quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O filme que fez desaparecer a erecção de Christian Grey


Mais de 47 mil pessoas já compraram em Portugal bilhete para As Cinquenta Sombras de Grey, que se estreia esta quinta-feira. A adaptação do best-seller de E. L. James ao cinema é fiel ao livro, embora se percam algumas erecções.
O filme As Cinquenta Sombras de Grey, de Sam Taylor-Johnson, que esta quinta-feira se estreia mundialmente depois de ter passado esta quarta-feira à noite no Festival de Cinema de Berlim, é uma versão soft do livro.
Mas se se perdem as erecções do protagonista, o multimilionário Christian Grey, de 27 anos, interpretado pelo actor Jamie Dorman (o serial killer da série The Fall) – que mesmo assim mostra os pelos púbicos e aparece nu de costas  somos poupados a algumas das frases mais pirosas que pululam no primeiro volume da trilogia erótica da escritora britânica E. L. James, que no seu todo já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo.
Desapareceram, no argumento assinado por Kelly Marcel, frases como “a minha deusa interior dançava o merengue com alguns passos de salsa” (pág. 148) ou “a minha deusa interior estava tão resplandecente que podia iluminar Portland” (pág. 206) ou estás com “cabelo de queca”, ditas ou pensadas no livro pela protagonista feminina, a estudante de literatura Anastasia Steele interpretada na longa-metragem por Dakota Johnson (filha dos actores Don Johnson e Melanie Griffith), cujos recorrentes nus frontais neste filme são só da cintura para cima.
Floggerfisting e plugs anais
Mesmo assim o filme é muito fiel ao livro e consegue ter um final mais forte. Ali se conta, como sabe quem leu os livros, a história do início da relação do empresário Christian Grey – adepto de práticas BDSM (bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo) – com a estudante de literatura Anastasia Steele, que um dia o vai entrevistar para o jornal da faculdade. Ele fica a desejar que ela seja a sua submissa com contrato assinado. Ela, virgem e romântica, quer ver nele o príncipe encantado. Ela vai descobrir os prazeres do sexo, ele vai descobrir o que é ter emoções. Tanto no livro como no filme há diálogos onde entram palavras como flogger,  fisting, grampos genitais ou plugs anais, mas evitaram-se no ecrã frases como “o teu traseiro precisa de treino”, que estão no livro.
Certamente que também ninguém lamentará que na cena em que Anastasia perde a virgindade com Christian o pormenor do sangue espalhado nos lençóis tenha desaparecido ou que não haja de todo a cena em que Christian diz a Anastasia que a vai “possuir” na casa de banho, a manda curvar-se, alcança o cordel azul do seu tampão higiénico, puxa-o e atira-o para a sanita. Uma coisa é ler, outra é ver. Mas não deverá haver a mesma reacção das fãs à ausência da famosa cena em que o dominador Christian ensina à submissa Anastasia como ter prazer com “bolas prateadas ligadas por um fio grosso negro” enfiadas no corpo.
Isto porque se sabe que o lançamento de As Cinquenta Sombras de Grey deu um novo alento a estes brinquedos sexuais. Quando E. L. James esteve em Portugal a lançar o último livro desta sua trilogia, em 2012, explicou em entrevista ao PÚBLICO que quando escreveu os livros imaginava que poderia vir a ter algum merchandising mas foi só quando soube que havia falta de “bolas de gueixa” em todo o mundo por causa da leitura dos seus livros que acedeu e disse: "Ok, vamos lá fazer brinquedos sexuais." Mas não só de brinquedos sexuais vive o filme, que promove um estilo de vida que já saltou dos livros. Pode comprar-se lingerie, vinho e jóias com a marca Fifty Shades e o apartamento de Christian Grey foi decorado com várias peças de design, entre as quais mais de 30 são de mobiliário português.
"Não me revires os olhos"
E. L. James, que antes de se dedicar à escrita era produtora de televisão, fez parte da equipa de produção dirigida por Michael De Luca (produtor de A Rede Social) e por Dana Brunetti. Por isso a escritora esteve muito presente na rodagem e em todas as decisões ligadas à escolha dos actores, da realizadora (que já disse ter sido por vezes “frustrante” trabalhar com James) e do argumento. Não era o dinheiro que lhe importava, James acha que deve isso aos seus fãs.
Em Portugal, 47 mil pessoas já asseguraram o seu lugar nas salas para assistir ao filme que está classificado para maiores de 16 anos. A pré-venda dos bilhetes para As Cinquenta Sombras de Grey começou a 13 de Dezembro e “superou todas as expectativas”, disse à Lusa a directora de marketing da distribuidora NOS Audiovisuais, Isabel Lima, acrescentando que há várias sessões esgotadas, em particular para esta quinta-feira e para o próximo sábado, dia de São Valentim. Sabe-se também que a maioria dos espectadores que compraram bilhete antecipado em Portugal são mulheres entre os 20 e os 40 anos, tal como eram na sua maioria mulheres as leitoras que encheram a Fnac para ouvir E.L. James em Lisboa há dois anos, quando este livro foi o mais vendido no nosso país. Isabel Lima acredita que o filme irá “fazer com que muita gente vá ao cinema, pessoas que não iam com regularidade”.

Sem comentários: