sábado, 7 de fevereiro de 2015

Nyusi salvou Dhlakama



Afonso Dhlakama, político que em Janeiro jurou não ajoelhar-se, em menos de 72 horas correu para Maputo a convite do Presidente Filipe Nyusi, o primeiro a antecipar-se ao local do encontro. Ambos, ao que tudo indica, carregam bases sólidas para dar forma a uma nova realidade política e garantir a paz. Enquanto isso, os adeptos fervorosos da divisão, angustiados, amargurados e inconsoláveis, recebiam a decisão do líder da Renamo com surpresa e até estupefacção. Ninguém conceberia nunca que Dhlakama, que jurou governar em honra da alma da mãe, fosse deslocar-se a Maputo interrompendo o seu périplo propagandístico. E porque terá feito isso, decepcionando os teóricos da divisão? A resposta é simples. A Renamo estava em via de dividir-se devido aos rumores de que os deputados proibidos de tomar posse iam fazê-lo a conta e risco próprios. Daqui resulta que o beneficiário deste encontro é o próprio Dhlakama ao parecer-se como alguém que negociou a tomada de posse daqueles cuja decisão para o efeito já estava tomada. Nyusi salvou Dhlakama, do precipício, no seu primeiro gesto público de dimensão nacional. Em todo o caso, mais do que isso, devemos aproveitar a oportunidade para, como disse no passado distante, conseguirmos uma paz duradoura baseada na justiça. Com toda a sinceridade, Filipe Nyusi acolheu Dhlakama com total protecção e segurança sendo o encontro de Fevereiro, só por si, um tremendo ponto de viragem, uma mudança decisiva.
Gosto ·  · 
  • 21 pessoas gostam disto.
  • Joaquim Joao Correia e ja agora,nao ficara dividida ?? aqueles milhares e milhares de seguidores que estavam na esperanca de uma vida melhor,o que sera deles? foram traidos ou nao pelo seu Lider carismatico ??
    4 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Joaquim Joao Correia, penso que o Homem não vai ficar de mãos vazias. Vamos ver alguma cara para servir de boia de salvação a ser nomeada para alguma coisa, espero!
    4 h · Gosto · 2
  • Joaquim Joao Correia pois,ainda e' muito cedo para tirar certas conclusoes,aguardemos,como sempre eu disse : " o fim desta novela "
    4 h · Gosto · 1
  • Siachukeni Lucas Caro Eusébio não concordo consigo quando diz que Nhussi salvou Dhlakama, pois os dois salvaram sim a democracia que estava em risco. Esse tipo de títulos do post não nos ajuda pelo contrário só nos divide. Vamos procurar o positivo disto e não procurar o negativo onde não existe.
    4 h · Gosto · 4
  • Raul Novinte Eu, Raul Novinte não acrediro e nunca vou acreditar que O Presidente Dhlakama foi e entregar a doa aoNyusi no Maputo Eu não creio. Acredito que ele foi sim no Maputo para falar com o Nyusi e apresentar as sugentões dobre o gverno gestão ou de unidade nacional ou regiõs autonomas. E eu acredito que mesmo que os Deputados da Renamo tomem posse, essas questões de governo de gestão e regiões autonomas estarõ sempre no campo e em jogo até a paz final.
    4 h · Editado · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Siachukeni Lucas, está a julgar o texto pelo título, contudo, o convido a ler todo o artigo aqui. O mesmo pedido ao Raul Novinte


    4 h · Gosto
  • Blessed Paulo Simbe Ja agora quem chegou primeiro ao local do encontro? Caro Eusebio.
    4 h · Gosto
  • Siachukeni Lucas Não estou a julgar apenas em função do título, li o post todo e há uma passagem que dizes é passo a citar "A Renamo estava em via de dividir-se devido aos rumores de que os deputados proibidos de tomar posse iam faze-lo a conta e risco proprios". Como pode se observar foram apenas rumores, e fazer uma análise socorrendo-se de rumores e algo que não ajuda muito na compreensão dos factos apenas nos ajuda a nós desviar da realidade nesse caso A PAZ.
    4 h · Gosto
  • Raul Novinte Isso é maluquice de quem escreveu esse artigo. eu repito aqui e digo que Dhlakama não maluco e nem criança é. Não podems confundir entre humildade do Dhlakama e salvação do Dhlakama. Sinceramente o Dhlakama nuvai vende a verdade e arazão do povo do Norte e Centro.
    4 h · Gosto · 1
  • Blessed Paulo Simbe Grande atitude. Salut.
    4 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Rumores mas difundidos pelos próprios eleitos,Siachukeni Lucas. Acha mesmo que eles estavam a brincar?
    4 h · Gosto
  • Siachukeni Lucas Blessed entre o dono da casa e hóspede quem primeiro deve estar em casa a espera do outro?
    4 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Raul Novinte, também acredito que Dhlakama não é maluco, mas ele conseguiu um feito inédito: salvou a própria pele.
    4 h · Gosto · 2
  • Alvaro Guimaraes Caro Eusebio considero a sua peca como propaganda. O que esta acontecendo eh reflexo de 10 anos de governacao arrogante e discriminatoria. O acto eleitoral embora ja ractificado pelo CC vai ser sempre olhado com suspeicao pelo nivel de tropelias praticadas pelos orgaos de admnistracao eleitoral. Nao se esqueca que a vitoria foi "arrancada". Os dois leaderes fizeram o que tinham a fazer para voltar a por o Pais a funcionar. Portanto ninguem ganhou com este interregno no conflito politico. So nos resta saber o que farao os orgaos do seu glorioso considerando que existem as vinculacoes que conhecemos (as celebres prestacoes de contas). Mocambique nao pertence ao seu glorioso pertence aos mocambicanos.
    4 h · Gosto · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Alvaro Guimaraes, Guebuza é poeta e as suas expressões deviam ser entendidas como figurativas. Não falou do arrancar no sentido de apossar-se de coisa alheia. A vitória da Frelimo sempre foi olhada com suspeitas e não acreditamos que dessa vez seria diferente. Quanto a mim que trabalhei no terreno, sobretudo em Nampula, senti o sabor da vitória justa
    4 h · Gosto · 1
  • Reginaldo Alexandre O título deveria ser o presidente da república e lider da renamo salvam o povo mocambicano . Viva o bom senso. Viva a paz. Admais nada de pensarmos que temos vencedores e perdedores.
    4 h · Gosto · 2
  • Alvaro Guimaraes Essa do poeta nao pega caro Eusebio. nao estamos na seccao de humor
    4 h · Editado · Gosto · 2
  • Safari Parque Mucapana Gagnaux Boa Guimarães!!! É pena o Eusébio ser tão tendencioso e muito pouco preciso nos seus post. Só pode estar a fazer de propósito, só para ver o nível de inteligência q existe no FB. Philippe gagnaux
    3 h · Gosto
  • Afonso Beula Eusébio A. P. Gwembe, o titulo do teu post sugere divisionismo.
    3 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Em que aspecto, Afonso Beula? É proibido aos homens de bem salvarem-se? Dhlakama disse que saiu muito satisfeito da sala do encontro.
    3 h · Gosto
  • Safari Parque Mucapana Gagnaux O q diz é óbvio! Todos os seres humanos, todos os dias lutam pela sobrevivência, ou seja vão se salvando! Agora o Dkakama tb pode ter salvo o país de uma divisão q assusta mas ninguém sabe se não poderia ser salutar! Qual seria o mal de voltar a fronteiras pré invasões zulos ou colonialismo português? Apenas os preocupados com a riqueza q está noutra área é a tem medo! É prqê? Prq querem tirar proveito pessoal! Eu ficaríamos no sul q é mais pobre em recursos minerais (gaz,petróleo, mas não me importaria!
    3 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe O problema, Safari Parque Mucapana Gagnaux, não há garantias de que a Renamo possua uma fórmula milagrosa de resolver os problemas que ela própria criou num só dia. A África está cheia de exemplos de mudança de governos em nome do povo, exemplos que nem sempre resultaram na melhoria das condições deste povo. A Renamo evoca o povo mas só o facto de estar a marginalizar as outras forças políticas mostra que caso esteja no poder seguirá o mesmo caminho que hoje diz combater. Veja a sua postura em relação ao MDM.
    3 h · Gosto · 1
  • Raul Novinte Eusébio A. P. Gwembe, a que conclusão voce chega para dizer que o Presidnte Dhlakama cedeu todas revindicações do povo? Você acha que o Dhlakama não tem patrão como tal o Nyusi tem? Até posso te dizer que o patrão do Afsnso Dhlakama é maior que o do Nyusi. E ele Dhlakama desta vez nunca vai ceder nada que não seja do beneficio do seu patrão. Não pode aqui tirar conclusõe, ha, "Dhlakma salvou sua própria pele".. o que, Voce pensa que o Dhlakama está sozinho nisto? Não, o Dhlakama está com o povo. Se não sabia ´melhor saber. O Nyusi sabe muito bem que o Dhlakama está com povo e se você é da Frelimo , então devri aber isso.
    2 h · Editado · Gosto · 1
  • Safari Parque Mucapana Gagnaux Ninguém diz q a Renamo é melhor para governar apenas q o poder tem q ser partilhado! E as pessoas como Dkakama envolvidas no poder! Servindo tvz até para demonstrar q ele é tão incompetente como a própria Frelimo em alguns aspectos. O q custa os governadores serem escolhidos por outra pessoa q não o presidente? Se de qqr forma é para servir e representar os intéressés dos governados. Se forem ladroes ou incompetentes, exonera-se põe-se outros até acertarmos! Philippe
    3 h · Gosto · 2
  • Eusébio A. P. Gwembe Na Miramar agora o analista convidado vai no mesmo diapasão que eu. O link ai esta
    3 h · Gosto
  • Eusébio A. P. Gwembe Safari Parque Mucapana Gagnaux, isso é assunto que todos juntos podemos debater. Conversando e nunca na base de ameaças nem aproveitando-se de ocasiões. Para o futuro, por que não?
    2 h · Gosto
  • Raul Novinte Eu gosto de conversar, mas não gosto atirar conversas injustas só defendendo meu partido. Eu gosto da verdadade e não manipulação propacanadista como o titulo deste artigo que está sendo comentado aqui
    2 h · Editado · Gosto · 1
  • Safari Parque Mucapana Gagnaux O pior nem é a ameaça! Mas sim as acções! As ameaças sérias apenas servem para chamar a atenção dos surdos políticos... Acho q me entendeu, não seja ingênuo! I Dkakama prefer q seja restabelecido a justiça (compensações) sobre a batota significativa ou não de q ele foi vítima nas eleições, do que reiniciar uma guerra!
    2 h · Gosto · 1
  • Paulo Baulene Eu rendi com a FRELIMO, chiiiissa!!! O cota Chissano dizia "TAMBOR VAZIO FAZ MUITO BARRULHO".
    1 h · Gosto
  • Arnaldo Tivane Nao me detenho nos comentarios do camarada Eusébio A. P. Gwembe estao viciados e e uma autentica propaganda barata para descredibilizar a Renamo
    28 min · Editado · Gosto · 3
  • Arnaldo Tivane Eusébio A. P. Gwembe, diz a Mira Mar, para nos chamar para participar naqueles debates vais ver que os comentarios nao serao o que voce quer, enquanto continuarem a escolher camaradas e pseudos comentaristas estes sem pre vao no mesmo diapasao consigo, podes crer
    25 min · Editado · Gosto · 1
  • Charman Della Vedova Faz sentido, eu também penso assim.
  • Imtiaz Vala Presidente Filipe Nyusi ensinou ao Presidente da Renamo Afonso Dlakhama que o diálogo eh o caminho para PAZ e temos o dever de promover o respeito pela Constituição,democracia multipartidaria,Estado de Direito e Democrático,garantir que a governação seja feita na base da Lei e a Constituição eh o nosso guarda e devemos respeitar o que esta lá escrito.
    Parabéns Presidente Filipe Nyusi.

  • Germano Milagre Kkkkkkkkkk aguardemos ... Ha quem esteja a cantar antes de tempo ...
  • e a nação, como se a independência de Moçambique se discutisse a partir do parlamento em Lisboa, a discussão entre Nyusi e Dhlakama foi numa instância turística mas como resultado de uma pressão pacífica de que nós como moçambicanos, devíamos nos regozijar. É um direito democrático. É um exemplo.
    Apesar de não saber o que se alcançou nesta primeira conversação que deixou satisfeito a Dhlakama, posso imaginar que seja o que muitos tentaram chamar de inconstitucional. 
    Eu Duvido que Dhlakama tenha ido discutir sobre os seus benefícios, pois que esses já estavam aprovados.
    • 16 pessoas gostam disto.
    • Alvaro Guimaraes Caro Antonio Kwaria eh preciso fazer uma "sessao de esclarecimento" a esses camaradas a lembrar lhe que os comicios de AD sao cobertos pelo direito a liberdade de expressao e reuniao consagrado na constituicao. O partido de AD nao cometeu nenhuma irregularidade. E pelo que se viu tem seguidores e isso deve ser tomado em consideracao.
      4 h · 3
    • Lindo A. Mondlane o DHL, foi la reconhecer q perdeu as eleicoes e ele no fundo sabe disso, em todo caso que discutam e cheguem a acordos, o povo so quer ter trabalho, e so pode haver trabalho quando ha paz..
      4 h · Editado · 2
    • Ismael Chutumia Foi lá por iniciativa própria? Kkkkk disparate
      4 h · Editado · 3
    • Alvaro Guimaraes E isso que se quer Lindo. Acordos politicos que dem estabilidade ao Pais e deixem os seus cidadaos viver em paz.
      4 h · 2
    • Miller Rolder Manzili Analistas precipitados o que dizem? 

      Vejo até o Eusébio A. P. Gwembe a alegar que Nyusi salvou DHL. Há gente que gosta de aparecer
      4 h · 2
    • Noe Nhantumbo Assisto a tristeza de alguns analistas...uns queriam e querem a guerra para continuarem especiais...outros queriam e querem que não aconteçam entendimentos fundamentais para que continuem distilando seus ódios...
      4 h · 3
    • Eusébio A. P. Gwembe Não é mentira, Miller Rolder Manzili. Nyusi salvou Dhlakama que estava - e ainda está - no fundo do poço para satisfazer a curiosidade daqueles «curiosos». Prova é a forma precipitada com que se deslocou a Maputo.
    • Noe Nhantumbo As contas estão saindo furadas para muito boa gente. Espero que a rádio das mil colinas não venha com mais disparates no próxima segunda-feira...
    • Miller Rolder Manzili O inverso vale, Eusébio A. P. Gwembe. Nyusi viu a perigo. O facto é que DHL não estava sozinho. Viu a pressão que ele recebeu em Moma? Eusébio. O povo fartou-se da Frelimo e vc sabe disso.
      3 h · Editado · 3
    • Noe Nhantumbo Ainda haverá vagas para cargos apetecíveis????
      3 h · 3
    • Eusébio A. P. Gwembe A pressão que Dhlakama recebeu não era do interesse da Frelimo para se meter nisso. Nós continuamos na nossa tranquilidade sepulcral, uma paz verdadeira. Por isso, o inverso não vale. Quem jurou em nome da mãe não foi o presidente Nyusi. Quem falou de ajoelhar-se, não foi o PR. Vamos ser sérios, uma vez.
    • 39 visualizações
      ..." tudo farei para que em Moçambique jamais irmãos se voltem contra irmãos seja a que pretesto for"...

    • Hermenêutica aqui, por favor. A pressão sob DHL(akama) era, no fundo, uma pressão para a frelimo e Nyusi. Reveja o vídeo. Diziam eles que estavam prontos para um país autônomo. Isso não afetaria vossas barrigas?
      3 h · 2
    • Antonio A. S. Kawaria Meu caro amigo Lindo A. Mondlane, talvez tenhas problemas nas ciencias políticas. Até posso compreender. São poucos que combinam ciências naturais com as ciências sociais embora eu insistam a dizer aos meus alunos que ambas as ciências respeitam a lógica e costumo-lhes provar usando a língua sueca.
      3 h · 1
    • Noe Nhantumbo Vamos avançar com a remoção das células do partido no aparelho do estado...próximas eleições felizmente já não terão Gamito como chefe do CC...
      3 h · 1
    • Miller Rolder Manzili Estás a ser superficial, Eusébio A. P. Gwembe. E eu te compreendo. O teu artigo em nada ajuda nesta hora. Não queremos um Sudão para Moçambique
      3 h · 2
    • Lindo A. Mondlane vamos ver, os deputados vao tomar posse, o pais sera governavel, me diras que nao 'e isso reconhecer derrota?? o DHL, 'e pragmatico e como disse chissano, necessita carinho, com carinho, talvez o muxungue nao teriamos tido.. enquanto isso la irao mais 5 anos na oposicao, so espero comece ja a preparar 2019an q ja falta pouco.. antonio kawaria
      3 h · 1
    • Raul Novinte Este artigo é uma brincadeira...
      3 h · 1
    • Antonio A. S. Kawaria Amilcar Machado, não se estás a contribuir neste post e precisamente neste post. Não tenho problemas com as palavras do Nyusi, até porque gosto delas e quero que ele cumpra a sua palavra em nome de Mocambique. Contudo, o que sugiro é nós mocambicanos temos que assumir a nossa responsabilidade de cidadania. Temos que ser capazes de interpretar fenómenos sociais e tendo a possibilidade, influenciarmos as liderancas dos nossos partidos políticos. 
      Na minha opinião, (considere isso) as insistituicões ou os poderes que deviam ser independentes segundo as regras de um Estado de Direito Democrático estão nas amarras partidárias o que é mau. Neste momento só povo mocambicano se sente fora dessas amarras. Estranhamente a cidadania não se capitaliza. Há até casos que com 2000 de assinaturas se pode barrar uma ordem ou lei e nunca se usa. 
      Eu defendo um poder do povo.
      3 h · 2
    • Benedito Macaua Excelente comentário Antonio A. S. Kawaria!!!
    • Amilcar Machado  se uma imagem vale mil palavras, um video vale muito mais, não? ja é tempo de se parar com "negativismo"...
      3 h · 1
    • Amilcar Machado  vejam STV
      3 h · 1
    • Abel Zico Meus caros Eusebio Gwembe e Lindo Mondlane, Mocambique esta em mudancas, ja nao precisa dessas mentalidades que sugerem que discutir democraticamente 'e um fazer favor aos outros, nesse caso a frelimo e seus membros a oposicao. Os ultimos dias com a aparicao do Professor Gilles Cistac a desmistificar a questao da perda de mandatos e repisada pelo Dr. Teodato Hunguana deixou as coisas em parampas e se sabia que sem esses deputados as coisas nao andariam, tendo aumentado a pressao que ja se fazia sentir com os comicios de Dlhakama. Portanto, analises construtivas sao bem vindas, nao tentem carregar trofeus baratos para esforcos de desenvolvimento democratico que pessoas que estao a se mostrar sobrias estao a levar a cabo. Felizmente Nyusi contra muitas espectativas esta a mostrar que ele 'e o Presidente da Republica e que os ditames dos estatutos da Frelimo nao estao acima do acordao do CC e na CR que o dao poderes, por isso quer fazer o que lhe compete. Acredito que a accao do Nyusi 'e contra vontade de muitos correligeonarios da frelimo que queriam e sonhavam com solucoes radicais e anti-democraticas, mas parece que ele resolveu nao engolir sapos e devolve-los.
      2 h · 2
    • César Diniz Para mim AMMD ao ser recebido pelo PR reconheceu a derrota eleitoral (ainda que fabricada por muitas irregularidades que todos vimos, mas a que o CC fez vista grossa) e voltou a reconhecer outra vez ao deixar os deputados da R tomar posse. Acho que vamos ter paz sim mas será uma "paz podre" dominada pelo partido no poder (como tem sido desde há 37 anos pois tem maioria absoluta na AR) que continuará a guardar os melhores nacos da riqueza gerada com o trabalho de todos os moçambicanos para ser gozada essencialmente pelos camaradas que no final dos 5 anos estarão muito mais ricos do que já estão agora.
    • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, foi de forma precipitada que Dhlakama saiu de Cabo Delgado para Maputo? Até pode ser, mas não acredito que é por o ar tinha lhe acabado, mas que Nyusi tenha dito que ele fosse a Maputo para um encontro a dois. Sei que sabes e somente jogas para aqueles nervosos.
      2 h · 1
    • Antonio A. S. Kawaria Noe Nhantumbo, concordo que a primeira coisa seja remover de células partidárias nas instituicões públicas.Digo ainda que como aquele público que segue Dhlakama, os funcionários públicos devem vedar qualquer reunião da Frelimo e células nas suas instituicões. Fim da brincadeira guebuziana. 
      Contudo, a saida de Gamito não é nenhuma garantia de um CC independente, pois que o próximo que até pode pior, será indicado por Filipe Nuysi com consulta à Frelimo. Aqui está o grande problema da nossa democracia.
    • Antonio A. S. Kawaria César Diniz, concordo contigo, mas se tanto a Renamo, na pessoa de Afonso Dhlakama, como a Frelimo na pessoa de de Filipe Nuysi, leem mal a mensagem das multidões que vão aos comícios do primeiro, as conversacões iniciadas hoje que até custaram à viagem de Nuysi à Adisa Abeba, nada valerão. 
      Há que entender-se que aquela gente toda era curiosa em ver Dhlakama em si como muitos dizem, mas que querem mudancas e o seu voto válido.
      Estamos sentados numa botija de gás, e temos que cuidá-la.
    • Noe Nhantumbo António depois de Gamito it's the end. Believe me.

1 comentário:

Anónimo disse...

E triste ver jovend prostuidos. E triste ver mocambicanos com este tipo de mentslidades. E triste ver pessoas que aceitam o roubo de votos, aceitam a validacao de resultados sem editais. E triste este tipo de comentarios. Em suma e triste a doenca chamada Frelimania que leva a intolerancia politica. E triste a subversao dos acontecimentos e dos factos. E triste. Mocambique e um pais de cobardes, hipocritas, preguicosos e lambebotas. Pessoads que nao conseguem viver sem o facilitismo do Estado e sem corrupcao. Eu estou contente com o povo mocambicano que disse chega a fraude. O povo venceu isso e que importa. Pessoas inferteis sao aquelas que sao amamentadas pelo dinheiro do erario publico e produzem politiquismo para sobreviver. Dlakama e Renamo sem o povo nao sao nada. Se o povo deixa de apoiar a Renamo e ao Dlakama estes desaparecem. Estes sao filhos de mocambique, sao mocambicanos puros, resultam da aceitacao popular, dai estarem desde 1977 no cenario politico mocambicano. E o partido da oposicao em africa mais forte para o ano de 2015. Para a Renamo estar onde esta e por ter aceitacao do povo. Mandem Nhussi a Cabo Delgado para vermos o que acontece vai voltar a correr com ovos na cara e tomate nos olhos. Nhussi ainda nao e presidente dos mocambicanos, e presidente do comite central da Frelimo. Ainda carece de legitimidade para o se lo. Dai a necessidade de Nhussi fazer Dlakama parar. Nhussi neste momento e um simples cidadao, nem pide arriscar programar um comicio, ele sabe disso, dai k nem a zambezia foi.