sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Governo de Nyusi e a deselegante oposição da Frelimo

16 h · Editado · 

O Governo de Nyusi e a deselegante oposição da Frelimo

Armando Guebuza despachou os membros da Comissão Politica da Frelimo, para as províncias, para passarem a sua mensagem: nada de regiões autónomas, como propõe a Renamo. Mesmo aquela ideia constitucionalmente prevista de “autarquias de caracter superior” eh chumbada liminarmente. Mulembwe, Vaquina, Comiche, Paunde, Sortane (ate Eneas Comiche), estao em peso nas províncias para passarem a ideia de que ninguém quer a “divisão” dos pais, manipulando aquilo que eh a nova formulação da Renamo (províncias autónomas; o que não eh necessariamente contra a Unidade Nacional; e eh marcadamente diferente do anterior discurso de DHL sobre Mocambique do Centro e do Norte).
Sem muita adesão de militantes, eles falaram para as camaras de TV.
Se eu bem me recordo, eh primeira vez que, fora de campanha eleitoral, toda a Comissão Politica sai para as províncias para se barricar contra qualquer coisa. Agora estão se barricando contra o Presidente Nyusi, que já nos havia brindado com o seu pragmatismo e disponibilidade para um diálogo frutuoso (pacificador) com o DHL. Mas, esse seu princípio de abrandar a violência política verbal, empurrando DHL para a Assembleia da Republica, esta a esbarrar com uma torrente oposicionista dentro da Frelimo.Eh a bicefalia no seu esplendor! Mas tambem eh a primeira vez que um PR se vê confrontado deste modo tao deselegante. Samora Machel, quando notou que a oposição dentro da Frelimo era enorme, acabou em Mbuzine. O que se espera de Nyusi eh que ele não recue e nao caia em armadilhas. Mas como? Como se Guebuza também controla a Assembleia da Republica? As vezes cogito que a transicao geracional devia ser a ferros...tipo um golpe de Estado geracional...Mocambique precisa de paz a todo o custo.







310 pessoas gostam disto.


Sic Spirou Está mais que claro, Guebuza deve entregar as rédeas do partido a quem de facto manda. Estou a ver o que vai suceder na AR quando se debater essa questão das autonomias. Aliás:não estou a ver!!
16 h · Gosto · 8

Evaristo Maússe Pois é Marcelo Mosse, parece que até Março seremos brindados com a guerra das comadres pelo controle da natalidade patriótica. Uma comadre no auge da idade fértil e outra na menopausa.
16 h · Editado · Gosto · 14

Zulficar Mahomed Vai prevalecer a vontade "encomendada" pela Comissão Política. 
Sente-se a retirada de tapete a uns tantos usurpadores da vontade popular.
A paciência tem limites.
SAIAM.
16 h · Gosto · 1

Euclides Flavio Agora é que confirmo realmemente que tratava se de um DELFIM. O que Nhusi esperava da confiança de Guebuza?

Fausto Quinhas Guebas tem mao quente, fara de tudo pra aparecer, sempre com sua forma caracteristica, inviabilizando o trab.de Nyusi. 
Como presidente da Frel esta a criar alas como sempre. Devia sair como Sergio Vieira disse.
16 h · Gosto · 8

El Patriota Irmao Amosse andaca.
16 h · Gosto · 4

Magacebe Majacunene Mais fissuras, mais fragilidades e com isto ri-se um grande capital estrangeiro.É precisamente isto que eles querem.Mas a culpa não é do grande capital, mas sim, dos politicos moçambicanos que adoram chupar "balas de açuicar". Vamos passar este ano todo nesta instabilidade, incerteza que é uma forma de desgovernar.O egoísmo é.........
16 h · Gosto · 4

Gerson Machevo Marcelo esse cogito geracional tem que ser bem pensado senão fica pesado




16 h · Gosto · 1

Herculano Cumbi Reco Guebas tem problemas de s importar simplesmente com seus proprios interresses individuais,ignorando a liberdade dos mocambicanas..Chega chefe..
16 h · Gosto · 3

Rito Nobre Esses estao a tentar tirar os mocambicanos de dentro do coracao graaaaaande de Nyusi...
16 h · Gosto · 6

Julio Machava Talvez seja necessario esta tipo de confronto para que o debate da sucessao Na lideranca do partido venha de dentro.
16 h · Gosto · 4

Arlindo Cossa Eishhhhhhh...

Beatriz Das Dores Laisse esse Guebusa ainda esta a nos governar em casa sentado
16 h · Gosto · 1

Marcelo Mosse Beatriz Das Dores Laisse ele nao esta sentado em casa...instalou-se na ex-Pereira do Lago, onde chega todos os dias pela manha cedo e comanda o Partido como que um Governo.
16 h · Gosto · 8

Beatriz Das Dores Laisse estamos entregues ate quando a frelimo vai estar no poder

Wilson Ajuda Ajuda Foi o Guebas que comecou com esta confusao toda logo que tomou o poder
15 h · Gosto · 1

Neves Nhavene Epah ate Eneas Comiche,uma figura tao admirável,ja disse claramente que vai chumbar o ante-projeto da Renamo na AR.
15 h · Gosto · 3

Hortencio Lopes Esta mais que provado que numa capoeira so manda um galo.
15 h · Gosto · 1

Joao Valentim Nhampossa Dois polos de poder e duas lideranças! Um é o garante da Constituição, simboliza a unidade nacional e representa a nação no plano interno e internacional e zela pelo funcionamento correcto dos órgãos do Estado. O outro é o garante dos estatutos da Frelimo, simboliza a unidade no partido e zela pelo seu funcionamento correcto. Quem vai levar a melhor? Aquele que nunca conseguiu alimentar um bom diálogo com DHL, se não bang bang, ou aquele que está aberto ao diálogo frutífero com DHL? Conta a gente Nyusi, vamos ajudar a sair dessa é só abrir olho Excelência. O mesmo diálogo que está estabelecendo com DHL tem de estabelecer com Guebas também... porque ele já está a liderar uma "região autónoma" para atrapalhar o seu mandato e parece ser o seu calcanhar de aquiles de verdade...hehehehe
15 h · Gosto · 6

Nadia Mussa Chemane Pautemos pela mudanca se nao nunca mas,que se paute pelo interesse da colectividade...........
15 h · Gosto · 1

Wilson Rui Hobjana Hobjana Eish... Isto e' uma vergonha Nacional

Joaquim da Costa Hortencio neste caso é um PATO kkkkkk. JC

Basilio Muhate Marcelo Mosse golpe de estado Geracional ? Eu não concordo com essa via de transição geracional, isso so se pode fazer em casos extremos, e não me parece ser o caso. A Frelimo tem dinâmicas proprias e caracteristicas conjunturais a cada momento político que o país vive e atravessa. Cada transição do poder em Moçambique teve características proprias e dinâmicas próprias. 
Engana-se quem pretende deixar transparecer a ideia de caos... Curiosamente ha alguns tempos atras, por exemplo, debatia-se muito, as vezes de forma apaixonada, a excessiva partidarizacao de tudo, agora a tendencia inverte-se no nosso subcosciente ... Caso para dizer "voce morre por ter cão, e morre por não ter cão" ...
15 h · Gosto · 8

Hussene Algy Adamo fico sem entender agora q de facto n qur sossego no MOZ mas sem puxar tanto vejo q os papeis estao se enverter para o pior

Luís Loforte Marcelo Mosse, tu acreditas que não haja concertação entre os dois pólos do poder? Bem, ainda que eu possa acreditar que sim, a verdade é que alguém, nomeadamente Nyusi, assume o papel mais ridículo, o de bombo da festa. E daí até à sua secundarização pelo povo vai uma pequeníssima distância.
15 h · Gosto · 2

Otelo Uetela E para rir ou chorar...esta situacao tem mesmo um toque de um filme da mafia onde um simples passo, acto, momemto e intencional e so nos apercebemos no final do filme...E é tambem nessa parte do filme que descobrimos que afinal estao todos, mesmo todos, mas todos mesmo juntos...com a excepcao do artista principal, "o povo ", pois ate a sua esposa, a Lei, esta do outro lado.
15 h · Gosto · 3

Hussene Algy Adamo seja o q for irmaos mxmo os q se julgam esperto acabaram entndendo q o pais politicamente falando da uma mer...............

Inacio Arnaldo Arnaldo Eu estou contra as ditas regioes autonomas,viva Frelimo.
15 h · Gosto · 3

Inacio Arnaldo Arnaldo Viva o Presidente Guebuza
15 h · Gosto · 1

15 h · Gosto · 1

Gilberto Gomes É de lamentar! Mas eu espero, e sou optimista quanto a isso, de que o Presidente Nyusi, com o Apoio incondicional nosso, poderá ultrapassar todo esse um conjunto de fôcus de ameaças e riscos dentro do Partido que o elevara ao Poder, e que são situaçoes próprias que ocorrem em gestão de um negócio. Vamos nos unir para acabarmos com o eterno espírito egoista de Guebus.
15 h · Gosto · 1

King Vasquinho King Em Matéria de análise política é preciso ir ao fundo da dinâmica do poder. Era preciso derrotar DHL diplomaticamente pondo sentado em Maputo sempre que possível com Nyusi e outros líderes da oposição claro ele sendo o cabeça de toda oposição, mas que o trabalho político tinha que avançar no terreno com o Partido para estrangular a ideia de Autonomia.
Entao estrategimente ai abria espaço para os governos provínciais trabalharem estavam a ficar refens de DHL. Entao tudo esta planificado para as duas prováveis derrotas na Ponta Vermelha e no terreno.
Infelizmente ele DHL percebeu e ja avança também para as províncias recuperar o terreno que perdeu para os seniores da Comissão Política
15 h · Gosto · 2

Solomone Manyike Parece-me um debate apaixonado! Que entender de abertura! Inclusividade?

Zulficar Mahomed Mas alguém dá atenção a tal comissão politica??
15 h · Gosto · 3

Jorge Silva Nestas ocasiões vale a pena recordar clássicos como Tocqueville que dizia que " Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades." Manifestamente não é o caso vertente, mas se atentarmos a que diz Groucho Marx "A política é a arte de procurar problemas, encontrá-los em todos os lados, diagnosticá-los incorrectamente e aplicar as piores soluções." , então talvez entendamos o que se passa no vermelhão.
15 h · Gosto · 1

Augusto Massiana Isso ainda vai dar de falar vivam pra ver....

Eduardo Mondlane Se nos mocambicanos não estivermos unidos porque todos nos ja sabemos de onde esta a sair esse barulho. Deviamos unir e sacudir essa pessoa pq quem manda e o povo. O povo no poder.
14 h · Gosto · 2

Euclides Cumbe lembro-me que um dia Muchanga na qualidade de porta voz da Renamo, dissera que este país tem dono. será o Guebuza o dono deste país?

Parpinto Filipe Nhampimbe Uma dúvida: Alberto chipande, membro da comissão política, foi despachado para que provincia, Sofala?


Júlio Mutisse Marcelo Mosse eu acho que estamos a tirar decisões precipitadas neste assunto. Estou neste debate desde ontem no meu mural.
14 h · Gosto · 1

Ricardo Reffel vamos rezar para que o bem esteja no lado do povo..... Eles k se fartem de brincar e nos roubar. Oque nao queremos e so guerra e melhorias nas condixoes basicas do povo...

Celso Mapsanganhe Quando o Patólogo, reoganizou o Partido em Pemba e depois fez das suas na escolhas para Assembleia da República, pensou na proteção dos seus interesses a mais alto nível. Inspirou-se nos ideias do Putin, mais está a ver que houve erro de cálculo na escolha de Medvedev. É por isso que o velho está a tentar descredibilizar Filipe, por meio de tanta campanha vergonhosa. Não sabia que encontrar-se com a oposição é proporcional a aceitar as suas ideias! Não sabia que submeter uma proposta ao parlamento é proporcional a aprova-la. Os patos talvez tenham "muzungu".
14 h · Gosto · 6

Eduardo Zimba A Posicao da Frelimo e Justissima. Quando DHL faz os seus comicios, tudo e noticia e ninguem reclama, quando a Frelimo contrapoe, todos reclamam. Lembrar que Nyusi e presidente de Mocambique, gracas a Frelimo: Uma Maquina, de contrario, seria um candidato com a posicao de Raul Domingos.
14 h · Gosto · 1

José de Matos Porque sugeriam que a Proposta fose apresentada na AR quando ja decidiram que vai ser chumbada, ainda antes de ser apresentada?
14 h · Gosto · 2

Frelimo Sim O PR está a agir como presidente de todos, ou seja, com responsabilidade e sentido de Estado. 
A Frelimo como partido político organizado ja esta a defender a sua posição. Cabendo cada partido defender a sua posição. Quem diz haver contradição são aqueles que esperavam que o Presidente da República se pronunciasse em nome do Partido o que iria ferir a democracia e sua posição como presidente de todos os Moçambicanos.
14 h · Gosto · 6

Celestino Matsinhe Nada vindo do frelo me surpreende, porém incapacitar Nyusi dessa forma e em público é a pior barbaridade que pode ser feita de mentes q se dizem sãs.

Elsa Do Rego O Presidt Nyusi colabora c a oposicao porq afora o povo ...agora estes da comisaao politica nunca fizeram algo pelo povo ..os nomes acima mencionados so foram perda de tempo nos governos anteriores .desta vez em de descartar c o presidt o povo posdivelmente descartara c esta comissao politica .podem ter ido as provincias mas o povoja nao acredita neles

Elsa Do Rego Digo porq adora o povo

Tomas Mario "Paz a todo o custo" quererá dizer "paz a qualquer custo"? Não creio que se possa interpretar a estratégia do Presidente Nyusi com a infinita elasticidade implícita nesta expressão. Ate porque deixou claras as balizas de qualquer aceitação das propostas da Renamo pelo Parlamento, ao salientar, alto e bom som: "somos guardiões da Constituição da República".Marcelo Mosse
14 h · Gosto · 4

Elsa Do Rego KVK a ideia de regioes autonomas jamais devera set estrangulada porw deste mido a regiso centro nao obtera as minas de diamantes q bem e devidamentepetencem a Mz-ha q dar um certo poder ao Predt DKLM porq Mz nao pode de jeito nenhum ficar a perder

Marcelo Mosse Júlio Mutisse Nos teus comentarios no teu mural reproduzes a mesmas manipulacao sobre a divisao do pais...a mim parece que a Renamo avancou para outra solucao negociada que ate pode ter enquadramento na actual Constituicao ou numa revisao da Constituicao.
14 h · Gosto · 2

Dinis Chembene Este assunto esta a gerar uma ansiedade fora do normal. Então a bem pouco tempo a Renamo estava com "mil" propostas, até que chegou a algo sensato, mas discutivel que são as tais regiões autonomas, que não se sabe se é realmente isso que o povo quer. Se realmente é isso que vai fazer prevalecer a paz no país e já estamos todos a lançar pedras a Frelimo. A Renamo fez o seu jogo politico e ganhou muito com isso, não percebo o porque de a Frelimo ser criticada quando faz o seu jogo politico tambem. Ademais ainda não sabemos o que a Renamo vai apresentar na AR. E mesmo que se criem as tais regiões autonomas nada nos garante que se forem feitas eleições nessas regiões a Rena,o vai efectivamente ganhar e ver cumprido um antigo sonho de Dhlakama de mandar para alem dos muros da Renamo. Outro assunto tem a ver com a forma como a Frelimo vai e quer fazer a transição geracional, isto, diz respeito aos proprios membros e homens "fortes" do partido que devem encontrar as formulas que acharem adequadas! Vamos dar tempo ao tempo.

Marcelo Mosse Tomas Mario no fim do meu post dei-me ao direito e liberdade de desabafar...obviamente que defendo que o processo seja dentro da normalidade politica e, de facto, o ser-se guardiao da Constituicao tambem implica aceitar que ela seja revista para se promover a paz.....Creio que o alcance do "somos guardioes da Constituicao" pressupoe tambem a admissao de que ela pode ser alterada.
14 h · Gosto · 6

Elsa Do Rego O Mr Guebas vai ter q arrranjar uma comissao politica mais jovem hehehe pra alinhatem c o Nyussi - e vao aparecer tantos or lots oftop brain eillshow up for the new political commission
14 h · Gosto · 1

Elsa Do Rego (Alinharem )

Júlio Mutisse Marcelo, já há proposta? Não. O Parlamento recusa receber a proposta que virá? Não! Onde está a contradição. Lembrar que a FRELIMO está a fazer algo que não podia ser diferente. Apregoar eventual divisão seria rasgar seus próprios estatutos. Para mim, e essa é a posição que defendo, vamos esperar a proposta da RENAMO, avaliar seu conteúdo, avaliar como o Parlamento (esse sim devia interessar todos nós) irá se posicionar e como cada partido se pronunciará. Antes disso é fazer Nyamussorismo. Não há manipulação meu caro amigo...
13 h · Gosto · 2

Elsa Do Rego Como ultima slternativa se uma comissao politica maisjovem e completamente nova nao sparecer -im in favor for GoLPE d'estado geracional uhh finalmente umasolucao solida reapareceta
13 h · Gosto · 1

Elsa Do Rego (Reaparecera)

Mablinga Shikhani hehehehehehehehe... outras coisas...

Marcelo Mosse Julio Mutisse do mesmo modo que a Renamo ainda nao submeteu a tal proposta de provincias autonomas, a Renamo tambem nao ainda nao concretizou a sua anterior ameaca de divisao do Pais. Tao simple como isto...voces tao a dar essa pretensa divisao como um facto consumado.

Elsa Do Rego Como Presidt de tds os mozambicsnosele nao pode defender o Frelumo Sim kkk porq no fundo a voz da consciencia e muito forte abala a tds ....porq a consciencia sabe q o povo esta a sofrer e e pre iso umamudanca brusca do q foi ligado a um passado pessimo

Geraldo Obra Alegriao Nos outros paises quando um presidente termina o seu mandato(s) vai para casa, fica a cuidar os seus filhos, netos ou mesmo bisnetos. Entende-se que ja contribuiu mal ou bem para o pais. Altura de escrever livros, cuidar de jardins, capoeiras e ate de patos.Mas no nosso pais parece que ningem acaba o mandato. quando todos julgavam que o pesadelo havia acabado...
13 h · Gosto · 2

Marcelo Mosse ...e loisas

Geraldo Obra Alegriao Marcelo Mosse relaxa. Tambem ha patinhos nas redes sociais. Gosto de ideis proprias. Sejam elas boas ou mas.Mas repeticoes de outros discursos...Indigesto ne...Assino por baixo do teu artigo.
13 h · Gosto · 1

Luís Loforte Na minha opinião, a ideia de regiões autónomas não passa de um absurdo quando não implica perguntar ao povo se o quer e como o quer. Ao Parlamento apenas cabe formular a forma e o conteúdo da pergunta a fazer em referendo e nunca decidir seja o que for quando ao povo cabe decidir, seria um ultraje. As eleições não foram para decidir se queríamos ou não regiões autónomas. Agora, uma solução de bom senso e de alta política resolvia por inteiro o problema. E isso significaria concertar na indigitação de governadores em províncias onde determinado partido obteve maior expressão eleitoral. E aqui prevaleceria o princípio segundo o qual em democracia ninguém ganha tudo e ninguém perde tudo, todos ganham em proporção da vontade popular. Só que esta solução esbarra com aqueles que, socorrendo-se da História, querem sempre tudo, não admitem partilhar com ninguém, "é nosso e sempre tem de ser nosso"!
13 h · Gosto · 7

Fernando Costa Já alguém conhece a proposta?. Eu ontem li vindo da Renamo, que não eram regiões mas sim províncias. E não li autonomias. Li governar. Governar pode ser governadores.
Estou confuso.

Gabriel Muthisse Parece-me que as mesmíssimas pessoas que estavam contra Filipe Nyusi na Campanha o querem isolar da FRELIMO. Apresentando-o como melhor do que a FRELIMO. O pior erro que um militante da FRELIMO pode cometer, é acreditar nessa peregrina ideia de que é muito melhor e superior do que a Organização que o projectou. Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos. 
As brigadas centrais da FRELIMO, dirigidas pelos seus Chefes, que são esses membros da comissão política dirigem-se com muita regularidade às províncias. Não é verdadeira a sugestão de Marcelo Mosse de que esta é a primeira vez fora de campanhas eleitorais. 
Insisto numa coisa, isolar Nyusi de Conceita, de Verónica, de Vaquina, de Comiche, de Chipande, de Pachinuapa, de Talapa, de Pacheco, de Mulembwe, de Alcinda, de Paunde, de Muthemba, de Pantie e de outros é isola-lo e neutraliza-lo a prazo. Nyusi só é forte dentro da FRELIMO.
É estranho que até a Renamo, através dos seus mais destacados líderes defende a ideia de que o PR é muito melhor do que o seu Partido. Ele deve acreditar nisso?
13 h · Editado · Gosto · 4

Elsa Do Rego Bem democracia e porpocao popular e uma democracia marxista ....em termos mais polidos a democracia ganha-se apartir do parfido q sustenta maior ganho monetario ou apoio from a wealthy bussinessx class ...
Soq este ideal democratico em mz esta ainda ga uns cinco snos de atraso e estara banido enwtoas empresas mozambicanas vontinuarrmna falencia e sem lucro suficiente de entrevir na politica ...assimsendo mz continuara ase conduzir por uma democracia partidaria muito permanente q nao se envigora nem sofre transformacao ....democracia latente

Carolina Menezes Matos Luís concordo em género e número, contigo. Fernando Costa julgo que grande parte do povo moçambicano está confuso. O que está na mente de certas pessoas? Disporem de nós como se fossemos propriedade sua e sem vontade própria. Retalhar um País...ao qque chegamos!!!

Luís Loforte E o problema é mesmo esse, Fernando Costa, muito do que vem da RENAMO tem de ser entendido por via dedutiva, não é uma ideia concreta, com substância. Do género: "ouvi khó, depois guidi-guidi-guidi, e eu hei, você". Ora, isto conduz a metamorfoses nos discursos do Dhlakama.
13 h · Gosto · 1

Elsa Do Rego Nestas democracias latentese fragil tdo pode acontecer deste fraude'permanencia eterna do partudo politico e ategolpes de estado em dituacoes criticas 


Dai o Presdt DKLM ter q iptar por um melhor managment das provincias c grd potencial economico de uma forma ou doutra toboost the economic performance of these regioes c justica e rectidao ...nem q um novo alinheamento fronteico tenha q terlugar
13 h · Gosto · 1

Gabriel Muthisse E julgar que todos aqueles membros da Comissão Política não têm ideias e são manipuladas por Armando Guebuza é passar um certificado de imbecilidade a pessoas, algumas das quais já deram provas de verticalidade.
13 h · Gosto · 1

Luís Loforte Carol, e então no teu e no meu caso teríamos que ter vários passaportes, e isto a acreditar na ideia inicial da RENAMO. Na verdade, é como tu dizes, nunca o povo esteve tão confuso como agora, e tudo porque, na minha opinião, nunca teve políticos tão ineptos, tão clarividentes, como os que temos nos dias que correm. Em resumo: precisamos de uma liderança, de uma verdadeira liderança para saber para onde caminhamos.
13 h · Gosto · 1

Marcelo Mosse Caro Gabriel Muthisse Mas agora de repente o Partido nao promove a disciplina partidaria? Quer dizer me que o refrao eh espontaneio e que o maestro foi dar uma volta...?
13 h · Gosto · 3

Eusebio Jose O DkM vai iniciar o perpulo pelas regioe centro e norte, essas comicoes serao afundadas, essa coisa de devisao do pais e uma historia, outros paises tem esse modelo de governacao e nunca deixaram de sermos mesmo, facam tdo em nome da paz paz paz, pk le um jornal q o Dkm dizia de bem ou de mal vamos governar e isso e assustador

Elsa Do Rego Boosting the econimic performance will automaricaly improves instantely the standarts of living if those populations yhat have bern living drasticaly unwell for too too long ....o velhote tem cabeca nao e um burro qualquer da frelimo 
Os da frelimo so sao armalhoes enao fizeram nada e absolutamente nads pelo povo 
Armalhoes bebados e so querem boa vida
13 h · Gosto · 3

Geraldo Mandlate Pratido frelimo tem direito de discordar com o governo, como renamo sempre fez. Esta é nova historia do pais. PARTIDO FRELIMO DEIXA DE SER DONO DE ESTADO. Pela primeira vez ( eu nunca acompanhei) o partido frelimo estar em desacordo com o governo/PR. É por isso que nos todos nao estamos sossegados. ESTA É A VERDADEIRA DESPARTIDARIZACAO DO ESTADO. FALTA DEIXAR DE OBRIGAR PESSOAS PARA PARTICIPAR EM REUNIOES PARTIDARIAS. Vejam as reportagens de mea duzias de membros ou 'curiosos' que participam nessas orientadas agora pelos membros da comissao politica.
13 h · Gosto · 2

Marcelo Mosse Elsa Do Rego se comentar sem insultos os seus comentarios tem mais valor...
13 h · Gosto · 3

Marcelo Mosse Nunca vi provas de verticalidade quando foram tomadas algumas decisoes violentas contra o bem publico, estimado Gabriel Muthisse
13 h · Gosto · 3

Americo Jose Mangane se foxe afrelimo a dizer sim regioes autonomas os lambibotas diriam sim agora que e oposicao dizem k nao seus malucos. pk nao reclamaram knd se dividiu maputo cidade e maputo provincia pk a maioria das pessoas eram da frelimo ningeuem reclamou. ouvi no parlamento aideia de dividir beira pk e frelimo que simulou essas palavras ninguem reclamou. agora que e renamo pk reclamam
13 h · Gosto · 1

Gabriel Muthisse Disciplina partidária não surge das ideias de uma única pessoa. Pelo menos na FRELIMO as coisas não são assim. A Comissão Política é um fórum onde se debate. Onde se discute. E onde se decide por consenso.
Por acaso, já tive o privilégio de participar numa reunião da CP agora que o PR é Nyusi. Nas questões que têm a ver com governação e com as prerrogativas do PR, o Presidente Guebuza tem até o tacto de não anunciar qualquer decisão. Deixando essa prerrogativa para o Presidente Nyusi.
13 h · Gosto · 6

Elsa Do Rego O povo mozamb. Nao ta nada confuso ...esta cheio da frelimo ...das aldrabices e promesssas q a frelimo nuncacumprio 
Do deixa andar do abandonamento completo do pais e despendio enorme in miletery q nao se precisa pranada
O povo wuer mudanca ja ha ja uma decada ...e a mudanca e o vigor em wuer uma economia mais forte q responda as necesdidade das populacoes ....este tipo de economia so aparecera se houver responsabilidade e good managment ...um outro tipo de gente more humble in tgeir jobs
13 h · Gosto · 1

Carolina Menezes Matos O que assusta é 'ver gente a deitar achas para a fogueira. Deus nos acuda! Marcelo Mosse, infelizmente há pesoas que, pela sua fraqueza de espírito o recurso é ofender e gritar. É o que vemos nas estradas. Buzinadelas estridentes em busca de uma razão que não têm e aí dizemos que o chapeiro é ignorante. Bom, saí
13 h · Gosto · 1

Albertino Fernando Tamele povo este nome a linha dura se esqueceu
13 h · Gosto · 1

Clayton Johnam Esta atitude da comissão política da Frelimo é uma verdadeira falta de respeito ao Presidente Nyusi. Se este quisesse dizer ao Líder da Renamo que não valia a pena pensar em regiões autónomas teria dito nos encontros que manteve com ele em Maputo. Mas, pelo contrário o aconselhou a levar a proposta avante para ser discutida no Parlamento. Mas agora a comissão Política vem chumbar um assunto cuja proposta e seu respectivo mérito desconhece. O Egídio Vaz tem razão, há falta de coordenação na comunicação no seio da Frelimo, mas até pode não ser isso, é possível que o Presidente Nyusi conheça a agenda destes senhores, mas como não tem força para se impor nada pôde fazer. Estas atitudes podem minar todo o esforço que se está fazer para se buscar consensos na busca da Paz. Não quero com isto dizer que o Parlamento deve aprovar cegamente a proposta da Renamo, mas como a proposta ainda nem se quer foi discutida, não pode o Partido Frelimo antecipar-se ao debate e dizer não ao que ainda não se sabe o que é. Estes senhores da Comissão Política estão dizer nas entrelinhas que o presidente Nyusi só quis entreter o Líder da Renamo nas conversações e que não vale a pena esperar nada da proposta que vai ser apresentada ao Parlamento. Que falta de senso de ridículo, se não fosse isso também igualmente falta de senso sobre o perigo que esta atitude acarreta. Eu julgo que a Renamo não deve pensar numa proposta que deve ser aprovada porque assim deseja para poder também governar o País, nem a Frelimo deve vir dizer que não vai aprovar nada quando ainda nem sequer se discutiu o mérito da questão, sobre a viabilidade ou não das regiões autónomas, nomeadamente sobre como isso deve ser feito, o seu impacto político, económico e social para o País. Em termos comparativos, a título ilustrativo, em Portugal e no Brasil, os presidentes dos Partidos no poder até nem são primeiro-ministro e presidente da República respectivamente, e no Brasil há clivagens entre o PT e a presidente Dilma bem como costuma haver desentendimentos com uma das bases aliadas, o PMDB, mas em nenhum momento num e no outro caso, estes vêm exteriorizar as suas diferenças de uma forma tão expressiva com está a Frelimo a fazer neste momento. Eu disse algures que Nyusi (enquanto ainda candidato) tinha um discurso de vontade de mudar a ideologia que governa este País, mas que iria enfrentar muitos interesses instalados, esta visto.
13 h · Gosto · 7

Luís Loforte Tens razão, Marcelo, debater ideias não é insultar ninguém; só os hooligans o fazem insultando e agredindo os adversários. Para o Rego, os bons estão dum lado e os maus do outro, esquecendo-se que há bons e maus num e noutro lados. É a lei da vida. Agora, quanto ao posto do Geraldo Mandlate, e talvez porque vivi e conheço as idiossincrasias nacionais com alguma profundidade, acho que de repente descobrimos a "despartidarização" a partir da altura em que os ventos começaram a soprar do Norte. Enquanto sopravam do Sul era fartar vilanagem... Isso não pode ser, a despartidarização não se alcança por conveniência, é por atitudes concretas, substantivas.
13 h · Gosto · 5

Fernando Costa Concordo com a incongrencia dos discursos da Renamo Luís Loforte...

Elsa Do Rego Sorry Marcelo Mosse my apologies but I strongly in favor of very strong oppositions ....so powerfull ideias can come out from people n business simultaneouselyVer tradução
13 h · Gosto · 3

Momade Braimo kikikiki está doce!....

Elsa Do Rego E preciso ter um coraxao muito forte pra ver ebchentes de novo qdo se poderia ter evitado ...its tiring n all those fkoods would had not existed if there were no frauds two decades ago

Affonso Guerreiro FRELIMO, o ópio da naçäo moçambicana.
13 h · Gosto · 1

Gabriel Muthisse Não te esqueças, Marcelo Mosse, de onde provém a instabilidade. Creio que percebe que não provém da FRELIMO. Por este andar, em vez d3 condenar quem tem feito discursos incoerentes e que os muda todos os dias, iremos por comodidade condenar a Comissão Política da FRELIMO.
Esquecemo-nos até de que não conhecemos ainda o conteúdo das tais regiões autónomas. Ou províncias autónomas. Nunca ninguém achou importante elaborar nesses mutantes conceitos.
E há aqui gente a sugerir que o Presidente Filipe NyusiNyusi já concordou com isso!!!! Concordou com que?
O que eu sei é que o PR sugeriu que Dlhakama deixasse de agitar as populações com conceitos confusos e que, se tivesse uma ideia clara em relação a essas matérias, a levasse ao Parlamento. 
A mim me parece que a CP está a reagir às ideias confusas apregoadas por Dlhakama nos ajuntamentos que vem promovendo. Não está ainda a reagir a uma proposta sistematizada e estruturada.
12 h · Gosto · 6

Manuel Jorge Vai azedar isto. Nos queremos é a PAZ.

Elsa Do Rego Clyton im with u ....Ver tradução

Geraldo Mandlate Clayton diz 'Em termos comparativos, a título ilustrativo, em Portugal e no Brasil, os presidentes dos Partidos no poder até nem são primeiro-ministro e presidente da República respectivamente, e no Brasil há clivagens entre o PT e a presidente Dilma bem como costuma haver desentendimentos com uma das bases aliadas, o PMDB, mas em nenhum momento num e no outro caso, estes vêm exteriorizar as suas diferenças de uma forma tão expressiva com está a Frelimo a fazer neste momento.' COMO É QUE TODO MUNDO FICA A SABER , JA QUE ESSES PARTIDOS NAO EXTERIORIZA OS SEUS DESENTENDIMENTOS? O partido frelimo encontrou esta forma de pressionar o governo e a renamo, da mesma forma que muitas vezes a renamo pressiona governo e o partido frelimo. Tudo tem a sua primeira vez. E isso cria embarraços, confusao. No terreno pode se ver que o trabalho da comissao politica nao é tao produtivo como que quando tiver o suporte do governo.

Elsa Do Rego Affonso triste e q ate q o Presidt Nyusi reforme este opio tdo out of market will take few yrs n in between hope there will be no motive for clashes ...
A solucao tera q ser uma nova comisaao politica e uma nova cc
12 h · Gosto · 2

Elsa Do Rego Foram 30 or more yrs of opio a huge clean up will onndepende da geracao da viragem to abstain completely from itVer tradução
12 h · Gosto · 1

Geraldo Mandlate Nos confundimos assunto do partido frelimo e assunto do estado. Até quando?

Moises Cuambe epah nos que nao temos muita iluminacao politica ficamos confusos parece que ha dois centros de poder um soft e formal do presidente eleito que defende a inclusao, ouve e ausculta a todos e outro hard que como quem nao quer nada querendo vai contrariando ou dizendo as avessas...comissao politica ... epah ate parecem manobras dilatorias.... no fim do dia so queremos paz so.

Geraldo Mandlate O partido frelimo tem esse direito de nao concordar com o governo. A renamo sempre nao concordou com o governo. é assim em democracias verdadeiras. Nao ha nada de anormal. Se todos estivessemos devolhos para ver a logistica da comissao politica nas provincias , seria mais util, DIGO: gostava de ver se a comissao plitica usa ou nao meios de ESTADO? A comissao politica mobiliza funcionarios publicos para reuniao do partido ou nao? Vejao reportagens ate aqui exibidas , que impaccto tem? O partido Frelimo deve aprender a fazer politica como partido e nao como ESTADO.
12 h · Gosto · 3

Elias Cossa Caro Marcelo Mosse. Acho a tua análise interessante, mas é necessário contrabalanceá-la com outro ponto interessante: Quantos altos quadros dentro do Partido Frelimo alinham, silenciosamente, com DHL quanto à regiões autónomas? Quer-me parecer que são vários os que, não querendo desafiar abertamente a visão monolítica e dogmática da Unidade Nacional pós-independência, pronunciam-se, em círculos muito fechados (família, clã, tribo e região) a favor da autonomização. Alguns deles já a praticam, há alguns anos, defendedo que esta província é minha. Olha um pouco para a "etnização" e localização de alguns investimentos da nossa burguesia emergente. Lembra-te de uma a duas províncias onde a efectivação de investimentos dependia de um "imposto" de 10% ou comparticipação a custo zero do(s) dono(s) da província!!! E estes, não poucos, são pela autonomização, apesar de que não a definem correctamente. O que penso estar agora em jogo, é a definição de autonomia, sem alienar o estado e o território moçambicano... Mas meu caro, o debate ainda vai no ádrio, porque ainda há o debate das tribos-nações(?) que a Frelimo mantém ainda como tabú. Só quero viver pelo menos mais 20 anos para ver para onde caminhámos, apesar de que já assisti e vivi muito: o final do colonialismo, a independência, a emergência e a queda dos valores da esquerda em África, o auge e o final da Guerra Fria, ao desmoronamento e desmembramento de países e estados do Leste (cadê Jugoslávia, Checoslováquia), e mais recentemente à emergência de novos fundamentalismos religiosos _ qual recuo à Idade Média e à Inquisição e ao esclavagismo..._
12 h · Gosto · 2

Júlio Mutisse Eu acho que não Marcelo. Unidade é um dos princípios basilares da FRELIMO enquanto Partido. Me parece que eles estão a bater se por esse princípio originário, estão a bater se politicamente pelos seus princípios e até a pressionar a RENAMO a apresentar uma proposta considerando esse nível de resistência. Eu vejo isso no campo do jogo político em que os dois devem estar preparados. That is my point brother Mosse. Acho que estamos a correr muito na conclusão de clivagens. Note que Nyusi tem assento na CP...
12 h · Gosto · 3

Dinito Dine Ja se esperava este cenario. Cada um quando entra no comando quer dar o seu proprio punho na gestao. Sendo assim Nyusi ja mostrou que qier paz. Pelo menos nao foi erro votar nele. Agora me parece que o problema de Moz é a Frelimo ou o seu presidente
12 h · Gosto · 1

Elias Cossa De facto ainda teremos muito que ver, mas vale a pena debater o assunto com honestidade e frontalidade sob pena de sermos julgados pelos nossos filhos e netos.
12 h · Gosto · 1

Elsa Do Rego Amosse tdy its a very sad day for me ....we gave floods here the gov prompt to gelp straight awayv...un Mz we have fkoods there is no help its not fair. The capital belongs entirely to my indic tge gelp should be for alk that needAmosse hoje é um dia muito triste para me... demos aqui inunda o gov solicitará a reta awayv gelp... un Mz temos fkoods não tem ajuda não é justo. O capital pertence inteiramente ao meu tge Índico gelp deve ser para alk que precisamTraduzido por Bing

Elsa Do Rego N the the help comes from My n only my Wa rich to gelp both sides of tge floodsVer tradução

Dinito Dine acho eu que neste caso nada atenta a unidade nacional, pelo contrario, eu posso ariscar que é a concretizacao do conceito de unidade na diversidade, que tanto ouvimos o PR na campanha eleitoral. Alias isso vai trazer maior competitividade e crescimento mais acelerado tal como acontece nos municipios
12 h · Gosto · 1

Elsa Do Rego N there is a huge capital to help here mz or india all at onceVer tradução

Yussuf Adam O que fazem os membros -os outros nao citados por ti MM-? Ou sera que a campanha que pode parecer anti Nyussi, anti- regionalizacao, autonomia, etc. nao seja mais do que uma decisao de reforcar a posicao da FRELIO nas provincias em que ganhou Com tanta desinformacao que crcula, com as fontes muito politizadas, cheias de opinioes, etc. qual a conclusao que um analista ou um historiador pode tirar Sempre houve varias ideias de Mocambique, sempre houve varios projectos de Mocambique mas isso e limitado pela OUA - as fronteiras ditas coloniais sao para manter....Mas o mais importante e o que Nyussy disse algures na Zambezia .vi e ouvi na TVM - durante a campanha que ''acho que os problemas entre mocambicanos nao poem ser resolvidos pela guera... E precso dialogar. Se nao acreditam nisso nao contem comigo. Eu estou fora.''. Afirmacao corajosa. Ele viveu na Checoslovaquia que depois se separou em Republica Checa e Eslovenia - se nao estou errado- e sabe bem que isso nao e uma catastrofe. Paz ja, paz positiva e nao paz negativa, as aras nao troarao mais, nem havera condicoes para que as balas matem mocambicanos.. Paz a todo o custo e ja... E um dialogo genuino e os politicos que eu vejo ai poderiam fazer uma comunicacao nao violenta. Nao e preciso empurrar.
11 h · Gosto · 3

Buene Boaventura Paulo Bem observado. Não entendo porque a Comissão Política não deixe para o momento oportuno os seus argumentos para inviabilizar o projecto de regiões autónomas, uma vez no parlamento. Aqui há manifestação quebra de confiança com o seu indigitado a Presidente da República e em outras palavras caiu a máscara da propalada disciplina partidária. Os membros da CP devem passar a ter a cultura de estado, respeitando o que vem de. órgão de soberania e no fórum próprio, que é no parlamento te debater e argumentar os prós e contras..
11 h · Gosto · 2

Maninha Tembe Ta quente isto ....

Bicas LPasso Ainda vamos ver coisas.

Americo Jose Mangane mas pk esse madala nao reforma

Catarina Chachuaio Isto ainda vai dar que falar

Egidio Goncalves Ali na frelimo quem decide sao a alta guarda esses eh que sao os patroes esses Nyusi &Co fazem o que eles dizem

Ricardo Reffel pelas fotos que postaram da pra ver k os niggas nao estao se entendendo mesmo.....
11 h · Gosto · 1

Buene Boaventura Paulo Lendo os comentários do ilustre Gabriel Muthisse tenho a sensação de que quer passar um recado de que o Nyusi falhou redondamente, ou melhor não soube passar a mensagem da Comissão Política ao DHL e por essa razão a CP puxou nos galões, daí este périplo pelas províncias. Para muitos de nós entendemos que a CP está sendo deselegante ao levar um assunto que o PR deu as devidas recomendações no final do encontro com DHL, para o debate público e não nos órgãos apropriados, parlamento. Aqui houve quebra da disciplina partidária só que desta vez foi a liderança e pode-se entender as dificuldades que os juniores têm para reprovar esta atitude infantil da CP
10 h · Gosto · 1

Raul Novinte Já se falou isso anteriormente. Nyusi é um delegado do Guebuza e ele Guebuza escolheu alquem que o obedece. essa estrategia de desdobramento dos Fremos deve ser sabido plo Nyusi. Alias , ele Nyusi com Guebuza devem ter falado disso. Não fiquem enganados meus irmãos......
10 h · Gosto · 1

Ze Sequeira Pestana espanta me esta FRELIMO, e o que mais me irrita e fazerem se de vitimas com o discurso da independência nacional,ninguém e parvo ao ponto de nao saber que nao podemos ser colônia de novo,falam de dividir,que falou nisso? porque tem medo da autonomia???afinal não e a própria frelimo que apregoava descentralização do aparelho do estado?????? ENTÃO???????
10 h · Gosto · 5

Tiago Tendai Chingore No coment about old brother mosse
10 h · Gosto · 2

Clayton Johnam Geraldo Mandlate. Nos países que referenciei, o que acontece na verdade é uma exteriorização de especulações sobre clivagens ou orientações antagónicas no interior do Partido (Por cá também costuma ocorrer isso), que são publicadas por alguns jornalistas ou órgãos de informação através de dados obtidos por fontes anónimas de dentro do Partido, mas que nunca são efectivamente confirmadas. Agora, vir a público e opor-se diametralmente ao que um chefe de governo ou de estado diz não acontece. Eu até posso compreender que essa pretensão de não aprovar a proposta da Renamo no Parlamento esteja claramente no espírito de alguns membros influentes do Partido Frelimo, mas estando a decorrer um diálogo entre o mais alto magistrado da Nação e o líder da Renamo e tendo aquele conseguido convencer a este que a melhor solução era via do dialogo e discussão da questão no Parlamento dentro das balizas constitucionais, não faz sentido absolutamente nenhum vir agora alguém que pertence a mesma agremiação política do presidente, por mais poderoso que seja dizer que a proposta vai ser chumbada sem antes dela ter sido conhecida em toda sua extensão e discutida com a devida profundidade. É UMA INCOERÊNCIA DE BRADAR AOS CÉUS. Por sinal uma incoerência com consequências perniciosas!
10 h · Gosto · 3

Jorge Ferreira depois vamos ver,quem de facto,tem interesse em novos conflitos.
10 h · Gosto · 1

Celia Paula Bruheim É a treva. Continuamos a ter que nos sujeitar a esse Gueus.
9 h · Gosto · 1

Titos Cau Este artigo nao e mais do que outra tentativa de plantar a semente da intriga e tribalismo no seio dos mocambicanos e nao tem sustentabilidade nos factos no terreno. Vamos ser inteligentes irmaos, os imperialistas sempre usam capas para destruir os paises. Deixem trabalhar sem intrigas quem ama o povo e o pais.

Titos Cau A evidencia mostra que a planificacao central e muito melhor modelo de desenvolvimento do que a regionalizacao e o laissez faire. Abaixo a intriga, divisionismo e promocao do tribalismo que sao contrarios aos valores da mocambicanidade.

Cilinha Gonçalves Mas o outro ainda manda?!...


Titos Cau Os membros da CP foram em missao partidaria e nao governamental. A Frelimo tambem tem direito de fazer trabalho interno, ou nao. Creio que e por isso que tem sido vitoriosa nos pleitos eleitorais. E organizada, disciplinada e trabalhadora. O resto sao intrigas e ganancia polo poder e riquezas.
9 h · Gosto · 2

Naine Mondlane Isto vai animar!

Jorge Ferreira Sr Titos,qual missão?Só se for afrontar o P.R. e o Governo.
9 h · Gosto · 2

Dinito Dine Titos Cau desculpe mas na minha opiniao acho q nao ha argumento nenhum que possa favorecer a planificacao centralisada, o resultado ja se viu bichas para 1kg de feijao para 10 pessoas. Temos municipios a desenvolver se mais rapido em todas vertentes contra outros distritos nao autarcisados que nem parecem ter administradores a responderem pelos mesmo.
9 h · Gosto · 1

Dinito Dine Acredito que titos vive num municipio que intriga existe. Eu nao sou membro da renamo mas se a proposta que a renamo for a depositar n AR for de um estatuto igual a municipalizacao, voto a favor. Tambem as AP precisam de orgao de verdade para fiscalizar
8 h · Gosto · 1

Rogerio Cuinica Nao m surpreendo com tudo isto.o Guebas quer mostrar k quem manda d verdade e ele e deve ter considerado uma afronta o Nyusi ter tido o posicionamento k teve com o o DHL.e isto vai ficar feio quando o DHL voltar as provincias como ja prometeu
8 h · Gosto · 2

Mauro Jesus Titos Cau tens a certeza que o teu comentário era para este post? Se não estou aliviado mas se sim já torna-se complicado porque este post não tem tónica alguma de regionalismo nem de tribalismo. O ponto é: há uma dissonância entre a visão do presidente da república em relação a paz e estabilidade política e as lideranças do partido frelimo. Penso que em síntese é o que o post traz. A questão de criação de regiões autónomas é minúsculo para o nyusi que um país mergulhado na guerra só por mera arrogância política.
8 h · Gosto · 4

Eliha Bukeni Alguém me explica bem essa coisa de transição geracional, que é por alguns defendida com razão fundamental para que AEG não liberte a direcção do partido para o PR como é tradição neste partido. É que há bem pouco tempo AEG celebrou o aniversário dos seu 72 anos e Nyussi os seu 56 anos. Ora em 1975 quando o país ascendeu a independência AEG possuia 32 anos e Samora Machel 42 anos. Questão: Que transição precisa esse engenheiro de 56 anos, quando os outros assumiram o governo com 30 e tal e 40 anos?
8 h · Gosto · 2

Geraldo Mandlate Entendo a sua minimizacao dos desentendimentos entre o partido que governa e a posicao do governo noutros paises, Clayton. Mas nos muitas vezes discutimos APENAS PERCEPCOES. Quando Cistac deu a primeira entrevista , muitos duvidam. Só depois que o TEODATO abriu a boca e sobre a mesma materia é que tudo se dissipou. E mais, o TEODATO disse claramente do absurdo que entao PR e agora Presidente do Partido tinha dito no parlamento, A preocupacao será quando o aparelho de estado sair do controlo do Presidente da Republica.
8 h · Gosto · 1

Luiz Pereira Titos, nao foi convidado ao debate, por favor registe se na turma dos camaradas e va fazer tb o trabalho do partido. Ate parece k é membro do cp.... Hehehe......., olha para os factos e depois deixa uma opinião com teor util aos leitores e nao essas babuzeiras bizzaras que escreveu...., mas okay todas opinioes sao validas e deixe a sua ao inves de "fingir" que nao esta ver o que esta a acontecer no seio do partido dos camaradas.... Viva o nosso nyussi que é tambem meu herói.... Neste pais existe espaço para todos que aqui nasceram incluingo os outros partidos politicos... É tempo de paz e nao de intrigas. Se a frelimo é vencedor dos pleitos temos que respeitar.
Mas lembre-se mocambique é de todos nos!!! Importante camarada titos...
8 h · Gosto · 4

Lifoco Lago O gajo e feio kikikiki
8 h · Gosto · 1

Jose Miranda Albino Sinceramente juro palavra de honra!!!
8 h · Gosto · 1

Maria Do Carmo Manjate Muita tinta ainda vai correr. O certo é que estamos cada vez a distanciarmo-nos pa paz.
8 h · Gosto · 2

Marcelo Mosse Eliha Bukeni a geracao da Luta de Libertacao Nacional tem de abandonar a lideranca dos destinos da Nacao. Ja deram o que tinha a dar, e agradecemos no que tange aos feitos bons..Eh dessa transicao que se fala...pelo menos eu a entendo assim. Mocambique precisa de outras luminarias.
7 h · Gosto · 4

Jose Miranda Albino Deichem o Homem trabalhar

Maria Do Carmo Manjate Camarada Titos a frelimo nao é gananciosa e nao quer as riquezas e o dinheiro? Nao se esqueça que em Africa o puder é sinonimo de riqueza. E a frelimo esta no puder ha 40 anos nao quer largar nem por sonhos, tudo isso é por amor a patria e ao povo? Tudo fazem pelo dinheiro, matam esfolam amaram e penduram.
7 h · Gosto · 2

Elsa Valodia Elsinha pena do povo.
7 h · Gosto · 1

Marcelo Mosse Deixem o Titos Cau cumprir o seu papel...desde que seja dentro dos limites da decencia...
7 h · Gosto · 1

Cesar Tique Concordo com o Titus... Frelimo como partido tem direito de difundir a sua linhas de orientacao politica...assim como faz a Renamo, Pimo, PDD etc...Porque que os membros da Renamo vao falar com os seus votantes e os outros partidos nao podenm fazer o mesmo?
7 h · Gosto · 2

Luiz Pereira Penso que cada un deve ter a sua propria opiniao e nao concordar com o "papo" do outro. Se nao tem mais nada a opinar, talvez o lugar nao seja este. O seu segundo paragrafo ja foi melhor...
7 h · Gosto · 1

Raul Novinte Não vejo nada errado nessa questão de regiões autonomas. Em muitos países desenvolvidos e outros em desenvolvimento é o que funciona. Veja os EUA por exemplo, um membro do senato ou do congresso está la bancada desses orgãos para defender sua região de origem, o seu distrito o seu eleitorado, mas todos são americanos. Assims como os governadores, são eleitos pelo povo e eles trabalham apenas para aquele estado e para o bem estar do povo daquele estado que lhe elegeu e não para o partido democrata ou Repubicano. Assim é no Brasil também. Não falo por ouvir mas sim ver como eles funcionam neeses países. E nós em Moçambique, ha aqueles que dão prioridades as suas reghiões no desenvolvimento conomico, na educação, na Politica e mais outras areas mas nós os outros não podemos. Quando famos de termos uma autonomia nos dizem que queremos destruir uma unidade nacional. Que unidade nacional? Ou eles querem continur nos explorarem e levar todos recursos e divisas que tiram nos nossos portos e aerportos para Sul,como Preisidente Dhlakama falou? Nós quemos ter autonomia,sim. Queremos que os Nampuleses tenham o poder de dicidir o destino dos seus recursos , ssim como os de Tete e os outros... Não nos venham aqui com papo furao de uma unidade nacionl que nunca exiistiu.......

Geraldo Obra Alegriao Bom, Tambem ja fui pato. Pensava como pato, agia como pato, namorava como pato. Pensei que estava numa capoeira so de patos.E que sempre seria assim. Vota e meia a capoeira estava cheia de perus. Esses maltratam seriamente os patos. Apesar de ter saido da capoeira sem nenhuma pena, penso como outras aves. So sinto pena de patos que continuam na capoeira. Patos masoquistas. Levam porrada sao maltratados, volta e meia pedem mais. E ainda elogiam os perus. Ha patos para tudo. Bhaaa...
7 h · Gosto · 2


Cesar Tique Viva a Liberdade de expressao, opiniao, concordia....cada um deve ser livre de concordar ou discordar com quem quer que seja....
7 h · Gosto · 1

Joefarman Manjate Grave! Lindo Maondlana! Democracia nao é nada disso! Nao é negar o certo só porque deténs a maioria! A verdadeira democracia visa buscar a melhor solucao para um país e ela é exercida em local e tempo proprios! Se este fazem a vontade do eleitor ainda precisam andar explicar esse mesmo eleitor? O problema quem sofrerá com vossa podre somos nós, mas sinceramente, voces nao merecerao nem perdao de Deus!
7 h · Editado · Gosto · 2

Regalado Onofre Haverá, uma merda
7 h · Gosto · 1

Inacio Arnaldo Arnaldo Por favor deixem os membros da Comissao Politica da Frelimo fazerem o seu trabalho.
6 h · Gosto · 1

Jorge Ferreira No contexto actual e,neste momento,é um erro político.Mais um tiro no próprio pé.O futuro o dirá.

Celso Simbine Minha opiniao pessoal acho que uma coisa nao tem nada ver commm a outra oss membros da comissao polica estao a cummprir com a missao que foram incumbidos e sua Excelencia Presidente da republica tambem esta a fazer a sua parte, mais repudio a criacao de regioes autonomas!
6 h · Gosto · 1

Marcelo Mosse Ai estah. A presidente da AR Veronica Macamo, acaba de lancar uma lufada de ar fresco, ontem na Moamba. Ela disse que quem vai decidir sobre as "regioes autonomas" sera o "povo". Estou a citar a AIM, no seu servico em ingles, editado pelo Paul Fauvet. Isto sugere que o assunto pode ir a referendo popular, o que seria o mais sensato.Mas mostra que a Frelimo anda muito confusa sobre como lidar com o assunto. E desmente aqueles que apreoagam aqui que nao se pode ter uma posicao sobre o assunto sem se ver o conteudo concreto do que a Renamo pretende propor.
5 h · Editado · Gosto · 1

Simione Mhula O orgasmo epistemologico é próprio de quem tem cérebro não de lavandarias baratas de opiniões que agradem as liderança. Olha fico triste quendo vejo gente usar cérebro como se lhes fossem mandar uma factura lá para o final do mês. Se alguém tem opinião que a coloque mas pensando no povo em nós gente só assim a gente verá que vale pena ser íntegro e amigo da verdade por e isso só me faz recordar das palavras do saudoso Samora Machel sobre o ambicioso "o ambicioso é capaz de vender a pátria para o seu próprio benefício e o ambicioso nunca muda só muda de táctica "esta citação não é fiel mas da para perceber (Voçês que tanto o engracham digam a ele para não se meter na governação do outro porque na dele ninguém o fez e que deixe o outro também governar e procurar soluções para um Moçambique uno, próspero e indivisível) abaixa o Guebuzismo ele não conseguiu manter a paz que tanto falava que deixe o outro tentar garantir que a gente viva em união e PAZ
5 h · Editado · Gosto · 1

Jorge Ferreira Na verdade também acho que um Referendo seria o mais sensato e democrático,Mosse.

Francisco De Assis Cossa Muita pena mesmo isso mostra claramente que alguns nao estao preocupados com o bm estar do povo talvez a Frelimo precisa realizar um Congresso extraordinario para mudanca do Presidente do Partido so assim o Nyussi tera voz activa e angariara varios seguidores dentro do proprio partido.
5 h · Gosto · 2

Manuel Chipeja Vai haver referendo...

Marcelo Mosse Eis a passagem relevante do texto da AIM em Ingles: "FRELIMO RALLIES REJECT “AUTONOMOUS PROVINCES”
Moamba (Mozambique), 20 Feb (AIM) – Veronica Macamo, the president of the Mozambican parliament, the Assembly of the Republic, declared on Thursday that it will be the Mozambican people who must decide on the creation of the “autonomous provinces” demanded by the main opposition party, the former rebel movement Renamo
Addressing a rally in Moamba district, about 60 kilometres north of the capital, in her capacity as head of the central brigade of the ruling Frelimo Party for Maputo province, Macamo asked the crowd if they wanted “autonomous provinces”. The answer was a resounding “no!”
The Renamo bill on autonomy “will not pass, if you don’t want it”, Macamo promised. “You are the power. We are your representatives, You are our bosses, You are the ones in charge”. " .
Eis a passagem relevante do texto da AIM em Ingles: "FRELIMO RALLIES REJECT “AUTONOMOUS PROVINCES”
Moamba (Moçambique), 20 fev (AIM) – Veronica Macamo, o Presidente do Parlamento moçambicano, a Assembleia da República, declarou na quinta-feira que vai ser o povo moçambicano, quem deve decidir sobre a criação das "províncias autônomas" exigida pelo principal partido da oposição, o movimento rebelde antigo Renamo
Abordando um comício no distrito de Moamba, cerca de 60 quilômetros ao norte da capital, na sua qualidade de chefe da Brigada central da decisão do partido Frelimo para a província de Maputo, Miami perguntou a platéia se queriam "províncias autônomas". A resposta é um retumbante "não"!
A conta da Renamo na autonomia "não vai passar, se você não quer", prometeu de Miami. "Você é o poder. Nós somos seus representantes, é os nossos chefes, você está no comando ". " .Traduzido por Bing

Marcelo Mosse Eis a passagem relevante do texto da AIM em Ingles: "FRELIMO RALLIES REJECT “AUTONOMOUS PROVINCES”
Moamba (Mozambique), 20 Feb (AIM) – Veronica Macamo, the president of the Mozambican parliament, the Assembly of the Republic, declared on Thursday that it will be the Mozambican people who must decide on the creation of the “autonomous provinces” demanded by the main opposition party, the former rebel movement Renamo
Addressing a rally in Moamba district, about 60 kilometres north of the capital, in her capacity as head of the central brigade of the ruling Frelimo Party for Maputo province, Macamo asked the crowd if they wanted “autonomous provinces”. The answer was a resounding “no!”
The Renamo bill on autonomy “will not pass, if you don’t want it”, Macamo promised. “You are the power. We are your representatives, You are our bosses, You are the ones in charge”. " .
Eis a passagem relevante do texto da AIM em Ingles: "FRELIMO RALLIES REJECT “AUTONOMOUS PROVINCES”
Moamba (Moçambique), 20 fev (AIM) – Veronica Macamo, o Presidente do Parlamento moçambicano, a Assembleia da República, declarou na quinta-feira que vai ser o povo moçambicano, quem deve decidir sobre a criação das "províncias autônomas" exigida pelo principal partido da oposição, o movimento rebelde antigo Renamo
Abordando um comício no distrito de Moamba, cerca de 60 quilômetros ao norte da capital, na sua qualidade de chefe da Brigada central da decisão do partido Frelimo para a província de Maputo, Miami perguntou a platéia se queriam "províncias autônomas". A resposta é um retumbante "não"!
A conta da Renamo na autonomia "não vai passar, se você não quer", prometeu de Miami. "Você é o poder. Nós somos seus representantes, é os nossos chefes, você está no comando ". " .Traduzido por Bing
5 h · Gosto · 1

Joao Cabrita Diz-nos o Sr. Gabriel Muthisse que «A Comissão Política é um fórum onde se debate. Onde se discute. E onde se decide por consenso.». Será assim no CC do mesmo Partido ? O que vimos pela TV durante o congresso de Pemba parece indicar o contrário. E mesmo no tempo da «outras senhora», não era necessário consenso a nível do Bureau Político - e ao que tudo indica houve casos em que este órgão nem terá sido consultado na tomada de decisões de magna importância.

Simione Mhula Olha irmão está é a política da mendicidade de consenso onde até o povo o mais esquecido e pobre cidadão agora se torna boss de gente rica e com contas bancárias gordas no.estrageiro gente que come e deita fora uma saqueta de caviar ajoelha - se para colher consenso e chama de patrão quem dificilmente coloca um pão na mesa...... triste triste o mais triste ainda é ver pessoas a serem manipuladas por lobos vorazes vestidos ovelhas mansas e dóceis

Lazaro Filimone Pene O referendo seria sensacto, mas por favor, mudem antes todos os orgaos eleitorai existentes, se nao os resultados serao tao falsos w nao daberemos qual a opinião dos moçambicanos dobre o assunto.
5 h · Gosto · 2

Marcelo Mosse Lazaro Filimone Pene mas isso foi feito tal como a Renamo pretendia o ano passado. Os orgaos sao controlados pelos partidos politicos...Agora a Renamo deve eh arregacar as mangas e trabalhar...nao pode exigir caviar na mesa se ela na cosinha nao fez nada para que isso acontecesse.
4 h · Editado · Gosto · 2

John Wetela Desde qando que nos falamos qe guebuza ainda tem ganancia do poder, e vai tentar mandar nhusy e a frelimo, pergunto foi mentira?
5 h · Gosto · 1

Joao Cabrita O arregaçar das mangas, Marcelo Mosse, passa necessariamente por reformas de fundo a nível do aparelho de Estado, que julgo ter sido a exigência inicial da Renamo em Outubro transacto. Da mesma forma que não se fazem omeletes sem ovos, também não são possíveis eleições transparents com um aparelho de Estado manietado (estruturado no léxico do Partido Frelimo) a todos os níveis.
5 h · Editado · Gosto · 3

Douglas Harris Esse tal de Gabriel Muthisse não será esse que faz parte da delegação governamental para discusão e busca de uma solução para por fim a esse vuco vuco político???
5 h · Gosto · 1

Julio Waire Isso ja se ffalava desde a conferencia de pemba, agora se confirma d k a governaxao continua com a msma pessoa contrariando esprito do outro, si pra mais uma guerra. Deus nos aguda
5 h · Gosto · 4

Armindo Manjate Guebuza uma maldicao!
5 h · Gosto · 2

Douglas Harris Maldição e malcriado também...
5 h · Gosto · 2

Maria Do Carmo Manjate A desgraça do povo, ave de mau agouro, pesadelo....!
5 h · Gosto · 2

Armindo Manjate Sabe gente na governacao desse homen passamos tudo ate guerra retomamos
4 h · Gosto · 2

Douglas Harris Quer me parecer que esta gente não aprende... andam cegas mas que absurdo...
4 h · Gosto · 3

Malago Americo Vagabundos,
4 h · Gosto · 2

Douglas Harris Verdadeiros bandidos esses...
4 h · Gosto · 2

Maria Do Carmo Manjate E quando as pessoas enchem nos comicios da Renamo, sao chamados de malucos!
4 h · Gosto · 1

Douglas Harris Acham que o povo maravilhoso é estúpido...
4 h · Gosto · 2

Edson Jeque ixo ta doce d+...

Maria Do Carmo Manjate Enquanto estupidos e malucos sao eles. O povo está cansado deles que estao a governar ha 40 anos. Um dia vao cair sem perceber, o que é deles esta guardado.
4 h · Gosto · 1

Joao Cabrita O apelo a referendos faz lembrar o dilema do regime colonial a seguir ao «25 de Abril». Salazar e Caetano protelaram a solução do problema colonial e como em todos os sistemas que não assentam em bases de sólida tradição democrática, o regime de Lisboa ruiu como um castelo de cartas, arrastando consigo os Estados Autónomos de Angola e Moçambique criados à última hora e o sonho spinolista de uma comunidade lusófona pré-CPLP. Já o mesmo não aconteceu em outras nações coloniais. 


A autonomia alcança-se por vias tão simples e práticas como a eleição directa de governadores provinciais, criando entre as populações o sentido de inclusão no todo nacional, algo que o regime do Partido Frelimo não conseguiu materializar através do centralismo democrático.
4 h · Gosto · 3

Douglas Harris Egoísmo democrático...
4 h · Gosto · 2

Vilma Manjate Triste cenário
4 h · Gosto · 1

Abel Philip Guebuza fora da Frelimo...

Julio Waire Mais uma vez tao se organizar as condicoes pra uma tensao politico militar no pais sem necessidade
3 h · Gosto · 2

Manuel Jorge Senhores. Queremos a PAZ e vivermos em harmonia. Parem de nos tirar o sossego.

Inacio Arnaldo Arnaldo Viva Guebuza.

Paul Fauvet Marcelo, you are grasping at straws when you use the story I wrote to suggest that Veronica Macamo was suggesting a referendum. She was not. She held a rally, asked the people attending it whether they wanted "autonomous provinces", and they shouted back "No!". Personally - and i know you won't like this - I am very pleased that frelimo is finally standing up and refusing to acept any more demands from Renamo. Finally, Frelimo is recovering a bit of dignity. The real problem is that this has come far too late. For week after week, Dhlakama went from rally to rally calling for his "Republic of Central and Northern Mozambique" and Frelimo said nothing. Now the party is taking a stand, for which it should be applauded. Better late than never. As for Nyusi - he never promised Dhlakama "autonomous provinces", merely that the matter should be discussed in the Assembly. This was a life jacket that Dhlakama seized to avoid the embarassment of Renamo deputies taking their seats without his authorisation.Marcelo, você está agarrando em palhas, quando você usar a história que eu escrevi para sugerir que a Veronica Macamo sugeria que um referendo. Ela não era. Ela realizou um comício, pediu as pessoas frequentá-lo, se eles queriam "províncias autônomas", e volta gritava "Não!". Pessoalmente- e eu sei que você não vai gostar disso-estou muito satisfeito que frelimo é finalmente de pé e se recusando a aceitar qualquer mais exigências da Renamo. Finalmente, a Frelimo é recuperar um pouco de dignidade. O verdadeiro problema é que isso chegou demasiado tarde. Por semana após semana, Dhlakama foi de rali para comício pedindo sua "República do centro e norte de Moçambique" e Frelimo não disse nada. Agora a festa está tomando uma posição, para o qual ele deve ser aplaudido. Antes tarde do que nunca. Quanto Nyusi-que nunca prometeu Dhlakama "províncias autônomas", apenas que o assunto deve ser discutido na Assembleia. Isto foi um colete salva-vidas que Dhlakama apreendida para evitar o constrangimento da Renamo deputados ocupar os seus lugares sem sua autorização.Traduzido por Bing
2 h · Gosto · 2

Linette Olofsson tirem esse velho ambicioso! operação produção, 24/20. promotor do segundo conflito armado em Moçambique! vá cuidar dos seus negócios. Moçambicanos e Moçambique, necessita de Paz para o desenvolvimento
32 min · Editado · Gosto · 2


Adelino Branquinho Uma reflexao sobre a etica: Diferentemente da `Etica, que trata da estrutura a accao moralmente correcta, a Politica trata das leis `optimas para a sociedade. Nisto, a politica pressupoe a moralidade como condicao da justica, como base de estabelecido como lei. Na `optica de aristotoles o que une a `Etica e a politica `e o conceito de justica. A `Etica e a politica sao dois aspectos de uma mesma accao. Uma teoria politica pragmatica nao pode sair-se bem sem premissas `eticas e exige-se tambem competencia moral daquela que se ocupa dos assuntos do estado e dos assuntos sociais. Como dira Aristotoles, "a accao do politico deve visar, como supremo objectivo, nao apenas assegurar o funcionamento da cidade ou da comunidade, mas para alem disso, garantir a felicidade e bem estar efectivo dos cidadaos. Em ultima instancia, a politica deve orientar-se por criterios racionais de acordo com a natureza dos homens. O funcionamento da vida social nao pode estar em desacordo com a natureza da alma humana; o bem comum nao pode contradizer aquele bem que `e proprio duma existencia humana racional; o bem propriamente humano,o bem moral." Portanto, a `Etica `e a ciencia basica sobre a qual a politica se ergue enquanto garante juridico-institucional dos principios `eticos da liberdade, da igualdade, da justica e da dignidade do homem. A `etica `e o fundamento da politica, uma vez que os deveres do Estado sao exactamente aqueles que constituem os direitos do cidadao. Com efeito, o Estado deve defender os direitos do cidadao, porquanto `e ele o responsavel pela protecao e pela seguranca do individuo e da sua propriedade. O Estado tem, pois, deveres perante a liberdade politica do cidadao e perante a paz, perante o equilibrio de interesses dos cidadaos e perante o bem comum. O Estado serve-se ainda de uma constituicao e possui o monopolio do emprego da forca, do poder, da autoridade sobre os cidadaos. Entretanto, fica com isto exposto o grande perigo do abuso do poder, abuso que pode dar em Estado autoritario, Estado totalitario e Estado ditatorial.

Marcelo Mosse Paul Fauvet, if this is the case you must correct the lead of your story which is: "Veronica Macamo, the president of the Mozambican parliament, the Assembly of the Republic, declared on Thursday that it will be the Mozambican people who must decide on the creation of the “autonomous provinces” demanded by the main opposition party, the former rebel movement Renamo". Se ela diz que "o povo deve decidir", entao nao vejo outra via senao a de um referendo.Isso esta claramente implicito aqui.Quanto ao resto, trata-se de tuas opinioes Joe, que eu respeito. Mas materia de facto eh que o Nyusi aceitou o principio de a questao da autonomia poder ser discitida na AR...ninguem disse que ele aceitou a ideia da autonomia.
11 min · Editado · Gosto · 1

Rafael Ricardo Dias Machalela E se a Frelimo decidir abster se de votar? Qual Pode ser o preço?

Inacio Arnaldo Arnaldo Nao ha preço nenhum é democracia

Paul Fauvet Marcelo, according to our correspondent who went to Moamba, that's what she said. But, just as Dhlakama claims that "the people" speak at his rallies, so Macamo called on "the people" to give their verdict at her rally. And, predictably enough, they said "No!" Just as they shouted "No!", at the rally addressed by Comiche in Massinga. This turns the tables on Dhlakama. He claims that the voice of "the people" is heard at his rallies. But Frelimo can just as easily hold rallies and they come up with the opposite result.Marcelo, de acordo com nosso correspondente que foi a Moamba, que é o que ela disse. Mas, só como Dhlakama afirma que "as pessoas" falam em seus comícios, então Miami chamado nas "pessoas" para dar seu veredicto em seu comício. E, como era esperado, eles disseram "Não!" Assim como eles gritavam "Não!", no comício dirigido por Comiche em Leasing. Isto excita as tabelas Dhlakama. Ele afirma que a voz do "povo" é ouvida em seus comícios. Mas a Frelimo pode apenas como facilmente segurar comícios e vêm acima com o resultado oposto.Traduzido por Bing

woah to you who can in good mood interprete the deeds of the politicians yet my concern is are we in a position of disseminate the real question out of the people's inquiries, do we in some extend pretend or be the eyes and hears of those who really search for. suggest you recall the " The river between" Ngungi wa thiong. would best guide us on the Africsn heritage.Senhores, o que você que pode no bom humor interprete as ações dos políticos, mas minha preocupação é são nós em uma posição de divulgar a verdadeira questão fora as indagações de povos, fazer em alguns estendermos fingir ou ser os olhos e ouve daqueles que realmente procurar. Sugiro que você se lembra da "Rio entre" Ngungi wa thiong. seria melhor guiar-nos sobre a herança de Africsn.Traduzido por Bing

Marcelo Mosse Paul lets avoid to compare the rallies of DHL and the ones Macamo and Comiche held...Vamos evitar comparar os comicios de DHL com os de Macamo e Comiche....How many people attended Macamos e Comiches rallies? Very few if you look at the crowds that are following Dhlakama. Tu sabes, Paul Fauvet, que eu nao so simpatizante da Renamo mas acho que devemos ser rigorosos na interpretacao dos factos.
13 min · Gosto · 1

Joao Salvador Delfin Juma Marcelo Mosse Paul Fauvet you decant from the lectureship of better interpreting and disseminating, please do not as Marcelo focused look at contenders yet at the benefit of many. Moz unique for all Mozambicans.

Joao Salvador Delfin Juma shall I forgive me or us in advance?




2 comentários:

porfirio disse...

Nos temos maus juristas. Nos temos maus politicos. Nos temos juristas que sao politicos. Sao mediucres como juristas e mediucres como politicos. Temos intelectuais mediucres. Temos intelectuais esfomeados. Temos um partido Frelimo esfarrapado. Temos um Presidente precedente idiota. Um presente arrogante, um presidente bocal. Um presidente sem visao. Um Presidente que mal sabe copiar. Tenta copiar o Eduardo dos Santos reprova. Tenta copiar o Putin reprova. E um embecil. Estrupicio.
Ora Nhussi ja disse que nao se vai alterar s constituicao. Portanto, regioes autonomas estao fora de questao. Vamos concentrar os nossos argumentos juridicos e politicos nas Provincias Autonomas. Esta em causa Provincias Autonomas e nao Regioes Autonomas. Regiao Autonoma implicaria a divisao de Mocambique. PROVINCIA autonoma e retirar os poderes e competencias dos burros dos governadores da frelimo para os supostos menos burros membros das assembleias por parte da Renamo. A Frelimo teme isto. A Frelimo e assessorada por juristas que nao conseguem contrapor aos argumentos do Cistac. Viva Filipe Nhussi. Guebuza e um embecil

porfirio disse...

Provincia Autarquica e constitucional. As pessoas publicas de direito publico bem como os orgaos da administracao publica executam as suas atribuicoes com base nas competencias. A Assemblei da Republica pode aprovar 2 leis em simultaneo. Uma que cria a Provincia Autonoma. Uma que delega competencias e atribuicoes. As competencias do governador as atribuicos do governo central tudo passa para a Provincia Autonoma. Ha necessidade de se aprovar uma lei de competencia para contornar as competencias previstas constitucionalmente para as assembleias provinciais. Os municipios distritasis continuarao com as suas atribuicoes e competencias. Lembrar que atribuicoes e competencias sao estabelecidos pela lei. De modo que nao havera conflito. Os resultados eleitoras podem servir de base e legitimar este processo porque trata se de pessoas eleitas. Ouve eleicao destes membros da assembleia. Estas pessoas foram eleitas por sufragio universal. Ainds bem que assim o e. O sufragio universal nacional rebate a teoria de que nao houveram eleicoes regionais. Um membro eleito por sufragio universal nacional tem maior dignidade do que o membro do municipio distrital, que e mais uma eleicao local. Questionar o tipo de eleicao e um exercicio academico inutil. Importante e que estes foram eleitos pelo povo. A provincia autonoma visa criar autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A autonomia territorial Filipe Nhussi ja disse que nao quer ouvir. A autonomia territorial carece de referendo e de revisao constitucional. A Renamo nao esta a pedir a autonomia territorial pelo menos neste momento e segundo resulta do entendimento com o Nhussi