terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Movimentacao das brigadas centrais da Frelimo as Provincias

Oh Jeremias!
Movimentacao das brigadas centrais da Frelimo as Provincias eh um assunto que esta a ser discutido com base num IDEALISMO exagerado, descontextualizado e ate estranho. Veja so!
Meu caro amigo! Eh estranho que se peca (de pedir) a Frelimo para ser idealista para lidar com a Renamo que esta a implementar a risca um REALISMO MAQUIAVELICO! Eh descontextualizado pedir-se a Frelimo para confiar cegamente na Renamo que ja provou ser camaleonica, que nao abandona o discurso, nem a estrategia de ameaca!
Assim, a Renamo usa a estrategia de forca/violencia enquanto aposta na negociacao. Teoricamente, isto eh o Stick and Carrot. Politicamente, eh logico que a Frelimo tambem assuma a postura do Stick and Carrot. Se nao fizer isso eh, claramente, uma ingenuidade condenavel, que a Frelimo nao quer e nem deve cometer. Usar esse idealismo eh colocar-se fragil ao Realismo Maquiavelico da Renamo e do seu lider que nao mudaram profundamente!
Nao tenha ilusoes, meu caro amigo. As brigadas movimentadas as provincias sao, neste momento, o Stick que o Presidente Filipe Nyusi possui enquanto usa o dialogo funciona como Carrot! Nao tenha ilusoes, meu caro amigo, o Presidente Filipe Nyusi conhece as leis do poder. Nao tenha ilusoes, meu caro amigo, o Presidente Nyusi e a Frelimo sao politicos e sabem que em politica eh preciso saber jogar simultaneamente as estrategias do soft e do hard power!
Gosto ·  · 
  • Fred Forlife Do you really believe in all This u've wrote my Friend Calton ?
    8 h · Gosto · 2
  • Notiço Henrique E neste Stick Stick, Carrot Carrot como é que este filme real termina?
    8 h · Gosto · 1
  • Napoleão Sancho Constantino Intervenção de mestre. . .
    8 h · Gosto · 2
  • Edgar Barroso Interessante perspectiva, embora ferida de significativa parcialidade e indisfarçável militância.
    8 h · Gosto · 8
  • 8 h · Gosto · 2
  • Calton Cadeado My friend Fred Forlife! Come to my class. Come to my class...
    8 h · Gosto
  • Calton Cadeado Notiço Henrique! Estou atento. Estou atento. Depois vou partilhar os cenarios que estou a construir para mostrar ao Fred Forlife, my friend in what I believe and the foundations of my thoughts...
    8 h · Gosto
  • Edgar Barroso Mas não é mentira o que eu disse.
    8 h · Gosto · 1
  • Calton Cadeado Edgar Barroso! Focus. Focus!
    8 h · Gosto · 1
  • Ze Joel De facto é válido que Nyusi adote simultaneamente as estrategias do soft e do hard power!, todavia, não me pareça que seja necessário que o Partido deixe transparecer a ideia de dissoância interna.
    8 h · Gosto · 1
  • Paulo Goque Qual é a necessidade do soft and hard power neste momento? Se a Renamo deve apresentar a sua proposta e a mesma será levada ao debate político? Será que vale a pena perder tempo com Dlakama que muda de discurso semanalmente? Não seria melhor manter o ritmo em que as coisas estão e sim clarifixar5 ao sr. Dlakama que quem decide é o parlamento e a constituição não deve ser ferida?
    8 h · Gosto · 1
  • Calton Cadeado Paulo Goque! A Renamo eh boa em enterter enquanto trabalha no subterraneo. Acho que a Frelimo ja percebeu isso...
    7 h · Gosto · 1
  • Calton Cadeado Ze Joel! Pessoalmente nao vejo dissonancia. Vejo combinacao de estrategias. A Renamo esta a usar simultaneamente as duas estrategias e ja conseguiu apanhar a Frelimo de surpresa e ate coloca-la em saia justa, algumas vezes. Nao acha que seria ingenuidade Frelimo ser apanhada em contra-pe outra vez?!!! Coloque este exemplo na vida pessoal. Um ladrao roubar duas vezes, da mesma maneira, na sua casa. O que eh que voce faz?! Imagina ser burlado duas vezes, da mesma maneira pela mesma pessoa. O que eh que o ladrao e o burlador vao pensar de si?!!!! Ingenuo, nao eh?!!!
    7 h · Gosto · 4
  • Muhamad Yassine Calton Cadeado essa de trabalhar no subterrâneo me ganhou.... Estava quieto lendo os comentário, mas como sabes tenho que escrever algo. Estamos perante uma situação que pode merecer um silencio insurdecedor, tanto como uma gritaria silenciosa. Veja que as opções que os outros tem podem servir de faca de dois gumes e assim agitarem o tal silencio insurdecedor
    7 h · Gosto · 1
  • Ze Joel Ya, de facto estando dentro, é facil aferir que se trata de uso de estratégias mas para nós(cá fora) é nos defícil chegar a mesma conclusão. Ok Mano Calton, pegando essa ideia de estratégias novamente, só posso concluir que: estão em vigor 3 estratégias as duas que aqui ja afloramos e uma terceira que é paralelamente implementada por alguns membros menos ou mais disciplinados, dependendo da estrategia que escolheram, estou a falar de pessoas como Teodato Hunguana, Veronica Macamo cujos discursos parecem ser diferentes daqueles que usam a provavelmente segunda estratégia estou a falar de Eneas Comiche, Damião Jose e outros..
    7 h · Gosto
  • Calton Cadeado Muhamad Yassine! O silencio insurdecedor sempre esteve agitado...!
    7 h · Gosto · 2
  • Borges Nhamirre Uma coisa é gostar do conteúdo e outra é reconhecer o mérito na abordagem. Aí o Calton acaba de dar machadada neste debate. Trouxe nova perspectiva que ninguém mais havia trazido neste debate que já tem PhDs especializados em debater o assunto.
    Parabén
    s Calton e é nestes momentos de grande inspiração que sinto enorme felicidade pela sorte de poder ler o que você escreve.

    Até aqui todas as perspectivas que eu ouvira eram de que há estratégia de Nyusi e estratégia da Frelimo que são isoladamente aplicadas. 
    Calton acaba de dar outra perspectiva de análise.
    Vou esperar por quem rebata esta análise!
    54 min · Editado · Gosto · 3

Sem comentários: