terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O eldorado caminha para as lágrimas



Kenmare está a preparar despedimentos em massa (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – A mineradora irlandesa Kenmare, que está a explorar areias pesadas em Moma, na província de Nampula, está a preparar um plano de despedimento colectivo dos seus trabalhadores. Segundo uma fonte daquela multinacional, a medida decorre dos grandes prejuízos que a empresa tem vindo acumular nos últimos dois anos, devido às quedas constantes dos preços dos minérios no mercado internacional. Em 2013, a mineradora acumulou prejuízos de 44,1 milhões de dólares norte-americanos, e 31,8 milhões nos primeiros seis meses de 2014.
Perante este cenário, a empresa diz que está a ser forçada a reajustar as suas estratégias de modo a controlar os custos operacionais visando tornar o seu negócio sustentável e para permitir a continuidade de alguns postos de trabalho para os residentes na zona nos próximos anos.
Para o efeito, a Administração da Kenmare está, desde Outubro passado, a negociar com o Governo e os sindicatos a forma de implementar a medida e de reduzir o impacto da mesma nos trabalhadores que vão ser abrangidos pelo processo. A medida vai abranger trabalhadores nacionais e estrangeiros. Segundo dados oficiais, a mina de Moma tem uma vida útil projectada para 100 anos. (Raimundo Moiane)

Sem comentários: