sítio. 

      PS: O QUE É QUE EGIDIO VAZ, QUER COM TODAS ESSAS PERGUNTAS? POR EM CAUSA AO JORNALISTA BERNARDO ALVARO? INSPENCIONAR O JORNALISMO MOÇAMBICANO? 
      FAZER NOS ACREDITAR NO DISCURSO DE SURDOS E MUDOS? Limitar as perguntas do nosso jornalismo? Bem haja Bernardo Álvaro. Mais não disse.
      5 hrs · Edited · Like · 5
    • Edson Ramalho Paris Todos sabemos que alguns jornais trazem titulos agressivos que de um modo atentam com a estabilidade politica deste pais,apenas pa vender ma informacao.lamentavel
      5 hrs · Like · 1
    • Hassane Jamaldine Os deputados da Renamo vão tomar posse na proxima quarta feira, deixa esses confusos tentarem sabotar a Paz.
      5 hrs · Like · 1
    • Egidio Vaz Euclides Flavio não entendi o que quer dizer. Explica-te. Não entendi nada. Sou por acaso proibido a fazer perguntas? Não quis na minha indignação por em causa o jornal CanalMoz. Por isso achei apropriado falar do Bernardo Alvaro, que é o autor do texto. Questionar o método é mau? Não percebi, digo de novo.
      5 hrs · Like
    • Baltazar Munhequete Ha jornalistas que deviam ser proibidos de escrever seja o que fosse . É demais o que somos obrigados a ler para nos mantermos informados.
      5 hrs · Like
    • David Abilio Egidio Vaz, estás coberto de razão. Custa me admitir que ainda temos alguns compatriotas sedentes de ver sangue dos seus irmãos a escorrer por causa de nada.
      5 hrs · Like · 4
    • Allordon Vestavella Querem desinformar a população moçambicana...#Só_Pode!
      5 hrs · Like
    • Nguila Nyangulane Alguem aqui tera dado de caras com semanario "Publico" de hoje? O titulo da capa diz: "Dhlakama pendura Nyusi".
      4 hrs · Like · 1
    • Gilberto Jonathan Chirindza Amigo Egidio Vaz o seu post deixa de ter essencia correctiva a partir de momento k é tendecioso. ...quando LázaroLazaro MabundaMabunda escreveu mentira de k o líder Dhlakama é k solicitou o encontro e eu pontualmente corrigi não vieste ao público.... a Rádio Moçambique quando difundiu a mentira de k quatro membros da assembleia provincial pela Renamo tomaram posse não vieste ao público e muito mais notícias k a TVM, jornais Notícias, Domingos AIM tem difundido na tentativa de distorcer a verdade sejamos coerentes
      4 hrs · Like · 5
    • Euclides Flavio Não gosto do pragmatismo manu Egídio Vaz, pois, em me entender deixa a essência atraz. Mas se-lo quando exigido. Acho que estamos na mesma situação. Eu também não estou a entender as perguntas que fazes ao Canal Moz e principalmente ao Bernardo Álvaro que desta vez foi o seu alvo. Enfim, deixando a bubuzeira do lado quero dizer que as vezes pecamos QUANDO MANDAMOS PERGUNTAS SUBJECTIVAS do tipo Egidio Vaz, e' bonito em relação a Euclides Flavio não é? Aí esta a induzir pois não? Porque não deixamos a plateia dizer quem é mais belo? Enquanto poderíamos perguntar a plateia da seguinte forma e menos subjectiva: Entre Euvlides Flavio e Egídio Vaz quem é o mais bonito? Mesmo consciente de que a beleza é subjectiva teríamos pelo menos uma opinião preponderante. 


      PS: DEVEMOS QUESTIONAR O MÉTODO, O OBJECTO E O CONTEXTO. Mas também para este caso não podemos deixar do lado o verdadeiro exercício do jornalismo. Isto chama se jornalismo. Qual seria a importância das perguntas do Bernardo Álvaro caso questionasse aquilo que nós esperámos? Quem daria valor? O jornalismo faz se do OUTRO LADO.
      4 hrs · Edited · Like · 1
    • Lazaro Mabunda Gilberto Chirindza, eu disse que Dhlakama é que solicitou encontro? Rectifique-se, por favor. Onde entro nessa? Nao estas a confundir? Volte consultar onde viu a informacao e diga-me se eu e que disse.
      4 hrs · Like · 3
    • Parpinto Filipe Nhampimbe Pensador Balate, julgo que isto nem é ser a favor da oposição. Não creio que o próprio líder da oposição esteja a favor destas atitudes de desinformação.
      4 hrs · Like
    • Bicas LPasso Caro Egidio Vaz, muitas vezes essas predições antecipadas e certas retiram o mérito das nossas possições. Não neguei em momento algum que o PR era o PR, é facto. Apenas repisei que enquanto PR, não decide sozinho sem atender a vários órgãos de consulta. Que neste caso, enquanto membro e indicado por um partido, deve consultar os órgãos supremos que o indicaram. Continuo esperando.....
      4 hrs · Like · 1
    • Egidio Vaz Conversa Euclides Flavio, Conversa fiada. Veja a.notícia e.veja o link para aquilo que DHLAKAMA disse.
      4 hrs · Like
    • Egidio Vaz Gilberto Jonathan Chirindza, você deve cuidar de posições e declarações oficiais. E o que foi oficial é tudo aquilo que o líder disse e está registado. É o que está a ser feito. E nada do que o Se escreveu aqui. Eu estou a pontualmente questionar este texto. Sem contemplações, ele mente e distorce a verdade
      4 hrs · Like · 1
    • Euclides Flavio Caro Egídio Vaz, a essência do debate não esta naquilo que e Dhlakama e Nhusi acordaram ou não. Esta exactamente na colocação das perguntas a Bernardo Álvaro, no exercício honesto da sua área. Amanhã ficarei feliz se ele procurar saber do represemtante do PR sobre o que foi acordado. A função do jornalista num estado Democrático é divulgar a informação, denunciar e recordar.
      4 hrs · Edited · Like · 3
    • Euclides Da Flora Nhantunbo quem governa o pais e o partido frelimo....
      4 hrs · Like
    • Fernando Helio Naftal Triste e aquilo que fazem alguns profissionais, nao se contentam com a estabilidade do pais, o jovem jornalista so quer aparecer denigrindo aquilo que ate o surdo e ve (ouve e ve), pra mim esses jovem tinha de usar o seu talento pra situacoes produtiva e frutuosa.
      4 hrs · Like · 3
    • Francisco Mussa Este jornal deixa muito desejar, devia ser banido, pois so desinforma aos cidadaos
      4 hrs · Like
    • Paulo da Conceição Aqui em Moçambique não é usado o DITO PELO NÃO DITO? ??!!!! PODE SER QUE O MUXA'S SAIBA MELHOR. ELE MESMO DE BURRO APENAS DEVE TER O NOME....
      4 hrs · Like
    • Lourenco Covane Caro Francisco Mussa. O que Acha da TVM, Domimgo e Noticias? Tambem pode comentar sobre as personalidades que desfilam neste orgao.
      3 hrs · Like · 1
    • Celio Mabjaia Mano Egidio está mesmo a trabalhar, infelizmente não consegue quistionar o que acontece na RM, TVM , Jornal Notícia ,Domingo, AIM, e outros.
      3 hrs · Like · 4
    • Lourenco Covane Carissimos. Tenho a confessar que este mes completo 6 meses sem assistir a TVM e com direito a bolo e champanhe porque consegui e superei me de um VIRUS malecioso.
      3 hrs · Like · 1
    • Nelson Junior Eu acho que seria melhor,que todos moçambicanos nao fossem excessivamente emocionais e nem sentimentais...é questao de ter calma-tudo sairá para fora...Se,o senhor Egidio tem direito de dizer o que pensa,tambem acho eu, que o Mucahnga,Alberto Alvaro e cada um tem direito de dizer a sua...importante é nao criar falsos alarmismos e ficticios panicos...calma,calma e calma...nao interpretem tudo o que sai dos politicos,jornalistas e ditos analistas...Tudo vai sair!...Calma
      3 hrs · Like · 2
    • Jeck Alcolete Segundo RM no noticiário das 12.30h hoje os dois líderes tiveram mais um encontro. Irão tomar posse estes nossos compatriotas
      3 hrs · Like · 1
    • Benjamim Muaprato Se tivesse sido acordado algo, nao precisaria do segundo encontro que esta decorrer hoj (segundo noticia da R.M jornal da 12:30).
      3 hrs · Like
    • Manganhe J. Vicente O importante é que o dr. Egidio Vaz está suscitar debate. o resto fica sempre por detrás dos post de cada momento histórico do país.
      3 hrs · Like
    • Melo Ribáuè Muchanga é um louco!!!
      3 hrs · Like
    • Inacio Fernando mesmo sabendo que esse Muchanga é um frustrado, rancoroso e defende a guerra contra o seu proprio pais. Mesmo sabendo que Muchanga com discurso senil e incendiário nao pode contribuir para a Paz. Deviam ouvir vozes autorizadas e nao aqueles que colocam mais petroleo para o pais arder e Muchanga é um deles
      2 hrs · Like
    • Melinda Kujur "Ñ tomaram posse ate hoje, por uma questão qui nos levou aqui a reunir"
      2 hrs · Like

    • Primeiro Canal de Informação de Moçambique com...
      TIM.SAPO.MZ
      2 hrs · Like
    • Alice Zandamela Eish,ja nao tou a entender mais nada,so posso rir pa nao chorar.kikiki
      2 hrs · Like
    • Sidio Macuacua É por isso que eu disse que o "My Man Dhlaka's" já não manda nada, apenas lhe usam como capa para que logo que tomarem o poder se for o caso, irão lhe chutar e inviabilizarem tudo que terá conquistado, daí que eu continuo a dizer que os mais perigosos das aves são o quarteto Muchanga, Bissopo, Macuiane e Namburete..... Esses sim...!
      2 hrs · Like
    • Sidio Macuacua Aves de agendas totalmente diferentes na mesma organizacão partidária, isso é muito preocupante, mas estamos atentos he he he....
      2 hrs · Like
    • Marques Abdala Lamentavel
      1 hr · Like
    • Angelo Piletiche Antonio atentos estamos a ti sidio, tu es um g40
      1 hr · Like
    • Egidio Vaz Angelo Piletiche Antonio, estás bloqueado. Tens cinco minutos para ver pela última vez o meu mural. Sejas mal-criado com os teus e não no teu mural.
      26 mins · Edited · Like · 4
    • Cleto Goncalves Egidio Vaz tas sendo muito violento com alguns compatriotas. Lembre se sempre do papel do comunicador social. A acusação de g40 não retira quase nada em si e ao mesmo tempo acho ue que conheces o impacto de uma opinião sua, quando difere daquilo que alguns esperavam de si. Isso passou se igualmente com os Chivales etc. Tal como se Dhlakama hoje possa a apioar o Nyussi muitos terão igual posição, posição geralmente de frustração perante imagem pre criada... penso que foste violento para com Angelo Piletiche Antonio....

      As vezes é melhor ignorar que enfrentar
      31 mins · Edited · Like
    • Manuel Luis Amosse Nao fiques chateado, EGIDIO VAZ, com esse menino ai chamado Angelo Piletiche Antonio. Ele primeiro devia saber escrever bem. Veja a CRONOLOGIA dele, parece 1 crianca do ensino primario que escreveu, o que faltou e' insulto que apanagio desses nossos compatriotas quando nao tem algo por ilucidar nos seus comentarios.
    • Egidio Vaz Cleto Goncalves estou no meu mural e aqui debato as pessoas com respeito. Quer saber, sou muito tolerante a critica. Muitos desafiam meus pensamentos e respeito-os. Não precisa dizer-me que sou burro. Basta provar-me com opinião. Não precisa chamar-me G40 porque estes sao conhecidos. Não precisa chamar-me lambe-botas porque é a ultima coisa que faria. Criticar oposição, governo ou partido no poder é um procedimento que busco para aperfeiçoar a democracia. Não o faço por maldade. Por isso questiono ideias, estratégias etc. Quem me insultar ou faltar respeito aqui nas redes sociais, a única coisa a fazer é bloquea-lo para que pelo menos não seja eu a ver com os meus proprios olhos o insulto.
      27 mins · Edited · Like
    • Evaristo Cumbane o meu amigo Vaz tem toda a razão....DHL não disse o que se alega em alguns jornais
      • Borges Nhamirre Matias estas ver nem? O Vaz que ja te declarou o melhor jornalista do País e te tratou como amigo ontem, hoje esta a expor de uma forma depreciativa o teu trabalho. Sim, o teu trabalho porque tu és o editor do jornal.
        Sabes porquê desse tratamento diss
        onante? Porque ontem o teu trabalho, o extremismo do teu jornal satisfazia os seus interesses, hoje mudaram-se o seus interesses e entretanto tu mantes o teu trabalho pelo que isso ja te vale essa depreciacao publica.
        Cuidado com esses manos, man. Cuidado. 
        Forte abraço
        20 mins · Edited · Like · 8
      • Homer Wolf Idem idem, aspas aspas... @ Borges
      • Victor Nhachissambe E assim se vai o mundo Borges Nhamirre
      • Zeca Becane Felisberto Sibia Há nervosismo aqui. Concordo com Egidio Vaz
      • Egidio Vaz Mentiroso Borges Nhamirre. Mentiroso e vergonhoso o teu comentário. Execrável. Matias De Jesus continua a ser o que é e não mudei de opinião. Mas ele próprio não é imune a erros tal como são os demais trabalhadores incluindo a você. Eu questionei o trabalho específico e não generalizei. Mentiroso Borges, eu não mudei de interesse até porque sei perfeitamente do que critiquei. Não é o que escreveu. Vergonhoso!
      • Egidio Vaz Até porque o Matias De Jesus Júnior é meu amigo, criticamo-nos publicamente sem contemplações nem compromissos. O Borges Nhamirreda um exemplo medíocre quando desvia as atenções a assuntos marginais. Nunca esteve em causa o mérito do jornal nem do Matias. Porquê não discute a mentira patente na notícia? Estou revoltado consigo Borges. Não esperava de um comentário tão baixo como o seu
        25 mins · Edited · Like
      • Leonel Sarmento Egidio Vaz, o Angelo Piletiche a quem bloqueaste, não se referia a sí como g40, mas sim ao Sidio Macuacua que também comentou no teu post. Penso que houve um mal entendido. Reveja os comentários acima...
      • Borges Nhamirre Revoltas à parte, Egidio Vaz, o facto é que não podes isolar o jornal, o artigo e o editor.
        A partir do momento em que o artigo é publicado em jornal deixa de ser da responsabilidade exclusiva do jornalista e passa a ser do jornal e do seu editor. Isto é básico e tu sabes.
        16 mins · Like · 1
      • Borges Nhamirre Quando escreves que "um jornalista no seu pleno juízo" ou algo parecido, não questionas só o juízo do jornalista como a do respectivo editor. É esse editor é o Matias De Jesus Júnior, meu e teu amigo.

        Quanto à tua revolta, eu nunca a evitei mano. Mas 
        tu sabes que eu sempre disse o que penso. O que penso deste post é que ele é extremamente depreciativo ao trabalho não somente do Bernardo Álvaro Rabucane, como do Matias, o editor do jornal, a quem ontem chamaste de irmão.
        É isso é feio.
        Se queixares discutir o mérito da entrevista a Antonio Muchanga iríamos debater. Mas não foi essa a tua intenção. Foi atamento de coleccionar likes e comentários de Fauvets e eu não poderia deixar isso passar sem te criticar, porque és meu amigo.

Sem comentários: