sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Os dias penosos de Younasse Amad

Fevereiro · Editado · 
 · 

A nossa Assembleia da Republica abriu portas novamente e a vergonha se escancarou piamente. Não são ainda as derivas sonâmbulas e a maledicência que caracterizam muitas casas do povo por ai fora.
Na altura de confirmar mordomias, todos estão de olhos bem abertos (Eyes Wide Open, para desdizer Kubrick) e com decoro no trato. A vergonha tem outra natureza. Não se sabe porque portas e travessas, o edifício foi reabilitado em plena violação da Lei das Edificações. Mas mesmo sem Lei, o bom senso mandaria que se contemplasse uma rampa para deficientes físicos, mas como fingimos que somos um pai’s de “normais” ninguém imaginou que um dia pudéssemos ter um vice-presidente da AR deficiente físico, que se locomove com cadeira de rodas. Pois, agora que a Renamo colocou nesse lugar com destaque no púlpito o deficiente Younasse Amad, esta ai patente uma vergonha nacional do tamanho do mundo. Amad tem de ser carregado para sulcar as escadas para tomar o seu assento ao lado de Veronica Macamo.
São dias penosos que ele terá de percorrer ate que alguém resolva contornar o dilema. Isso implica fazer obras. E mais orçamento. Mas…e aqui est'a o problema... se a reabilitação tivesse seguido a letra a Lei das Edificações, esse problema teria sido evitado. De quem eh a culpa? Não sei. Do arquitecto que não previu a rampa? Do empreiteiro que ignorou o desenho? Ou do cliente que achou que deficientes nunca seriam chamado a ocupar tao nobre lugar?
Mas este problema, o de uma Lei de Edificações pontapeada religiosamente por arquitectos, empreiteiros e donos de obra, eh norma na actual onda edificadora em Maputo: a maioria dos novos prédios não tem escadas de incêndios nem parqueamento automóvel suficiente. Veja-se aquela vergonha do circuito de manutenção Repinga tornado parque de carros dos novos edifícios ministeriais na baixa de Maputo.Espero que a AR resolva isto o mais rapidamente possível
Gosto ·  · 
  • 162 pessoas gostam disto.
  • Beatriz Das Dores Laisse verdade meu mano ontem para se locomover ate ao podio foi um problema serio nosso pais sempre fazendo coisas de vergonha.ate quando isto nimguem sabe ao certo mais a ver vamos se a magna casa do povo vai resolver isto.
    9 h · Gosto · 1
  • Rosario Fome infelizmente ,a casa que devia servir de exemplo tbm pontapeia as normas.
    9 h · Gosto
  • Affonso Guerreiro De facto é triste.
    Näo quis acreditar. Vergonhoso!
    9 h · Gosto
  • Eduardo Elias Mano Marcelo Mosse a sua casa, quero dizer, o seu escritório já resolveu essa falta?
    9 h · Gosto · 2
  • Abdul Magide Sidi Hassam Ao meu amigo Inusso Amade (india) votos de sucessos na sua magna tarefa na Assembleia da Republica. Akllah SWT te ilumine para bem do nosso povo.
    9 h · Gosto · 1
  • Glielvis Rangel Realmente!. muito triste e vergonhoso..
    9 h · Gosto
  • Tavares Augusto Foi tao triste aquela cena no parlamento.
    8 h · Gosto
  • José Dias " Na altura de confirmar mordomias, todos estão de olhos bem abertos (Eyes Wide Open, para desdizer Kubrick) e com decoro no trato. " não aguentei com esta.... simplesmente vergonhoso!
    8 h · Gosto · 1
  • Ze Sequeira Pestana não estamos a falar de escritório de alguém,mas sim de edifícios públicos, e de lei ter rampas de acesso para cadeirantes,e a sra presidente da assembleia a fazer se de despercebida
    8 h · Gosto
  • Macua KB Vergonha total para uma nação
    8 h · Gosto
  • Vaz de Sousa Vamos com calma!Não estavamos preparados(Espero que um dia estejamos).Vamos olhar para frente!Para tudo existe sempre uma primeira vez.Mais e melhor do que muitos,entendo eu a verdadeira situação da pessoa com necessidades especiais e a situação è realmente uma tristeza.(Pelos menos sempre foi no passado) por enorme do culpa dos nossos Governantes.(Tudo para o bolso deles;Tudo pensando primeiro neles;e ...Etc..Etc).Acredito que neste novo Governo muita coisa mude para melhor.Jà estão em curso passos significativos para criar ACESSIBILIDADE na ''Magna casa''!E o resto virà por ...Tabela!Parabéns Senhor Vice Presidente(Um deles).Espero que através de sí hajam muitas melhorias na vida das pessoas com deiciência.
    8 h · Gosto
  • Ze Sequeira Pestana e não se trata dessa magna casa so,meu caro,em todos os edifícios públicos e a mesma situação, como um cadeirante vai ao cartório???????
    8 h · Gosto · 1
  • Celestino Matsinhe Uma vergonha nacional.
    8 h · Gosto
  • Regina Massingue eu achei triste não vergonhoso.os erros se corrigem com o tempo.
    8 h · Gosto
  • Homer Wolf E ainda dizem que a sociedade civil nao funciona!...
    8 h · Gosto · 2
  • Antonio Pereira Mais uma vez o amigo Marcelo Mosse está 100% certo na sua análise. Da AR é triste e deve ser corrigido o quanto antes e não haver excluidos no direito à mobilidade na Casa do Povo. Como utente diário do Repinga sinto isso e lamento ver que de dia para dia está pior. Já reclamei junto de automobilistas a estacionar as suas viaturas em cima da pista do circuito de manutenção, que me recomendaram para ir mais cedo e correr de madrugada, pois aquela hora, era a dos carros! LOL Abusadores, mas com humor.
    8 h · Gosto · 1
  • Lourenco Jose Vergonha mesmo, até a tal dita Casa do povo comete gravíssimas e vergonhosas falhas. E mesmo triste
    8 h · Gosto
  • Claudio Fernando Matusse Matusse Simplesmente lamentável...
    8 h · Gosto
  • Virgilio Munguambe O guardião da lei, violando a lei. Uma vergonha sem igual.
    8 h · Gosto
  • Amad Canda Amad é o espelho de tantos moçambicanos que enfermam do mesmo problema. Esperamos que isso os comova, de modo a que, doravante, cumpram e façam cumprir a lei.
    8 h · Gosto
  • Geraldo Mandlate Foi e é VERGONHOSO. Mas esta é a verdade nua e crua. Varios edificios de instituicoes publicas tem esta realidade. Nao se cumpre com a Lei de Edificações . Isto espelha o que temos vindo a dizer. A distancia entre o que esta previsto na lei e a sua implementacao efetiva para o beneficio dos cidadaos. Esse é um dos problemas nossos. Quantos cidadaos neste pais sofrem desta forma em varis escolas, hospitais, balcoes de atendimento etc? Acho que nao é so o problema do parlamento. o arquitecto, o empreteiro nao inventam nada que O DONO/PROPRIETARIO da obra nao queira. Eles apenas podem aconselhar. Tanto quanto se omitir algo exigido e previsto no projeto, podem ser forcado pelos tribunais a cumprir. Acho que este nao é o caso.
    8 h · Gosto
  • 8 h · Gosto
  • Cristiano Daniel Rosario Naene É o tipico, AR apanhada com as calças na mão. Não houvesse a lei das edificações, seria incompreensivel embora aceitavel. É caso para dizer a AR não é como o PR onde há um coração onde cabem todos os moçambicanos. Corrigir sem demora essa basucada no proporio pé, minimiza os danos.......
    8 h · Gosto · 1
  • Innocent H. Ab Aquilo foi uma vergonha nacional. Aqui perto na RSA, umq simples associacao dos estudantes sabe exigir aquele tipo de condicoes para biblioteca ate sala de aulas.. todas as bombaw de gasolinas tem quarto de banho para deficientes e criancas... Nao quero me imaginar quando o deputado, alias o Vice Presidente da AR quiser se aliviar la na Av. 24 de Julho... vao lhe acompanhar ate a onde? ADEMO deve trabalhar e o Amad deve activar as associacoes... a caminhada ainda é longa
    7 h · Gosto · 1
  • Carla Cortês Marcelo, eu acho que o episódio de ontem só revelou aquilo que para mim é das piores falhas da agenda de desenvolvimento. Assim como a AR parou ontem para possibilitar a locomoção do vice-presidente, nós paramos todos os dias porque já não podemos andar. O novo PR já é, com certeza, o maior dos perturbadores de um fluxo viário que há muito não flui. Mas a culpa também não é dele, mas de quem julga que a agenda de desenvolvimento será possível sem mobilidade e acessibilidade. Mas agora que os calos apertam a eles, vamos sonhar com dias melhores, porque ninguém mais pode parar!
    7 h · Gosto · 2
  • Rogerio Cuinica Realmente foi o espetaculo vergonhoso.e o k n podemos ver deve ter sido bem pior.refiro m as idas a WC do ilistre deputado...nem quero imaginar!...e como disse e bem o MM,podia s ter evitado aquele espetaculo embaracoso bastando cumprir com a lei das edificacoes
    7 h · Gosto · 1
  • Cachamba Amaral Caro Marcelo Mosse o empreiteiro executa o que o dono da obra mandar. Antes do empreiteiro ha um consultor que desenha a mando do dono da obra, toda a engenharia e arquitetura do projecto. Esse consultor que depois torna-se fiscal, retira pelo menos 10% do orcamento entretanto estranhamente nunca e referido nas broncas. Mas sempre o dono e que manda.
    7 h · Gosto · 2
  • Celso Guirrugo Que situação.
    7 h · Gosto
  • Silvestre Bento Maculuve Nao pensam nos outros por isso da nesta vergonha total e completa
    7 h · Gosto · 1
  • Carlos Serra Um sério alerta para a questão da implementação das leis, sendo que o exemplo deve partir, em primeiro lugar, da Casa do Povo, à qual compete, entre outras funções, precisamente fiscalizar o cumprimento das leis
    6 h · Editado · Gosto · 4
  • Maria Margarida Chaves Marques Se isto é no edifício da AR, já nada nos espanta!. ..... parece que estamos mesmo condenados ao subdesenvolvimento ....
    6 h · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque Interessante visao Marcelo embora o seu texto traz consigo uma carga de termos que Discriminam a Pessoa com Deficiencia. Ex:#Deficientes Nunca seriam Chamado um Ocupar tao nobre lugar? e outros termos por si. Ja criam situacoes de exclusao. Tal como a propria Presidente da AR Veronica o semblante dela ontem demonstrou uma #Exclusao logo numa casa onde se aprova #Leis e #Planos #Inclusivos. Please Dr Marcelo primeiro sao pessoas depois é a situacao em que elas se encontram (Pessoas com Deficiencia Fisica, Visual, Mental ou Intelectual, Auditiva ou sensorial.
    6 h · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque Em relacao a criacao de #Acessibilidade realmente foi pontapeada a Lei ou Decreto das Edificacoes. Uma autentica Barreira Arquitectonica acompanhada com a Barreira Atitudinal por parte da Sociedade nossa que ainda ve as Pessoas com Deficiencia como pessoas estranhas (anormais) na optica dessas pessoas ontem foi visivel isso. Portanto temos que mudar a nossa forma de ver este grupo social que tem um papel crucial do desenvolvimento de qualquer nacao. Cabe aos Governos criarem primeiro condicoes Leis, Decretos Inclusivos e torna-las aplicaveis criando condicoes para a sua prossecução. A casa magna ja devia ter elevadores, rampas, as portas devem ser alargadas enfim a Doutora Farida uma activista social no contexto da #Inclusao sempre vincou nas suas abordagens e discursos a importancia de se criar condicoes para acessibilidade para as pessoas com deficiencia. Isso nao basta so ser para as PCD mas sim a Sociedade deve saber se lidar com questoes de deficiencia. A Comunicacao Social assim como outras areas deve ter em conta que existem pessoas com algum tipo de deficiencia e essas pessoas tambem fazem parte da sociedade elas devem#Ter_Parte#Fazer_Parte e #Tomar_Parte... #Nada_pra_Nos_sem_Nos
    5 h · Editado · Gosto
  • André Mahanzule Óptimo MM tem razão meu caro, corrija apenas um aspecto de linguagem não menos importante. O cidadão Younasse Amad já não é deficiente físico na linguagem corriqueira mas sim um cidadão portador de deficiência física. Pronto, obrigado.
    5 h · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque Andre desculpa o termo Portador de Deficiencia tambem discrimina. O termo adoptado #Pessoa_Com_Deficiencia...
    5 h · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque A denominação utilizada para se referir às pessoas com alguma limitação física, mental ou sensorial assume várias formas ao longo dos anos. Utilizavam-se expressões como "inválidos", "incapazes", "excepcionais" e "pessoas deficientes", até que a Constituição de 1988, por influência do Movimento Internacional de Pessoas com Deficiência, incorporou a expressão "pessoa portadora de deficiência", que se aplica na legislação ordinária. Adota-se, hoje, também, a expressão "pessoas com necessidades especiais" ou "pessoa especial". Todas elas demonstram uma transformação de tratamento que vai da invalidez e incapacidade à tentativa de nominar a característica peculiar da pessoa, sem estigmatizá-la. A expressão "pessoa com necessidades especiais" é um gênero que contém as pessoas com deficiência, mas também acolhe os idosos, as gestantes, enfim, qualquer situação que implique tratamento diferenciado. Igualmente se abandona a expressão "pessoa portadora de deficiência" com uma concordância em nível internacional, visto que as deficiências não se portam, estão com a pessoa ou na pessoa, o que tem sido motivo para que se use, mais recentemente, conforme se fez ao longo de todo este texto, a forma "pessoa com deficiência". Esta é a denominação internacionalmente mais freqüente, conforme demonstra#Romeu_Kazum_Sassaki.
    5 h · Gosto · 2
  • Geraldo Alberto uma escola para aprender!
    5 h · Gosto
  • Maria Do Carmo Manjate Foi uma saia justa psra AR
    5 h · Gosto
  • Daniel Lewis NOTA: a lei menciona rampa de acesso ao edificio, isto e', do exterior para o interior.... ponto final. Cabe a casa, sabendo que tem um visitante especial, prepara la a posterior para o receber. Nao exageremos... 
    E nao sao necessarias grandes obras para se adaptar a sala a situacao actual.
    5 h · Gosto
  • Daniel Lewis O mesmo se aplica ao wc, o regulamento de edificacoes menciona pelo menos 1 wc publica p deficientes..... imagina agora que tenhamos q ter todas wcs de todos gabinetes dos ministros, directores, etc, completamente equipadas para ser usadas por um deficiente, porque um dia pode aparecer um ministro deficiente? Heheheheh.... nao. Quando isso acontecer, prepara se a wc destinada a este para que o mesmo a possa usar.
    5 h · Gosto · 1
  • Eusebio Jose Hum afinal a casa do povo viola as leis q as aprova...
    5 h · Gosto
  • Ryan Dillyto Paruque Yeah mas devem ser ser acessiveis sim nao importa se tera ou nao PCD mas a lei em sim obriga isso
    5 h · Gosto
  • Clovis Macave aquilo configura a vergonha mais vergonhosa... era suposto ser uma casa exemplar...
    5 h · Editado · Gosto
  • Joaquim Tesoura Tivemos tempo de apreender com erros dos outros, mas, sempre erramos para apreender...Marcelo Mosse sempre no ponto.

    Cidadania de verdade
    4 h · Gosto
  • Jaime Cumbana Vergonha posta a nu no poder legislativo.
    4 h · Gosto
  • King Vasquinho King Meu deus onse anda a ADEMO ADEMIMO que sao as Associações de Advocacia dos Dificientes ou mesmo a Sociedade civil ... é precisp que estaa mudancas comecem na casa do Povo
    3 h · Gosto · 1
  • Cristina Ussene Morremos a aprender. A ciência e inacabada.
    3 h · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque Boa pergunta amigo King Vasquinho King. Na verdade o movimento associativo ligada a #Tematica_da_Deficiencia esta deveras adormecida. Conheco alguns timoneiros que esperava ouvi-lo mas ate aqui Oiço o meu amigo #Rui Maquene grande activista e biblioteca nessa area. Mas ele so o Rui Maquene nao vai conseguir ademais ele tem o seu papel mas os outros por onde andam. o #FAMOD por onde anda porque esta Agremiacao tutela todas as Associacoes que advocam essa area. Portanto nao basta termos as leis mas é preciso pressionar a execucao das mesmas... Vamos fazer a nossa parte mas nao podemos tambem criar #Ilhas ou #Isolamentos porque as Ilhas criam exclusao...
    3 h · Gosto
  • Albano Macie Eu acho que o ilustre Marcelo Mosse coloca o problema de forma drastica e sem razao de ser. A reabilitacao da AR ocorreu de 1995 a 2000 quase. Em africa esse problema ainda nao era relevante como o e agora. A dinamica dos direitos fundamentais impulsionou novos ppsicionamentos dos Estados e ninguem nega isso a necessidade de permitir esta liberdade de locomocao. O edificio foi concebido na altura sem este detalhe e nunca a AR teve um desafio identico. Sei que dira que a AR podia receber visitas de pessoas portadoras de deficiencia. E digo que sim com razao mas de tempo para que vejamos se dentro de dias como sera respondido este desafio e nada de tratar o problema como se tal problema tivesse dido colocado antes e a AR tivesse omitido tal dever face a um caso concreto. Mesmo a Europa e outros do primeiro mundo responderam a esse problemas quando iam se colocando e de forma geral e abstracta. Um momento com AR vamos ver .... nada de alaridos .... penso eu que os orgaos decisores responderao a este novo desafio e com urgencia possivel...
    2 h · Gosto · 2
  • Ema Bombe Samussone Daniel Lewis nao sei qual e' a lei muito menos entendo de arquitetura mas o que tenho visto em Londres em todos os edificios sao rampas de acesso de interior para o exterior e vice-versa e no interior elevadores especiais para os portadores de deficiencia e mais todos os elevadores tem os botoes de chamada acessiveis e em braile. Quero tambem fazer lembrar que este deputado nao e' o primeiro portador de deficiencia. Ja tivemos um deputado com deficiencia visual portanto essa falha e' injustificavel.
    1 h · Gosto · 1
  • Daniel Lewis Inteiramente coberta de razao Ema Bombe Samussone. Pelo q entendi aqui, refere se a acessibilidade a mesa dos presidentes, se e' que e' assim que se chama, dentro da sala magna, e nao a entrada para o edificio.
    1 h · Gosto
  • Ema Bombe Samussone Seja como for Daniel Lewis penso que ha sessoes em que tem convidados "especiais", portanto a sala deve estar preparada pra recebe-los. Compreendo que o problema agravou-se com o acesso a mesa dos presidentes.
  • Albano Macie Ilustre Ema... a comparacao nao convence. Deficiencia visual para fisica? Estranho nem.... Londres para Maputo? Sobre Londres veja que em 1478 o Parlamemto era dirigido por Tomas Morus e onde ele jaz ja era corredor de passagem para a sala magna mesmo corredor usado pelo presidente dos EUA na decada 40 do sec passado Delano Roosevelt deficientr e faz essa comparacao. Muita paciencia mesmo para a A R. Eu acho que o problema ja foi colocado. Veremos o dias seguintes srs a AR vai criar as condicoes. Acredito sem necessidades de tanto. Alias ele e vice predlsidente ajudara na tomada desta decisao...
    58 min · Gosto · 1
  • Ryan Dillyto Paruque Chamo a atencao ao termo Portador de Deficiencia. Amigos esse termo ja nao esta em uso.
  • Roberto Tonissai Mas aqui o que está em causa nao é o termo ou a denominacao usada pelo Marcelo Mosse, mas sim o conteúdo do post que desperta atenção aos órgãos do Estado.
    37 min · Editado · Gosto
  • Albano Macie Ilustre Ryan correcto agora e pessoa com deficiencia mas como ainda nao foi alterada constituicao que trata de portadores de deficiencia o lapsus e desculpavel art 37
  • Ryan Dillyto Paruque kkkkkkkkk relax irmao

Sem comentários: