segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O projecto da Renamo de dividir o país em regiões autónomas é uma autêntica descida ao inferno

Centelha por Viriato Caetano Dias (viriatocaetanodias@gmail.com )

―A paz é uma criação contínua. Henri Poincaré, filosofo francês (1854-1912)

Perguntava-me um amigo das terras de Kambulatsitsi, em Tete, “óh Viriato, até quando continuará o governo moçambicano a suportar ameaças da Renamo”?

A minha maior preocupação não são ameaças da Renamo, que é uma característica dos fracos, mas sim quem alimenta esses discursos. Um animal perigoso, deixará de o ser, se o dono não o alimentar. Não é preciso nascer superdotado para perceber que em política não existe amigos nem inimigos eternos, há sim, interesses permanentes, dai que o povo, infelizmente, continuará a ser uma bola de matraquilhos. Chego mesmo a acreditar, pelo tempo de vida que levo neste “Vale de Lágrimas”, que a política pode até fazer heróis do povo, mas não santos. A Terra, meus amigos, não é a morada dos santos.

A Frelimo (braço político do governo) precisa da Renamo para justificar e legitimar o seu poder, por seu turno a Renamo, (que possui o estatuto de partido da oposição) tem a Frelimo como sua “galinha de ovos de ouro”. Ambos estão amarrados num casamento secreto, em que por vezes há ferimentos, tão-somente para espevitar o amor. Quem já percebeu desta jogada é o MDM, cuja validade pode estar a prazo se o “general em política”, Manuel de Araújo, desfazer o pacto com o partido do “monarca” Simango.


Como é do conhecimento popular, o entendimento havido entre o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, fez com que os deputados da Renamo tomassem posse na Assembleia da República e Assembleias Provinci-ais, tendo inclusivamente o líder da perdiz “congelado” os seus discursos belicistas, mas não impediu a Renamo de arquitectar o velho sonho de dividir o país, desta vez por via da criação de regiões autónomas.

Para o efeito, alguns juristas foram “convidados” pelos idealistas desta tese, fazendo interpretações tendenciosas e perigosas à Constituição da República. Não os condeno, compreendo-os, porquanto ―As ideias são o arsenal dos homens na luta pela sobrevivência e pela transformação do mundo (circundante ou não). Não fazem mal pelo simples facto de as ter, mas, sim, pela aplicação irreflectida das mesmas.‖Para os mais incautos, faço um esforço de os lembrar que durante a luta de libertação nacional haviam moçambicanos que estavam contra a independência, alinhando com os seus patrões, contra os anseios do povo. Estes nunca desapareceram, até criaram escolas do mal, aproveitando-se do momento de crispação em que o país vive para promover arruaça e dividir os moçambicanos. Se não for reaccionário, então que me diga como é que alguém douto em Direito, oferece-se em fazer uma interpretação no mínimo absurda à lei-mãe que ponha em causa a unidade nacional? Onde é que andou esse famosíssimo douto, que não soube usar o seu espirito voluntário, para enxergar inconstitucionalidade a uma lei que abraça todos os moçambicanos? Aos poucos começa-se a descobrir quem na verdade está por detrás desta macabra ideia da Renamo.

Dividir o país significaria uma nova Constituição da República, que discriminaria as pessoas pela sua naturalidade, origem, filiação política, apelidos, pigmentação da cor. Significaria ainda uma dicotomia político-administrativa (poder paralelo), uso de vistos para circulação, incluindo a “somalização” do país. A julgar pelos discursos tribalistas que se propalam, os que apregoam essa divisão sequer teriam espaço nessas regiões autónomas, seriam decapitados pelos interesses da maioria. Seria prudente emitir essas opiniões nos colóquios onde a loucura impera, para não receberem o estatuto de pessoas nocivas à pátria.

São essas pessoas que estão a dar cabelo branco ao Dhlakama, os mesmos que não querem ver o “ancião” aposentar-se e cuidar dos seus e escrever suas memórias, porque sobrevivem da sua instabilidade emocional. Não acredito em duas coisas: a primeira, que ao tomarem os seus assentos no Parlamento, os deputados consigam legislar a favor da sua própria destruição. Não acredito em alguns representantes do povo que não conseguiram ter outra profissão que político, outro emprego que deputado, aprovar uma lei que acabe com os seus salários, benesses e outras regalias.

Tal seria dar tiros no próprio estômago. A segunda, não acredito, nem com 600 diabos, que a Frelimo com maioria parlamentar possa permitir a divisão do país, isto seria, entregar a chave do galinheiro ao lobo. Para terminar, felicito ao líder máximo da Renamo, Afonso Dhlakama, pela decisão que permitiu a tomada de posse dos seus deputados. Bem-haja!!!

P.S.: Fiquei desiludido com a decisão do Magnifico Reitor da Universidade Pedagógica, Professor Doutor Rogério Utui, em permitir acesso automático aos candidatos que falharam os exames devido às cheias. O ensino não é algo compensatório. Conquista-se. Esta decisão é arriscada, na medida em que cria precedente a escala nacional e porque no país temos vítimas de muitos males (não só das cheias), que podem sentir-se discriminados. Zicomo (obrigado)

WAMPHULA FAX – 16.02.2015


Posted at 09:48 in Opinião | Permalink ShareThis




Comments

1
Cumbapo Morrumbala said...


Sr Viriato! Com todo respeito quero te pedir para evitar dizer coisas que não sabe. Nós como outros Moçambicanos diferentes do Sr. que vive a lamber botas queremos experimentar por cinco anos uma administração diferente. Não agite e nem se intrometa nas quetoes nao te dizem respeito. Tudo se experimenta. Estamos a viver em Moçambique ha varios anos todos nós crescemos com uma hostoria de Moçambique falcificada. Não podemos continuar a viver assim, queremos um Moçambique a crescer numa prosperidade com oportunidades iguais para todos.
Cuide - se e cuide da sua familia.... Deixa o Povo viver uma nova experiencia de Governação. Atenção! Quando queres publicar um artigo tens de pensar e reflectir se não vais ferir sensibilidades. Não seja egoista reparando somente o seu bem estar... um abraço


2
umBhalane said in reply to yussuf adam...


Os meus melhores cumprimentos.

"O país foi formado a ferro e fogo no seculo XIX e as unidades politicas existentes foram aplastadas... 
Mas os povos * ficaram latentes... 
Em vez de se reconhecer que temos diferencas 
e visoes ,valores, etc diferentes 
continuamos que ha uma solucao toyota para tudo... 
Nao ha..."

* Penso ter querido escrever Povos, em vez de ovos (que também dá)e e tomei a liberdade de substitui.

MUITO OBRIGADO.
Tykupereka takhuta – O meu muito obrigado

Cansa, embora que a luta do Povo nunca canse, de falar "sozinho".

""O país foi formado a ferro e fogo no seculo XIX...", isto é, o Estado de Moçambique.

As Nações continuam, assim mesmo talqualmente a LUTA.

Não sei se ainda não explicamos mais melhor.


PENSA BEM, pensa junto comigo.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


3
Francisco Moises said...


Nota: por engano este comentario tinha sido colocado no artigo que fala de criancas que estudam no chao em Manica.

Nao ha duvida que o sr. Viriato Dias e um homem esperto e inteligente, mas o meu conterraneo de Tete desceu a um nivel um pouco baixo por deixar transparecer a sua posicao pro- Frelimo, o que e o seu direito. Gostei da sua satira sobre a Frelimo e a Renamo e Dhlakama com os seus cabelos brancos. Pelo menos la Dias fez alguns de nos a nos rir. Ha uma certa verdade no que ele diz. Ha uma simbiose entre os dois, a Frelimo e a Renamo,que se precisamo para existirem Em vez de continuar com a satira no meio do caminho, ele decidiu virar o disco e tornou-se pro-Frelimo.

O titulo do seu artigo virou a verdade das coisas. Sera o plano da Renamo uma descida para inferno ou a descida para o inferno ja existia e existe e foi causada pela Frelimo e ela resultou no plano da Renamo?

A pergunta dele sobre ate quando o governo vai tolerar as ameacas da Renamoo da a entender que ele propositadamente fecha os olhos quanto aos factos e a verdade. Talvez que o Nyusi que desencadeou a guerra do Satunjira contra o Dhlakama possa lhe dar a resposta. Nao e que a Frelimo tolera as ameacas da Renamo. A Frelimo nao tolera a Renamo e as suas ameacas. Ela gostaria muito bem de agir contra a Renamo, mas sabe que a realidade sera outra, como sempre foi no passado, visto que a Renamo esta armada. Depois de sair batida pela Renamo na guerra de Satunjira, a Frelimo encontra-se travada, incapaz de agir, duvidosa e amedrontada. Se a Renamo nao estivesse armada, a Frelimo teria prendido Dhlakama e desencadeado accoes militares contra a Renamo a muito tempo.



4
chacha said in reply to Kodjaiwamue...


Apenas para alimentar a corrupcao. Com certeza ha um familiar o amigo envolvido nesse jogo. Aproveitando-se da situacao das cheias para resolver problemas de amigos e apaniguados. Quantos sao esses alunos? Onde estavam? Como eh que o reitor teve conhecimento da existencia deles? Escreveram para ele? Tudo porcarria. Por que eh que outras universidade nao tomaram medidas semilares, nao houve afetados?
Gloomy situation!!!
Vergonha. Depois falam de excelencia de formacao. Eh possivel uma excelencia de formacao numa situacao dessas?


5
yussuf adam said...


Durante a luta anti colonial ja havia partidos que queriam dividir o pais / a coremo nas suas diferentes versoes, Kkavandame e a Manu, nas suas diferentes versoes queriam a independencia de Mueda.... O pais foi formado a ferro e fogo no seculo XIX e as unidades politicas existentes foram aplastadas... Mas os ovos ficaram latentes... Em vez de se reconhecer que temos diferencas e visoes ,valores, etc diferentes continuamos que ha uma solucao toyota para tudo... Nao ha....



6
Mozambizan said...


O SENHOR VIRIATO É: DITADOR, EGOÍSTA, AGITADOR DE VIOLÊNCIA E DEMAGOGO BARATO

SENHOR VIRIATO,

eu não sei se é jornalista ou um dos antigos apolíticos que ajudaram a destruir o país. Para começar o país não é do senhor e não é da sua FRELIMO e, para ser mais simples para o seu raciocínio: 
 A FRELIMO, O POVO E O PAÍS NÃO SÃO PRIVADOS.

Por causa de pessoas EGOÍSTAS, ARROGANTES E SIMPLESMENTE IGNORANTES como o senhor, engrossou a RENAMO, o MDM e ainda outros que virão**, juntos forcarão a criação da verdadeira DEMOCRACIA para os Moçambicanos, onde os termos UNUDADE NACIONAL, vão adquirir o seu verdadeiro sentido e a sua verdadeira implementação. Em poucas palavras, as pessoas -NÓS- iremos limpar A SUJIDADE PARA O BEM DE TODOS, e 
não só para uma CLIQUE DE AMBICIOSOS que a missão e fazer demagogia e endanar as pessoas para assegurar
o seu desavergonhoso egoísmo.

PARA O BEM DE “TODOS“ VOU EXPÔR EM QUINHENTAS O SEU PERIGOSO JOGO NA MESA
Vou citar aqui a sua primeira agitação, cito:
„…Perguntava-me um amigo das terras de Kambulatsitsi, em Tete, “óh Viriato, até quando continuará o governo moçambicano a suportar ameaças da Renamo”?....“ 
fim da citação.

 O que o senhor sugere aqui não é a paz que de apregoar que ama, mas sim, a exigir o „seu“ Governo para PRENDER o senhor Presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama. O Governo não é o povo Moçambicano –para começar- embora o represente. Para terminar, o senhor tem que pôr evidente, que o Dhlakama já ameaçou o povo Moçambicano, mas as suas imaginações e conclusões BELICISTAS, -sim leu bem- estou a dizer mesmo que o senhor é que é belicista, embore muito baratamente quer sugerir o contrário.


BOAS INTENÇÕES NUNCA FORAM SECRETAS E CODIFICADAS, ATENCAO: AGORA VOU ACENDER A LUZ
Cito as suas palavras:
“… A Frelimo (braço político do governo) precisa da Renamo para justificar e legitimar o seu poder, por seu turno a Renamo, (que possui o estatuto de partido da oposição) tem a Frelimo como sua “galinha de ovos de ouro”. Ambos estão amarrados num casamento secreto, em que por vezes há ferimentos, tão-somente para espevitar o amor. Quem já percebeu desta jogada é o MDM, cuja validade pode estar a prazo se o “general em política”, Manuel de Araújo, desfazer o pacto com o partido do “monarca” Simango…“ fim da citação;

 O senhor -como tantos outros intelectuais e analistas tendenciosos- estão mais interessados e contar estrelas do que falar da VERDADE que faz e fez com que houvessem atritos nesse país. Para serenar com clareza o seu raciocínio, a minha frase diz o seguinte:

 É necessário que digamos a verdade e falar das causas e não SOMENTE DOS EFEITOS. Se eliminarmos as causas, as consequências não têm salão de acção. Nesse país, as pessoas esperaram 40 anos sob a governação da FRELIMO. A FRELIMO como partido não o que aqui está em causa, mas sim „UM GRUPO DE DITADORES E ASSASSINOS“ apoderaram-se do partido, do país e do povo, portanto privatizaram-nos e estão até ão ponto de optar por uma GUERRA para permaneceram no poder. Esses indivíduos -para uma clareza, especialmente os regimes do Chissano e Guebuza- fizeram todo o esforço necessário para corromper os intelectuais, a educação e criaram uma rede de SEGURANCA SECRETA para eliminar os chamados „INIMIGOS DO ESTADO“. O REGIME INFELIZMENTE conseguiu induzir na consciência de muitos Moçambicanos, que estar no Parlamento é o método barato de SER RICO atravês do ROUBO. Garantiu que Corrompendo a educação atraves de SALÁRIOS CHORUDOS ãos milhares de „DOTORES“ que a máquina automática está cuspindo anualmente, garantiria a criação de Classes sociais e calaria a boca dos que poderiam ir nas estradas manifestar contra o sequestro do nosso país.

Esses inimigos do estado, são Moçambicanos que tentam, se atrevem ou atreveram dizer a verdade, ou pura ter outra opinião ou ponto de vista. O SLOGAN apregoado desde os 40 anos „Viva a Unidade Nacional“, havia convencido o povo acreditar e confiar na integridade dos que as diziam, mas finalmente o povo tirou o veu dos olhos, e ficou estupefacto ao ver quao a Clique e suas famílias se tornaram MILIONÁRIOS, atravês de Recursos Moçambicanos e DÍVIDA ESTRANGEIRA CONTRAÌDA EM NOME DO POVO MOÇAMBICANO, e pior ainda:
 Os servidores / funcionários do Povo, passaram a REIS que substituíram àqueles que nos TORTURARAM E NOS ESCRAVISARAM depois de pura e simplesmente lhes termos dado hospedagem e lhes termos tirado a FOME que traziam da Europa. Agora o senhor VIRIATO aparece aqui contar histórias de TIMBILAS como se todos nós fomos cegos, é abuso demais. Mais ainda:
 O MDM caìu na fita facilmente, porque NUNCA viu um modelo exemplar de boa Governação, mas esperamos que venha corrigir os seus ERROS, parat tal, não é necessário que o senhor VIRIATO venha a agitar. Que tal seria falar TAMBÈM da PRINCESA VALENTINA GUEBUZA e outros filhos dos seus “DIRIGENTES“ que num relâmpago se tornaram tambèm em MAGNATAS, tambèm é símbolo da sua Unidade Nacional?? Ou mais fácil falar dum DAVIZ SIMANGO e DHLAKAMA???

NINGUEM ESTÁ MUITO ADVOCADO EM DIVIDIR O PAÍS, MAS SE “VOCÊS“ CONTINUAREM A FORÇAR A MAIORIA DOS MOÇAMBICANOS O VOSSO EGOÌSMO, ENTAO VAI VER QUE O PAÍS É SIM SENHOR: DIVISÍVEL!!!

 Todos estão e querem estarem livres de expressarem a sua opiniao, assim como o DHLAKAMA está livre de se retirar da política e escrever sobre as virtudes dele quando ele quiser, mas não AO COMANDO DO SENHOR AMANTE DA PAZ….! O resto deixo aos outros leitores e Compatriotas para comentarem, já que para mim, o que ainda segue só me enjoa.

Todavia, o senhor continua um irmão e compatriota, e espero que concorde comigo ques ó iremos longe se falarmos as verdades em vez de desiludir e ameaçar os outros, por isso os meus abraços,

Mozambican


7
Catava said...


Me parece que o tal Viriato é um louco neh???????????????????????
Será que ele o Viriato é uma pessoa de bom senso????????????
Viriato saiba que anão concretização das regiões autônomas é um inferno da Frelimo......Porque a FRELIMO aprovar ou não existirá sim região autônoma Centro Norte......


8
Kodjaiwamue said...


"Fiquei desiludido com a decisão do Magnifico Reitor da Universidade Pedagógica, Professor Doutor Rogério Utui, em permitir acesso automático aos candidatos que falharam os exames devido às cheias. O ensino não é algo compensatório. Conquista-se. Esta decisão é arriscada, na medida em que cria precedente a escala nacional e porque no país temos vítimas de muitos males (não só das cheias), que podem sentir-se discriminados"
Este eh apenas mais um caso, em universidades Mocambicanas acontece isso com frequencia, soubemos desta desastrosa decisao porque Utui eh Utui, gosta de aparecer, mas fazem isso sempre para familiares, funcionarios, vizinhos, amigos etc..etc uma demostracao clara de que a historia de que no ensino superior em Mocambique so tem acesso os mais cotados eh uma facia, um blef.
Nao falei ainda da compra de vagas. Quer dizer se pode meter um porque foi vitima das cheias pode meter tembem porque foi vitima de outros intereces.



9
chacha said...


'Perguntava-me um amigo das terras de Kambulatsitsi, em Tete, “óh Viriato, até quando continuará o governo moçambicano a suportar ameaças da Renamo”?'

Do meu ponto de vista essa eh uma tolice: por varias razoes.

Tolice porque Kambulatsitsi, enternamente nunca vai sair da desgraca criada pela frelimo. Se um homem nao ve a desgraca criada na sua localidade e sem nenhuma visao do que amanha pode ser, eh o mesmo que viver morto. As pessoas deviam avaliar o que foi feito desde que colonizacao acabou. Kambulatsitsi eh uma zona eternamente pobre, sem condicoes de vida, como eh que o morador de la acha que algo esta' sendo feito? Felizmente nao sou de la mas lamento bastante quando vejo a incapacidade de avaliacao dos donos de la. Se nao fosse Angonia que alimenta esse Kambulatsitsi, o que seria dessa gente hoje? As pessoas de Kambulatsitsi nao deviam questionar sobre a Renamo, deviam questionar o que eh que fez com que frelimo perdesse em Tete, o que eh que foi? Uma terra tradicionalmente frelimista, o que eh que aconteceu desta vez? Porque Moatize no geral votou na renamo? A maior parte das pessoas veem as condicoes de vida precarias, enternamente nao solucionadas.

Eu estou feliz, porque o meu distrito se desembaracou da frelimo, pois a populacoa julgou bem a situacao. Desfez-se dos frelimistas, que provocam odio entre pessoas com a sua politica de dividir para reinar.

Por favor pensem antes de emitir opinioes. As pessoas sao caracterizadas por essa faculdade sublime, que eh o pensar. Avaliar as consequencias e suas causas. Nao porque eu, individualmente de Kambulatsitsi, tenho uma possibilidade de vida. Mas sim tentar encontrar respostas porque eh que Kambulatsitsi, ao que parece, eternamente nao vai sair da desgraca social e economica?

Vejam o titulo que aparece neste blog: "Mais de 250 mil alunos estudam sentados no chao em Manica". A situacao destes alunos nao eh diferente do que acontece em Kambulatsitsi que muito eu conheco. Suponho que la seja pior do que o sentar no chao. La a situacao deve ser sentar no chao e nao ter nada de comer, senao imigrar para Angonia, Mwanza ou Lilongwe (em Malawi) ou fugir para cidade de Tete. Portanto, pensem antes de emitir algumas opinioes. Tentem encontrar respostas aos diversos problemas que ocorrem la localmente, e suas causas. Uma pergunta interessante seria: Porque eh que os alunos ate hoje sentam no chao? Ha-de haver algum dia em que os alunos vao deixar de sentar no chao? Como eh que isso sera' possivel? Depois de quanto tempo? A experiencia devia ser grande "ensinador" da nossa condicao de existencia. Pela maneira como o pais esta' sendo gerido, nao vai haver algum dia em que os alunos vao deixar de se sentarem no chao na sua situacao de aprendizagem escolar. Nao vai haver. Porque o ter uma condicao digna de aprendizagem eh um direito basico do cidadao. Se ate hoje o direito basico nao eh usufruido, nao podemos esperar milagres. Deus nunca vai dar a condicao de nao sentar no chao. Essa eh condicao que no's temos que construir.
Por isso temos que tomar a nossa posicao perante esta situacao. Como nao ha ninguem que pode nos ajudar na resolucao dos problemas que encontramos localmente, entao nao seria correto instituir uma administracao local, que pode considerar essas desgraca, cuidar essa desgraca que nos graca localmente? Pensemos sobre isso aos invez de comecarmos a influenciar as opinioes ombiguistas do tipo "A frelimo nao vai permitir isso mais aqui". A frelimo eh um conjunto de pessoas. E no meio dessas pessoas ha aquelas que sofrem diretamente com os efeitos de ma governacao, como aquilo que assistimos em Kambulatsitsi. Pensemos na nossa vida por favor, vamos ajudar a construir instituicoes que vocacionadas para a resolucao dos problemas da populacao e nao instituicoes que servem para resolver problemas economicos de alguns. Pensemos nisso por favor, deixemos de ser lambebotas. Nao eh com a pratica de lambebotas que se resolvem problemas cruciais que afetam um pais. As consequencias do lambebotismo sao claras: as pessoas nao pensam sobre como resolver os problemas, digamos, de Kambulatsitsi, por exemplo, pensam simplesmente em lamber botas porque isso traz vantagens pessoas e nao custa fazer isso. O lambebotismo, por causa da sua natureza de ociosidade, provoca rupturas sociais. Nao eh por acaso que com o governo de Guebuza, que tanto investiu nisso acabou sendo castigado: provocou o fortalecimento do repudio popular. Senao fosse as instituicoes lambebotas que fabricaram o resultado eleitoral, hoje todos estariam a lamber botas na rua. Por isso parem com vosso lambebotismo. Deixem as pessoas interessadas em trabalhar para o bem das populacoes trabalharem.


10
Jorge Valente said...


Senhor Viriato,
Os seus pronunciamentos sao uma autentica aberracao e indiferenca perante o colonialismo domestico que a Frelimo criou. Ao meu voce e machangane e quer manter a a dominacao do Sul perante outras regioes deste mocambique.
Visite por favor seu email, eu vou colocar la artigos sobre a realidade deste territorio.
Dai partilhe com outros reacionarios contemporaneaos.
Jorge Valente
Namicopo/Nampula


11
Miguel said...


“A Frelimo (braço político do governo) precisa da Renamo para justificar e legitimar o seu poder, por seu turno a Renamo, (que possui o estatuto de partido da oposição) tem a Frelimo como sua “galinha de ovos de ouro”. Ambos estão amarrados num casamento secreto, em que por vezes há ferimentos, tão-somente para espevitar o amor..”
------------------------------------- 
”…Ambos estão amarrados num casamento secreto…”

É interessante esta observação do Sr. Viriato. Ela me faz lembrar uma declaração (muito repetida) do Líder da Renamo, o Sr. Afonso Dhlakama, durante a sua campanha eleitoral para as últimas eleições gerais (2014):

‘Eu quando entrar no poder vou chamar os tecnocratas do “CARTÃO VERMELHO” para fazerem parte do meu governo. Aqueles que quiserem – “OS DE CARTÃO VERMELHO – podem ligar para mim…pois eu vou ganhar estas eleições…’

-------------------------------------

Miguel (o moçambicano indígena)


Sem comentários: