quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O que acontece ao seu Facebook quando morrer? Vai poder escolher


Tecnologia


  
 
SOL |
 
12/02/2015 23:19:47
    
O que acontece ao seu Facebook quando morrer? Vai poder escolher
O Facebook vai passar a dar aos utilizadores a possibilidade de escolherem o que acontecerá com as suas contas após a morte.
Nas definições de segurança, passa a ser possível escolher uma de três opções:
- Transformar o perfil num memorial, ‘congelando-o’ na última actualização e permitindo que familiares e amigos possam continuar a escrever posts de homenagem no mural;
- Apagar a conta e toda a informação;
- Designar alguém que receberá as suas credenciais de acesso à conta e que poderá passar a actualizar o perfil.
Neste último caso, com uma nota interessante: o nome é automaticamente alterado de, por exemplo, José Silva, para Recordando José Silva, para que os seus amigos e seguidores saibam que faleceu. Ao mesmo tempo, estes vão deixar de receber notificações de cada vez que o perfil for actualizado pelo seu ‘herdeiro’, para evitar constrangimentos desagradáveis para os enlutados.
Não será contudo possível ao ‘herdeiro’ ter acesso às mensagens privadas do amigo ou familiar falecido, uma vez que o destinatário destas comunicações – por exemplo, um namorado ou um colega de trabalho – poderá não consenti-lo.
Este testamento, que pode ser alterado a qualquer momento e cuja execução depende do envio de uma prova do óbito para o Facebook, vai estar disponível já a partir desta semana para os utilizadores nos Estados Unidos. O Facebook conta incluir outros países tão rapidamente quanto possível mas, segundo o Washington Post, está a estudar o possível impacto desta medida em sociedades com atitudes em relação à morte tão díspares

Sem comentários: